02 fevereiro 2014

Como abrir arquivos psd sem photoshop e editar on line?

2.2.14


Como abrir arquivos psd sem photoshop e editar on line?

É isso mesmo pessoal, abrir arquivos psd e editar no seu navegador preferido! Salvar em outros formatos e manipular camadas!

Além do GIMP, que é um editor de imagens grátis (open source), também tinhamos o Paint.NET que apesar de abrir diferentes formatos, ele precisa de um Plugin para abrir arquivos PSD.

Também já falamos aqui no Blog sobre o PIXLR que é um editor on line e gratuito, e cumpri com sua promessa de editor potente, pelo menos em parte, mas é show de bola!

E agora temos mais uma novidade no mercado de editores on line.

Trata-se do Photo Pea, mais uma promessa de edição que promete ficar poderosa em breve. A pouco tempo atrás ela ainda estava em sua faze inicial e tinha menos ferramentas, e ainda não tem muitas, mas já dá para fazer algumas coisa boas.

O mais importante é que ela abre arquivos PSD e edita, interpreta as camadas, estilos, fontes e todos os elementos ficam exatamente como no PSD original.

Eu fiz alguns testes com um PSD que eu criei em Adobe Photoshop. O Photo Pea foi capaz de detectar os nomes das camadas, nomes dos grupos, máscaras de vetor e os estilos deixaram a desejar pelo menos com este arquivo! Nem tudo ficou como era o original. Pode ser a versão do PSD!

Arquivo importado para o PHOTO Pea!

Mesmo assim eu fiquei de bobeira, afinal, quem detêm os direitos desta tecnologia?
Não seria a ADOBE?

Arquivo PSD ORIGINAL
Só falta agora um editor de arquivos .CDR on line. Aliás, como a tecnologia e muito rápida e eu não posso estar em todos os links do mundo ao mesmo tempo, se souberem de algo similar, me avisem.

Limitações:
O editor Photo Pea não é capas de editar os efeitos em camadas, se ao abrir um PSD você quiser modificar um estilo, seja ele qual for, isso não será possível. Você só poderá redimensionar e mover.

Ferramentas:
Abrir PSD é uma coisa, agora em se tratando de ferramentas ele ainda deixa a desejar, o que não quer dizer que em breve sua paleta de ferramentas não venha a nos surpreender!

Ferramentas características do sistema on line de edição de arquivos PSD:
  • Um Painel de Histórico
  • Ferramenta seleção
  • Seleção Retangular
  • Seleção Elipse
  • Laço de Seleção e Poligonal de Seleção
  • Varinha Mágica
  • Ferramenta Pincel
  • Ferramenta Carimbo
  • Ferramenta Borracha
  • Ferramenta Luva - Deslocar
  • Modos de mistura- Color Picker

Na prática, eu sei que ele ainda tem muito para melhorar, mas isso não deve demorar nem um pouco, na velocidade com que estas tecnologias estão avançando atualmente, esta ferramenta ainda pode dar o que falar e breve, escuta o que estou te falando..rsrsrs.

Espero que tenham gostado da dica, não é sempre que encomendas de trabalhos com anexos chegam nos formatos que temos acesso. Esta é mais um oportunidade para quem não tem condições de pagar para abrir um PSD e converter para outros formatos, no qual tenha acesso grátis.

Lembrando que você pode salvar em PSD novamente ou para Web em PNG, o que facilita ainda mais o seu uso.

E se der "pau" e você já estiver 100% nas nuvens? Como você vai trabalhar, acessar seus arquivos, abrir seus programas e dar sequência em sua carreira?

É de arrepiar só de pensar o dia em que não teremos mais nada em nossos HDs, apenas o sistema operacional! Eu to fora, gosto de Desktop para o trabalho, adoro meus HDs lotados e minha pilha de CDs de Back-ups e não me sentiria confortável com todos os meus projetos e ferramentas em nuvens que, vai saber até quando eles vão aguentar o peso da água!

Vamos lá pessoal, não deixem de comentar, será que um dia teremos todos os softwares on line, nas núveis como querem os desenvolvedores desta tendência? O que você acha disso?

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

4 comments:

  1. Acredito num futuro (não muito distante), onde a gente vai ter acesso a todos os programas e jogos sem precisar instalar, tudo online. rsrs
    Achei interessante o Photo Pea, acho que dá pra quebrar o galho em caso de emergência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, como você faz para salvar? Pq eu tento salvar, mas sempre abre uma aba em branco e não consigo achar o arquivo no macbook :(

      Excluir
  2. Hey thanks for sharing, photopea, I am also a author of https://www.toolpic.com can you review toolpic eidot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. How cool, this is great, as soon as I publish about it too, paabéns by the work, was fantastic the machine.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim