10 maio 2013

Visualize Pixels e Gráficos Aperfeiçoados para a Web no CorelDraw X6 end X7

10.5.13

Visualize Pixels e Gráficos Aperfeiçoados para a Web no CorelDraw

Visualize Pixels e Gráficos Aperfeiçoados para a Web no CorelDraw X6 end X7.

A visualização em Pixel do CorelDRAW permite criar desenhos em unidades de pixel reais, proporcionando uma representação muito mais precisa de como será a aparência de um design na Web.

Muitos por aí falam que o CorelDraw não é ideal para a construção de páginas web, talvez porque não saibam usar, ou porque realmente acreditam nisso cegamente para nem chegar a tentar.

Eu, particularmente sempre usei o CorelDraw para criação de elementos de páginas web, e raramente uso o PhotoPaint para fazer acabamentos.

Uso o CorelDraw muito na criação de templates para meus blogs (vide alteração recentes) e Blogs de Clientes, além de artes em geral.

Nunca vi nenhuma dificuldade nisso, já que, desde que o CorelDraw passou a dar suporte a exportação para web com aperfeiçoamento de imagens e formatos como PNG entre outros, ficou ainda mais fácil trabalhar com CorelDraw e apenas com ele se quiser.

Preconceito, Ignorância ou desdenho?
Preconceito ou IgnoranciaAinda rola na internet um preconceito muito grande em relação ao nosso querido, pioneiro e versátil CorelDraw, muita chacota, paródias e até um funk querendo denegrir o poder desta ferramenta.

Vindo de humanos é mais do que normal, é como no futebol, política, religião, Receita de bolo, Ops..., receita de bolo eu não sei se tem disputa... rsrs bem, mas, nos citados acima e em mais uma centena de outras coisas tem e muita.

Obvio que com os softwares não poderia ser diferente. Já imaginou se fosse? rsrsrs

O que seria da Adobe sem a presença forte da Corel ? e vice versa. E a CocaCola sem a Pepsi, o Chandelle sem o Danette, ? Acho que uma completa a outra, sempre e contribui para melhorias e avanços umas das outras.

Na verdade como já dito antes por aqui. “Cada macaco no seu zoológico”, até porque não existem muitos macacos em árvores hoje em dia, aliás, nem muitas árvores também. (pior que é verdade)

Voltando aos Pixels:
Assim como no PhotoShop ou no Ilustrator, no CorelDraw não é diferente, quem manda nas ferramentas é o piloto e o resultado depende mais dele do que de seu veículo.

Uns correm mais que os outros, alguns cavalos de potência a mais, freios ABS, direção hidráulica e etc.. No entanto, todos chegarão aos seus destinos, desde que o piloto saiba o que está fazendo.

Com um agravante, “Se Dirigir Não beba” e nem abuse dos recursos existentes no seu veículo. Caso contrário, claro, o motor pode parar ou, “Metaforicamente falando” vir a bater de cara em um poste.

Quando o CorelDraw 3.0 não era tão versátil, lá nos anos 90/92, ele já fazia muitas das coisas que se faz hoje, com menos ferramentas sim, menos botões para apertar e cortar caminhos, mas no final, o resultado era satisfatório. Dependia mesmo do piloto que ali estava.

Falando em pilotagem de Corel aproveite para ler este “post” abaixo:
Usuário x CorelDRAW® Quem Trava Mais | Dica do Leitor #01 - Ferreira Felipe

Trabalhando com Pixels
A visualização em Pixel exibe uma versão baseada em pixels do desenho que permite ampliar uma área de um objeto e, em seguida, posicionar e dimensionar o objeto com mais precisão.
CorelDraw X7 visualização em 800% com as configurações p/ web. - Verifique se está tudo de acordo! Clique p/ ver maior!
Essa visualização também permite ver a aparência que o desenho terá quando for exportado para um formato de arquivo de bitmap, mesmo que os objetos sejam vetoriais.

Trabalhando com Pixels em 800% você terá a certeza de estar fazendo um bom trabalho e com a garantia do realismo de sua imagem ma web.

Como Criar um Novo Documento Web e Alinhar aos Pixels?
  1. Abra o CorelDRAW X6/X7, clique em Arquivo > Novo.
  2. Na caixa de diálogo Criar Novo documento, ou CTRL+N, de um nome ao seu Document
  3. Escolha Web na caixa de listagem Destino Predefinido
  4. Defina o Tamanho para sua página ou Elemento Web
  5. Verifique Posição da página e resolução
  6. Largura e Altura
  7. Número de Páginas
  8. Cores - para este fim (WEB) sempre RGB. (Lembre-se CMYK é sempre para impressão ok)
  9. E por fim no OK - para finalizar as configurações do documento.
Configurações para Abrir um noco documento no CorelDraw Escolha Destino Pré definido Web.
Feito isso é só fazer mais umas configurações básicas para melhorar sua produtividade na criação de suas peças gráficas:
Exibir em Pixel e Alinhar aos pixels no CorelDraw!

Que é HABILITAR no MENU EXIBIR:
1 - Exibir PIXEL no Modo de Visualização.
2 - Alinhar à ALINHAR pelos PIXELS
3 - Guias Dinâmicas Alt-Shift+D
4 - Linhas Guias de Alinhamentos Alt+Shift+A.

Caso Precise de mais Alinhamentos o Caminho é o mesmo, configure de acordo com a sua necessidade outros parâmetros, pois só você pode saber quais problemas ou dificuldades que está tendo com os alinhamentos.

Exemplo: 
Se estiver tendo dificuldades de alinhas aos objetos, precisa habilitar o Alinhar a Objetos Atalho (Alt+Z).

Se está Usando Linhas Guias deve habilitar  Alinhas às Guias, se está usando grades, habilite Alinhar pela Grade do Documento ( Ctrl+Y ) e assim por diante.

Com disse, você verá quais são as suas necessidades e isso lhe levará a buscar soluções. O CorelDraw nos últimos anos, através de experiências com milhões de usuários, evoluiu muito neste sentido, entre tantos outros,

Ex: Alinhamentos, diagramação, texto, linhas dinâmicas, diretrizes, e tantas outras possibilidades novas que só nos ajudam a criar peças gráficas cada vez melhor.

Após ter seus elementos criados:
Habilitar Nível de Zoom em CorelDraw
Verificando se está tudo ok com o Zoom - Barra de Propriedades Nível de Zoom
1. Vá na barra de ferramentas, escolha 800% na caixa de listagem Níveis de zoom.
2. Clique no Menu Exibir e verifique se o comando Alinhar aos pixels não está ativado.
(Uma marca de seleção ao lado do comando Alinhar aos pixels indica se ele está ativado.)
3. Clique em Exibir > Alinhar aos pixels.

À medida que se move pela grade, observe como pontos de alinhamento, como as bordas dos pixels, cantos e centro dos pixels, são visualizados. Isso possibilita um controle com maior precisão.

Você deve ter percebido que estou enfatizando bastante os atalhos para estas funções, sempre indico o uso de atalhos, eles são práticos e ágeis, deixando tudo muito mais fácil e prazeroso.

Se você ainda não está familiarizado (a) com eles, aconselho que Leia: Aprenda os Atalhos Secretos do CorelDraw X6, Baixe o Guia Interativo de Atalhos em PDF inteiramente Grátis.

Como Alterar a cor e a opacidade de uma grade de pixels
Para alterar a cor e a opacidade da grade de pixels, clique em Exibir > Configuração > Configurar grade e régua. Ou CTRL+J - Conforme imagem abaixo.
Configuração de Grade para Visualização em PIXEL
Configuração de Grade para Visualização em PIXEL - Atalho CTRL+J

· Na área Grade de pixels, abra o Seletor de cor e clique em uma cor.
· Mova o controle deslizante Opacidade para a direita para aumentar a opacidade da grade de acordo com sua preferência.
- Deixe marcada a opção Mostrar grade (com Zoom de 800% ou mais) ou deixe-a marcada se já estiver.
- Se desejar pode marcar também alinhar pelo Pixel neste mesmo setor ok.


Você poderá desativar a caixa de seleção Mostrar grade de pixels com zoom de 800% ou mais se não desejar que a visualização Pixel seja exibida com zoom de 800% ou mais.

Você escolhe a forma de trabalhar, "eu gosto de deixar marcado" mas, cabe a cada um o sistema de trabalho. Aqui gostados de dar dicas, não impor a vocês que faça desta forma, ajudamos você a conhecer as opções, o resto é com você, da forma que lhe agradar.

Ao utilizarmos o modo de visualização em Pixel durante a confecção do material para a Web, você terá a certeza de ver exatamente o resultado final na saída.

Conseguindo com isso os reais resultados, nada mais justo já que a impressão não é o fator relevante neste processo.

Fica aí mais esta dica Corel na Veia para aqueles que ainda acreditam no potencial do CorelDraw e sabe que com trabalho e dedicação qualquer programa pode atender a necessidade de cada um de nós. 

E se você é daqueles que acreditam que CorelDraw X Web não rola. Saibam que vocês está navegando em um Site 80% Feito em CorelDraw o resto programação mesmo.

O que Acharam do Design? Dá pro gasto? E melhor é todo por vocês e para vocês! rsrsr

Nós aqui no Corel, firme e forte, e outros "AI" na concorrência, afinal “O sol nasce pra todos, só não sabe quem não quer”.

Grande abraço pessoal e até a próxima. 
Não deixem de compartilhar com suas redes e seguir nossos canais na internet.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

4 comments:

  1. como que eu faço pra editar um texto já existente no corel x6, por exemplo o endereço tah como Quadra 2 e na verdade é Quadra 19 mas num to conseguindo editar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele já tiver sido convertido para Curva, não será mais possível, neste caso vc precisa digitar novamente tudo. Caso não esteja em Curva, basta usar a ferramenta de Texto e Editar, mas se não está conseguindo é porque ela não deve ser mais fonte e sim curva ok. Obrigado por participar e interagir.

      Excluir
  2. Falou, falou, falou... mas só disse o óbvio. Interpolação do Corel é que mata pra web, suaviza tanto que tira a nitidez do resultado final. Essa logo principal do seu site, por exemplo, o texto lá embaixo tá horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não tão óbvio pra todos, não concorda? Para muitos já é assunto tarimbado, mas este é um dos post com um ótimo número de acessos, mesmo não tenho muita interação ele está bem ranqueado.

      Quanto a interpolação, realmente é um pouco diferente da concorrência, mas o logo acima não serve de parâmetro. Mesmo assim ainda continua dando leitura mesmo com a fonte de apoio pequena.

      Mas eu compreendo seu ponto de vista, eu queria colocar um svg ao invés de png, mas não deu pra fazer isso na época.

      Ainda é pouco usado no Brasil, mas é o caminho para a resolução perfeita.

      obrigado pela participação e pela sua opinião honesta, é bom sempre ter outros pontos de vista, apesar do Horrível ser um pouquinho exagerado rsrsrs...

      Abraços e sucesso sempre!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim