25 maio 2013

Como Instalar Fontes com Font Navigator e Integrá-lo ao CorelDraw X6?

25.5.13

Corel na Veia Font Navigator

O que é o Bitstream Font Navigator?

Font Navigator é um software desenvolvido pela empresa Bitstream Inc. Fundada em 1981 e que desenvolve tecnologias de softwares e aplicações para as artes gráficas e indústrias de comunicações móveis.

O Font Navigator em si nada mais é do que um gerenciador de fontes, mas é um poderoso e premiado gerenciador de fontes para Windows. Além de trabalhar de forma integrada ao CorelDraw ele possibilita o gerenciamento, instalação, pré visualização de frases e muito mais...

O Font Navigator nos proporciona uma forma rápida e fácil de:
  1. Encontrar fontes em unidades locais e de rede e adicioná-las ao catálogo de fontes para que você possa acessar todas as fontes disponíveis em seu sistema ou pastas a partir de uma lista.
  2. Instalar e desinstalar fontes, apenas arrastando e soltando-as de um lado para o outro.
  3. Organizar suas fontes em grupos gerenciáveis, ​​que você pode instalar clicando em um atalho previamente definido, além de Visualizar e imprimir amostras das fontes.
  4. Procurar e comprar fontes em MyFonts.com, dando-lhe acesso instantâneo à maior coleção de fontes já disponibilizada para a entrega on-line.
  5. Classificar Fontes por estilo, Ex: Decorativa, Espaço Simples, Sans Serf, Script, Serif e Símbolos. Além de grupos de Formatos Ex: True Tapy . PostScrit Tapy 1, Open Type, isso tudo em ordem alfabética.
  6. Alterar texto de exemplo e seus tamanhos de amostragem. 

Configurando Font Navigator com o Assistente de Localização.

A primeira vez que você executar Font Navigator, abrirá o Assistente de Localização do Font Navigator para localizar e montar seu catálogo de fontes. O Catálogo Fonte permite que você acesse todo o TrueType disponível, PostScript, Type 1 e OpenType no seu sistema a partir de uma lista.

O assistente permite que você selecione o local em seu banco de fonte para pesquisas fontes, a fim de gerar o seu Catálogo de Fontes de forma organizada. Depois de configurar o seu catálogo de fontes, você pode adicionar novas fontes a qualquer momento.

Para executar o Assistente do Font Navigator

O Assistente Font Navigator aparece automaticamente depois que você iniciar o Font Navigator pela primeira vez, ou quando você está reconstruindo o Catálogo de Fontes.

Clique em Avançar para continuar, como mostrado na figura abaixo:

Assistente de Localização de Fontes

Selecione as unidades onde você armazenar suas fontes. O assistente localiza todas as fontes das unidades selecionadas (incluindo unidades de rede) Para incluí-las no catálogo de fontes.

Para adicionar unidades locais ou de rede, selecione a caixa de seleção.
Para procurar fontes em uma pasta específica, expanda a unidade e selecione a pasta ou drive na caixa de seleção.

Para pesquisar todas as subpastas em uma unidade ou pasta selecionada, selecione a caixa de seleção Incluir subpastas.

Lista de Grupos das Fontes
A lista de Grupo de Fontes contém todos os grupos de fontes. Dê um duplo clique sobre um grupo de fonte para visualizar as fontes do grupo.

Para instalar uma fonte do grupo, arraste e solte o grupo fonte na lista de fontes instaladas. Conforme mostrado no Vídeo do post.

Acompanhe a Primeira parte do vídeo para maiores detalhes, espero que gostem!


Precauções/Alternativas:
Seleção de unidades de disquete, unidades de CD-ROM ou outras unidades de mídia removível não são recomendadas quando você estiver executando o Assistente.
Se você procurar uma unidade de mídia removível, o disco deve ser sempre carregado em seu computador para que a fonte possa ser usada no trabalho.

Alternativas:
O que pode ser feito para solucionar este problema? Caso você tenha muitos CDs ou DVDs de fontes, o ideal é criar uma (IMAGEM .ISO) deles e salvar em seu HD, externo de preferência.
As ISOs, irão ficar no tamanho da mídia copiada, e quando quiser usar com o Font Navigator, Basta montar a imagem na sua Unidade virtual e Localizar as fontes a partir da imagem, podendo com isso serem facilmente instaladas.

Quais programas fazem imagens .ISO?
Existem vários programas que podem criar imagens ISO como, o Nero, PowerISO, UltraISO, MagicISO, Alcoholl 52%, Alcoholl 120% ,é o que uso atualmente.

O Alcohol 120% é Compatível com Blu-ray e HD DVD suporta uma grande variedade de arquivos de imagem de CD / DVD, incluindo, mds , . iso , . bwt , . b5t , . bB6T , . ccd , . isz , . cue , . cdi , .Bin, .pdi e Formatos nrg.

Ele também roda em todos os sistemas operacionais de 64 bits até Windows 8 e Windows de 32bits. O valor do Programa (software) sai por 39 Euros na Página do Desenvolvedor. Mas como citado acima, existem alternativas, além das livres.

Obs: DVDs contendo a proteção CSS não podem ser copiados, bloqueio este que na maioria dos casos não chega a acontecer.

E o que são Imagens .ISO?
Assim como os demais formatos similares, o ISO é um formato de arquivo que nada mais é, do que uma cópia exata da mídia de CD ou DVD que você gravou. 

A diferença é que não se pode abri-la pura e simplesmente pelo Explorer, sendo necessário montá-la a partir do Aplicativo de Leitura de ISO. No nosso caso é o mesmo que usei para criar a imagem (.ISO)

Em linguagem técnica, chama-se EMULAR a imagem a partir de uma unidade virtual que é gerada ao instalar o Aplicativo.

Montando e Desmontando seu Catálogo de Fontes

Para corrigir certos problemas de fonte, você pode reconstruir seu catálogo de fontes.

Para isso basta:
  1. Feche o FontNavigator.
  2. Utilize o utilitário Windows Explores para Localizar (Teclas Win+E), localize o arquivo FontNav.fdb. Geralmente situado neste local: C:\ProgramData\Bitstream\Font Navigator\6.0\Data_NT
  3. Apague (delete) o arquivo. -> FontNav.fdb <-
  4. Reinicie o Font Navigator.
  5. Use o Assistente de pesquisa do Font Navigator para localizar e configurar o seu NOVO catálogo de fontes.

A finalidade mor do Font Navigator !!!

Na minha opinião: O Font Navigator tem sua função bem explicita em sua interface, sendo que nem todos conhecem esta ferramenta a fundo para fins de Criação, Apenas como catalogador.

Sendo que além das funções de catalogador de fontes ele também pode auxiliar na Criação de Logotipos Tipográficos, entre outras artes, usando-o para a comparação de fontes e sua aparência. Dá para fazer inúmeros testes antes mesmo de instalar as fontes, usando como Base a palavra desejada.

Para isso basta ir ao “MenuExibir do FontNavigator e depois em Alterar Exemplo de Texto. O texto escolhido aparecerá na Janela Exemplo da Fonte.

Ao navegarmos pelas fontes do catalogo podemos comparar as fontes usadas no projeto com as do catalogo, desta forma economizando um tempo precioso de seu dia.

Fator Preponderante da Ferramenta

Um dos fatores preponderantes do programa é que, ao criarmos um bom catálogo de fontes podemos abrir qualquer arquivo que contenha esta fonte, mesmo que ela não esteja mais instalada no sistema.

Ao abrir o CorelDraw a integração do Font Navigator lhe mostra a opção de instalar automaticamente estas fontes, antes mesmo do arquivos ser aberto por completo. Claro que para isso seu CorelDraw deve estar integrado ao Font Navigator.

Onde e Como Integrar o Font Navigator ao CorelDraw?

Para configurar esta função ou verificar se está configurada, basta ir em: Ferramentas Opções ou Ctrl+J e depois em Área de Trabalho - Expanda a raiz no sinal de (+) clique em Texto/ fontes e na guia Correspondência de Fontes Marque a opção Usar o Font Navigator Catalog ao abrir e de OK.


Caso já esteja marcada esta opção, deixe como está,
crie seu catalogo no Font Navigator



Abertura de arquivos sem fontes instaladas!!!



Sendo assim se você criou um arquivo havia algum tempo, formatou o PC ou removeu as fontes deste mesmo arquivo do seu sistema, você só precisará ter o catalogo de fontes preparado e abrir seus arquivos novamente. Conforme imagem acima.

Isso nos ajuda em muito, visto que se tivesse de instalar todas as fontes que tínhamos anteriormente no PC, para só então dar início aos trabalhos, estaríamos no Sal. (ferrados).

Outra observação importante é a quantidade de fontes que você pode instalar em seus, e que, geralmente não pode ser muito exagerada. O W7 surgiu com mais 50 fontes novas em seu sistema, muitas delas não estão ativas ou disponíveis, pois fazem parte do pacote de idiomas e não podem ser usar por qualquer programa.

Já em relação ao Limite, já vi casos em que usuários instalaram até 4,900 fontes no sistema, mas sabemos o que acontece quando exageramos.

Além de o sistema ficar lento, muitos dos programas que trabalham com listas de fontes ficam ainda mais lentos na abertura, já que precisam ler uma infinidade de fontes antes da execução.

Isso sem falar no próprio sistema que ao carregar é forçado a ler todas as 4.900 fontes antes da abertura, comprometendo com isso sua instabilidade.

Dica: O Ideal é trabalhar com no máximo 2.000 Mil fontes em W7 e as que você menos usar remover. Eu particularmente uso apenas 500 instaladas no máximo. 

Aí que entra o Font Navigator para lhe auxiliar nesta tarefa.

Espero que todos tenham gostado do post e dos vídeos, e possam ter tirado as dúvidas existentes sobre o tema.

Obrigado a todos pela leitura, interação e compartilhamentos.
  
Até a próxima grande dica Corel na Veia. 

Não deixem de comentar esta postagem.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

25 comments:

  1. Dicas sempre muito bem elaboradas e esclarecedoras. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Prosa e seja sempre muito bem vindo em nossa casa...Abração e desculpe não ter respondido antes, mas esta mensagem não estava aparecendo para mim até uns ajustes feitos por aqui na casa...rsrs Abração e volte sempre.

      Ao demais leitores, podem comentar a vontade, pois o sistema agora está funcionando bem e estarei por aqui para conferir. Até a próxima pessoal.

      Excluir
  2. Meu X7 não tem disponível para usar o font navigator mesmo com essa opção selecionada nas configurações do programa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não foi instalado com o CorelDraw, refaça a instalação e em opções assinale a opção font navigator. Se desejar faça a instalação completa dos principais programas do pacote! Vlw

      Excluir
  3. Oi, td bem, porque no seu site na barra de endereço acima tem um circulo com um "i" ao invéz de "site seguro"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não fiz alguma coisa aqui que a Google me pediu no código, ou fiz e não deu certo e ficou assim, mas não é nada d+ não, até porque aqui no site não precisa colocar senha de nada e nenhum cartão de créditos. Nosso guia é vendido pelo hotmart e lá é 100% seguro.

      Não que nosso site não seja, mas é coisa na linha de código mesmo que tenho que verificar novamente.

      Mas fique tranquilo é relacionado a segurança apenas, se clicar no "I" verá as informações. ok. Vlw Paulo Abração e sucesseo ai sempre!

      Excluir
  4. Oi, achei super interessante sua video aula de ampliar imagem ser perder a qualidade, como faço para baixar o photo zoom pro 4, o meu corel é o x6 comprado. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P 4 s[o comprando e não acredito que rode em conjunto com esta versão do CorelDRAW, mas ele rodará no PS e independente de programas. A versão 4 é paga ou com o CorelDRAW 2018 pago ok. Aqui tem a versão de testes ok: https://photozoom-pro.br.uptodown.com/windows/download/22788

      Excluir
  5. posso baixar a última versão do photo zoom que é o 7 ou tem que ser o pro 4, lembrando que uso o corel x6, obrigado

    ResponderExcluir
  6. Por gentileza como faço pra obter seu whatsapp? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalhamos com este APP, por e-mail que resolvemos tudo por aqui: [email protected] vlw

      Excluir
  7. Só é FREE quando comprado com o CorelDRAW 2018. ok Sucesso ai!

    ResponderExcluir
  8. Oi, por gentileza, eu estou usando o corel 2018 trial free 14 dias, então n é trial né? kkkk, bem, eu tenho o corel X6 comprado e abre normal, + o corel free 2018 demora muito para abrir, vc sabe me dizer o porque? Tem como consertar isso? (Ainda na espera do corel 2018 anistia + barato).Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia de instalação para instalação e se tem mais de uma versão ou não, o meu 2017 também demora um pouco a abrir, depois fica de boa! Mas é 14 dias mesmo, agente fala trial, por força de expressão das versões anteriores de muito aplicativos, não dó o CorelDRAW! Vlw

      Excluir
  9. Por favor, pode me dizer algo sobre o Ink Scape, vc tem vídeo, é melhor e fácil de usar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~~ao, melhor nem pensar, é apenas mais leve, grátis e com 3 ou 4 funções boas que o CorelDRAW não tem! vlw

      Excluir
  10. existe algum programa ou aplicativo muito melhor do que o corel trace 2018, bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito melhor é relativo, mas o Vector Magic é ótimo para isso! Porém é pago também ok! Toda rasteriazação tem limites, nenhum até o momento é capas de fazer o que a mão e técnicas de vetorização faz. rsrs Um Exemplo disso são as linhas que se encontram, os degradês e linhas muito finas. Vlw

      Excluir
  11. Oi, td bem, indignado com programas inclusive o corel apesar de gostar D+ dele, até o corel X7 (o último dos melhores ou - piores dos corels), ....bem, qdo criávamos uma cor, no "preenchimento uniforme", e que n tinha na paleta de cores, havia a opção de salvar essa nova cor criada, na paleta de cores, para n ter q fazer td de novo. Habilitava-se uma opção se n me engano era assim: "salvar nova cor na paleta de cores" e, pronto estava salva um novo quadradinho de cor na paleta, e qdo eu fosse precisar novamente, já estava lá a nova cor que eu criei (ótimo). Agora no corel 2018 "eles" tiraram essa opção. Tem alguma solução? A cada corel novo "eles" INVOLUEM em algum aspecto que era muito bom.....vai entender. Por gentileza, ainda espero uma promoção do corel 2018, ainda com pirata. Muito obrigado pela atenção. Saldação dos vulcanos: Vida longa e próspera....kkkkkkkk ( Uma sátira da evolução e prosperidade da Corel).

    ResponderExcluir
  12. Agora é na Paleta do documento, vc pode salvar ela junto com o documento ou em separado como paleta ok, é desta forma agora! Veja o post sobre paleta de Cores aqui no Site! Faça uma busca e veja com funciona agora! E fique tranquilo, isso é assim mesmo, com o tempo você se acostuma rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. OI, estou testando o 2019 quinzenal kkkkk, nem preciso dizer o q eu acho né. Então, fiz um retângulo, apliquei uma cor, e depois procurei o preenchimento uniforme para mudar a cor etc, e tbm o preenchimento gradiente e surpresa: DESAPARECEU, só encontrei o preenchimento interativo e malha,... só lembraram de colocar a caneta contorno (graças a Deus), + e o preenchimento uniforme q é de total importância? Caraca pra n dizer outra coisa,rsrs a cada corel uma decepção NOVA, é que nem um amigo (William Azarado),que diz: Eles crescem pra baixo que nem rabo de cavalo, kkkkkkkk. E o windows 10 tbm n fica pra traz, o q será que esse pessoal tem na cabeça heim, o dinheiro subiu na cabeça, perderam a criatividade e a evolução de melhorar os softwares, a microsoft e o corel são campeões de mal gosto. Obrigado por escutar minha opinião sempre sincera. Vc sabe como fazer aparecer o preenchimento uniforme e o gradiente? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po Paulo, vc tinha que deixar este comentário no post relacionado sobre o lançamento! Lá eu te respondo ok! Desde já grato!

      Excluir
  14. Bom dia,td bem, qdo terá o outro sorteio do corel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda estamos estudando uma data adequada, pois temos muitos posts a serem atualizados antes e vídeos para subir, mas será em breve!

      Excluir
  15. Bom dia, td bem, gostaria de saber se vai sair o segundo sorteio do corel 2018, Obrigado.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim