22 agosto 2014

CorelDraw X7.1 Inclinação ou Distorção? Posição XX ou XY? 100% ou...

22.8.14

CorelDraw X7 Inclinação ou Distorção
#CorelDrawX7.1 #Inclinação ou #Distorção? Posição XX ou XY? 100% ou...O que for, quando for?

Você já atualizou seu CorelDraw, migrou sua produtividade para a nova versão da Suite de Aplicativos Novos? Já? Então meu nobre leitor, você já deve ter percebido algumas aberrações nas configurações de seu CorelDraw end Corel Photo-Paint X7!

Não é de hoje que temos problemas sempre que temos que atualizar para versões mais ressentes de um software, mas em se tratando de CorelDraw, estamos notando que as incidências de erros e de tentativas de corrigir os mesmos, estão em rítio crescente nos últimos anos.
Quem já não passou por algum probleminha que não havia necessidade de passar, visto que ao atualizar para um produto novo, o mínimo que há de se esperar é que ele funcione melhor que o anterior.

"Se adquiri um chuveiro NOVO e mais moderno, com novas funções e aprimoramentos, obviamente vou acreditar que este modelo se comporte como tal, NOVO. Com maior vazão de água, mais quente e com maior número de reguladores de temperatura e pressão. Ecologicamente mais econômico, com uma ducha de dar inveja chuveirinho anterior, e acima de tudo, sem ter nenhum dos problemas que a versão anterior possuía. Deus me livre de uma gota gelada nas costas na hora do balho". 

"Após a compra, seria necessário apenas ligá-lo e desfrutar de todas as vantagens descritas pelo fabricante! Hummm fico até imaginando o quão bom será desfrutar de um novo e aprimorado banho de novidades"...rsrsr - Sonha, vai sonhando! rsrsr

É uma analogia tosca em se tratando de um chuveiro? É sim,  até porque é isso mesmo que ocorre com a indústria de manufaturados eles são realmente aperfeiçoados. Em se tratando de software é absolutamente diferente, pelo menos para alguns deles.
Mas, tosco também é algo como este e está qui na imagem acima! Note a diferença!
No caso de programas LIVRES como por exemplo, os apps para linux, eles são construídos de forma colaborativa, através de comunidades de programadores, sendo assim, quando um participante encontra uma brecha, erro ou bug, todos trabalham para corrigir, ou em linguagem correta reprogramas o setor.

Já com softwares pagos, com domínio privado a coisa é bem diferente, estes códigos são mantidos em segredo, guardados a sete chaves e são manipulados apenas por uma equipe limitada de programadores.

As empresas ao se prepararem para lançar uma nova versão de seus produtos, seus códigos são compilados e enviados para "uma bateria" de testes. Entram em campo de novo um privado e seleto grupo de beta testers. De acordo com o que eles encontrarem será feitas as correções! 

O resultado é exatamente o que temos visto nos últimos anos. Novas versões com mais problemas que as anteriores, correções que não corrigem, unica e exclusivamente o que deve ser corrigido, e acabam por danificar setores que por hora estavam bons ou melhores.

Apenas no Fórum da Corel, tópicos de Discussões gerais sobre o CorelDRAW Graphics Suite X7, possui uma infinidade de menções relatadas a erros e problemas das atualizações, correções e updates.

Dando aqui um único exemplo lá do Fórum o Usuário Roland Gonzales, que é adepto desde 1995 V2.0, parece que estava bem desanimado por ter atualizado. Ele trabalha com V.X4 e se diz arrependido por ter feito a atualização, leia na integra aqui  Não sei se ele já está produzindo com o X7, gostaria até de saber e torço para que ele seja feliz na sua escolha.

Esse fórum tem cada uma rsrsr Eu particularmente até gosto de acompanhar de algumas coisas por lá, nem sempre! O problema que algumas pessoas se doem muito, e na defesa do Software acabam por se irritar ou se sentirem ofendidas. Claro que outros ofendem mesmo, como em qualquer lugar da internet, mas tem o moderador para isso, basta banir, excluir o comentário ou post, se for o caso.

A questão é, algumas pessoas reagem melhor quando estão tendo prejuízos, quando sua produção não vai bem, por um motivo descabido, por assim dizer. Eu mesmo, sou um que fico muito irado quando minha net cai, ou a luz, como trabalhar sem elas?

Assim como o Roland, Eu, Felipe, Eduardo Bueno, e você que usa o CorelDraw para suas atividades profissionais, não vai ficar sempre satisfeito e só lambendo a cria. Chega uma hora que rola uma vontade de chutar o "pau da Barraca" mesmo..rsrsr 
Vai intender oque está acontecendo com o mesmo tipo de arquivos! rsrs
Com a atualização do CorelDraw X7,1 tivemos algumas melhorias sim e algumas ações retrocedidas, como é o caso da personalização total da interface, já falado por aqui.

Salvo na versão CorelDRaw X6 e Re aberto no X7 - Que loucura o resultado!
Antes da atualização, por exemplo não era possível arrastar mais as barras de ferramentas, como no X6 e depois da atualização X7.1 voltaram atrás e lá está novamente, com algumas melhorias ainda, como trocar o posicionamento das ferramentas e usar atalhos para a personalização.

Acontece que, muita coisa vem atrapalhando a vida dos usuários em relação a esta atualização, como já dito acima e no fórum da Corel, lá então "tem uma pá" delas.

  • Aqui no site também estamos correndo atrás para informar a todos algumas das novidades que são encontradas, por mim, pelos leitores e colaboradores.


E não adianta vir com aquele papinho de que, estamos avacalhando, não rola, a intenção aqui é clara e na cara: Apoiar e auxiliar usuários, apaixonados ou não, mas adeptos ao uso desta ferramenta, com problemas sim, mas fantástica e em crescimento sempre.
NESTE POST também vou abordar alguns destes "erros" que foram relatados por nossos leitores, um deles foi publicado a pouco na fan page do corel na veia. 

E a respeito das fontes convertidas para curva, no caso, eles estão perdendo a configuração de Cores na conversão, Nada que com Ctrl+k não se resolva, mas é isso: conforme imagens abaixo:


Outros probleminhas que estão tirando o sono de muita gente, serão mostrados abaixo e foram relatados por: nosso amigo Ferreira Felipe @designfelipe

São os seguintes errinhos, digamos assim!
01 - largura e altura 100%
02 - XX ou XY
03 - 100% ou oque vier depois da conversão?
04 - Inclinação ou Distorção?

E por fim, UPGRADE de Correção ou de DESCORREÇÂO?

Ele relata o seguinte:

Ferreira Felipe @designfelipe - "Podemos observar o seguinte... quando o arquivo está na versão X7 as transformações estão no padrão, ou seja, largura e altura 100% e X e Y que por sinal tá tudo X) 0,0%... inclinação e rotação também 0,0%... mas porém quando convertido para o X6 fica exatamente como na figura abaixo...
largura e altura 100% e X e Y que por sinal tá tudo X)
ressaltando em distorção e deformação do gradiente...

além de que a opção 'Inclinação e escala livre'... parece que está errada, pelo menos o balão de informação mostra o que aparentemente deveria ser 'Distorção e escala livre'...

Eu desinstalei tudo e instalei a versão de base, a versão principal em inglês... e concluí as minhas dúvidas... realmente há o erro de tradução no nome da função e na designação da orientação (X e Y)... mas infelizmente lá também não preserva o aspecto dos gradientes...

O resultado é o mesmo...
É que por aqui tem sido impossível converter do X7 para uma versão anterior sem que haja alteração nos preenchimento de gradiente... como já relatei num comentário de uma postagem no blog...

Agora tô enviando uma imagens com exemplo, bem simples de um gradiente na versão X7 e convertida do X7 para X6...
Podemos perceber que a caixa de configuração da transparência, que também é semelhante, não apresenta esses erros... e as distorções de cor acontecem somente nos preenchimentos de gradientes...

Com essa Atualização X7.1 eu esperava que fossem corrigir esse erro grotesco... mas continua a mesma porcaria... lamentável... 

Quase impossível trabalhar com essa versão... ou seja, não use gradientes rsrsrs"  Conclui nosso amigo.

Esta dica é uma ajuda de Ferreira Felipe, leitor, seguidor e colaborador de nosso Projeto. 
Colaborou com a liberação da Macro para Separação de Cores em CorelDraw X6: Núcleo Gráfico V 3.1 MultiMacro Serigrafia Separação Cromática no CorelDraw X6.

Felipe, sempre que pode, envia suas questões e dicas para o Corel na Veia. Ele possui aqui no site uma publicação em "Dicas do Leitor" intitulada: Usuario X CorelDRAW, Quem Trava Mais?  - Vale a pena ler e opinar!

 - Precisamos da colaboração de todos sobre o tema! Caso perceba o mesmo comportamento ou o contrário. Deixe um comentário, conte-nos o seu caso!

Se você ainda não fez a atualização, seu  CorelDRAW Graphics Suite X7.1 atualizará a versão mais recente do CorelDRAW Graphics Suite X7 (17.0.0.491). O número da compilação após a aplicação desta atualização será 17.1.0.572. 

Faça como Ferreira Felipe @designfelipe, Eduardo Bueno, contribua, participe, interaja, cada dia é fundamental para o crescimento de todos nos, usuários do CorelDraw.

Deixe seu comentário e compartilhe para que todos façam seus testes - Obrigado e até a próxima pessoal!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

4 comments:

  1. Vamos acompanhar junto à comunidade...

    http://community.coreldraw.com/forums/p/46703/223192.aspx#223192

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nada pelo visto até então...passei por lá hoje e não vi progresso algum da parte deles...fazer oque né. rsrsr Obrigado meu nobre!

      Excluir
  2. É companheiro... 'parece que' a Corel já deu por resolvido essa questão dos gradientes... só nós é que não tínhamos nos apercebidos... ainda!

    Lamentável, porque, como eu já havia mencionado no forum oficial (http://community.coreldraw.com/forums/p/46703/223192.aspx#223192) os usuários não podem ficar sem poder portar os seus arquivos para uma versão anterior, visto que quase sempre isso é NECESSÁRIO... nem todos têm a intenção de atualizar para versão mais recente tão cedo e portanto, em algum momento será necessário, pelo menos durante algum tempo (ou anos)... pois o que a Corel fez foi uma ruptura sem precedentes...

    O novo CorelDRAW X7 não se entende com as versões anteriores...

    Sendo assim, não era necessário ter a opção de salvar numa versão anterior!

    As novas implementações da nova versão tornam quase impossível transitar entre versões anteriores... e podemos comprovar isso numa discussão logo após o lançamento da nova versão quando o português Ricardo Serradas abre uma discussão em 7 de maio de 2014, intitulada "CorelDRAW X7 Bug - Gradients (elliptical, conical or rectangular)" http://community.coreldraw.com/forums/t/45349.aspx , e o correspondente oficial do forum, Ariel faz a seguinte declaração:

    "A nova versão não foi feita para criar arquivos antigos, a ideia é abrir arquivos antigos na versão mais nova, e não criar arquivos antigos nela" (tradução livre)...

    Com esta afirmação podemos verificar que há uma ruptura gritante entre a nova versão e as antigas, visto que, diferente do que ele comenta a respeito dos textos, com os gradientes a incompatibilidade é muito contrastante e quase injustificável.

    Contudo, uma coisa podemos afirmar a respeito do novo CorelDRAW X7, ele é muito estável e muito mais confiável... muito mais refinado e muito bem aprimorado, mas traz também esse inconveniente que pode trazer grandes transtornos... Uma coisa que eles deveriam deixar muito claro para os usuários!

    Em fim, estejam cientes desses detalhes antes de iniciar uma nova criação com essa nova versão...

    ResponderExcluir
  3. É eu estou acompanhando o desenrolar e já saquei a intenção, mas é uma pena que isso esteja acontecendo.

    O CorelDraw é uma ferramenta fantástica, mas eles a estão limitando a uma história nem um pouco agradável.

    Para trabalhar seriamente ainda não rola pra mim.

    Outra coisa ue queria saber de você, está trabalhando nama de separação com a intenção do X7 para 64 e 32 bits ou vai ficar no x6.?

    A galera que está louca para saber!

    Felipe, um coisa que eu nunca imaginei é que uma versão posterior não seria capas de abrir um arrquivo do Corel 5 como é o caso do X7, quando vi isso já fiquei desconfiado que ainda tinha mais por vir.

    Eis que venho nos degradês e outrem. rsrs

    Abração cara e obrigado por compartilhar estas informações com todos nós.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim