09 novembro 2013

Como Criar Calendário em CorelDraw X6 Usando o Suporte a Objeto OLE?

9.11.13

Calendário Corel na veia 2014Chegou até aqui para encontrar lindos calendários vetorizados já prontos para impressão e totalmente editáveis? 

Todos os anos é esta correria em busca de modelos novos de calendários, modelos grátis e já vetorizados em CorelDRAW ou AI. 

Só que neste ano vou fazer outra coisa, além de liberar alguns calendários vetorizados e prontos, você ainda vai aprender a fazer um calendário de uma forma bem diferente.

Quase todos os Blogs de Criações Gráficas e Design Gráfico, nesta época do ano postam dicas sobre calendários, liberam arquivos e ensinam técnicas de como fazer um modelo de calendário super legal em CorelDraw, ou em outros aplicativos (Programas). 

Eu não poderia ficar de fora, não é pessoal? Mas... 

Geralmente todos abordam a criação de Calendários usando o sistema de Macros Wizard Create Calendar que, por sinal é muito útil e prática.

Eu sou suspeito pra falar de Macro, acho a melhor opção para qualquer produtivo que se preocupa com o tempo de criação, além da praticidade. Ou Seja é a melhor forma de  construir um bom calendário e rápido.

Citando aqui um exemplo: Este ano até meu amigo Peeter do TotalCorelDraw gravou um ótimo vídeo falando à respeito da criação de calendários pré-definidos. Vale apena conferir, aliás, ele tem ótimos vídeos de CorelDraw também em seu Canal no YouTube.
E porque eu não fiz o mesmo?

Confesso que, até pesei em fazer um vídeo sobre o mesmo tema, dias antes de ele publicar, mas achei por bem mostrar outra técnica pra vocês, algo que sei que irão gostar de saber.

Algo como com os Objetos OLE e usando um calendário em Excel com programação permanente. 

Uma verdadeira "gambiarra" tecnológica, mas que funciona muito bem e pode ser utilizada em diferentes casos e programas.

Estarei mostrando este método para mostrar a flexibilidade do Ole, não quero dizer com isso, que esta seja a melhor técnica, apenas uma alternativa de aprendizagem ou para impressão local. Ou uma forma de ganhar tempo em casos mais extremos.

Pô, mas isso é velho, eu já sabia!

Acredito que muitos já saibam como utilizar objeto OLE em CorelDraw, sei também que muitos provavelmente, nunca se quer ouviram falar, outros já devem ter ouvido falar ou lido a respeito, mas talvez não devam saber para que serve na prática. 

E com certeza, outros são fera no assunto, afinal de contas o nosso CorelDRAW tem uma legião de fãs e de bons operadores, pra não dizer artistas apenas. Ficou meio Dilma esses dois parágrafos, não? eka..rsrsrs

Mas voltando, é necessário ser um bom operador de suas aplicações, desenvolver técnicas mais aprimoradas e ágeis, para só então, se tornar um verdadeiro artista digital.

Digo isso, porque não basta saber apenas usar o CorelDraw ou outra aplicação similar, se não tivermos certos conhecimentos em informática. 
Funções do teclado, teclas de atalhos, linguagem técnica e mais uma infinidade de funções, regras e operações que fazem de nós, pobres mortais, seres capazes de desenvolver verdadeiras obras de arte em nossos computadores ou com nossas ferramentas.

Até mesmo para trabalhos manuais, são necessárias técnicas, conhecimentos e aprimoramentos para se desenvolver um bom trabalho. Tente fazer um Castelo de Areia detalhado, sem usar a técnica de molhar um pouco para criar a massa, isso é apenas um exemplo tosco.

Exemplo do Objeto Ole no Gerenciador de Objetos. OLE - Worksheet ObjetoObjeto OLE Camada

Quem não gosta de Aprender mais e mais?

Como é bom aprender” uma técnica diferente, nova ou até mesmo uma antiga, esquecida de muitos. 

Eu acredito que todos que estão começando neste mercado ou até mesmo atuando a mais tempo, sempre ficam felizes ao aprenderem algo de novo em sua área. É sempre uma satisfação gratificante, principalmente quando, ao tentarmos fazer aquela ação, obtivermos o sucesso esperado.

Por mais insignificante que isso possa parecer, conseguir aprender e depois simplesmente refazer, já é gratificante, basta olharmos para um bebê que já “matou a charada”. 

Um passo por vez, tombo após tombos. Assim seu cérebro vai gravando e aperfeiçoando com o uso contínuo, mesmo que seja apenas caminhar, falar, escrever. Tudo é questão de treino.

Bom, sendo assim a melhor forma de gravarmos isso em nossa memória é...

Gravando um vídeo ou, uma “vídeo aula” mostrando na prática como usar Objeto OLE de forma simples e eficiente na criação de um calendário, ops... E permanente. 

Além de gravar em sua memória o vídeo vai estar em Nosso CANAL no YouTUBE e pode ser acessado a qualquer momento, caso sua memória dê uma travadinha, ou venha a se tornar uma vaga lembrança. 

Dica 01: Inscreva-se antes de esquecer!

Brincadeiras a parte, bora ver que “PARANGOLÉ doido é esse!

Vamos começar conhecendo o sujeito! 

O que é OLE?

(Object Linking and Embedding, vinculação e incorporação de objetos) é um método de intercâmbio de informações entre aplicativos. Com o OLE, é possível extrair objetos selecionados ou arquivos inteiros de um aplicativo, chamado de aplicativo de origem, e colocá-los em outro aplicativo, chamado de aplicativo de destino que no nosso caso aqui será o CorelDraw X6

Resumindo, você pode copiar e colar especial ou partes de um arquivo feito em outro Programa. (Origem) E colar em outro, (Destino).
É possível fazer oque com um Objetos OLE?
É possível mover livremente objetos e arquivos entre aplicativos, desde que todos os aplicativos envolvidos suportem OLE. No caso do CorelDRAW, ele permite criar e editar objetos OLE, bem como inserir objetos e arquivos criados em outros aplicativos.

O Arquivo fica maior que um arquivo normal, sem vinculação, mas é muito útil quando você quer usar um objeto ou arquivo em vários arquivos.

Para alterar todas as instâncias de um objeto, é necessário apenas alterar o objeto no aplicativo de origem. A vinculação é também útil quando o aplicativo de destino não suporta diretamente arquivos criados no aplicativo de origem.

A incorporação também é útil quando se deseja incluir todos os objetos em um único arquivo. Objetos incorporados não vinculados ao arquivo de origem resultam em um tamanho de arquivo menor no aplicativo de destino.

Como Inserir um Objeto OLE?
1.No CorelDRAW, selecione um objeto. Certifique-se de salvar o arquivo primeiro.
2.Clique em Editar   Copiar.
3.Clique em Editar   Colar especial no aplicativo de destino.
4.Ative a opção Colar vínculo.

Obs > Para inserir um objeto vinculado ao desenho ativo de outro aplicativo, clique no Menu Editar > Inserir novo objeto.
Inserir Novo Objero
Na caixa de diálogo Inserir novo objeto, ative a opção
Inserir Novo do Arquivo
Criar do arquivo, navegue para o arquivo que você deseja inserir e ative a caixa de seleção Vincular.

Como inserir um objeto incorporado?
1.No aplicativo de destino, clique em Editar > Inserir novo objeto.
2.Ative a opção Criar de arquivo.
3.Clique no botão Procurar.
4.Clique em um nome de arquivo. Não ative (Vincular) deste vez.

Editar objetos vinculados ou incorporados
Você pode editar um objeto vinculado ou incorporado.
Para editar um objeto vinculado, edite seu arquivo de origem que, aqui no nosso caso é o Arquivo (.xls) do Calendário Permanente.

Qualquer alteração feita no arquivo de origem será aplicada automaticamente ao objeto vinculado. Também é possível modificar um objeto vinculado.

Por exemplo, você pode atualizar um objeto vinculado, substituir o arquivo de origem de um objeto vinculado por outro ou romper um vínculo entre um objeto vinculado e seu arquivo de origem.
Para editar um objeto vinculado ou incorporado
    
1.Clique duas vezes no objeto vinculado ou incorporado para iniciar o aplicativo de origem.
2.Edite o objeto no aplicativo de origem.
3.Salve as alterações no aplicativo de origem.
4.Feche o aplicativo de origem.
5.Volte para a janela ativa do aplicativo para rever as edições.
Na maioria dos casos, só é possível editar objetos OLE no aplicativo de origem.

 Ao alterar um objeto OLE no CorelDRAW, observe as seguintes limitações:
Inserir Novo Gráfico
Dependendo da origem do objeto OLE, talvez não seja possível girar, inclinar, clonar, aparar, soldar, interseccionar, usar como símbolos ou combinar objetos OLE

Talvez também não seja possível aplicar nenhum efeito do “Menu Efeitos” aos objetos OLE, com exceção dos objetos de recipiente PowerClip. Só é possível dimensionar, mover, copiar objetos OLE e colocá-los em recipientes PowerClip.

Outra forma de editar objetos vinculados ou incorporados é iniciar o aplicativo de origem e abrir o arquivo diretamente. Edite e salve, o CorelDRAW interpreta as alterações de imediato, se estiver com a opção automático ativa.
Para modificar um objeto vinculado   
1.Selecione um objeto usando a ferramenta Seleção
2.Clique em Editar Vínculos.
3.Clique em um dos botões a seguir:
Atualizar agora –> atualiza o objeto vinculado para refletir alterações feitas no arquivo de origem
Abrir origem –> abre o objeto no aplicativo de origem
Alterar origem –> redireciona o vínculo para outro arquivo
Quebrar vínculo –> desconecta o vínculo de forma que o objeto fique incorporado ao arquivo
Editar VinculosÉ bom salientar que, para impressão em Off-Set, este tipo de objeto não é aceito, por tanto, deve ser convertido conforme mostro Aqui neste outro vídeo.

Já para impressão digital “laser” e “jato de tinta”, são perfeitamente normais à impressão direta. Além dos elementos da página não ficarem reticulados, serrilhados, o acabamento é similar a um objeto vetorial, com exceção de botões de controles, que não precisam ser copiados em alguns casos.

Agora que já tem uma noção do que é um objeto OLE, vamos aprender a criar um calendário utilizando este método.

Acompanhe o vídeo e perceba o quão fácil é trabalhar trabalhar com objetos OLE no CorelDRAW X6.
Dica 02: Inscreva-se se gostou do vídeo! Após assistir ao vídeo, deixe seu comentário e dê a sua opinião ou sugestão, estamos esperando sua reação a respeito. 

E os Vetores e arquivos da Vídeo Aula, não vai rolar Léo?

Claro que sim! Não iria deixar você na mão depois de tando enrolar...rsrs. 
Eu preparei um PACOTE SURPRESA com alguns vetores e também, claro, o arquivo do calendário permanente em (Excel 97/2003.xls) para vocês baixarem e praticarem com o objeto OLE no seu Corel Draw.

BAIXE AQUI SEUS VETORES
e ARQUIVOS GRÀTIS
Local: 4Sared
Tamanho: 11,17 MB 
Formato: CDR, CMX /.RAR

Senha para descompactar: 
>>NÃO CONSTA<<

Em caso de Problemas, só deixar um comentário!

Os demais Arquivos são para usarem a vontade na criação de suas peças de calendário 2014, 2015, 2016... e compartilharem a vontade.

Acabou?
Nada! Você ainda vai ganhar um pacote com 10 belos vetores natalinos para usar a vontade em sua composição artística neste fim de ano. 

Espero que gostem e Compartilhem com suas redes.
Não esqueça de deixar um comentário sobre o post.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

4 comments:

  1. Valeu Corel na Veia por tupo que tenho aprendido com vocês, https://www.facebook.com/ArteFeitaNoCorelDraw

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse tutorial, meus parabéns Corel na veia.

    ResponderExcluir
  3. Cara eu gosto muito dos tutoriais do Corel na Veia, posso te pedir uma coisa?... Se não for te incomodar faz um tutorial ensinando a confeccionar cartelas de Bingo. Já tentei de quase todas as formas e nada. Não tem macro para isso não? Desculpe se não soube me expressar, é porque estou aprendendo ainda. Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se este PDF de como Criar cartelas de Bingo no CorelDRAW te ajuda: http://www.adisioribeiro.com.br/tutorial-bingomania-corel.pdf
      Se sim, me dê um retorno quem sabe eu não tento gravar, faça um teste aí..ok desde já grato

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim