16 julho 2014

CorelDraw X7 – Como Configurar o Hyperlink Automático ao Digitar E-mail ou Site?

16.7.14


Você sabe como controlar as hiperligações ou hyperlinks em seu CorelDraw X7 de forma prática ?

O hyperlink é um recurso do CorelDraw para ligar um documento PDF ou HTML a uma página interna ou endereço externo. Um Documento (.CDR) pode conter diversos hyperlinks e ser exportado mantendo estes mesmo links, possibilitando com isso a criação de um documento PDF interativo.

Para saber mais: Assista ao meu vídeo que mostra Como CriarPDF Interativo no CorelDraw X6  Nele você verá o quão fácil é criar arquivo dinâmico!

Por padrão o CorelDraw já vem com estas ligações ativas, mas você pode desativá-la a qualquer momento. O problema é que nem sempre lembramos onde se encontram as configuração de hiperligação do CorelDraw


Sendo assim um atalho para cortar caminho é a melhor opção. Veja Imagem abaixo! Apenas clicando no atalho as configurações de Correção Rápida já será aberta!
No Exemplo acima coloquei um atalho para minimizar os cliques e mudar sempre que preciso. Para Fazer isso, basta ir ao Menu Ferramentas/ Personalização.

Na Caixa de Opções Vá em Comandos/texto e localize a Ferramenta Correção Rápida
Arraste-a para onde desejar. O Ideal é ter sempre um atalho em uma barra personalizada com as ferramentas que mais precisa no dia a dia!


É possível configurar uma forma personalizada para controlar estas ligações, além de poder eliminá-la de textos digitados ou copiados de um documento como, por exemplo, do Word.

Sabe quando você copia e cola um texto do Word (.doc/.docx) em um documento (.cdr) do CorelDraw, sendo que ele possui hyperlinks integrados ao texto?

Como limpar os hyperlinks de seu texto no CorelDraw X7?

01/02
É possível limpar estes hyperlinks usando as seguintes técnicas:
  1. Não copie nada diretamente do Word para o CorelDraw, isso além de eliminar os hyperlinks antes mesmo de serem copiados para o CorelDraw, eliminam também os estilos de fontes e cores. Copie para um documento (.TXT) e depois sim para o CorelDraw, o texto estará livre de qualquer estilização anterior.
  2. No CorelDraw, caso tenha colado o texto linkado diretamente do Word, clique na barra de propriedades com o botão contrário e ative a barra (internet)
  3. Selecione o texto com a ferramenta de texto (F8) e na barra de internet, delete o endereço que está ligando seu texto. Pressione Enter. Pronto!
 02/02
  1. Abra a Janela de Encaixe (internet) em Janelas/ janela de encaixe / Internet ou ainda pelo (NOVO) botão de (acesso rápido) do CorelDraw X7 e proceda como na dica 3 acima: delete o endereço que está ligando seu texto. Pressione Enter. O Resultado é o mesmo!
  2. Crie barras de atalhos para lhe facilitar a vida, botões para a Função de INTERNET e Habilite ou Desabilite de forma mais rápida este recurso.
  3. Caso esteja digitando um endereço de web ou e-mail e logo após de dar um ENTER a linha indicativa de hiperligação aparecer, basta dar um CTRL+Z e o link será removido.
Img acima Deletando Hyperlinks de textos copiados do Word no CorelDraw X7
 Onde estão determinados comandos do CorelDraw?

Tenho visto em fóruns e em meus e-mails aqui, que alguns usuários, principalmente os mais novos estão tendo dificuldade de encontrar este recurso.

Nem sempre é fácil mesmo saber onde estão determinados comandos do CorelDraw, pelo fato de ter uma quantidade considerável, nomes nem sempre fáceis de lembrar e, em alguns casos, por descuido mesmo dos desenvolvedores, que na grande maioria não pensam como o usuário final.

Ainda não Baixou o X7 para testes? está esperando oque para testar gratuitamente? 
Clique na Imagem para Saber Mais e Teste você também!

Um Pequeno Exemplo disso é a Janela de Encaixe (Internet)!
Porque diabos eles não colocaram as mesmas configurações da (Barra de Internet) na Janela de Encaixe INTERNET?

Afinal de contas a sua função é praticamente a mesma, seria lógico ter os mesmos comandos nesta Janela, até por uma questão de aproveitamento do espaço. Outro motivo lógico é, porque tais comandos deveriam estar bem ali. Daria até para eliminar esta Barra de Internet de uma vez por todas!

Porque eu preciso ter a Barra de Internet ativa e ocupando mais espaço na área de trabalho, se posso abrir uma janela de Encaixe INTERNET com as mesmíssimas funções, em local adequado e acessível?

Barra e Janela de Encaixe Internet ATUAL X7

Eu, particularmente, faria uma Janela de Encaixe Internet como o exemplo da imagem abaixo, já com as funções da Barra de Internet. 

Além disso, poderiam constar botões opcionais para limpar os hyperlinks, com apenas um clique.  Melhoria que seria obvia, mas que não ocorreu em nenhuma das atualizações até o presente momento!

Dica de Janela de Encaixe INTERNET by +Corel na Veia Uma alternativa básica deste recurso que poderia ajudar em muito quem trabalha com hyperlinks é a adequação deste setor, com pequenas melhorias e a adições de novos comandos! Conforme imagem abaixo!

                
  Janela de Encaixe CorelDraw X7  > X < Janela de Encaixe Alternativa CorelDraw X7

O que acha? Se tivéssemos estes recursos agrupados em um só local e com estes adicionais fundamentais? Ou você tem outras ideias para este setor do CorelDraw?
Quem sabe já tenha outras ideias legais para alguns setores e comandos do CorelDraw X7Que tal compartilhar conosco e ajudar esta comunidade que não para de crescer. Estamos esperando por sua contribuição, Bora !!! rsrs.

Mostre-nos algo que gostaria de ver na próxima atualização, mostre algo que seja viável para aplicação no CorelDraw X7. Quem sabe não é uma boa ideia e acaba por ser aceito pela Corel.
Na última Atualização do CorelDraw X7.1 eles já voltaram a trás em algumas mudanças que não agradaram no lançamento do X7. E grande parte das dicas foram dadas pelos usuários. Irei mostrar estes detalhes em um vídeo em Breve, fique atento em nosso Canal no Youtube ou em nossa Fãnpage!

Espero que tenham gostado das dicas e que compartilhem com suas redes de relacionamentos, contamos sempre com vocês!


O Meu Muito Obrigado e até a próxima dica do Corel na Veia!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

25 comments:

  1. Não consigo retirar a cor azul do link que coloquei em uma arte. O que faço para deixá-lo branco???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e só digitar o seu link e logo depois apertar Ctrl+z.

      Excluir
    2. Obrigado DUDU, ótima dica para a galera. Obrigado mesmo de coração. Sucesso sempre!

      Excluir
  2. Não consigo retirar a COR AZUL de um endereço de email que coloquei em uma arte. Como faço para deixá-lo branco???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a dica acima não funciona ou vc não fez? Porque esta é a técnica para isso! No CorelDraw, caso tenha colado o texto linkado diretamente do Word, clique na barra de propriedades com o botão contrário e ative a barra (internet)
      Selecione o texto com a ferramenta de texto (F8) e na barra de internet, delete o endereço que está ligando seu texto. Pressione Enter. Pronto!

      Se não ficar Branco, coloque a cor desejada.

      Desde já grato pela participação.

      Excluir
  3. Já fiz de tudo meu amigo e não sai a cor azul do link. E o pior: Não colei nada do World ou programa, apenas digitei o email e ficou azul. Obrigado pela diga, mas não saiu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me mande seu arquivo para eu testar ok: [email protected] "Título do e-mail: Hiperligação Não aceita Alteração".

      Desde já grato.

      Excluir
  4. muchas gracias, años buscando esa solucion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omar Gracias por participar en nuestra página web y gracias por dejar tu comentario aquí, siempre es bienvenido. El éxito siempre!

      Excluir
  5. Amigo, isso não seria possível com imagens JPG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eles só funcionam em texto, depois podem ser convertidos em PDF clicáveis.
      Uma imagem é um mapa de bits, não contem elementos vetoriais como as formas e fontes que aceitam hiperlinks. Ok Grato por participar.

      Excluir
  6. OBRIGADA PELA SUA AJUDA. FOI BASTANTE ÚTIL.

    VOCÊ PODERIA ME EXPLICAR COMO FAÇO PARA BLOQUEAR O MEU ARQUIVO E IMPEDIR QUE TERCEIROS POSSAM IMPORTAR O PDF PARA DENTRO DO COREL E FAZER AS EDIÇÕES? ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Momento da publicar em FDF, Clique no Botão Configurações e em seguida em segurança, logo após, siga estes passos da imagem: http://prntscr.com/9szou3 Depois de salvar, tente importar para o CorelDRAW e veja se está ok. DEixando a opção de Impressão em Alta qualidade ativa ok. Espero que lhe ajude. Sucesso Sempre.

      Excluir
  7. Meu Corel, faz a correção das palavras digitadas em Inglês, sei que para que ele corrija em Português Brasil, ele necessita do arquivo de correção, porem eu não acho o arquivo que faz isso em lugar nenhum, ele e o WTBR.MOR, sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a restauração do programa, o sistema de reparo! Inicia o instalador e acrescente o idioma BR ou use um tradutor, eu tenho um aqui, mas ainda não publiquei sobre ele...se desejar entre em contato ou deixe aqui seu e-mail. Verifique como está esta configuração. http://prntscr.com/a1h18h

      Excluir
  8. toda vez que mexo em texto aparece uma barra azul escrito "atualizar texto" se usar a bandida passa te texto pra curva. alguem sabe como desabilitar essa disgraçada. kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalando a fonte no sistema, veja se esta dica lhe ajuda. Desativar não tem como, pois é uma forma de manter a aparência do arquivo sempre que aberto em outra versão. Desde já grato.

      Excluir
  9. Achei uma boa sugestão aquelas lixeiras, mas o mais prático mesmo seria se, ao selecionar determinado texto e clicar com o botão direito, as opções de hiperlink aparecessem no me nu suspenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Rogério também uma boa opção....obrigado pela participação e interação, é sempre importante para nós. Sucesso sempre!

      Excluir
  10. Em que formato devo salvar hyperlinks para aplicar em uma assinatura de email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assinatura de e-mail, se for imagem pode ser png, e o link pode ser colocado tanto no gerenciador de e-mail, no meu caso aqui o thunderbird ou no CorelDRAW usando o método de fatiamento: http://www.corelnaveia.com/2014/07/como-criar-e-mail-marketing-newsletter-Corel-PHOTO-PAINT-X7.html

      Veja se este post lhe ajuda!
      Desde já grato por participar.

      Excluir
  11. Pessoal, para desativar hiperlink automático no Corel:
    Ferramentas > Opções (ou Ctrl + J direto) > Área de Trabalho > Texto > Correção rápida > DESMARCAR A OPÇÃO: "Adicionar hyperlink automaticamente"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo complemento, mas Caso esteja digitando um endereço de web ou e-mail e logo após de dar um ENTER a linha indicativa de hiperligação aparecer, basta dar um CTRL+Z e o link será removido. Desabilitar como padrão, pode fazer falta em alguns casos, aí terá de habilitar sempre que precisar! O Ctrl+Z mantem a função, mas elimina o link do texto. Abração e grato por participar!

      Excluir
  12. Olá, boa tarde!
    É possível fazer isso no corel X3?
    Muito antigo na maioria das vezes os comandos são diferentes né...tenho "apanhado" por isso!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu crio links para imagens, mas muitos deles mudam de lugar automaticamente ao fechar e reabrir o arquivo. Por exemplo: o link colocado no ícone do wpp vai para o ícone do facebook, etc. Não consigo resolver esse problema. Você tem alguma dica que possa ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim