04 maio 2008

Produtividade sem Desperdício

4.5.08

Produtividade sem Desperdício @corelnaveia

Como Ter Produtividade sem Desperdício na sua Gráfica ou Home Office?

Houve um tempo em que existiam muitos padrões de tamanho de papel em diferentes locais, mas hoje há basicamente dois sistemas em vigor:

O sistema internacional (DIN A4 e derivados) adotado na maioria dos países, e os formatos adotados nos EUA e Canadá (como o letter).


A maioria das gráficas trabalham com diversos tamanhos de papel, por exemplo: 96 x 66 cm, 112 x 76 cm, 117 x 89 cm, etc.

Na hora de fazer um orçamento, a base para a conta é o número de folhas que serão usados na confecção do material gráfico.

As sobras que seu formato gerar estarão inclusas no papel, portanto utilize sempre uma tabela de formatos e aproveite ao máximo o papel.

Analise que tamanho será melhor para um aproveitamento de material, tempo e mão de obra. Não invente tamanhos fora dos formatos padronizados que lhe ajudariam em muito no valor final do trabalho.

Em alguns casos especiais em que o cliente está disposto a pagar mais caro, mesmo sabendo que haverá desperdício, procure fechar o negócio, mas tente colocar algo que se encaixe a esta sobra, mesmo que seja uma pequena tiragem, acaba valendo apena.

Outra dica é ler e baixar este (PDF) (Guia Prático, Menor Desperdício, Maior Produtividade na Gráfica) distribuída pela SPP-NEMO e que estava na Net ( blog milsul ), mas um pouco escondido.
Ele ajuda nessas pequenas dúvidas e é uma excelente leitura para quem trabalha na área gráfica.

Aliás, nesse endereço, tem uma dicas bem legais pra gráficos, não li tudo, pois conheci hoje, mas o pouco que li me ajudou bastante.

Também preparei dois arquivos em CDR X3 para ajudar a galera que ainda não tem prática nesse negócio.

Um deles trata-se de uma tabela de FORMATO com 40 páginas e suas divisões exatas dos formatos de impressão mais utilizados nas gráficas.
O outro trata-se de um arquivo CDR X3 com uma página no Formato A0, mostrando as divisões feitas para se chegar nos formatos mais conhecidos como o A4, A3, Letter e Legal.

Caso prefira apenas ver clique para tela Cheia, se não conseguir voltar ao blog, pressione Esc. ou Alt.+F4 para sair de Tela Cheia

Vale a pana baixar.
(clique no Ícone abaixo para baixar)

E abaixo a tabela de Formatos
Não contém senha.

Não deixem de comentar, suas dívidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas.
Obrigado! e Não deixe de Compartilhar.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

6 comments:

  1. fala ...blz manda pra mim faz favor...abraço ateh mais... [email protected]

    ResponderExcluir
  2. Legal Cara. Manda pra mim a senha ! [email protected]
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. aí galera, os arquivos deste post estão linkados aqui mesmo, basta beixar e não estão com senha. Caso esteja é corelnaveia ou http://corelnaveia.blogspot.com , Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. link quebrado da tabela!
    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Já corrigido, grato pelo toque...e Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim