10 novembro 2012

O que é WPAP Wedha Pop Art Portrait | Como Criar em CorelDraw?

10.11.12

WPAP é um estilo de ilustração, aplicado principalmente em retratos, onde através de formas geométricas e cores vibrantes se cria uma espécie de cartoon da foto, isso apenas utilizando linhas retas, preenchimentos fortes, vibrantes e contrastantes.

WPAP foi fundada por um dos primeiros ilustradores da Indonésia,  Wedha Abdul Rashid , que é carinhosamente conhecido como "O Pai da Ilustração na indonésia". 

Nascido em março de 1951,  Wedha ficou famoso pela criação de dois personagens icônicos - Lupus , um personagem fictício baseado em um romance escrito por Hilman Hariwijaya e NINOL , um personagem de desenho animado que ele criou para a Revista HAI.

Wedha criou o estilo de arte WPAP em meados de 1990/91, um pouco recente ainda e na época a técnica era conhecida como Foto Marak Berkotak.

Ele começou criando os tradicionais mosaicos, retratando pessoas em trabalhos próximos ao realismo. Com o tempo ele começou a trocar os blocos com tonalidades de pele humana por cores mais vibrantes e contrastantes.

O reconhecimento do seu trabalho veio com um convite para retratar vários personagens famosos ao redor do mundo. Ele retratou figuras populares, como Jimi Hendrix, Marilyn Monroe, Paul McCartney, Elvis Presley, Bung Karno, John Lennon, Jakob Oetama, Iwan Fals, Barack Obama e tantos outros personagens famosos.

Quais Softwares podem ser utilizados para a criação de Wpap?

marylin monroe in WPAP (Wedha's Pop Art Portra...
marylin monroe in WPAP
(Wedha's Pop Art Portrait)
By Dimas (Photo credit: dhions31)
Wpap Art Pop, Pode ser criada tanto em softwares de bitmap, como o Photoshop ou aplicativos vetoriais como COREL DRAW , ADOBE ILLUSTRATOR ou Inkscape.

No CorelDraw, particularmente parece ser uma tarefa menos complexa, mas é a minha opinião, claro que muitos irão se adaptar melhor ao seu programa preferido.

Você pode Criar Arte Wpap com uma certa liberdade, desde que siga a regra básica das retas vetorias e nenhuma curva na ilustração.

A partir de qualquer imagem digitalizada ou importada, você poderá criar belas artes WPAP, abusando do direito de usar a paleta de cores, claro que deve ter uma certa harmonia para que as características marcantes da imagem não sejam perdidas ou diluídas entre as cores e formar.

A cores no estilo Wpap utilizando CorelDraw X6.

Utilizando o harmonizador de cores do CorelDraw X6 e possível fazer alterações nas cores de forma fácil e dinâmica, garantindo um perfeito equilíbrio das cores em sua arte Wpap.

Também é possível guardas, salvar as paletas de cores utilizadas em suas artes para uma posterior alterações nos Perfis de Cores ou na utilização do mesmo perfil para outra arte Wpap.


Vaja Este Exemplo - By: Ndop Pokokme Slamet.

  

Você tem um vídeo em português criando Wpap em Corel Draw X6 ?
Você pode tê-lo exposto Aqui No Blog -


Como Faço para participar? Envie e-mail para [email protected] com o link.

Se seu vídeo for aprovado ele entra no post bem no lugar deste acima.


Aproveite mostre seu talento na Nova Categoria do Blog.

Conheça Algumas Regras Básicas de construção de WPAP! Afine-se com o Estilo Wpap de Vetorizar em CorelDraw.
  1. Nenhuma forma vetorial deve ser criada usando linhas curvas.
  2. Cada variação de cor deve ser articulada verticalmente ou horizontalmente.
  3. Cada forma deve combinar perfeitamente entre si.
  4. Todas as formas "vetores" devem ser feitas simples, sem qualquer gradação.
  5. O Número de cores também pode ficar a seu critério.
  6. As peças, blocos de vetores podem ser dispostos de acordo com sua visão da imagem em relação aos contrastes, luzes e sobras de referência.
  7. Caso não consiga seguir as regras a risca, faça como achar melhor, depois compare com outros exemplos a comunidade. 
  8. Veja um Tutorial Básico Wpap - por Toni_Agustian
     
  9. Wedha Abdul Rasyid  in WPAP (Wedha's Pop Art P...
    Wedha Abdul Rasyid in WPAP
    (Wedha's Pop Art Portrait)
    By Dimas (Photo credit: dhions31)
    Com o tempo você irá adquirir um estilo próprio ou, pelo menos uma técnica nova na 
    elaboração de suas peças, fazendo montagens cada vez melhores e mais elaboradas.
A técnica em si é muito interessante e teoricamente simples, lembra um pouco os famosos vitrais e mosaicos espalhados pelo mundo das artes. A principal característica deste estilo é a fuga do realismo curvo, sem a perda da legibilidade das figuras em traços retos.

Wpap já tem um espaço dedicado na Web?

Sim, Já há na Indonésia e Europa uma gama de artistas que se dedicam a elaboração de belas peças Wpap. Também já existe um Fórum da Comunidade bem estruturado para os amantes da técnica, com uma ampla galeria dos Artistas do Estilo Wpap. Também existem alguns Blogs que dedicam-se ao tema e apresentam inúmeras obras Wpap.

A falta de inspiração não será motivo para você não aprender e criar sua própria Wpap ou pelo menos tentar.

Wpap By @corelnaveia

Depois de colher diversas informações sobre o tema para fazer este post, de modo que nossos visitantes, seguidores e leitores pudessem conhecer esta técnica com o maior número de informações possíveis, não poderia apenas publicar o post sem se quer tentar fazer a minha arte Wpap.

1ª Tentativa:
Minha Primeira tentativa foi com uma imagem do maior craque de todos os tempos, o PELÉ. No começo não estava muito a vontade com o método de vetorização, mas após alguns minutos, tentativas e erros, fui pegando o gosto e jeito.

2º Tentativa:
Peguei uma imagem do nosso campeão Anderson Silva, o Spider e comecei a esboçar os primeiros traços, desta vez mais adaptado e com mais agilidade. Assim que terminei fiz os testes de cores, retirei as linhas, apaguei os perfis de cores, exportei para web e me dei por satisfeito, afinal foi o Primeiro Wpap e não posso exigir muito de mim. Depois Salvei também em cdr, eps e cmx.

Sei que está longe de ser uma genuína Wpap, muito menos está a altura do grande mestre Wedha Abdul Rashid. Não foi esta a intenção. O Importante mesmo é tentar.

A verdadeira intenção é apenas fazer com mais pessoas conheçam este método fantástico de brincar com as imagens e insinuar que coloquem em seu cardápio de aprendizado, mesmo que para o futuro. Em se tratando de arte e vetorização, sempre é bom conhecer novos estilos e tendências.

Faça o Seu Wpap!

JOLIE in WPAP (Wedha's Pop Art Portrait) By Dimas
JOLIE in WPAP
(Wedha's Pop Art Portrait)
By Dimas
(Photo credit: dhions31)
Não deixe de fazer também o seu Wpap utilizando o CorelDraw X6. E não se importe com os primeiros resultados, experimente cores e formas, observe as várias facetas que os artistas estão usando. A analise cores que sejam de seu agrado. 

Quem sabe você não desenvolve uma que irá fazer sucesso entre os apreciadores do estilo e possa até mesmo virar camisetas bem transadas.

Dica de um Mestre:

Comece sua arte Wpap com uma imagem famosa, que ainda não tenha sido utilizada.

Dê preferência para Personalidades Brasileiras, se for um também, escolha um personagem dos desenhos animados, filmes, apresentadores de TV, reality show  ou comediantes conhecidos.

A chance de seu Wpap cair no gosto da galera será maior. Já com uma imagem qualquer, como a da amiga da vinha do seu primo, as chances serão bem menores, além de pouco vendáveis.


Muito mais Sobre o Mundo Wpap.

Separei algumas ilustrações WPAP que achei pela rede mundial de computadores e alguns links úteis para você conhecer melhor este estilo e soltar a sua criatividade.

No final do post há alguns links para vídeo aulas no You Tube de como criar esse estilo de ilustração tanto no Ilustrator quanto no CorelDraw. Espero que gostem.

Vela Alguns Modelos nesta peque introdução Wpap



Links de referência:
Aprenda a fazer com os mestres do Wpap na a Comunidade Wpap.com
http://toniagustian.deviantart.com/gallery/
Mais Vídeos aqui: (Idioma Malaio)


Vídeo-aula no You Tube ensinando a  criar WPAP no Ilustrator  

(Idioma Malaio) http://www.youtube.com/watch?v=7kXhNr00cVg

wpapcommunity.com Youtube 

By Najeeb

Faça o seu, deixe um link aqui no Blog no comentários e mostre para o mundo a sua maneira de fazer Wpap também. Se Gostou da Dica compartilhe para que mais pessoas passam conhecer também. Até a próxima pessoal.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

17 comments:

  1. Respostas
    1. Que bom que alguém gostou, estava achando que ninguém gostaria da dica. Obrigado pela participação.

      Excluir
  2. Muito Legal, tô achando meio difícil mas é como vc disse: tem que praticar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim só praticando que conseguimos algum resultado, mas continue tentando, depois não esqueça de mandar o link para que possamos ver o seu trabalho. Grato pela participação e retorne sempre que puder.

      Excluir
    2. Queria fazer esse trabalho numas fotos da minha filha para os quinze anos dela como eu faço

      Excluir
    3. OLá Ana, para isso basta enviar a foto para analise e orçamento. Fico no aguardo de seu contato. poe enviar para: [email protected]

      Desde já grato

      Excluir
  3. Artigo maravilhoso, muito bem explicado! Parabéns aos colaboradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom C.Cordeiro que gostou, fiz com muito carinho e espero em breve fazer um vídeo meu mesmo para dar mais detalhes sobre o tema e dicas dos especialistas. Fico grato por seu comentário e pela sua participação!

      Excluir
  4. Olá. Não sabia o que era, por isso cheguei aqui. No CorelDraw, basta pegar uma foto e fazer um PowerTrace, diminuindo os detalhes e a suavização. É incrivelmente simples, dá quase o mesmo efeito na aplicação. Depois, se preferir, é só corrigir as poucas linhas que ficarem curvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por ai não, é uma outra forma, isso aqui é arte, da trabalho, raster é quebra galho não é preciso como a mão humana! Mas tá valendo para oque for fazer, isso já não sei! Grato por participar!

      Excluir
    2. Sim, Eu entendi o conceito. Inclusive, sou ilustrador profissional (jarbaslopes.com) com larga experiência em CorelDraw (embora não soubesse o que era Wpap-Rsrsrsr). A sugestão do Power Trace seria mais para quem não tem muito domínio com ilustrações. Obrigado pelo retorno.

      Excluir
    3. A sim, legal, vou ver sua página! Não costumo deixar links aqui nos comentários, mas no seu caso irei deixar para que mais pessoas conheçam seu trabalho! Dei uma olhadela por lá, parabéns, são bons seus trabalhos. Sucesso ai sempre e grato pela participação!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim