09 dezembro 2017

Separação de Cores no CorelDRAW® Automática com MultiMacro® | Todas as Versões Evolução e História!

9.12.17

Separação de Cores no CorelDRAW® Automática com MultiMacro® | Todas as Versões Evolução e História!

Exclusivo: Todas as versões da MultiMacro para Separação de Cores para Serigrafia em CorelDRAW, agora no Corel na Veia em um só Lugar.

Disponibilizada pelos seus desenvolvedores e com o intuito de ajudar os leitores e utilizadores da macro, Felipe Ferreira, já conhecido de todos por aqui, nos propôs fazer este post.

Post este, com todas as versões da macro e um pouco da história do projeto. Projeto que vem ajudando muita gente ao redor do globo, em suas estamparias e serigrafias.
Aqui no Corel na Veia, nós só temos a agradecer ao Felipe, por nos ajudar, sempre que possível, com a exposição e liberação deste excelente recurso para CorelDRAW.


Assista ao vídeo e veja o o Felipe Preparou para você! Bora acompanhar!
Lembre-se que vivemos de likes, sendo assim, dá aquele LIKE especial e compartilha com suas redes sociais. Isso já nos ajuda em muito.

Conheça um pouco da história.

Histórico das versões públicas e distribuídas gratuitamente.

O ano é 2011 quando se concretiza a iniciativa de construir ha muito, uma ferramenta de separação automática de cores para serigrafia no CorelDRAW®.

Disponibilizada gratuitamente nos primórdios do ano seguinte, a princípio, a MultiMacro®, ainda sem um nome definido, foi nomeada apenas como Separação Cromática.

Era somente um projeto experimental, destinado ao uso serigráfico pessoal. Trazia apenas recursos básicos de geração de chapas e reticulado predefinidos.

Não era possível, por exemplo, modificar a lineatura nem resolução das chapas e desenvolvida para trabalhar com o Mecanismo de cores desativado.

Além do mais, previamente, antes da utilização da MultiMacro® era recomendado a preparação do layout, tais como remoção de fundo, inserção de fundo em transparências, correção de modelos de cores, camadas do documento, tratamento das imagens e configuração prévia, como a desativação do Mecanismo de cores.

Para tanto, foi desenvolvido material de apoio ao usuário, com o intuito de esclarecer e demonstrar o uso dessa ferramenta.
Ao longo da evolução, no entanto, foram acrescentados novos recursos, como a preparação de tons de cinza, aplicação de contornos etc.

Sendo que, alguns desses recursos foram retirados e/ou aperfeiçoados e outros mais foram acrescentados. Ora para focar na aplicação específica em serigrafia, ora para enriquecer o uso dessa ferramenta.

Versões públicas e distribuídas gratuitamente!


Só aqui no Corel na Veia Muitas Delas Foram Baixadas Mais de 5.000 Mil Vezes
e Ajudaram Pessoas ao Redor de Todo o Glogo!

Versão 1.0. (Planejada para a versão do CorelDRAW® X4)



Essa foi a primeira distribuição pública, ela reúne apenas a geração das chapas em três etapas distintas, a conversão em bitmap, a geração das chapas e a aplicação das retículas, separadamente, uma etapa por vez, a partir de configurações predefinidas para os modelos de cores CMYK e RGB..

Versão 1.2.

Essa versão trouxe novas possibilidades de conversão de bitmaps e o recurso Tons de cinza, além de correções de erros e ajustes necessários.

Versão 1.5. 

Nessa distribuição houve uma grande mudança na interface e a possibilidade de movimentação do layout durante a execução da macro. Foi introduzido também o recurso ExContorno (com o objetivo de auxiliar na produção de layouts), bem como a possibilidade de adicionar os nomes das chapas obtidas.

Versão 2.1. (Planejada para as versões do CorelDRAW® X5, X6)

É nessa versão que os usuários conhecem o nome MultiMacro®, um nome com a intenção de apresentar as múltiplas funções dessa ferramenta. Além disso trazia também correções de erros e aprimoramentos dos recursos.

Além disso trazia também correções de erros e aprimoramentos nos recursos.

Versão 2.5.

Nessa versão foram implementados os recursos de chapas monocromáticas.


Essa versão trouxe apenas aprimoramentos e correções de erros reportados e também é a primeira versão publicada aqui no Corel na Veia, em 16/04/2012!




Calma, Não Terminou Ainda! Este Print Abaixo é Uma Pequena Prova do Sucesso Desta Ferramenta fantástica de Separação de Cores para CorelDRAW!
Foram Dezenas,  Centenas e Até Milhares de Share, Likes e Vários Comentários, um post memorável.


E o primeiro comentário não poderia ser de outra pessoa, do nobre e Parceiro Felipe Ferreira, dando uma conferida no post, vendo como estava indo os comentários para saber saber sobre os próximos passos! 

- Lá se vão quase 6 anos desde nossa primeira postagem sobre a  Multimacro - Lembro como se fosse hoje, uma parceria de sucesso, fiquei super feliz de poder ajudar a todos da área de Serigrafia! 

Neste dia eu estava bem desanimado, sem muita força de vontade para publicar nada, e eis que abro meu e-mail, coisa que faço praticamente todos os dias, ao abri lá está o e-mail do nobre amigo Felipe. 

Para Mim já mudou tudo, sentei e logo comecei a testar a macro e logo em seguida escrever o post, o mais rápido que pude! 

Ao meu ver, acho que ficou bom. Além do post ainda gravei um vídeo de demostração básica para esta versão!

Logo Após Felipe já Lançou: Versão 4.0.  Muito Boa também!
Essa versão trazia uma grande atualização e ruptura com as versões anteriores ao CorelDRAW® X6 e incompatibilidade com sistemas x86.

Funções Removidas ou Aprimoradas!

Remove a função ExContorno e a geração de chapas em modo RGB e automatiza as etapas de geração das chapas, adicionando em um único botão todas as etapas de conversão de bitmap. Geração das chapas, aplicação de retículas e adição dos nomes das chapas em um só clique.

Versão 4.0. 



Essa versão trazia uma grande atualização e ruptura com as versões anteriores ao CorelDRAW® X6 e incompatibilidade com sistemas x86. Remove a função ExContorno e a geração de chapas do modelo RGB e automatiza as etapas de geração das chapas, adicionando em um único botão todas as etapas de conversão de bitmap, geração das chapas, aplicação de retículas e adição dos nomes das chapas em um só clique.


Nessa versão, 4.0, finalmente é possível adicionar resolução e frequência das chapas para separações CMYK e também ângulo das retículas na separação monocromática e o controle da resolução na função Tons de cinza. Essas implementações tornaram a interface mais limpa e intuitiva, entregando maior agilidade e precisão no uso dessa ferramenta.

Versão 4.1. 





Nessa versão é novamente introduzida a compatibilidade com versões a partir do CorelDRAW® X5 e compatibilidade com sistemas x86 e muitas correções de erros.

Nessa versão é novamente introduzida a compatibilidade com versões a partir do CorelDRAW® X5 e compatibilidade com sistemas x86 e muitas correções de erros.

Versão 4.6. (Planejada para as versões do CorelDRAW® X4, X5, X6 e X7)
Essa versão trouxe correções de erros reportados e melhoramento do algoritmo.

Versão 5.0. 

Nessa versão foi implementada a opção de inserir um conjunto de Marcas de registro às chapas automaticamente, além de correções de erros e melhoramentos diversos.


Versão 5.1. 

Essa versão trouxe de volta a função Marcas, dessa vez ampliando as possibilidades e entregando novas opções e controles adicionais como Marcas de registro, corte, Escala de densidade e adição de Legenda. Nessa versão também foram ampliadas as possibilidades da função Monocromia, agora sendo possível também produzir as chapas CMYK individualmente e a opção Composto.

Versão 5.2.

Novos aprimoramentos foram adicionando nessa versão, com melhoramento na função Monocromia, que acrescentou a opção Chapado, individual para complementar essas possibilidades.



Versão 6.2. 

Novamente uma grande atualização foi entregue. Nessa nova versão foi adicionada a função Separador de tintas, em versão beta, com a possibilidade de separação simulada de tintas e cores indexadas, além dos controles de Brilho, Contrastes e intensidade das cores, separadas em Tintas e Chaves. Nessa versão foi tratada também a frequência das retículas, que passaram a corresponder aos valores reais de configuração.

Versão 6.5.

Essa versão traz novas correções de erros e aprimoramentos na função Separador de tinta.

Versão 6.7.

Foi inserida, nessa versão a possibilidade de separar chapas CMYK para fundos escuros, introduzindo a função ‘Chapas sem sobreposição’.

Entregando também a possibilidade de adicionar tons de cinza ou retículas na função Separador de Tinta. Foram entregues também, aprimoramentos e correções de erros reportados.

Nessa versão, apenas, foi implementada a desativação automática do mecanismo de cores, desobrigando o usuário da desativação manual.

Versão 7.2.

Versão de aprimoramento, especialmente da função Separador de Tinta, introduzindo novo arranjo na interface, aperfeiçoando e diferenciando as tintas simuladas e indexadas e implementando novos recursos de inserção de retículas.

Versão 7.6.

Versão de aprimoramento e correções de erros reportados.

Versão 8.1. CorelDRAW X4, X5, X6, X7 e X8

Nessa versão foram implementados novos controles ao separador de Tintas, novos aprimoramentos e correções de erros reportados.

Versão 8.5.

MultiMacro® v8.5 (vídeo) lik Abaixo:
Separação de Cores Fácil no CorelDRAW® X4, X5, X6, X7 e X8
Versão de aprimoramento e correções de erros reportados.

Versão 9.1. CorelDRAW X4, X5, X6, X7, X8 e X9 (2017)

Nessa versão foram implementadas as possibilidades de adicionar contraste adicional às chapas CMYK. Melhoramentos adicionais à função Separador de Tinta. 

Além de correções de erros reportados.

Versão 9.6. CorelDRAW X4, X5, X6, X7, X8 e X9 (2017)

Versão de aprimoramento e correções de erros reportados.

Versão 9.7. CorelDRAW X4, X5, X6, X7, X8, 2018, 2019 e 2020)

Nessa versão foram removidas as opções de cores indexadas da função Separador de Tinta, com a intenção de priorizar as cores simuladas, inclusive renomeando a aba para Separar Tinta e incluindo o subitem Simular, objetivando novas implementações futuras.

Por conseguinte, na função Simular foram adicionados novos controles na opção Composição para proporcionar novos ganhos, mais agilidade e produção.
Desenvolvido por: Ferreira Felipe - [email protected]Núcleo Gráfico.


Vamos Baixar as Macro?
Você poerá escolher com qual versão você quer trabalhar!

Local: G-Drive

Alternativo: Mega

Formato: Exe
Senha: não possui
Tamanho: 30.8 MB

Ps: Ícones .ICO para as versões X8 e 2017 e Anteriores em BMP! 

PREÇO? 0800 - Isso mesmo 0800, de graça, não terá custo algum, mas se desejar nos audar, vá até o final do post r faça uma doação para o desenvolvedor e para nós do Corel na Veia!

E para finalizar, deixo aqui meus agradecimentos a equipe do Núcleo gráfico e em especial ao Ferreira Felipe, que é um dos nosso melhores parceiros aqui no Site.

Contamos com a participação de todos para a divulgação deste link, para que mais e mais pessoas possam desfrutar destes recursos e usar para alavancar suas produções.

Não esqueça de compartilhar, dar aquele Like e Deixar aqui a sua opinião, sugestão ou até mesmo críticas.

Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso! 

Corelnaveia.com Desde 2007 compartilhando o Melhor Sobre CorelDRAW e Artes Gráficas!


Texto, Projeto e Macros: Felipe Ferreira.
[email protected]
Gostaria de Contribuir com o Desenvolvedor:

Você pode incentivar o desenvolvimento fazendo uma doação:
Para doar R$ 20,00 Acesse o link: http://mpago.la/IdhH
Para doar R$ 30,00 Acesse o link: http://mpago.la/Y1eI
Para doar R$ 50,00 Acesse o link: http://mpago.la/OxVr
Para doar R$ 100,00 Acesse o link: http://mpago.la/s91y

Post, Revisão, vídeo, produção e apoio: Corel na Veia.
[email protected]
Gostaria de Contribuir com o nossa
causa e projetos?
Doar R$ 10,00

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

12 comments:

  1. Olá Corel na Veia - Além de amar muito o CorelDraw; as macros tem me ajudado muito em meu trabalho.
    Parabéns e forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo instalar a macro no corel 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque está acontecendo?... já verificou se o gms está ondo para o endereço correto no instalador?

      Excluir
  3. tem algum video ensinando a instalar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.corelnaveia.com/2017/09/como-instalar-macros-dockers-e-plugins.html Som e outros tipos de componentes também. Desde já grato!

      Excluir
  4. Opa, ótimo material. Obrigado!

    Mas tenho um dívida. Ruando rodo a macro em uma imagem e tento separar uma tinta o resultado é um bloco preto e não a cor. O que deve estar acontecendo. Uso o Corel 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não está preparada para o 2019 e 2020 ainda! Por isso acorre, deve usar ela em versão anterior do CorelDRAW ok. Desde já grato

      Excluir
  5. Boa noite, Ainda não tem versão para o corel 2019?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não meu nobre! Estamos esperando o retorno do desenvolvedor, que está cuidando de sua saúde! Desde já grato!

      Excluir
  6. Boa noite. Ainda não tem versão para corel 2019?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim