15 março 2011

Como Converter em Curvas no Corel Draw de Modo Fácil e Prático

15.3.11

Como Converter em Curvas no Corel Draw de Modo Fácil e Prático

Você já deve ter ouvido esta expressão (Converter em Curva?), mas afinal de que se trata? 

Como Lidar de forma prática e eficiente na conversão de curvas e analise dos elementos do documento.

Na confecção das peças gráficas os Designers, Arte Finalista e até mesmo os iniciantes na área de criação Gráfica e publicitaria, devem saber do que se trata a “famosa” conversão para curvas.

Em miúdos, converter em curva é transformar (converter) para vetor o objeto selecionado, mesmo sendo texto, podendo ser editadas suas novas características. Como por exemplo, números de pontos (nós) curvas e formas. Ferramenta forma (F10)

No caso de Objetos como Elipses, Retângulos, Formas Feitas, Polígonos e fontes entre outros tantos objetos predefinidos que o CorelDraw, em particular possui, aplica-se a mesma regra, ao converter para Curva. 
textocurva2
Estes também serão Editáveis apenas como Curvas, neste caso se o Texto da peça estiver com erros de Digitação, o mesmo só poderá ser editado (corrigido) em sua cópia Original (aquele arquivo que você não converteu) e salvou juntamente com a versão curva.

Ex: CardTeste_curv_X5_4-1.cdr e CardTeste_4-1.cdr, você escolhe a versão que a gráfica ou destino aceita, isso no caso de curva, já no outro em formato de Texto, fica a seu critério. X3, X4 ou X5 ou anteriores. Salve como melhor lhe convém.

O importante sempre é atender a sua necessidade.

O 4-1 do exemplo representa aqui as cores que serão impressas, 4 (quatro) cores na frente e apenas 1 (uma) no verso. Isso não é a regra, no entanto em se tratando de organização e bugs em arquivos, é muito útil e eficaz. Também este método é por sua conta.
Gerenciador de Objeto
O aplicativo de modo geral (o programa), encarrega-se de interpretar que os mesmo possuem predefinições individuais e quais são, até que as convertamos para CURVA. 

Sendo assim sempre teremos como encontrar estas predefinições no Gerenciamento de Objetos.

A partir da conversão os objetos serão tratados de outra forma, exatamente como é chamado; OBJETO EM CURVA, seja em Camada 1 ou em mais de uma camada, não importa, ainda podem ser adicionadas outras.


Predefinições como: Sombras, lentes, preenchimentos degrades e mais alguns que também devem ser convertidos em Bitmap para casos específicos como Fotolitos, impressão Off Set, depende do caso e finalidade.

Após terminamos a elaboração da peça gráfica e a escolha das fontes para o Design, seja qual for essa arte, cartaz, panfleto, folder, filipeta, outdoor, revistas e qualquer outra peça que venha a passar por outro computador, sendo este para impressão em grande ou pequena escala é preciso sempre converter estas fontes em Curva.

A conversão é indispensável para que o arquivo seja visualizado e impresso de forma correta, exatamente como foi feito pelo criador (desenvolvedor).

O CorelDraw sempre esteve à frente destes quesitos, muitos profissionais da área é que não sabem como fazer isso de forma segura e rápida, em casos mais extremos não sabem como manipular o Gerenciamento de Objetos e tão pouco os próprios Objetos.

Isso é normal, nem todos buscam esmiuçar um aplicativo a fundo para só depois produzirem peças “profissionais”. Mas isso é outro post.

O processo de Conversão para Curvas pode ser feito utilizando as seguintes técnicas: Corel X5 como base. Converter em Curva
Vejamos as formas:
1. Com todos os elementos da peça desagrupados, você pode utilizar o gerenciador de objetos e procurar um a um os objetos, selecioná-los um a um ou pressionando CTRL, ir clicando onde você encontrar as fontes, representadas pela figura da Letra (A) e suas definições que são ou texto artístico ou texto parágrafo. (IMG acima do gerenciador de Objetos)

Est Text
2. Com os elementos agrupados, você pode com o CTRL pressionado clicar diretamente nos textos da peça gráfica e logo após em CTRL+Q e ir fazendo isso texto a texto até não restar mais nenhuma fonte na peça.

Para conferir vá até o Menu Texto e em Estatísticas de Texto, se estiver aparecendo o número 0 para as opções é porque estão todas convertidas.

3. Agora a forma mais segura e prática. Pressione Ctrl + A (para selecionar tudo) e clique em desagrupar tudo na barra de propriedade ou Pressione Ctrl+U, depois no menu editar e em Selecionar tudo, no menu desdobrável vá em texto.

Isso selecionará todo o texto de forma segura e instantânea, agora que estão selecionadas automaticamente pressione CTRL+Q é só conferir no Menu Texto e em Estatísticas de Texto. Pronto.

No Corel Draw as fontes também são interpretadas como uma predefinição, assim como Linhas Guias, Nós e Objetos cuja conversão não fora feita.


Obs: Power clip; você deverá editar o Power Clip (atalho: Ctrl pressionando+clique sobre objeto contendo o Power Clipe).

EstTestoSiga o Procedimentos 3. e logo em Finalizar edição. (atalho: Ctrl+Clique Fora do Power Clip. Lembre-se que na grande maioria das gráficas não são aceitos Power Clip. Consulte gráfica ou bureau de Impressão e destino do arquivo.

Dica: Manter sempre uma cópia do arquivo em formato.cdr com o texto sem a conversão é fundamental para uma futura correção ou até mesmo um aproveitamento de textos da peça. Para uma nova criação.

Em casos em que o cliente irá corrigir a arte, o ideal é enviar as peças apenas para visualização em Formatos não editáveis como JPG, PNG ou PDF, média resolução e marcas d’água se desejar, mas mesmo na confecção do PDF é recomendável criar o mesmo com os textos em Curva, nas opões da conversão do Corel, vá em Arquivo – Publicar em PDF e na opção Configuração ao lado esquerdo de Salvar. Na próxima tela vá em Objeto e marque a opção exportar todo o texto como Curva e OK. Depois em Salvar.

CorelDRAW.com for iPhone
CorelDRAW.com for iPhone
(Photo credit: CorelDRAW)
Sempre é bom Salvar arquivos e em particular o arquivo (.CDR) com Nomes sem caracteres especiais Ex: (+^ç~)(&¨%$#@!”’|\?=). O Bom é evitar a todo custo, em qualquer arquivo, mesmo um (.Docx) do Word.

Exemplo: cartao_dr_marcos_curva_vs-X5_4-1_CMYK.cdr . Se a gráfica exigir nomes pequenos, salve assim: cardrmarc_curv-X5_4-1.cdr. Organizar-se é sempre bom.

Eu no Fundo gostaria de ter feito uma vídeo aula sobre o assunto, mas é sempre bom o velho texto, se depois ele vai virar curva ou não, isso não importa. 

O importante é passar a mensagem e ajudar nossos leitores a entenderem cada vez mais este mundo de Curvas, CMYKs e RGBs.

Assista ao Vídeo e Leia também este Post"CorelDRAW X8 - ConvertAllToCurves | Nova Extensão Free Converte tudo em Curvas".
  


Você terá outras opções de como fazer este procedimento de forma automática direito do CorelDREAW com a macro da Corel "Arquivo CORELEXTENSION" (.CorelExtension). Novo Sistema de Instalação (Veja no Vídeo)
Apenas para CorelDRAW X8 a ConvertAllToCurves.CorelExtension também FREE Aproveite. E...



...Receba um Bônus Surpresa! ConverteCurva.GMS (Free) for X5/X6/X7/ e X8.
Uma Macro GMS FREE - que estou liberando a todos usuários do CorelDRAW e Leitores do Corel na Veia. Espero que gostem. 

“Obrigado a todos pelo carinho e visitas e não se esqueçam de complementar o tema com seus comentários essencialmente úteis para mim e para os leitores do Blog”. Comente fique a vontade.

Texto/imagens: Leo Silveira: [email protected] – todos os direitos reservados: Corel na Veia, cópia, reprodução parcial ou total não autorizada.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

14 comments:

  1. Estou com um problemão, salvei um arquivo esp no AutoCad para abrir no Corel, até ai tudo bem, ma quando salvo em PDF o arquivo fica incompleto, não sei oq pode ser.
    Please

    ResponderExcluir
  2. Tente converter elementos que sejam vetor com efeitos para bitmap. pode ser que ajude.

    Outra coisa é ver se seu corel está com o SP1 e Sp2. Mas geralmente quando isso ocorre é pelo fato do arquivos estar muito pesado e com muitos efeitos, desta forma nem sempre o Corel consegue converter com detalhes.

    Tende minimizar os efeitos convertendo-os antes de fazer o PDF e vá testando as predefinições nas propriedades do PDF, isso no Corel mesmo ok.

    Espero que ajude.
    Obrigado pela visita e interação.

    ResponderExcluir
  3. nao sei o que houve no corel, nunca deu problema, e agora o atalho crtl+A só serve pra selecionar todos os objetos, não mais para selecionar todo o texto. O que faço pra voltar ao normal, selecionar o texto com o mouse nao é nada pratico.

    ResponderExcluir
  4. Restaure como de fábrica pressione o F8 e mantenha pressionado - Clique no Atalho para abrir o Corel com o f8 pressionado até que apareça a mensagem que lhe perguntará se vc quer restaurar as configurações originais. Clique em Sim e seja feliz novamente.

    Abração e Obrigado pela interação e visita.

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que deu em meu corel, mais as vezes ele trasnforma sozinho os textos em curva.
    Me ajuda ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente reparar seu Corel, Configurações de Fábrica e Depois veja se vai acontecer novamente. Obrigado pela participação.

      Excluir
  6. problema ao converte uma linha de texto em curvas, ex: tenho 3 palavras nessa linha de texto, cada palavra esta com uma cor diferente da outra, ao converter em curva todas as palavras ficam com uma unica cor, nao mantendo as cores que determinei quando ainda nao estava em curva.
    Voltei as configurações de fábrica mas nao deu certo, testei no x6 que fez corretamente como as versões anteriores a ele. Alguem com o mesmo problema no X7 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è preciso quebrar as palavras para que isso seja possível. Escolha as cores das palhavas e depois dê CTRL+K Quebrar Agora selecione todas as palavras e CTRL+Q agora vai dar certo. Sempre que convertemos um grupo de palavras em curva elas são combinadas e isso faz com que ela fique com uma cor apenas. Ok Desde já grato. Abração e grato por participar.

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, segui as dicas do Elieser mas não deu certo, alguém sabe como solucionar? O problema só ocorre no corel X7.

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema, segui as dicas do Elieser mas não deu certo.... Alguém conhece uma solução? O problema só ocorre no corel X&.

      Excluir
  7. o comando control q, não transforma em curva o texto, mudou comando ou e problema do corel x7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Comando permanece este CTRL+Q - No Seu caso aí pode ser algum problema com a versão, tente atualizar para as versões mais atuais do CoreDraw X7 ok. Desde já grato.

      Excluir
  8. Galera estes problemas são por falta de atualização, é preciso atualizar para corrigir estes problemas ok. Desde já grato.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim