20 março 2018

CorelDRAW Como Usar a Nova Ferramenta Faca?

20.3.18

Como Usar a Nova Ferramenta Faca no CorelDRAW?

Você conhece as Novas Funcionalidades e Aperfeiçoamentos Incríveis da Ferramenta Faca do CorelDRAW X8 e 2017? 

Conhecida como Faca Premium na versão X7.6 e agora apenas Faca como antes, esta ferramenta pode lhe auxiliar de diferentes formas no CorelDRAW, com diferentes tipos de objetos!

A questão é, e os cuidados que devemos ter com determinados tipos de objetos! 

Você conhece a fundo a NOVA ferramenta FACA do CorelDRAW?

Se você é dos nossos, deve saber que a ferramenta faca ficou esquecida pela Corel por um bom tempo, sem receber nenhuma atualização ou melhoria.

Só agora, nas versões mais ressentes que ela ganhou um pouco de atenção, Ah coitada! rrsrs

A grande maioria dos usuário, nem sequer sabiam de sua existência, outros ainda não sabem, haja visto que se pode cortar um objeto no CorelDRAW, utilizando outro Objeto como ferramenta de apoio ou interação no corte.

Como é o caso de aparar e simplificar, por exemplo, algo muito mais usado que os cortes a Faca no CorelDRAW.

O sistema de combinar e separar do CorelDRAW também são bem eficientes para se cortar um objeto, sendo assim a faca não se faz necessária em muitas de nossas ações.

Já a nova FACA, Disponível para X8 e X9 (2017), com todos os recursos e melhorias pedidas nos fóruns da Corel, pelos usuários, é sim mais uma aliada em nossas criações.


Ele está muito mais atraente, dinâmica e versátil, não deixando nada a desejar para seu principal "Irmão" (Illustrator) que detêm duas ferramentas similares. 

A Nova Ferramenta Faca do CorelDRAW é similar a Ferramenta SCISSORS (TESOURA) do ILLUSTRATOR e ao mesmo tempo a Knife (faca) numa só.

Uma ação que a Ferramenta SCISSORS (TESOURA) do ILLUSTRATOR faz é algo como Separar Seguimentos, mas os cortes complexos devem ser feitos com a Knife (faca).

No CorelDRAW a Nova FACA pode fazer o mesmo e sem a necessidade de uma SCISSORS (TESOURA), pois os seguimentos no CorelDRAW são facilmente separados convertendo os vetores em curva e escolhendo os pontos (nós) para a separação.

Bom, Paremos de enrolação e vamos Dividir objetos:

ASSISTA AO VÍDEO, CASO AINDA NÃO TENHA ASSISTIDO e Descubra como Usar a NOVA faca:
Se gostar, deixe aquele like, dê sua opinião, comentário e o que desejar. No Fim do post aqui no site, você pode compartilhar de forma segura com suas redes, confira!

Leia mais sobre o tema, treine com sua NOVA Faca e não esqueça de deixar sua opinião sobre as melhorias, pode ser aqui mesmo no site, nós lemos e aprovamos logo logo!

Você pode dividir objetos vetoriais, textos e bitmaps. Você pode dividir objetos únicos ou grupos de objetos em linhas retas, à mão livre ou Bézier.


São Três os modos disponíveis para se dividir um objetos ou cortar com a Nova Ferramenta Faca: Bézier, Linha de dois pontos e Mão livre. 

Além disso, você pode criar uma margem entre os novos objetos resultante da ação de divisão, ou pode fazer com que os novos objetos se sobreponham.

Ao dividir um objeto usando a ferramenta Faca , o CorelDRAW permite escolher se deseja converter os contornos em objetos de curva ou mantê-los como contornos.


Com isso sua propriedade é mantida, mas com alguns cuidados que apresento no vídeo.

Por padrão, o aplicativo escolhe automaticamente a opção que melhor preserva a aparência do contorno. 

Você pode escolher opções de contorno na barra de propriedades.

Quando dividir objetos que possuem linhas tracejadas, pontas de seta ou extremidades, a opção Converter para objetos preserva melhor a aparência do contorno. 

Quando você escolher a opção Automática para esses objetos, o CorelDRAW converte os contornos em objetos. 


Topo: O contorno (uma linha tracejada com pontas de seta neste exemplo) foi convertido em objetos após a divisão, preservando a aparência original. Parte inferior: 

A opção Manter contornos foi usada, resultando em duas linhas com pontas de seta no início e no final. 

Você também pode:
Dividir um objeto ao longo de uma linha de Bézier Clique no botão do Modo Bézier  na barra de propriedades. 

Clique no local em que deseja começar a cortar o objeto, arraste a alça de controle até o local em que deseja posicionar o próximo nó e clique.


Continue clicando para adicionar mais segmentos retos à linha. Para adicionar um segmento curvo, aponte para o local onde deseja posicionar o nó e arraste o mouse para formar a curva. Para forçar a linha em incrementos de 15 graus, mantenha pressionado Shift + Ctrl.

Como Criar uma margem ou uma sobreposição entre os novos objetos?

Na barra de propriedades, escolha Margem ou Sobreposição na caixa de listagem Cortar extensão. Digite um valor na caixa Largura. 

Escolher as opções de contorno
Na barra de propriedades, escolha uma opção da caixa de listagem Opções de contorno.

Obs: Ao dividir um objeto usando a ferramenta Faca, os novos objetos tornam-se objetos de curva.

Use a ferramenta Faca para traçar curvas de Bézier sobre um objeto e recortar superfícies irregulares. 

Para isso, faça o seguinte. Primeiro, clique no botão da ferramenta Forma e, na barra de opções, selecione a ferramenta Faca. Leve o cursor para um ponto na borda do objeto. 

Quando a Faca estiver pronta para cortar, o ícone inclinado do cursor passará a se apresentar em posição vertical. >>>

Neste Exemplo do Desafio - Usei a Faca Linha de 2 Pontos e A também Nova Ferramenta Suavizar.

>>> Então, mantenha pressionada a tecla Shift e vá clicando para posicionar os próximos nós da curva. Ao mesmo tempo, gire o cursor para ir definindo o formato do corte. 

Para garantir um bom resultado, o último ponto também deve ser posicionado em algum lugar da borda do objeto. 

Terminada a curva, pressione a barra de espaços, para desativar a ferramenta Faca. Por fim, acione a tecla Tab e arraste o pedaço desejado da figura.
========================================
Obs: Este é um tutorial básico sobre a ferramenta faca Faca do CorelDraw 2017, mas aplica-se as versões posteriores ao CorelDRAW X7.5 Premium e X7.6. ok!?
Assista: Os Segredos Da Ferramenta Bézier No CorelDraw X6:
Links: https://goo.gl/xXTLbm 
Os Segredos Da Ferramenta Bézier No CorelDraw X6
Você Sabia Que A Ferramenta Bézier é A Ferramenta Mais Importante Nos Sistemas De Vetorização Em CorelDraw e em Outros Programas De Vetorização?
=======================================

Se você quer saber mais sobre a faca, deixe-nos saber nos comentários, se você gosta ou não dela, também, seria legal dizer porque. E se você acha que ela deveria fazer uma determinada ação que, ainda não faz, deixe-nos saber também.

Toda informação é bem vinda e você também faz parte das melhorias do CorelDRAW e do Corel na Veia. Sucesso a todos e até o próximo!

Tags:
dicas, tips, tutoriais, aprenda, como fazer, coreldraw, corel, corel draw, windows, 
x8, 2017, faca, knife, corte, recortar, dividir, sinalização, corel x8, coreldraw x8, CorelDRAW 2017, Corel 2017


Artigo original do Corel na Veia.
Doar R$ 10,00
Não tem uma conta no Mercado Pago e Mercado Livre?
Crie uma, é fácil, rápido e seguro!
Usando este Link você ainda nos ajuda mais um pouco e sem gastos!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

0 comments:

Postar um comentário

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim