10 abril 2014

Turbine Seu CorelDraw com a Macro Shaping V4 PtBr - By Dizzy 2007 end JRM 2014

10.4.14

Turbine Seu CorelDraw com Recursos Incríveis. Você está cansado de tentar girar objetos individualmente sem Sucesso no CorelDraw? Gostaria de uma FERRAMENTA para adicionar linhas Guias de forma Dinâmica, ou quem sabe uma função em Seu CorelDraw que acelere Seu Fluxo de Trabalho, assim como girar objetos de forma dinâmica, tanto com vetores, quanto com bitmaps?

Agora você terá! 

Conheça a Macro Shaping V4 em português do Brasil e com Aprimoramentos que ajudarão você ainda mais nestas tarefas Cotidianas e que o CorelDraw ainda não é capaz de fazer sem a ajuda das Macros.

A menos que você faça na unha mesmo, algumas funções desta macro são tão poderosas que deixa a versão do CorelDraw X7 no chinelo.

A macro Shaping V4 Ptbr é um destes Achados que nos ajudam muito na confecção de alguns Layouts que seriam Praticamente Impossíveis de Serem Feitos na VELOCIDADE que ela é capaz de fazer.

Com ELA você poderá fazer coisa que não tinha nem ideia de que seria possível no seu CorelDraw. 

Ela adiciona linhas guias de forma dinâmica, espaça e distribui objetos em apenas um clique, transforma objetos marcados como mestre em objetos subsequentes, previamente selecionados. Mede de forma dinâmica objetos mesmo estando rotacionados em diferentes graus, além de mais algumas funções bem interessantes que você vai poder acompanhar em vídeo aqui no Blog ou em nosso Canal no YouTube!

Características da Macro

" Dizzy " Escreveu a Versão 3 deste código em 2007 e até hoje, ele é muito útil 
para algumas tarefas, que ainda não são encontradas no CorelDraw. 

Versão Aprimorada V4 PtBr

" Jaime Rodriguez (JRM) " Re - Escreveu a Versão 3 Russa  e implementou recursos adicionais à macro, ele também traduziu para o espanhol, eu traduzi para o Português e ajudei na melhoria visual. Os melhoramentos 
foram tantos que agora ela passa a ser a versão 4 p/ CorelDraw.

Código fonte inicial: 
By Pavel Nikitov-Rekhletsky. Ele é mais conhecido em círculos de programadores de macro 
como " Dizzy ". Um cara muito inteligente, com uma licenciatura em Matemática.

Conheça as Funções da Macro Shaping V4 PtBr. By Dizzy, JRM e @corelnaveia.

ZOOM.
Zoom para justar-se a sua tela (resoluções altas e baixas) Nesta lupa você pode escolher entre  4 visualizações diferentes, sendo eles com: 105%  de Zoom - 115%  - 150% - e 200% - Uma característica única e excelente desta macro.

Distribuir e Espaçar
Espaçar e distribuir objetos à direita / esquerda para cima e abaixo em 2/3 cliques com as distância previamente escolhidas por você!

Adicionar Linhas Guias
Modo Dinâmico de inserção de linhas guias - Distribuição em diferentes ângulos e posições. - Você levaria horas para fazer oque este recurso faz. Ela pode adicionar espaços ás linhas de forma rápida com apenas um clique.

Repetir / Distribuir
Este recurso parece simples, mas pode lhe poupar centenas de minutos, ele pode repetir e distribuir ao mesmo tempo em que Clona e distribui de Forma rápida!

Mover / Replicar
Este setor " Dizzy " Escreveu coisa fantásticas e agora Jaime Rodriguez acrescentou mais algumas funções que estavam faltando como: Girar a Zero Graus objetos de qualquer ângulo! O alinhamento orientado ao ponto de Origem e Mais umas funções que estarei mostrando no vídeo de apresentação. Show de Bola.


Corte de Power Clip
Um setor também muito poderoso para trabalhos com Power Clip, funções não existentes em CorelDraw que irão lhe ajudar em determinados momentos! Conta com a Aplicação de espaços definidos das Molduras no Power Clip. 

Redimensionar Objeto Inteligente
Aqui já temos uma forma diferente de medir os objetos e de redimensioná-los, mantendo o tamanho original dos objetos mesmo em diferentes rotações ou ângulos.

E mais um Bônus do que é possível fazer com esta macro.
.
Nota: Compatível com o CorelDRAW X3, X4, X5, X6 , End X7 (32 ou 64 bits). penúltima versão: 3.3 ( janeiro 2014) ùltima versão (março de 2014)

Obs: No CorelDraw X7, ainda estamos trabalhando para acertos de erros, pois o CorelDraw X7 fez algumas alterações em sua plataforma e o VB, Visual Basic obteve uma atualização. 

Em breve estaremos acertando estes detalhes, mas nada impede de você usar algunas funções no seu X7, mas já avisado de que ainda temos acertos a serem feitos.

Uma espera longa até a liberação final.
Eu particularmente já conhecia esta macro, desde que fora escrita, mas não tinha ainda traduzido para o português, também não conhecia algumas das funções na qual ela se propões.

Também Não tinha mais esperanças de liberar ela aqui para vocês, mas eis que Jaime Rodrigues este nobre amigo do Peru e colaborador do Corel na Veia , me procurou para enviar-me o código aberto para que eu pudesse ajudá-lo na tradução e melhoria da macro.

Nem acreditei, pois sabia da potência que esta macro tinha, e finalmente eu poderia liberar aqui para todos, já com as melhorias desejadas.

Espero que gostem da macro, compartilhem o post com suas redes, para que mais e mais pessoas do nosso meio CorelDraw, possam conhecer e usar esta ferramenta fantástica que é a SHAPING V4 PtBr.

Caso tenham alguma dificuldade em trabalhar com ela, basta dar uma boa treinada, acompanhando nossa vídeo aula e com certeza, você retirará dela o maior proveito possível.

O que vou baixar juntamente com a macro?
Bom, além da macro em PtBr, você também vai levar os ícones que fiz para ela, as intruções de uso e a garantia de estar baixando um arquivo livre de virus e maluares.

Assista ao vídeo de demostração e orientação sobre a macro! Espero que gostem e que compartilhem:


Como receber a macro?
Para receber a macro é bem simples, basta clicar no botão de downloads e compartilhar com sua rede de relacionamentos preferida.

http://pagsocial.com/d/A6W.aspx
Tamanho: 0,15 MB
Formato: .GMS em RAR.
Local: Mega
Senha para descompactar:
corelnaveia


Ou Baixe a versão BETA para CorelDraw X7
Apenas para a versão 64 Bits ok
Tamanho: 0,99 MB
Formato: .GMS em RAR.
Local: Direto do Mega
Senha para descompactar: Não Possui


Após o compartilhamento, você será encaminhado(a) ao link no servidor MEGA para baixar inteiramente grátis estes arquivos.

Agradecimentos:Quero agradecer profundamente ao Jaime Rodriguez (JRM) por ajudar-me a liberar de forma adequada esta ferramenta aos usuários CorelDraw do Brasil. Agradecer também pelas outras macros que ele fez e me enviou para que eu podesse liberar aqui para vocês e que em breve estarão aqui fazendo parte de nosso acervo de macros.

Jaime Rodriguez não tem uma página na internet, pelo menos ainda, mas você pode ver alguns de seus trabalhos neste link http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16833391/Macros-CorelDraw.html e lá você verá algumas de suas melhores macros, que ainda não estão disponíveis, mas que em breve poderão estar aqui no Corel na Veia com exclusividade.

Obrigado de coração e que os Deuses o iluminem em suas futuras criações.

A todos que passarem por aqui, quero agradecer as visitas e compartilhamentos e pedir mais uma vez que compartilhem e curtam nossas publicações, não esqueçam de que, aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!

Até a próxima grande dica do @corelnaveia e aguardem a análise sobre o novíssimo CorelDraw X7. Em breve na rede, vocês não perdem por esperar!
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

66 comments:

  1. como uso a macro depois de baixado?...e quando baixei na hora de extrair pediu senha!

    ResponderExcluir
  2. como uso a macro depois de baixado?...e quando baixei na hora de extrair pediu senha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da forma com que estou mostrando no vídeo ok, caso tenha dificuldades deixe os detalhes do que está acontecendo aqui no Blog. Mas é muito simples, tanto sua instalação quanto sua utilização, desde que guiada pelo vídeo até pegar o jeito. Desde já grato por participar.

      Excluir
  3. Olá, não rodou no X5 32 BITS e X6 64bits

    ResponderExcluir
  4. Ola, como instalo essa macro, já que o arquivo não é .exe? agradeço

    ResponderExcluir
  5. Olá como faço a instalação dessa macro já que o arquivo não é .exe? agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C:\Program Files (x86)\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X6\Draw\GMS Ou local equivalente em seus sistema, no momento estamos tendo alguma dificuldade com o Corel 64 Bits, mas em 32 está tudo ok...vlw Copie o arquivo GMS e + um dos ícones para esta pasta. Com o Corel fechado, depois abra e vá em sua direção para criar um atalho. Post anterior a teste http://migre.me/iNnEC Obrigado pela participação.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Se baixou o arquivo certo, não contêm vírus algum, pois aqui em nosso blog esta é uma atitude inaceitável. Não enviamos vírus de espécie alguma em nossos pacotes de arquivos. Verifique se o nome do Aquivos será exatamente o mesmo do link, neste caso *Shaping PtBr 2014 Final.rar - Caso seja este desabilite seu anti vírus apenas para descompactar e cole a Macro na Pasta adequada, depois habilite sua proteção novamente. Ok.

      Obrigado pela participação e não esqueça de compartilhar com seus amigos.

      Excluir
  7. Resolvi o problema na hora de extrair o antivirus acusou outros arquivos que estava na minha pasta qdo extrai numa pasta separada foi tranquilo, outra duvido q nao consegui fazer se tem como colocar atalho para esse macro, pelo teclado ou algum icone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Post anterior sobre o tema atalhos para macros vc consegue ver como fazer http://migre.me/iNnEC Já o atalho é no mesmo setor da personalização, sendo que na aba atalho, Ali vc escolhe uma sequência de teclar para tal Obrigado pela participação.

      Excluir
  8. resolvido tbm, tinha q ter algum arquivo ou folha nova aberta.. rs, vlw

    ResponderExcluir
  9. Agora esta dando um erro aqui... Microsoft Visual Basic > Erro em tempo de execução '13' .... FIM.....AJUDA

    ResponderExcluir
  10. ... tipos incompatíveis..... acho q foi depois q atualizei com o hotfix, parece nao ser compativel com a atualização.

    ResponderExcluir
  11. depois de extrair onde colo a macro 4.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C:\Program Files (x86)\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X6\Draw\GMS Ou local equivalente em seus sistema, no momento estamos tendo alguma dificuldade com o Corel 64 Bits, mas em 32 está tudo ok.

      Excluir
    2. Na máquina onde é 32bits, funcionou 100%, mas na máquina onde tem 64bits, não funciona, da erro e pede uma senha :(

      Excluir
  12. Boa noite depois de extrair onde colo a macro 4.0

    ResponderExcluir
  13. Na máquina onde é 32bits, funcionou 100%, mas na máquina onde tem 64bits, não funciona, da erro e pede uma senha :(

    ResponderExcluir
  14. não consegui instalar na máquina que tem 64bits... da erro e pede uma senha, mas na máquina que tem 32bits funciona 100% ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è verdade eu também aqui não consegui, está acontecendo alguma coisa com a versão 64 que ainda não descobri. Mas estamos na luta aqui ok, assim que sair a correção eu coloco nas minhas redes para que todos saibam e baixem a correção. Desde já grato por participar.

      Excluir
  15. não consegui instalar na máquina que tem 64bits... da erro e pede uma senha, mas na máquina que tem 32bits funciona 100% ^_^

    ResponderExcluir
  16. Estava funcionando normal, muito bom os comandos, mas de pois q fiz atualização do hotfix deu erro. Como faço pra resolver esse problema: Microsoft Visual Basic - Erro em tempo de execução - Tipos incompatíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente atualizar o Microsoft Visual Basic para a última versão. Não sei exatamente o que a Corel fez nesta atualização, mas sei que atrapalhou mais ainda minha compreensão sobre o erro. Mas estamos na luta aqui. Obrigado pela participação e comentário. Caso a atualização não tenha surgido efeito nenhum, vc pode tentar retornar ao estado anterior em seu sistema.

      Excluir
  17. Compartilhei pelo Facebook e não estou conseguindo baixar. Onde vou e como eu faço?

    ResponderExcluir
  18. Fiz o processo de compartilhamento pelo Facebook e não sei onde ir e baixar, como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caso não tenha conseguido envie um e-mail pra [email protected] com o link do post e com seu pedido de ajuda. Desde já grato por participar.

      Excluir
  19. Fiz a instalação em 2 máquinas ambas 64bit, uma com as atualizações e outra sem as atualizações.
    Com as atualização a macro não rodou, já a outra que não tinha as atualizações, a macro funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, será muito útil para mim e demais pessoas que passam por aqui. Ainda estou com problemas no código e vou tentar falar com nosso amigo do Peru para ver coo estão as coisas com o código ok. Mesmo assim valeu pela força no comentário. Abração e volte sempre. Espero que tenha gostado da mesma!

      Excluir
  20. Respostas
    1. Ainda estamos trabalhando neste problema, depois de uma atualização do Corel ainda piorou. Mas já estamos para lançar a atualização para X6, 32/64 e CorelDraw X7 32 e 64 bits. Já está quase a caminho, faltam apenas alguns testes e ajustes necessários. Desculpe o transtorno causado. Mas fique firme que já já estaremos lhe apresentando uma solução ainda mais nova. Ok. Obrigado por participar.

      Excluir
  21. Boa noite. No win 64 pede uma senha para extrair o arquivo. Vi nos post acima que teria realmente um problema, quando solucionado, irá disponibilizar esta senha para nós?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senha é para descompactar e esta versão ainda não está atualizada para a versão do CorelDraw 64 bits e CorelDraw X7 64, no X7 32 até roda, mas com algumas limitações.

      Qualquer coisa me mande um e-mail ok. Abração e obrigado por participar.

      Excluir
  22. Bom dia,
    Consegui executar a Macro uma vez só, pois agora aparece essa mensagem
    Erro em tempo de execução '13':
    Tipos incompatíveis

    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual versão você instalou? para X6 32? Pois aqui esta rodando normal.

      Excluir
  23. quanto tempo mais para esta macro para x7 64 bits?

    foi esquecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ela não está em esquecimento, apenas JRM está muito atarefado com outras atividades e ainda não me enviou a atualização dela, por algum motivo pessoal.

      Não fique chateado, pois tenho o maior interesse em tê-la aqui para X7 funcionando.

      Estou sempre em cima dele a respeito, mas como já me avisou, ele está sim muito ocupado e o VBA teve uma alteração que está dando uma dor de cabeça aos programadores.

      Em breve deve estar tudo ok.

      Desde já grato pela participação e interesse!

      Excluir
  24. Bom dia Elieser,
    Estou precisando de ajuda na instalação desta macro.
    Tenho o corel x7 (64bit) porem esta macro nem sequer abriu no meu corel.
    Instalei ele da mesma forma que instalei outras macros colocando o macro no caminho:
    C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X7\Draw\GMS
    porem criei o atalho do macro e ao clicar para abrir ele não abre. Testei abrindo pelo macro manager porem mesmo assim nem sequer abre esta versão beta. Pela gif animada que veio junto na pasta vc conseguiu abri-lo no x7. Tem que ter alguma atualização no corel x7 para funcionar? Ja tentei fechar e abrir o corel varias vezes mas não abre esta macro. Aqui eu tenho instalado o Partição, silueta, SmartOutlines e o random shapes todos funcionam perfeitamente.

    ResponderExcluir
  25. Henrique, infelizmente ela s´roda em 32 bits, no X6 e No X7 32 também ,as não está acabada para isso ainda, estou no aguardo de nosso parceiro Jaime Rodrigues para dar uma posição final sobre o trabalho no X7 64.

    Um conselho que sempre dou para quem gosta de macros é usar as versões 32 bits.
    Desde já grato

    ResponderExcluir
  26. que pena. Esta macro é muito boa. Ficarei no aguardo de uma possível atualização desta macro para versão 64bit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sim, eu também não vejo a hora de liberar a versão 64. Mas com disse é sempre bom ter um Corel em 32 na máquina para estes casos em que queremos usar macros que ainda não estão atualizadas. Abração e grato por partivipar.

      Excluir
  27. Respostas
    1. Uma não precisa e a outra está no post, pertinhho de onde clicou para baixar. Veja lá. rsrsr Obrigado pela participação.

      Excluir
  28. ola
    o download não se iniciou mais foi publicado no meu face
    e agora vou ficar sem a macro
    por favor manda por e-mail
    [email protected]
    obrigado

    ResponderExcluir
  29. Meu caro Elieser.

    Peço encarecidamente que me auxilie em relação a essa macro, pois não consigo fazê-la funcionar no Corel X7. Baixei o arquivo e carreguei no Corel porém quando tento usar nada acontece. Pode me dar uma luz? Obrigado. Att. Alexandre Marins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, se seu Corel for 64 bits me envie um e-mail para lhe enviar outra versão, a mais atual ok. pode ser isso. desde já grato, pode ser pelo contato do site mesmo ok.

      Excluir
  30. Boa tarde Eliezer. Baixei o arquivo, descompactei e copiei e colei o arquivo GMS + Icone dentro da pasta de instalação do corel X7/64bit. Não consegui fazer aparecer a barra de ferramentas do macro. Como faço? Eu ja baixei a versão para corel x7 64bit. Não achei nenhum video seu que mostre como fazer isso.

    ResponderExcluir
  31. Baixei e não consegui utilizar, mesmo fazendo todos os processos descitos...
    Mancada colocar o download que não funciona ein! :(\
    Se tiver uma versão funcional para x7 64 bits me envie por favor:
    [email protected]

    ResponderExcluir
  32. Tentei utilizar mas não deu nada, mesmo fazendo todos os processos descritos no post.
    Mancada postar um link que não funciona ein! :(
    Se tiver uma versão que funcione no x7 64 bits me envie, por favor!
    [email protected]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom o link está funcionando sim, se vc não conseguiu baixar,quem está dando mancado não é o Corel na Veia, pois acabo de testar o link, e já até enviamos uma versão atualizada ba macro para seu e-mail, mesmo antes de publicar este comentário.

      A macro pode não funcionar em W10, neste caso a mancada está se dando devido ao w10 mesmo, estamos realizando testes e mais testes aqui para ver oque é, mas de antemão já aviso, pode não funcionar em w10.

      Desde já grato.

      Excluir
  33. Olá! Não consegui rodar no Corel X6 x64..
    E deixa te perguntar... ainda não tive coragem de migrar para X7 devido a incompatibilidade de macros do X6 (as quais estou acostumado) com o X7... poderia me ajudar? Fornecer uma lista de macros compatíveis com o X7... se existirem FREE melhor ainda! :D

    Pois queria "atualizar" aqui.... até tenho instalado para converter arquivos de clientes do X7 para o X6... para gostaria de evoluir de vez e largar o X6... Grato! E parabéns pelo excelente trabalho, SEMPRE!

    ResponderExcluir
  34. Na verdade esta versão não está mais rodando no x7, apenas em 32 bits. Não possuo ainda esta lista de macros, pois estamos em fase de migração, assim que tivermos, estaremos postando no site.

    Migrar para o X7, não recomendo no momento, a menos que fique com as duas versões, pois as macros ainda estão muito incompatíveis. Em se tratando de 64 bits ainda é pior, por tanto recomendo que instale a versão x7 32 bits para não ficar tão perdido nas macros. vlw.

    Grato pela participação e interação.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Elieser, tudo bem?
    vio video sobre macro Shaping V4 e gostaria de saber se é possível utilizar o Shaping V4 para importar imagens de uma pasta de arquivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, ela não possui tal funcionalidade, ela opera sobre elementos de página apenas ok. Grato por participar. Assista a vídeo sobre mandalas aqui no Site para receber a versão atualizada da macro. siga lá a instruções ok. Desde já grato.

      Excluir
  36. essa porra não baixa? fica abrindo janela para compartiçhar,,compartilha mais baixa....que isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre, em primeiro lugar não é PORRA é PORRA de macro rsrsrs, que precisa ser compartilhada para baixar, conforme minha resposta educada e solícita no Canal, estamos ao seu dispor para ajudar, mas precisa deixar a porra do seu e-mail aqui vlw... Desculpe se falei palavrão na resposta, mas estou percebendo que nesta linguagem talvez você compreenda melhor.

      Desde já grato.

      Excluir
    2. Senhor, Esta macro temos um link Direto para o Mega,que é super fácil de baixar, não percebeste?

      Excluir
  37. Aparentemente não é enganação, e me parece ser um blog sério, mas tentei baixar o Macro aqui nesse site tem alguns procedimentos até ai tudo bem... mas ai você tem que curtir no face ou no twiter para baixar e o que acontece é o seguite: vc curte, e o redirecionamento volta para mesma página que vc estava para poder baixar o arquivo, ou seja o link de baixar só gera curtida pro site e nada do arquivo para baixar.

    ResponderExcluir
  38. Alvaro meu nobre, não é só aparentemente, o site é sério, assim como eu, proprietário, idealizador e administrador. O que pode estar acontecendo é que seu navegador está te pregando uma peça, visto que este arquivo é baixado direto por nossos leitores e seguidores.

    Não fique chateado, mande-me um e-mail fazendo um pedido especial de envio que irei lhe mandar a versão atualizado da Macro ok. Peço desculpas pelo transtorno, mas a internet tem destas cisa mesmo.

    entre no contato do site, preencha o formulário, e não esqueça de dizer oque deseja ok. Lhe enviarei o mais rápido que puder a atualização e mais um monte de brindes que estão só lhe esperando.

    Desde já grato.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Elieser, meu corel e sistema aqui uso 64bit, será que é por isso que não estão funcionando? minhas outras macros funcionaram tanto na versao x7 e x8, obrigado pelo escelente video e explicações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é porque esta versão não é a 2016 que será lançada em Breve ok. Será para CorelDRAW X7 e X8 64 e 32 bits. Grato pela participação.

      Excluir
  40. Respostas
    1. Sim já temos a versão 4.5 2016, só nos contactar por e-mail para fazer o pedido ou localizar aqui no site! Desde já grato!

      Excluir
  41. Estou precisando de macros para criação de guilhoches. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está no X8 agora, mas é paga ok. Vá em adquirir mais no CorelDRAW mesmo em MAcro manager ou na tela de boas vindas. Desde já grato por participar!

      Excluir
  42. Usei a macro por um bom tempo, mas quando voltei de férias ela não funcionou mais. Já reinstalei a macro e fiz tudo o eu achei q podia resolver.

    Se não tiver nenhum documento aberto e clico no icone ele acusa erro, mas quando abro um documento a caixa de ferramenta do Shaping não aparece.

    Se puder dar uma luz eu agradeço.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim