24 agosto 2012

Usuário x CorelDRAW® Quem Trava Mais | Dica do Leitor #01 - Ferreira Felipe

24.8.12


Dica Do Leitor Corel na VeiaVamos começar nos familiarizando, digamos, vamos começar a corear, certo! 

Bem, sou usuário do CorelDRAW® desde a versão 8, quando comecei a conhecê-lo e a dar os primeiros traços. 

No começo é tudo muito difícil, pois, algumas vezes, sabemos o que queremos, mas não sabemos como fazer e, realmente unir a criatividade à ferramenta ideal é um procedimento delicado. 

Precisamos, antes de tudo, conhecer o aplicativo gráfico em questão e, conjuntamente desenvolver a criatividade baseando-se nas possibilidades disponíveis.


Estabilidade e Funcionalidades!

Nesta breve explanação, que tem como objetivo justamente um assunto muito comentado sobre a estabilidade do CorelDRAW® e suas funcionalidades, vamos abordar alguns aspectos relacionados a desempenho e versatilidade.


Muitos usuários desafeitos comentam enfurecidos, que de uma forma ou de outra já perderam algum documento, depois de horas trabalhadas, ou mesmo depois de pronto o arquivo simplesmente se corrompeu. Bom, devo afirmar que, nunca aconteceu comigo, sem demagogia. 

Eu até entendo e já tive vários transtornos, mas nada significativo... E por quê?

Convenientemente eu também uso outros programas similares e também já aconteceram comigo transtornos semelhantes. Mas, tanto com o CorelDRAW® quanto com outros aplicativos, os problemas tiveram mais relacionados comigo do que com os programas realmente, eu admito. 


Tanto que, à medida que eu ia ficando mais experiente os problemas foram diminuindo relativamente na mesma proporção em que eu aprendia... Como?!

O que é preciso saber além do Corel?

Compreendi que era necessário entender como o Sistema Operacional funcionava também, e a partir daí eliminar aquilo que estivesse relacionado a ele (SO), ou seja, uso de memória, temporários, uso do próprio sistema etc. etc. e etc. O computador, a própria máquina deve corresponder às finalidades do aplicativo, que no meu caso nunca eram atendidos (heheh)... Em fim.

Então, e por que em alguns casos o programa simplesmente trava ou fecha inesperadamente, ou até mesmo, o arquivo se corrompe?!

Você já se adaptou ao CorelDRAW® ?

Devo salientar que sempre relacionei o problema ao próprio usuário (a mim mesmo)! Mas por quê?! Simplesmente por que a interação do usuário pode desestabilizar o sistema, já que o CorelDRAW® oferece muitos serviços reunidos num único local, ou seja, o mau uso das funções vai comprometer a estabilidade imprescindivelmente, sem contar que em toda nova versão sempre surge alguma falha, o que é perfeitamente normal, por isso é que lançam pacotes de atualização.

Eu sempre procurei e procuro entender como funciona, ou seja, é preciso entender que nós precisamos nos adaptar a ele (aplicativo) e não o contrário, que por sinal é relativamente simples (CorelDRAW®), dada a quantidade de recursos interativos.

Você também acha que o CorelDRAW® que é doido?

Analisem por exemplo, o caso em que o usuário trabalha com Mídia Externa, ou seja, com painéis, outdoors e etc., e no momento de iniciar o arquivo o usuário abre, logo de cara, um retângulo de 9x3m, isso mesmo 9 metros por 3 metros! Que isso? E ele ainda tem coragem de afirmar "o Corel tá doido, tô tentando colocar o efeito fumacinha (sombreamento interativo) e não tá prestando, o Corel é mesmo cheio de frescura”. (kkkkkkk) E por aí vai.

São casos de erros muito grotescos, muitas vezes porque o usuário tem pouco conhecimento de informática, ou mesmo nenhum conhecimento de desenho, além de desconhecer também, pelo menos, alguns aspectos básicos de design como é o caso acima, em que seria necessário trabalhar numa Escala proporcional. Onde, se fosse necessário elevar ao tamanho real, poderia ser facilmente feito, mas apenas depois de tudo pronto.

Sistemas de cores e sua relevância?    

Outro aspecto de grande relevância diz respeito ao uso das cores, pois devemos saber que todos os programas de editoração gráfica trabalham com Sistemas de Cores. Sendo que, os que mais interessam, aqui são o RGB e o CMYK, e que, portanto são distintos entre si. O RGB por sua vez trata das cores luz, ou seja, das cores que são exibidas pelo monitor, enquanto que o CMYK trata das cores que serão impressas, ou pigmentares, e que a interação entre esses dois sistemas se dá através do Gerenciamento de Cores.

Contudo, tecnicamente não é possível reproduzir, com exatidão, as cores do monitor por meio de tintas e vice versa, pois são sistemas diferentes, ainda que estejam no mesmo ambiente (aplicativo).

Os Bitmaps e o seu Trabalho!

O uso, por exemplo, de imagens relativamente ‘grandes’ no layout, desnecessariamente, compromete o desempenho do aplicativo, pois em muitos casos acaba sendo a causa da inutilização do arquivo. Uma imagem deve ter uma boa definição e não apenas muitos pixels. Pois, nem sempre uma imagem com muitos pixels possui uma boa definição. Enquanto que a Definição está relacionada ao aspecto da imagem em si, ou seja, cores, luz e contraste, os pixels, por sua vez, fazem referência à Resolução, ou seja, à quantidade de pontos por polegada, apenas.

A relação entre esses dois fatores é fundamental e permitem, quando adequadamente utilizados, o melhor resultado.

O melhor caminho é sempre o bom senso!

É muito fácil, irreverentemente atacar sem procurar as causas ou simplesmente não entendê-las, sendo assim, tudo tem uma causa, tudo tem desvantagens. Logicamente a proposta da Corel foi e é muito audaciosa: fazer tudo em um só lugar! Mas nem tudo são flores. Não obstante, as muitas funções reunidas induzem o usuário a causar intercorrências as mais diversas, causando disfunções, muitas vezes por relapso. Portanto, conhecer e compreender a funcionalidade, a linguagem a forma de interpretação e, sobremaneira a interação aplicativo/usuário, consiste na base de qualquer aprendizado em informática.

Devemos, acima de tudo, nos valer do bom senso, tendo sempre que recorrer à técnica, e não apenas esperar que o aplicativo faça tudo sem instrução alguma. Devemos planejar e definir tudo, antes mesmo de começarmos, de modo que ao aplicativo seja determinado apenas que ele execute as ações, e precisamos entender que cada ferramenta/efeito também possui restrições.

Discutir a versatilidade do CorelDRAW®, ou contestar a sua funcionalidade é irrelevante, pois, de uma forma surpreendente ele cumpre aquilo que promete, precisamos apenas descobrir como fazer o que precisamos sem incorrer a um problema, ou até mesmo na saturação do sistema.

Eu, particularmente, trabalho muito rápido, mas muito rápido mesmo... Muitos comandos, um depois do outro e, sem folga... Mas tudo com muita cautela... Pensem nisso!!! Ferreira Felipe [email protected]

 O Dica do Leitor é a nova sessão do Blog?

Sim, é um novo espaço no blog onde quem vai dar suas opiniões de forma clara e organizada é você Caro leitor. Nestes 4 anos e meio de existência deste blog, tenho notado a presença constante de leitores muito dedicados e fieis.

Quando nós Blogueiros ou não, dedicamos horas em busca da mais atual e melhor informação possível, atingimos nossos objetivos, mesmo que modestos, temos que de alguma forma retribuir isso ao leitores e visitantes.

Nem sempre Conteúdo de Qualidade e Presença é o suficiente e nada mais justo que dar a estes leitores, também dedicados, um espaço exclusivo. Claro que os comentários são essenciais para um blog se manter ativo e vibrante, olha que esta é a parte mais difícil na minha opinião.

Mas um espaço, uma sessão ou uma coluna dedicada é sem sombra de dúvidas uma abertura de novas possibilidades. Para os leitores é além da valorização o enriquecimento do espaço, a porta de entrada para debates e ideias.

Neste Primeiro post eu convidei nada mais nada menos que Ferreira Felipe, um dos desenvolvedores da macro  MultMacro - Separação Cromática.
Veja o post na íntegra  - Núcleo Gráfico V 3.1 MultiMacro Serigrafia Separação Cromática no CorelDraw X6 -  Macro que está dando o que falar aqui no Blog.

Como participar do Novo Espaço  - Dica do Leitor?

1º  - Você precisa ser um usuário CorelDraw e atuar nas áreas de Artes Gráficas ou Serigráficas, programação de macro ou um escritor apaixonado por CorelDraw.
2º  - Você precisa ser um seguidor do @corelnaveia ou ser um Membro do Blog no Google Friend Connect.
3º  - Você deve, acima de tudo ter vontade de compartilhar seus conhecimentos.
4º  - E enviar a matéria (post) para analise, através do nosso NOVO e-mail: [email protected] Fácil não?

A participação do Leitor é acima de tudo a democratização da informação, venha você também dar sua contribuição ao mundo gráfico, cada vez mais digital.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

4 comments:

  1. Eu as vezes sofro com "pau" no corel, qdo eu estou salvando algo e simplesmente ele e o arquivo fica em branco e o nome do arquivo muda normalmente para @@@CDRW.TMP ... e eu descobri uma forma de não perder totalmente esse arquivo ou ter de fazer tudo do zero! qdo acontecer o fato, vá ate o arquivo corrompido e renomeie com qualquer nome e no final coloque a extensão de .cdr ... ex.: vetor.cdr ... e de enter para renomear! ai seu arquivo volta do jeito que estava até o seu ultimo salvamento ... Detalhe qdo seu corel está salvando ou fazendo copia e segurança automatica fique atento, sempre que ocorria este erro comigo eu estava salvando o arquivo ou a copia de segurança estava em andamento, ai eu fazia algum processo ou clicava em ferramentas para desenhar e travava e fechava, e meu serviço ia pro saco x)

    abraços Leandro

    ResponderExcluir
  2. Boa Dica LeeSão, espero que funcione com muitos, testarei aqui também quando me acorrer tão problema. Obrigado por compartilhar esta informação.

    Seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. OPa!!
    dá hora!acabou de acontecer comigo!! hehehehe
    vou ver se consigo reverter esta situação!!

    ResponderExcluir
  4. opa!
    acabou de acontecer isso comigo!! hehehe
    vou ver se consigo converter aki o meu arquivo!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim