17 agosto 2013

Como Exportar e importar a área de trabalho do CorelDraw X6

17.8.13

Como Exportar e Importar a Área de Trabalho do CorelDraw?

Você sabe como importar ou exportar sua área de trabalho do CorelDraw? Dica válida para (X4-X5-X6-X7)

Depois de configurar sua área de trabalho, você pode salvar suas configurações para exporta-las para outra máquina com CorelDraw X6 ou para a máquina que você acabou de formatar.

Você deve ter assistido ao vídeo no post Como Personalizar a Área de Trabalho do CorelDraw X6 aqui no Blog e percebeu o quão personalizável o CorelDraw é.


E para lhe ajudar ainda mais nesta tarefa, caso você tenha a sua disposição mais de um computador com o CorelDraw instalado e seja necessário a padronização da interface, Esta dica pode ser para você.

Area de trabalho exportarVou deixar mais esta dica simples para você que acompanha sempre nosso blog e está sempre ligado nas novidades e mudanças do nosso amigo CorelDraw.

A forma para fazer esta exportação é bem simples. Basta exportar a área de trabalho ou partes dela, e, quando desejar basta fazer o oposto importar sua  área já pré definida e configurada.

É possível fazer este processo na integra, incluindo: Barra de Status, Barras de Ferramentas, janela de encaixe, menus e até teclas de atalhos que, por ventura você já tenha pré configurado. Muito útil para quem não gosta de perder tempo e Ganhar Dinheiro.

Outra vantagem é que dá pra fazer isso após algum problema com seu computador, algo como perda do sistema ou problemas com a instalação do Corel. 

Bastando apenas instalar seu Corel, atualizar o que for  preciso, como as Atualizações CorelDRAW Graphics Suite X6.3 - Hotfix 1 Oficial, não esquecendo de Instalar suas Fontes com Font Navigator e Integrá-lo ao CorelDraw X6.  

Depois importe sua área de trabalho e seja feliz.

Acompanhe a formula básica para isso abaixo e aprenda a utilizar este recurso valioso para bureau de serviços ou agências de publicidade, além de salas de treinamentos, cursos e afins.

Vamos ao Procedimento na prática:

1 Clique com o botão direito em qualquer barra de ferramentas e no menu que aparece, escolha Personalizar > Área de trabalho > Exportar áreas de trabalho.
Exportando área do Corel Draw 

É possível usar o Atalho Ctrl+J > Área de Trabalho e Exportar.
Exportando área do Corel Ctrl-J Atalho

2 Escolha os elementos da área que deseja exportar, clicando para selecionar as opções desejadas.
Exportando área do Corel Opção
3 Em seguida, clique em Salvar, digite um nome para o arquivo (.xslt). Eu coloquei o meu aqui como (Corel-na-Veia.xslt). 

Veja as Propriedades do Arquivo na Figura abaixo.
Exportando área do CorelDraw Local

4 Escolha o local e clique em Salvar. 

Agora Clique em Fechar. Pronto seu arquivo de personalização (.xslt) do Corel está salvo. Guarde em um local seguro e de fácil memorização.
  Exportando área do CorelDraw elementos selecionados
Para fazer o processo contrário, ou seja, importar sua área de trabalho, siga o procedimento abaixo:

Importar áreas de trabalho

1, Escolha a seguinte opção Importar áreas de trabalho. Mesmo esquema, com mouse contrário em qualquer das barras de ferramentas.
Importar área do Corel Início


2 No assistente que abrirá, clique no botão Procurar

Localize o arquivo (.xslt), na pasta onde salvou.
Importar área do Corel Passo a Passo

3 Clique nele e, em Abrir.

Importar área do CorelDraw Arquivo


4 Escolha o arquivo XSL Transform (.xslt), que deve ser importado e clique em Abrir.
Importar área do Corel Passo 02-3

5 Defina se esta área será uma nova área de trabalho ou se vai ocupar a área de trabalho atual.
Importar área do Corel Passo 03
6 Clique em Avançar.

Importar área do Corel Passo 04

7 Selecione para a nova área de Trabalho

Importar área do Corel Passo 05
8 Para Finalizar, clique no botão Concluir. Para Confirmar a Importação da sua área de trabalho personalizada.


PRONTO, AGORA É SÓ TRABALHAR!


Lembrando que no CorelDRAW X7 NÂO é mais possível, importar a área de trabalho do CorelDRAW X6, pois o formato do arquivo da área de trabalho é outro e aceita importar apenas arquivos no formato: .cdws e não mais o xslt, formato este das versões anteriores.

DICA BÔNUS:
Para os amantes de macros e de personalização da área de trabalho, é a seguinte: 
Macro é uma ferramenta de automação perfeita para quem gosta de ganhar tempo na execução de tarefas rotineiras! 
Se você possui muitas macros instaladas e já configuradas com seus ícones e  atalhos em suas barras personalizadas! Salve todas as macros e seus ícones que estão na pasta de macros do seu CorelDraw em uma pasta separada. 


Depois de reparar sua instalação, ou re-instalar seu CorelDraw, coloque suas macros e ícones na pasta de origem GMS

Abra o CorelDraw e só então importe sua área de trabalho personalizada que você salvou anteriormente.

Desta forma o seu CorelDRAW ficará exatamente como era antes e suas macros terão os mesmos atalhos que tinham antes e seus ícones também estarão todos ok.

Veja também as diferenças das versões: CorelDraw X7 x CorelDraw X6 Diferenças e Personalização "Total" da Interface (vídeo)


Espero que seja útil e que como sempre possa estar ajudando aos leitores e visitantes aqui do Blog. Como sempre digo: para quem já sabe é sempre muito fácil, mas para quem ainda está por aprende~r, não bem assim. 

É sempre bom dar uma reforçada em temas que muita das vezes passam desapercebido dentre os usuários. 

Até a próxima e não deixem de comentar, dar  sua opinião. Também deixem suar  questões, sugestões de posts e críticas se for o caso. 

O Importante é interagir, opinar e ajudar outras  pessoas a entender melhor este universo chamado CorelDraw. Um universo de possibilidades e oportunidades. Tenham todos uma ótima semana.

Post atualizado em 29/07/2015.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

5 comments:

  1. Olá professor, apesar de ser uma dúvida simples para alguns, para mim nem tanto. Em relação a paleta de documentos como posso ativá-la no Corel Draw X3? Aguardo contatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Thiago, este recurso não está disponível no CorelDraw x3, infelizmente pois teria ajudado muito na época em que trabalhei com ele. Na minha opinião uma das melhores versões do Corel depois da Nove.

      Obrigado pela participação e volte sempre.

      Excluir
  2. Boa tarde, fiz um trabalho no Corel x3 que contém duas páginas. Sendo que na hora de exportar uma das páginas está muito pequena.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Fiz um trabalho no Corel X3 de duas páginas. Na hora de Exportar a primeira página só exporta em tamanho pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom para lhe ajudar eu preciso de mais detalhes, como: Exportando Como? Seleção, página, tipo, e se tem mais elementos na página digo fora dela. Se quiser me envie o arquivo para testes. [email protected] vlw

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim