20 setembro 2021

Já Imaginou se a Corel Caminhasse na Mesma Direção da Microsoft, Liberando a Sua Suíte na Web e FREE?

20.9.21

Já Imaginou se a Corel Caminhasse na Mesma Direção da Microsoft, Liberando a Sua Suíte na Web e FREE? 

Será que teremos que migrar para Web Também? Oque você acha desta ideia de Trabalhar sempre On-LINE?

Pelo andar da carruagem é algo que está se tornando uma tendência. Não a de liberar gratuitamente suas aplicações sem pagamento, mas a de migrar para a web. 

Não são poucas as empresas que caminham nessa direção e com a pan-de-mia, as poucas que ainda não o fizeram, estão trabalhando duro para fazer, caso contrário ficarão para traz. 

A Microsoft fez isso, e de forma gratuita para atrair usuários cadastrados a usarem suas aplicações como o Word, Excel, PowerPoint e muito mais. 

Este tema por exemplo, está sendo escrito no word on-line, numa tecnologia ASP.Net, por meio do servidos do OneDrive da Microsoft! 

O Asp.Net é a tecnologia da Microsoft que você usa para fazer a parte server-side de aplicações web.


Não confunda isso com o ASP (ASP clássico): Essa é uma tecnologia antiga e obsoleta da Microsoft que usava VBScript (ou Javascript) como linguagem, antes de existir o Framework .NET.

Acessibilidade - Prefere Assistir ao Vídeo Narrado?
Caso Contrário, Continue lendo!

Não é nenhum pouco ruim, pelo contrário, pode ser uma solução para quem não quer comprar o pacote completo ou apenas o básico. 




Também é aceitável com conexões rápidas, podendo ser editado por mais de uma pessoa, desde que compartilhado com outro usuário da rede Microsoft que possua também o OneDrive

Para saber mais e acessar, veja os links na descrição do vídeo: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/free-office-online-for-the-web  

Eu particularmente, não gosto dessa tendência, visto que em muitos países a internet ainda é um bebê, ou um adulto já debilitado e fraco.  

Não é de hoje que acompanho o desenvolvimento da internet aqui no Brasil e sei bem das dificuldades, que é depender desse serviço para que de fato, se possa trabalhar sem interrupções. 

Removendo os fatores climáticos, operacionais e de pessoal, a infraestrutura da rede nacional, ainda é muito caótica e lenta, até seria algo interessante, e que, em tese levaria uma redução de gastos em hardware, em tese apenas! 

Na Prática sabemos que não é bem assim, ganha-se de um lado, mas perde-se feio em outro. 

O processamento em nuvem teria que chegar a níveis quânticos, ou perto disso, pois bem sabemos do peso de arquivos .cdr produzidos pelo CorelDRAW e Similares.

Imagine trabalhar em um projeto com centenas de objetos, milhares de linhas, milhões de nós, algumas dezenas de preenchimentos .fill e algumas poucas texturas carregadas em um arquivo gigante numa internet como a nossa? 

Seria lastimável e frustrante, se não triste e deprimente, ter que trabalhar apenas pela rede, já que não possuímos e não possuiremos uma rede à altura, pelos próximos 100 anos. Assim eu acredito, pois, aqui as coisas andas assim, em passos lentos obscuros!  

Um dos fatores muito importantes para mim, de não gostar de trabalhar 100% pela rede, é a segurança. Não confio nenhum pouco na idoneidade das empresas nas quais fornecem ou operam com nossos dados e arquivos. (Fator a ser conquistado com o passar temo pelas empresas)


É um direito de todos, confiar 100%, 50% ou 0%, como é meu caso, não nasci ontem e sei que tudo na vida é possível! Estar ou não seguro, ter ou não a certeza de que nada de erado vá acontecer com seus arquivos e dados, acreditar que todos são santos e imaculados é um direito seu, e é por sua conta e risco também. 

Voltando ao nosso tema principal, não creio que a Corel irá migrar toda a sua suíte de aplicativos para a nuvem (web), mas, já deve fazer parte das pautas estratégicas da empresa até 2030.


Uma primeira abordagem já está em funcionamento, é o CorelDRAW.app, https://coreldraw.app, uma tentativa de integrar os usuários por meio de uma plataforma, ON-LINE. 

Contudo, para usar a mesma, você deve efetuar o login no CorelDRAW.app para criar ou editar designs, você deve ter uma cópia licenciada ou uma versão de avaliação ativa do CorelDRAW Graphics Suite ou do CorelDRAW Technical Suite (versão 2019 ou mais recente). 

Nele é possível editar e criar arquivos e abrir arquivos feitos no CorelDRAW de sua máquina, entre outros recursos como os de colaboração, que integram a Suíte por meio de uma aba (janela de Encaixe) colaborativa de Comentários. 

Também é possível por Meio do CorelDRAW Salvar na nuvem da Corel, abrir da nuvem e vice verso. 

Na minha opinião, confesso que está bem longe de ser como o CorelDRAW no PC ou Mac, mas já estão a caminho desta migração via .app web. 

Conhecendo o CorelDRAW, Corel Photo-PAINT e outras aplicações da Suíte, como eu conheço, não creio que seja algo fácil de ser feito, pode até ser viável, porém, garantir que não será algo sem erros e que só nos dará dor de cabeça e prejuízos, isso eu tenho certeza que não terão como nos garantir. 

E a gratuidade? 


A questão da gratuidade é algo que pode ser extremante atrativo para o público alvo, traria muita gente para seus bancos de dados, mas o que pode estar por traz das estratégias dessas empresas? 

Você saberia informar com exatidão? Eu não!  

Sendo assim, meu velho e bom HD, SSD, PEN-DRIVER, CD ou até mesmo impresso, quando possível, sempre será a melhor opção para manter minhas informações mais privadas e valiosas, bem longe da rede! 

Trabalhar off-line tem muitas vantagens, além da segurança a falta de distrações e interferência externa, as intemperes do planeta, as quedas da rede e, é claro, as possibilidades de ataques e invasões indevidas no seu campo privado de trabalho. 

E você, o que acha de um dia não poder mais trabalhar com o CorelDRAW instalado em sua máquina? 


Sem poder instalar e configurar da forma e como você gosta!

Já Imaginou? 

Conte pra gente nos comentários, deixe-nos saber se você teria coragem de trabalhar 100% on-line com seus arquivos sempre expostos em uma rede! 

Deixe também aquele LIKE maroto e, caso não seja um inscrito, venha fazer parte, inscreva-se no canal, ative as notificações, inclusive as do celular! Assim você garante que receberá novas notificações de nossos vídeos. 

Obrigado por participar e até breve pessoal! 


Artigo original do Corel na Veia.

Doar R$ 10,00

Não tem uma conta no Mercado Pago e Mercado Livre?
Crie uma, é fácil, rápido e seguro!
Usando este Link você ainda nos ajuda mais um pouco e sem gastos!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

0 comments:

Postar um comentário

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim