12 dezembro 2011

O que são Margem de sangramento e Margem de Segurança?

12.12.11

Margem de Sangramento (sangria)

Margem de Sangramento é um termo relacionado a impressão que descreve o que é impresso fora dos limites da página após seu corte. Um tipo de acabamento final de seus impressos, chamada até de peça final.

- A margem de sangramento é a parte ao redor de seu documento (peça) que minimiza o efeito do erro no alinhamento do papel para a impressão ou no corte do papel.

- Resumindo, é a borda da arte que será perdida no corte, por tanto, merece atenção.
Nos EUA e Reino Unido essa margem é normalmente de 1/8 polegada enquanto na Europa o comum fica entre 3 a 5 milímetros. 

Isso pode variar de uma gráfica para outra, algumas pedem medidas específicas que em geral são publicadas em seus websites ou pode ser enviado por e-mail um gabarito já com as margens definidas pela gráfica. 

Geralmente estes arquivos são enviados em PDF pela grande maioria das gráficas, algumas enviam em (CDR) nativo do Corel Draw.

A margem de segurança garante que sua peça gráfica não sofrerá cortes por sobre os elementos que compõem a arte.

  • Marcas de Corte

Linhas definidas pelo designer para indicar onde o papel deverá ser guilhotinado (cortado) Essas linhas são a fronteira explicita entre o conteúdo do papel e seu sangramento.

Nos casos em que é necessário o corte através com (Facas de Corte) as margens de sangria e marcas de cortes também são utilizadas.

Cortes com cantos arredondados ou cortes especiais como de embalagens e afins obedecem às mesmas regras do corte na guilhotina.

A diferença é que na “faca” geralmente se corta página por página (peça por peça) e a chance de erro é menor.

Criando o novo documento com a Margem de sangramento

No Corel abra um novo documento já com a margem de sangramento ou Sangria Ex:
Panfleto ou Folder:Margens de SangramentoTamanho da Arte103 por 153, Tamanho do papel = 100,0 mm x 150,0 mm
Marcas de Cortes em 10x15 ou 100x150 mm, Margem de Segurança (5,0 mm) Sangramento Externo (3,0 mm) (se quiser pode salvar este tamanho para futuros trabalhos) Salve como Panf 100x150.

Cartões de Visita:
Margens de Sangramento
Tamanho da Arte 93 por 53 -  Tamanho do papel = 90,0 mm x 50,0 mm


Marcas de Cortes em 9x5 ou 90x50 mm, Margem de Segurança (5,0 mm) (se quiser pode salvar este tamanho para futuros trabalhos) Salve como Card 90x50.

Imã de Geladeira 
(manda magnética):
Tamanho da Arte 52 por 42 - Tamanho do papel = 50,0 mm x 40,0 mm

Marcas de Cortes em 5x4 ou 50x40 mm, Margem de Segurança (2,5 mm) Sangramento Externo (2,0 mm) (se quiser pode salvar este tamanho para futuros trabalhos) Salve como Imã 40x50.

No CorelDraw vá em Visualização de Impressão, você encontra as seguintes opções:
Marcas de Corte Cartao

Visualização de página terceira ferramentaBarra de Ferramentas Impressão
1) Imprimir informações do arquivo 
2) Imprimir números de páginas
3) Imprimir marcas de corte
4) Imprimir marcas de registro
5) Barra de calibragem de cores
5) Escala de densitômetro

Demais peças gráfica menores a 5mm podem seguir a margem de Segurança de (2,5 mm) e Sangramento Externo (1,5 mm) cada gráfica poderá definir as suas, fique atento, para maiores detalhes, entre sempre em contato com a parte que irá imprimir e cortar suas peças.

Obs.: Você também precisará saber o formato de papel desejado para cada trabalho, cada peça gráfica, a fim de economizar nas impressões e adequar suas artes nos padrões gráficos de corte e impressão. Você pode ver esta  tabela de FORMATO . Espero que tenha ajudado a tirar mais estas dúvidas dos leitores e amantes do mundo gráfico.

Até a próxima e não esqueçam de comentar ou acrescentar conteúdo a matéria. 

Obrigado a todos pela visita e interação com o Blog.
Não deixem de compartilhar com suas redes de relacionamentos.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

5 comments:

  1. É um assunto tão simples de entender, mas os clientes micreiros não entendem, sempre mandam sem sangra ou setam apenas o pdf para a sangra gerando um documento com bordas brancas, Eita micreiragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mas fazer oque, é tentar colocar isso na cabeça da galera, esse também é nosso papel. rsrsr Grato por participar e interagir.

      Excluir
  2. Ajudou muito! Não trabalho na área, sou do administrativo de uma empresa pequena, então temos que nos virar para fazer de tudo um pouco. Precisava realizar algumas alterações em nosso folder, e na hora de enviar para a gráfica, cobraram isso. Não fazia nem idéia do que era, com a sua publicação, consegui fazer sem problemas! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana, isso é muito bom, além de ter te ajudado na tarefa você ainda aprendeu algo novo, isso é ótimo mesmo. Sucesso ai sempre e grato por participar. Ah e seja sempre bem vinda em nossa casa sobre CorelDRAW e artes gráficas.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim