14 abril 2023

Criando Efeitos de Fumaça, Fogo e Neon com a Macro - BDSoft_Edge.gms CorelDRAW X6 ao 2022 -

14.4.23

Descubra como criar efeitos de fogo, neon ou de fumaça no CorelDraw X6 ao 2022, com a ajuda da Macro BDSoft_Edge. 


É isso mesmo galera, a macro BDSoft_Edge.gms auxilia você na criação de efeitos como esfumaçado, fogo, chamas, labaredas, neon e efeitos nublados ou enevoados em seus vetores.

- Esta macro, surgiu numa sugestão para um efeito "WOW" para o Novo CorelDraw X7, isso no Fórum da Corel. Neste tópico - Uma sugestão para um efeito "WOW" para o Novo CorelDraw X7

Obs: dependendo dos elementos, é preciso tomar alguns cuidados na construção dos desenhos vetoriais, antes de usar o efeito e transformá-los efetivamente em efeitos, quase que reais. è bom trabalhar também em paletas RGB!

A boa notícia, é que tudo permanece em formato vetorial, sendo assim, dá para editar quantas vezes achar necessário, até que o efeito atinja o estilo esperado por você.

Outra Boa Notícia é que ela está rodando em CorelDARW 2022, sendo assim agora você Também pode usar nas versões do X6 ao 2022,3.

ATUALIZAMOS o link para facilitar sua vida agora está direto no Mega, sem enrolação!

Fiz isso porque hoje pela manhã o Bruno Braga me avisou do link quebrado ele queria saber se ainda estava ativa e eu corri para atualizar o post, haja visto que testei aqui no CorelDRAW 2022.3 e não é que está tudo ok.

Só não deu para mudar a cor nem o idioma da interface porque ela está com o código fonte fechado e iremos respeitar essa decisão do desenvolvedor! Aproveite para testar!

Dá pra usar a ferramenta Macro BDSoft_Edge  e depois usar as novas ferramentas do CorelDraw X6, como a ferramenta Manchar, Espiralado, Atrair e repelir, além da ferramenta forma (F10) entre outras como a B-Spline na criação de formas mais precisas.

Uma boa dica para dar mais realismo nas peças, é usar a ferramenta (mídia Artística), com alguns ajustes ela pode fazer bons traços para a aplicação do Efeito.

A única coisa que pega, é que você precisa separar a linha de base da mídia artística, mas isso, você pode aprender a fazer aqui neste outro vídeo que postei em nosso canal. Aproveite para se inscrever e ficar ligado nas novidades do Blog.

Em textos as aplicações também se comportaram muito bem e deram efeitos interessantes, como o efeito neon e esfumaçado ou enevoado.

Um ponto negativo nesta ferramenta é o fato dela aplicar efeitos em apenas um elemento (objeto vetorial) por vez, não adiantando selecionar tudo e tentar aplicar o efeito em mais de um objeto, não vai funcionar, o que é uma pena mas, também é pedir demais.

Cuidados na criação:
É recomendado tomar os devidos cuidados na seleção dos vetores, já que depois da aplicação do efeito, a seleção dos mesmos se torna um tanto complexa ou dificultosa, mas, com algumas técnicas que vou ensinar no 2º (Segundo Vídeo) desta série de Criação de Fogo, Fumaça e Neon, você pegará o jeito logo.

Enquanto isso você já pode Baixar a Macro, ir treinando em seus vetores com seu CorelDraw x6 ao 2022 e quem sabe, até apresentar por aqui, confira no final no post!

Assista os Exemplos no vídeo e veja do que esta macro é capas:
Como você pode ver, as formas contém uma borda difusa. 

Criar um efeito do tipo "borrão" ou esfumaçado como este no PhotoPaint, por exemplo, usando um Gaussian Blur não é nenhum problema. 

Já no CorelDRAW, você vai ter um pouco de dificuldade, é bem complicado, por meio da ferramenta Transparência ou até mesmo a ferramenta de MalhaAtualmente esse efeito encontra-se nos efeitos não destrutivos do CorelDRAW.

Em Breve já estarei fazendo outro vídeo com maiores detalhes e já na versão atual do CorelDRAW, mostrando técnicas fantásticas, Aguardem será em Breve!

No início ela parece ser um tanto complicada, mas em poucos minutos você se acostuma com a praticidade e vai querer fazer inúmeros testes.

Eu mesmo quando a encontrei, fiquei um tempo testando para conhecer seus limites e sua versatilidade, para só depois falar sobre ela aqui no Site.

Sobre o Macro:
O macro, na sua primeira versão 1.0, só funcionava em formas CMYK Preferencialmente uniforme.

Já a atualização dela, na qual e a versão 1.3, aceita RGB e algumas melhorias também foram acrescentadas a ela nessa versão, Confira! 


Basta marcar a caixa de seleção e, em seguida, a macro está configurada para trabalhar com as cores RGB.


Já na versão 1.3 ele Acrescentou as seguintes melhorias:

- Eu adicionei isso a uma versão de teste do macro e agora você pode preencher com a ferramenta Preenchimento interativo ou usando qualquer modelo de cor depois de pressionar um botão no macro para remover a sombra em si. - Tenho a intenção de trazer uma versão revista do macro que pode lidar com vários tipos de enchimento / modelos de cores se eu posso retirá-la. Autor: Brian Melbourne
-
 Preparei um lugar na wiki neste site, onde Open Source Projects macro poderiam ser publicados: http://coreldraw.com/wikis/resources/open-source-macro-projects.aspx Atenciosamente, 
Brian.

Isso significaria um processo da seguinte forma:
  1. Desenhar forma e, inicialmente, preencher com uma cor CMYK (ou marque a caixa de RGB e preencha com um preenchimento RGB)
  2. Definir parâmetros (pena / opacidade) e pressione o Botão Update!
  3. Também dá para Redimensionar / remodelar a forma original se for o caso, além dos parâmetros de reajuste, se assim o desejar.
  4. Pressione o novo botão no macro, denominada "Level Fillable Shape Only"
  5. Aplicar qualquer preenchimento a seu gosto, inclusive usando a ferramenta Preenchimento interativo e Transparência.
  6. Agora também há o Botão UNDO, DESFAZER.
Para maiores informações sobre o uso, clique no botão cinza pequeno à direita do macro para obter ajuda sobre como usar o macro.


Versões 1.0 e 1.3 - Usada no vídeo de apresentação -  Para maiores informações sobre o uso, clique no botão cinza pequeno à direita do macro para obter ajuda sobre como usar o macro.

É isso aí! Muito fácil! :-) – E mais uma coisa galera, ela é GRÁTIS, livre para seu uso pessoal ou comercial, tipo, você não pode vender o projeto, mas seus trabalhos com ela, tranquilo.

Autor: Brian Melbourne – Membro do http://coreldraw.com/members/cooloox/default.aspx é um desenvolvedor ativo na comunidade, com cerca de 2.890 Posts. - Brian diz: - Eu tenho que testar completamente a macro e adicionar um pouco de manipulação de erro para o novo código.

Outra Boa Notícia:
Ele está atualmente na versão 1.3, e melhor, ainda é Free – Grátis.

Instalação:
1. Copie o arquivo (BDsoft_edge.gms)
2. Em =>  C: \ Program Files \ Corel \ CorelDRAW Graphics Suite X6 \ Draw\ GMS  64 Bits ou C:\Program Files (x86)\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X6\Draw\GMS, se seu CorelDraw está na versão 32 bits,  colar o arquivo nesta pasta.
3. Agora, abra o CorelDraw X6 ou Até o 2022
4. Vá até FERRAMENTAS -> Personalização -> Comandos (no menu suspenso, escolha MACROS na Lista)
5. Encontre o BDsoft_edge.gms  Macro.
6. Arraste e solte-a em sua barra de ferramentas, pressione OK e Pronto. 

Bom, sem mais delongas, eu particularmente gostei muito da macro e também dos resultados obtidos com ela, são efeitos realmente complexos e nem sempre fáceis de serem atingidos com a aplicação manual no CorelDraw.



O Brian fez um excelente trabalho nesta macro e pelo visto, ela ainda está em constante movimento, buscando inovações e aperfeiçoamentos, de acordo com os pedidos da galera do fórum da Corel e da disponibilidade do autor.

Eu não poderia deixar de mostrá-la aqui para vocês e nem muito menos de treinar um pouco com ela para preparar algo especial para o post, afinal de contas, este é o melhor lugar para deixar estas dicas fantásticas aos usuários do CorelDraw.

Espero que gostem da dica e que aproveitem ao máximo em suas criações.

Se quiser enviar seus testes ou artes, feitas com BDSoft_Edge aqui para o Site, fique a vontade, estarei postando os resultados em uma galeria de imagens, especialmente feitas para tal.

Aposto que muitos leitores irão gostar de ver suas criações elaboradas com a BDSoft_Edge.gms. Servirá de inspiração e também de base para novos e bons trabalhos desenvolvidos com ela.

Participe: para enviar suas artes para a galeria, basta enviar um e-mail com o arquivo em CDR, caso queira disponibilizar gratuitamente ou apenas a imagem em alta resolução do mesmo, apenas para a apreciação de seus trabalhos.

Onde Baixar Esta Fantástica Ferramenta
de Forma Gratuita?
Local: MEGA
Tamanho: 22 kb
Formato: .gms em RAR.
Senha para descompactar:
Não Possui Onde


Não deixe também de comentar a  respeito, tirar suas dívidas ou deixar sua sugestão de postagem.  Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!

Compartilhe com suas redes de relacionamentos! 
Obrigado a todos e até a próxima grande dica do Corel na Veia.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

29 comments:

  1. Colega sempre que tento fazer o download dar erro, sei que é pedir de mais, mas seria possível enviar via email para [email protected]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma aula, é uma apresentação. Estou gravando a segunda aula, que será na prática, dando os macetes de como usar a ferramenta!. Ok?

      Desde já grato por participar de nossa comunidade! Compartilhe com suas redes.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Estou prestes a colocar uma atualização sobre o tema. Obrigado.

      Excluir
    2. Estou prestes a colocar uma atualização sobre o tema. Obrigado.

      Excluir
  3. e aew pco... vc já fez o segundo video dessa macro? já que o primeiro ficou muito rápido

    Parabéns pelo seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. e ae pco... Você já fez o segundo video explicativo dessa macro, já que o primeiro ficou muito rápido?
    Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, está na fila, mas não cheguei nela ainda! É tenso meu nobre, mas vou chegar nela..rsrsrs vlw Obrigado por participar!

      Excluir
  5. Eu desejo saber onde é que eu encontro isso aqui.. como faço?

    2. Em => C: \ Program Files \ Corel \ CorelDRAW Graphics Suite X6 \ Draw\ GMS 64 Bits ou C:\Program Files (x86)\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X6\Draw\GMS, se seu CorelDraw está na versão 32 bits, colar o arquivo nesta pasta.

    ResponderExcluir
  6. Amigos a 3 horas atrás eu estava doidinho aqui sem saber onde colava o arquivo baixado da net, então venho por meio desta msg informar que maravilhosamente e com muita insistencia eu consegui adicionar o arquivo, agora só falta eu me familiarizar com a nova ferramenta, eu gosto de passar o tempo criando artes com minha imaginação... Adoro fazer escudos de futebol... e sempre quis ser o melhor, mas ainda tenho muito a aprender, espero que vc que é genial possa me dar umas dicas... posso contar com isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Eduardo, pois é simples assim. Vai fazendo testes, sempre com fundos escuros e mude apenas as percentagem para ir se familiarizando com a mesma.

      Espero que goste dos resultados, desde já grato por participar.

      Excluir
  7. Elieser, agradeço mais uma vez por ter comentado a minha fala, isso me deu mais gás para continuar, já que, eu vi vários assuntos e post seus relacionados ao Corel Draw, fiquei muito animado, antes de mais nada quero te dar Parabéns pelo que vc tem feito no Corel na Veia, olha só eu como te disse antes amo muito fazer escudos de futebol com efeitos, e quando vi seu fórum, ou site, este, achei esplêndido...Eu o uso a mais ou menos 1 ano e a cada momento sinto que meu conhecimento sobre ele é de apenas 2 ou 3 % daquilo que o Corel realmente tem a oferecer.
    Olha só vc poderia me dizer se é possível criar um logo (escudo perfeito como este da imagem ?
    link:

    http://www.tickimg.com.br/uploads/_as123_1.png
    http://www.tickimg.com.br/uploads/_eduardojoao.png

    Por favor olhe estas imagens e me diga se o Corel tem condições de criar logos como os que estão no link, eles foram feitos por um alemão, segundo ele usou o "Gimp 2.8" eu quero produzir assim, ou até mais bonito, só preciso saber de vc que é um Xpert no assunto.
    pra vc ter ideia de como eu já estou olhe o link abaixo por favor...

    http://www.tickimg.com.br/uploads/_eduardojoao_1.png

    este efeito vermelho já foi com a nova ferramenta adquirida daqui mesmo.

    Por favor, espero que vc possa me ajudar, pois tudo o que sei foi adquirido através de pesquisas no You Tube, mas eu nunca tive alguém para me dar dicas, por isso estou contando muito com a vossa ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, em primeiro lugar quero agradecer o comentário e sua participação em nosso projeto. Depois dizer que o CorelDraw em conjunto com o CorelPHOTO-PAINT é capaz de fazer qualquer arte, dependendo apenas do artista e suas técnicas. Não faltam ferramentas e recursos para isso, sendo que é preciso sim conhecimentos mais avançados para algumas ações dentro do programa.

      A primeira coisa a fazer é saber para que, cada uma das ferramentas serve e como a utilização de outras em conjunto reagem e afetam a arte ou efeito em si.

      Depois é fazer imitações, mesmo que não fiquem iguais as originais, mas imitar efeitos com o CorelDraw é uma boa ação para aprender a fazer artes como as que vemos por aí.

      Igual é uma uma tarefa quase impossível, neste caso em especial, pois as texturas do Gimp são diferentes, e o máximo que conseguiríamos é algo similar.

      Nesta imagem em especial http://www.tickimg.com.br/uploads/_as123_1.png Foram usadas texturas, aparagens, combinados, pinceladas, sombras, degradês entre outras, sendo assim os caminhos a seguir são os mesmos.

      Outro detalhe que está imagem como logo é inapropriada, visto a complexidade para mídias impressas e outras.

      Qualquer coisa estamos por aqui, se puder ajudar de mais alguma forma, me comunique. Abração e sucesso!

      Excluir
  8. Oi, vim aqui novamente para agradecer sua explanação, falei muito bem de você e do seu site Corel na Veia para um amigo que também está cada vez mais interessado por artes, então acredito que em breve ele estará por aqui também.
    Sobre a Macro acima estou me aperfeiçoando rápido com ela, espero muito em breve poder postar aqui para mostrar para os visitantes que ela é muito boa e fundamental para o programa, valeu Elieser, muito obrigado mesmo e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu nobre, eu agradeço a indicação, espero poder ajudar seu amigo também, tenha uma boa navegação sempre por aqui.

      Excluir
  9. Elieser, me diz uma coisa, eu acabei de instalar a versão do Corel X7, mas lá não tem a cor branco, é uma cor estranha, tipo cor de creme, como faço para mudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo está errado com a instalação, mande-me um print e limpe seus registros, depois refaça a instalação, pois a paleta está completa e com o Branco. Desde já grato

      Excluir
  10. Amigo, deu certo nada, desinstalei e instalei o CD X7 e olha só...

    http://www.tickimg.com.br/uploads/_elieser.gif

    Por favor olhe esta simples imagem, está configurado em GIF, mas nos outros também é a mesma coisa... e qualquer documento fica dessa cor insuportável, nada de branco.. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  11. Amigo muito bom seu tutorial, mais nao to conseguindo baixar a maco na versão 1.3, vc poderia me mandar o link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor envie e-mail para [email protected] com o pedido e link do post ok. Não esqueça de dizer que versão do Corel está usando.

      Desde já rato por participar.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Acabamos de testar em CorelDRAW X7 64 bits a versão atualizada da macro, em breve estaremos fazendo um vídeo de mostra do feito ok. A versão é 1.3, se ainda não a tiver, peço que entre em contato. Desde já ghrato

      Excluir
    2. Acabamos de testar em CorelDRAW X7 64 bits a versão atualizada da macro, em breve estaremos fazendo um vídeo de mostra do feito ok. A versão é 1.3, se ainda não a tiver, peço que entre em contato. Desde já ghrato

      Excluir
  13. Muito bom. funciona muito bem adianta muito o trabalho. sera que não tem um outro macro desde com efeito de desgastar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que eu conheça, mas podes me mandar umas imagens do que deseja, quem sabe eu me recorde de algo....vlw, Grato por participar Alex e por interagir. Sucesso sempre!

      Excluir
  14. Você deveria fazer um tutorial mais lento de detalhado Com A Macro - BDSoft_Edge

    ResponderExcluir
  15. Você deveria fazer um tutorial mais lento e bem detalhado do Macro BDSoft Edge

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim