04 abril 2013

Atualização CorelDRAW X6.3 à Caminho do CorelDraw X7 para Mac

4.4.13

Se você é um Associado PREMIUM, possui a versão do CorelDRAW® end Corel® PHOTO-PAINT™, tem o direito a fazer a sua mais recente atualização e usufruir das vantagens da associação Premium.

Esta atualização traz novas funcionalidades bem como correções e aprimoramentos, tudo isso pensando em você, que é usuário PREMIUM. 

Esta já é a terceira e talvez não a última atualização do pacote de aplicativos da empresa. 

A Empresa parece estar se preparando para o futuro e breve lançamento da versão X7, com novidades que esperamos ser a contento dos famintos por novas versões.

Quais são as novidades da Atualização 3?
Obs: Recursos premium

Inserir e editar códigos QR

QR é um tipo de código de barras que representa informações em duas dimensões. Geralmente, os códigos QR são compostos por pontos pretos (também chamados de “pixels”) dispostos em um padrão quadrado e exibidos sobre um fundo branco.

Eles também contêm diversos marcadores — três quadrados maiores nos cantos, bem como um ou mais quadrados menores no interior do padrão de código. Os códigos QR são conhecidos por sua rápida legibilidade e podem armazenar informações como endereços de sites, números de telefone e mensagens.


Sincronizar bandejas com o SkyDrive

No Corel CONNECT, você pode sincronizar suas bandejas com o SkyDrive e ter acesso a seu conteúdo a partir de outros computadores ou dispositivos móveis. Você precisa ter uma conta do SkyDrive para poder utilizar este recurso. 

Depois de fazer o login, você pode ver todas as suas pastas do SkyDrive no painel Bibliotecas no Corel CONNECT e visualizar seus conteúdos no painel de exibição.

Quando você excluir arquivos das bandejas, eles também serão excluídos do SkyDrive, caso as bandejas estejam sincronizadas. 
Depois de fazer o login, as suas pastas do SkyDrive aparecerão no painel Bibliotecas.
As bandejas são armazenadas em Usuários\[NomeDoUsuário]\Documentos\Corel\Corel Content\Trays.

Aplicar novos efeitos de bitmaps!

No CorelDRAW, você pode aplicar diversos efeitos especiais novos a bitmaps, incluindo efeitos artísticos; efeitos de câmera para ajustar a cor e o tom das fotos; e efeitos de textura de pedra, plástico, escultura em relevo e outras texturas. Ao implementar um efeito, você pode aplicar mais ou menos zoom utilizando a roda do mouse ou enquadrar arrastando a imagem.

O efeito Máquina do tempo recria estilos fotográficos do passado.


Os novos efeitos especiais são:


Desfocagem inteligentedesfoca uma imagem, mas mantém os detalhes das bordas. Esse efeito é útil quando se deseja manter as linhas e bordas aguçadas, como aquelas que formam as letras de um texto, quando você exporta uma imagem para um formato de arquivo que normalmente reduziria a quantidade de detalhes. Este efeito é ideal para remover ruídos e artefatos de imagens JPEG ou remover rugas de fotos.

Colorizar permite substituir todas as cores em uma imagem por uma única cor (ou matiz) para criar uma imagem de tom duplo. Você pode ajustar a saturação ou vivacidade das cores. Uma cor com 100% de saturação não contém branco. 

Uma cor com 0% de saturação corresponde a um tom de cinza. Com este efeito, você pode criar várias imagens de cor única. Por exemplo, uma matiz acastanhada pode criar um efeito sépia, simulando a cor de fotografias antigas.

Filtro de fotopermite simular o efeito de colocar um filtro colorido na frente da lente de uma câmera. 

É possível escolher a cor do filtro e,em seguida, ajustar a densidade e a luminosidade da cor.

Tonalização sépiasimula o efeito que se obtém ao tirar uma foto com um filme sépia. 

Imagens em tom sépia são similares a fotos em preto e branco 

(também conhecidas como fotos em escala de cinza), no entanto, os tons são em marrom em vez de cinza.


Máquina do tempo — permite que sua imagem volte no tempo para recriar alguns estilos 

fotográficos populares no passado. 

Você pode escolher entre sete estilos, que variam do ano 1839 à década de 1960.


Alquimia — transforma imagens em pinturas de mídia artística aplicando pinceladas. 

Você pode criar um pincel e especificar configurações de cor, tamanho, ângulo e transparência. 
Você pode também escolher a partir de vários pincéis predefinidos e salvar pincéis personalizados.

Mapa de lombadas — adiciona textura e padrões a uma imagem incorporando em sua superfície um relevo baseado nos valores dos pixels de uma imagem de mapa de lombadas. 

Os valores dos pixels da imagem de mapa de lombadas representam a elevação da superfície.

Você utiliza um mapa de lombadas predefinido ou carrega uma imagem personalizada de mapa de lombadas. Você pode especificar a superfície e as propriedades de iluminação do efeito.


Calçamento — faz com que a imagem pareça ter sido criada com calçamento. 

Você pode especificar o tamanho, o espaçamento e a granulosidade das pedras de calçamento.

Pele de elefante — dá à imagem um efeito enrugado criando uma sobreposição de linhas onduladas. 
Você pode especificar a idade da pele do elefante (até 100 anos), bem como a cor da pele.

Gravação — transforma a imagem em uma gravação. 

Você pode controlar a profundidade da gravação, a quantidade de detalhes, a direção da luz incidente e a cor da superfície de metal.

Plástico — a imagem pareça ter sido feita de plástico. 

Você pode especificar a profundidade da imagem, além da cor e o ângulo da luz que brilha no plástico.

Escultura em relevo — transforma a imagem em uma escultura em relevo. 

Você pode definir a suavidade do relevo, a quantidade de detalhes nele contidos, a direção da luz incidente e a cor da superfície.

Pedra — dá à imagem uma textura de pedra. 

Você pode especificar a quantidade de detalhes, a densidade do padrão e o ângulo da luz que atinge uma imagem. Pode-se aplicar um estilo de pedra predefinido ou criar e salvar um estilo de pedra personalizado como predefinido.

Desenhar arcos com a ferramenta Polilinha

Além de desenhar linhas à mão livre e segmentos retos, agora, você pode usar a ferramenta Polilinha para desenhar arcos circulares. Para obter mais informações sobre a ferramenta Polilinha, consulte Desenhar linhas.

Você pode manter pressionada a tecla Ctrl junto com a tecla Alt para restringir o arco a incrementos de 15 graus ou outro ângulo pré-definido, chamado de ângulo de restrição. Para obter mais informações sobre como alterar o ângulo de limitação, consulte
Para alterar o ângulo de restrição.

Suavização de objetos

Você pode suavizar objetos curvos para remover bordas pontilhadas e reduzir o número de nós. Como alternativa, você pode suavizar as formas, como retângulos ou polígonos, para dar a ela uma aparência desenhada orgânica.

Para controlar o efeito de suavização, você pode variar o tamanho da ponta do pincel e a velocidade com que o efeito será aplicado. Além disso, você pode usar a pressão da caneta digital.

Suporte aprimorado para câmeras digitais na Atualização 3

É possível abrir e importar arquivos de câmera brutos a partir de novos modelos de câmeras. A Atualização 3 oferece suporte para os modelos mais recentes de câmeras digitais, como:
Canon EOS 6D, 1DX, SX50
Casio EX-ZR100
Fuji X-E1 & XF1
Pentax K-5 II (s)
Samsung EX2F

Fonte: Corel.com/Help

E o Corel Draw X7 versão para Mac Os X, saí ou tá difícil? 

- De acordo com algumas pesquisas realizadas em fóruns e blogs sobre CorelDraw, e não são poucos, há uma gama de pessoas que não ficaram 100% satisfeitas com as últimas atualizações. Da versão do CorewlDraw X4, passando pela versão do CorelDraw X5, até o lançamento da versão do CorelDraw X6, realmente não há muito o que argumentar.

Um dos grandes reclames sobre as últimas duas versões é de que a Corel ainda não é compatível com Mac e isso tem afastado mutos usuários ou possíveis usuários, levendo-os para a concorrência, nada mais justo, afinal não tem tu, vai tu mesmo. Isso pegando bem leva pra não ser mais realista e dizer que “isso é uma vergonha”.

Muitos usuários experientes e com um grau de exigência acima da média, diz que a Corel desde a versão X4 o avançou muito pouco em relação a concorrência. De fato é obvio, mas muito já foi feito em relação a estabilidade e compatibilidade de arquivos, além de alguns aprimoramentos importantes.

Acredito que esse não seja o verdadeiro motivo para a empresa fazer alterações moderadas, eles não estão no mercado a mais de 20 anos atoa, devem saber muito bem oque estão fazendo. Oque você acha?

A versão 11 do CorelDraw, que é compatível com Mac OS X, além de não ter sido mais atualizada, nem mesmo com pacotes de correções, a versão 11 está lenta e compromete o desenvolvimento de projetos mais complexos.

Quem usa um Mac tem muitos outras opções, mas se ele quiser usar o Corel, nem pensar, com certeza irá usar um software da concorrência ao invés de usar uma versão desatualizada e instável como o CorelDrae 11 for Mac. Outra forma é emulando no Mac para rodar, já vi alguns casos em que usa-se o Boot Camp ou outras técnicas similares.
O que é Boot Camp?
Boot Camp é um utilitário incluído no sistema operacional Mac OS X v10.5 "Leopard" da Apple Inc. que auxilia os usuários na instalação do Microsoft Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 em computadores da Apple com processador Intel. (Wikipédia). Eu já testei e dá pro gasto.
Para baixar o Boot Camp já na versão 5 Clique Aqui.

Quais são as novidades do Boot Camp 5?

O Boot Camp 5 acrescenta suporte ao Windows 8 (64 bits). Use o Assistente do Boot Camp e uma unidade USB para instalar os drivers mais recentes do Boot Camp no computador. Esses novos drivers são compatíveis com Windows 7 (64 bits) e Windows 8 (64 bits). Você deve baixar os mais recentes drivers disponíveis a qualquer momento quando instalar o Windows.

A Corel está de olho no mercado Apple?


Image representing Apple as depicted in CrunchBase
Image via CrunchBase
Sim, a empresa está olhando para o futuro e antes mesmo do segundo semestre deste ano ela adquiriu a empresa Roxio, trazendo novos parceiros e novas possibilidades. 

Umas delas é a adequação de muitos de seus produtos já para os computadores da Apple. As vendas de produtos da Apple só crescem e isso, acredito eu que seja um dos motivos para a nova visão da empresa. Parece que estamos mais perto deste acontecimento do que imaginamos.

De acordo com fontes extra oficiais parece que desta vez a empresa irá desenvolver, finalmente ou melhor, compilar uma versão para Mac Os X, e, parece que será antes mesmo do X7 sair. 

Finalmente os ventos irão soprar a favor de quem tem um Mac Os X. A preocupação da Corel com relação aos usuários Apple já vem sendo observada a algum tempo, com a chegada de aplicativos como o Corel Paint it! Show, disponível para iPad, dentre outras medidas que a empresa vem tomando.

CorelDRAW X7 características e lista de pedidos

Já está rolando a tempos no fórum da Corel os pedidos da galera para a nova versão, e olha que não são poucos os pedidos. Confira Aqui no Fórum Oficial.

Eu mesmo gostaria de ver o CorelDraw X7 importando PDF como no tempo do CorelDraw X3, que importava várias folhas (páginas) e já as paginava de forma idêntica ao PDF, cada página em separado.

Quer maiores detalhes desta atualização?Curta Nossa Fan Page e ASSISTA a Webinar que está disponível no post desta semana.

Curca Saiba mais sobre os Novos Recursos em Ação do CorelDRAW ® Graphics Suite X6.3 Premium! - Descubra como tirar o máximo proveito com uma inscrição Sócio Premium.

Quer Baixar a Atualização do CorelDRAW Graphics Suite X6.3  Aqui 

Bom Galera, ainda há muito o que se especular a respeito e muito por esperar da Corel e você pode contribuir com isso. Deixe sua opinião, oque gostaria de ver na próxima versão e que ainda não viu.

Participe, interaja e compartilhe. Aqui o Espaço e Seu!!!
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

30 comments:

  1. O melhor desse pacote de atualização é que ele inclui os 2 pacotes anteriores... muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipão. Já está usando esta atualização? Que show, deram uma moral no velho guerreiro não é...rsrs Abração cara e esteja em casa.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim, apenas para premium. A tendência dos programas é esta técnica de assinatura. No Futuro apenas alugando vc puderá usar, ou desfrutar destas vantagens.

      Obrigado por participar.

      Excluir
  3. Infelizmente não tenho condição de comprar o Corel Draw X6, então eu uso pirata, uma pena não poder usufruir da atualização x6.3.

    Com relação a importar um arquivo pdf no corel com todas as suas páginas, "abrindo com" não resolveria o problema?

    Arquivo em pdf com várias páginas eu vou em "abrir com".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathas, você não é o único a usar pirataria, 90% dos usuários de Corel e de um monte de programas básicos são piratas. Com os preços e com a realidade do Brasil, seria uma hipocrisia dizer que a maioria usa original. Só em Sonho.

      Vou testar este método do PDF, abração e obrigado por participar, não deixe de compartilhar com suas redes, caso tenha gostado do Blog.

      Excluir
  4. Seria muito bom se o próximo corel fosse compativel com o mac, faz 2 anos que comecei a trabalhar em um imac e tive que aprender a usar o illustrator. Hoje domino o illustrator mas para algumas coisas o corel é mais agil, fora que 90% dos clientes enviam arquivos em corel. Com o corel no mac iria adiantar e muito meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que eu falo, perdem clientes em potencial e usuários que tem apego pelo programa,por conta de patentes e coisas do gênero. Espero que sim também, porque tem muita gente que gostaria de usar o Corel também, mas com um Mac é difícil.

      Aqui também é assim, só que 98% trazem arquivos em Corel.

      Obrigado por participar e interagir, não deixe de compartilhar com suas redes. Abração.

      Excluir
  5. Olá, conheci seu blog hoje e achei bem útil. Estou em vias de comprar a licença do X6 mas a versão de avaliação que instalei há uma semana vive dando bugs. É assim mesmo ou vai melhorar quando eu comprar a licença oficial? Outra coisa: vale a pena desembolsar uma grana para comprar a licença do X6 sendo que o X7 está no forno? Grata, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, não deveria ser não, mas isso pode ser instabilidade no sistema. Também não acontece com todos que usam a versão de demostração.

      Quanto a comprar a licença do x6 ou esperar, lhe pergunto uma coisa, você está em vias de ter que usar o Corel daqui pra frente para trabalho? Se sim, deve comprar logo e depois apenas atualizar. Agora se não for este o caso, espere mais um pouco, treine com a versão demo e tire mais dúvidas sobre o programa.

      É um investimento que vale a pena, mas, não é pouco. E a atualização para o X7, aliás, o seu lançamento ainda não está programado.

      É bom analisar tudo isso antes de fazer qualquer investimento deste porte.

      Obrigado por participar

      Excluir
  6. A única coisa que realmente alavancaria o corel seria a introdução de vínculos (isso, assim como no ilustrator)
    isso permitiria arquivos mais leves e menos travantes. Não entendo porque não fazem isso.

    ResponderExcluir
  7. O que realmente revolucionaria o Corel Draw seria o uso de vínculos de imagens (Assim como no Ilustrator) dessa forma teríamos arquivos mais leves e menos travantes.

    As imagens vinculadas poderiam ser tratadas, redimensionadas e visualizadas em alta resolução no photopaint, por dentro do Corel (como é atualmente feito) e salvas numa pasta de vinculos.

    Isso sim seria uma revolução e alavancaria o Corel. Fora isso, são só facilidades desnecessárias e mudanças redundantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste ponto concordo com vc, mas o Ilustrator não trabalha com múltiplas páginas. Desta forma é mais fácil programar na linha de vínculos a objetos externos. Acredito que este seja o maior motivo para não terem adotado este método ainda.

      Mas seria ótimo sim, porém com os anos de prática e maiores conhecimentos sobre o Corel os travamentos viram coisa do passado.

      Seguindo as regras de construção e aprimorando-se na aplicação de efeitos e ect... travamentos e perdas de arquivos são menos frequentes ou até inexistentes.

      Grato por participar e contribuir. Volte sempre.

      Excluir
    2. Galera! uso o Corel desde a versão 3.0 acompanho a evolução e retrocesso do programa a anos. Respondendo: Sim o Corel trabalha com vínculos. você precisa importar a imagem com o importador Ctrl + i, na aba abaixo de formats existe um espaço com escrito import. clicando abre opção para linkar entre outras. Assim o arquivo fica com uma versão baixa resolução na tela, vinculado a original. Semelhante a Indesign. O problema é que os usuários de Corel não estão acustumados com a rotina de fechamento com package, que enviamos para gráfica, assim é comum perdere-se os arquivos vinculados, passando o cdr de um lado pro outro. Quem trabalha com AI e ID, já está acostumado e não erra tanto.

      Excluir
    3. O Corel vincula sim, desde as versões anteriores, porém o comando está escondido na ferramenta de importação abaixo da aba de formatos de arquivos. Antes se não me engano era uma opção check. O alerta é que usuários não estão acostumados com isso e se fizerem vinculo ainda vão ficar com a sensação de portabilidade do arquivo cdr, repassando o principal e não as imagens incorporadas. Mas fica a dica para quem quiser usar. Sobre o illustrator, ele faz a paginação seguindo o conceito de pranchetas livres, processo do ilustradores de cartoon. Nesse caso use as ferramenta de pranchetas para nomear e organizar a exportação do pdf final, o resultado será um doc organizado em em páginas semelhantes ao corel ou outro programa paginado.

      Excluir
    4. É verdade e muito bem escondido. Eu particularmente não uso, mas sei que algumas pessoas precisam usar. Obrigado Arte Kiola pelo comentário.

      Saiba que você pode participar do dicas dos leitores aqui no Blog.

      Quando quiser fique a vontade para contactar-me. Desde já grato pela participação.

      Excluir
  8. Pessoal, estou com problema no corel x6, sempre aparece ""corel não respondendo"" não entendo pois trabalho com uma maquina com processador Amd Fx-8320 Eigtht Core Processador 3.51ghz - 24 Gb memoria -
    Sistema Operacional 64 Bits, se alguém poder me ajudar
    fico agradecido. Elymar(MP3)Caçu-Goiás

    ResponderExcluir
  9. Eu Tanbem Uso Pirata Mais Gosto Muito Desse Progama Um Dia Que Sabe Eu Compre Um Original E Aprende Muito Mais.

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde
    Conheci o seu blog hoje. Parabéns pelo trabalho.
    Uso o corel desde 12. Tenho a versão paga do X3 e pela demo do X6, noto muitas diferenças negativas. Não sei se com as atualizações estas ficam resolvidas.
    Por exemplo: O X6 não aceita as casas decimais com ".". Só aceita ",". Para quem usa o teclado alfanumérico é aborrecido.
    Outra flagrante é o icone prático do X3, de tratar os objetos como preenchidos e que o X4, X5 e X6 perderam.
    Vou esperar pelo X7.

    cumprimentos/Caetano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu Jovem, uma de suas duvidas fiz o favor de explicar bem direitinho no post de capa como configurar sua área de trabalho do CorelDraw X6 espero que goste e que tenha sanado alguma de suas dúvidas. Abração e obrigado por participar. Volte sempre.

      Excluir
  11. Resumindo, corel draw é uma porcaria mesmo!! programa pesado e bugado ao extremo. Ao invés de melhorar, só piora. Tirem essa praga do IMAC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que estejam acontecendo tudo isso com voce , seu Corel, pois aqui eu não sei o que é travamento a mais de 2 anos, e depois que instalei o X6 Atualizado, nunca mais tive travamentos, lentidões e perdas. Mas cada caso é um caso, pois não depende apenas do Corel e Sim de mais um monte de fatores para que tudo corra bem. Obrigado pela participação.

      Excluir
  12. Porque a corel não corrigr estes bugs? é para nós, antigos usuários sofrerem? tive que partir para a Adobe por causa da demora, dos prejuízos das perdas de arquivos e instabilidade do sistema. Tomara que o corel do Mac venha sem travamentos. Vc pode nos falar se esses velhos problemas do Corel Paw vão ser extintos no MAC? É o desejo de todos nós que trabalhamos com design. Obrigado e abraço todos vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Corel é Genérico ou Original, está atualizado?, seu sistema idem? E seus arquivos são muito complexos, efeitos sobre efeitos sem conversões para Bitmaps?

      Porque não sei se você notou, mas os comentários em geral falam muito bem desta última atualização.

      Grande abraço e grato por explanar aqui seu pensamento a respeito.

      Excluir
  13. O seu corel dá esses problemas todos que eu citei acima? Ou se comprar produto original e licenciado isso acaba, pois, gostava bastante de usar corel amigão. FIquei chateado por trabalhar em Agências e atualmente, sentir o preconceito que existe para quem ainda usa o corel draw. Particularmente, eu gostava muito desse programa e gostaria de saber o que posso fazer para melhorar? o windows é original e o corel não era devido ao preço e uso no Brasil. A versão 7 virá com menos defeitos? Eu era apaixonado por corel desde a primeira versão e fiquei chateado neste últimos anos pelos problemas que o programa genérico apresentaram desde o x4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como lhe disse acima, não tenho mais problemas com o Corel, agora quanto as agências terem preconceitos em relação ao Corel isso é normal, recalcados aqueles que não tem a agilidade do Corel, a velocidade de Criação e acima de tudo o suporte que é dado aos clientes, isso sem falar na segurança.

      Até agora a Corel não foi invadida por nenhum Hacker e roubou minhas senhas e cartões.

      Quanto ao Original, sim ele não tem travado, mas claro que é preciso saber se quem está travando mais, se o Corel ou o Usuário.

      Vide este post http://migre.me/gGGYl de um Programador colaborador e parceiro aqui do Blog. Cogite a possibilidade de comprar uma licença e voltar a família que mais tem adeptos no mundo.

      A versão X7 se for sair para Mac, com certesa irá travar é nunca, a menos que o usuário o faça por pilotagem errada.

      Grato por participar meu Nobre.

      Ps: Digo isso por que conheço o Corel Desde Sua Criação e Chegada ao Brasil.

      Excluir
  14. Realmente é uma pena a COREL não disponibilizar uma versão atualizada para usuarios de um mac eu mesmo tenho um e SINCERAMENTE não GOSTO DO AI gosto mesmo do COREL mas como Elieser da Silveira Falou não tem tu vai tu mesmo...Estou aguardando o Corel para Mac quem sabe vem esse ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos na torcida para tal, não tenho um Mac, mas se a Corel abrir as perninhas desta vez, sei que ajudará em muito na migração de usuários do AI que não estão sim tão satisfeitos com as últimas mudanças.

      Caro Dudu, grato por participar e fique tranquilo que se desta vez sair, você será avisado por nós, com toda a certeza é o post mais esperado da galera MAC. Abração.

      Excluir
  15. Vitor Ornelas Seria uma óptima ideia se o CorelDraw voltasse novamente para o sistema operativo OS X foi descontinuado a partir do CorelDraw 11, fui sempre um fã do CorelDraw embora, também trabalho noutros como FreeHand e Illustrator mas o Corel foi o meu primeiro desde a versão 3. Uso raramente o Corel x4 no Parallels mas não é a mesma coisa como se fosse no sistema da Mac porque à um "visual" algo muito diferente entre os dois sistemas operativos. Faço votos que reapareça em breve uma versão para Mac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Vitor, mas não estou acreditando mais, achava que seria agora no X7, mas não é de interesse deles. O que ao meu ver é um grande erro. Pois assim coo você temos muitos outros que adoram o CorelDraw, mas estão limitados a gambiarras para poder usar. Obrigado por participar e comentar! Seja sempre bem vindo!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim