01 dezembro 2007

Corel Draw lento...O que é isso....?

1.12.07


Corel Draw lento...O que é isso....?

Porque meu CorelDRAW está lento? Tem como melhorar a velocidade de arquivos do CorelDRAW? 

Pessoal, acredito que essa dica pode ajudar muita gente.
Serve para corel draw, 11,12 e 13. e em alguns casos até em X4, X5 e Agora X6


O pessoal está reclamando que determinados arquivos pequenos ou grandes que demoravam muito tempo para abrir no CorelDRAW! Ex.: arquivo com 700KB, tempo de 5 minutos pra abrir.
Descobri o seguinte:

1- Abri o tal arquivo demorado, fui em FERRAMENTAS/ESTILO DE COR, abri a pasta que aparece nesta janela de encaixe com duplo-click, encontrei lá dentro mais ou menos 2000 cores, sendo que este arquivo só utilizava 8 cores.

2- Apaguei todas essas cores, salvei o arquivo. Abri novamente e não demorou mais do que 5 segundos para carregar. 

Em alguns arquivos eu encontrei apenas o ícone da cor, ou um símbolo doido lá, apaguei apenas eles e também carregou mais rápido. Acabei descobrindo que o corel draw adiciona essas cores automaticamente e não sei porque ele não as retira, coisa de Corel mesmo, não dá pra entender.

É um histórico de estilos de cor, algo parecido, coisa de programador que não usa o que programa. Meu conselho é: ao começar um novo arquivo, fique de olho nessa janela. 

Eu costumo trabalhar já com as definições abertas (Estilo de Cor, Gráfico e Texto “Ctrl+F5” e Gerenciamento de exibição “Ctrl+F2”) e já vou limpando antes de fechar a arte.

Veja exemplo de minha barra personalizada Aqui.

Quebra uma árvore.

Obs.: Nunca importe um arquivo (bugado) ou uma parte dele para arquivo novo, ele vai trazer junto esses problemas.Como no exemplo do arquivo de 700K, ao fazer a limpeza o mesmo ficou em torno 40K.O pessoal importava muita coisa de outros arquivos para começar um novo e assim foi se acumulando, até chegar a um ponto que levar de 10,20 a 30 minutos para abrir um arquivo.


Outra Dica Boa. (RESTAURAR PADRÃO DE FÁBRICA - Defout - )

Para restaurar o padrão de fábrica, pressione F8 e clique no ícone do Corel pra abrir, fique segurando até que ele pergunte se você quer restaurar o padrão, clique em sim e veja a diferença. Depois configure o seu modo e salve seu padrão novamente.

Enquanto abre seu arquivo, leia com atenção:
Percebi nos últimos meses um número muito grande de pessoas reclamando que o CorelDRAW está lento, demorando em abrir os arquivos, mesmo um em branco, pois bem, abaixo esta à descrição do problema e as possíveis soluções.

Primeiro:
Precisamos entender, por que ele fica lento. Ocorre que existem duas formas de você gravar pré-definições de cores e formatações de texto e gráficos. A primeira é a criação de scripts e macros, parecido com a forma que se faz no Word, por exemplo, desta forma você cria um arquivo externo com as definições e chama quando precisar.

Segundo: Veja em seu corel no menu ferramentas as opções de visualização de estilos de gráficos e textos além do estilos de cor. Fazendo desta forma, você adiciona um estilo, por ex, de tamanho e cor de uma determinada fonte, dentro do próprio arquivo que está em uso. Logo se você está utilizando um arquivo qualquer e importar outro arquivo onde foram criados mais estilos, eles se adicionam no arquivo que você está trabalhando.

Algumas pessoas que trabalham com CorelDRAW, utilizam este recurso de estilos e criam centenas deles, milhares, às vezes e um arquivo de tamanho real de 300kb pode ficar com 1.3 Mb ou até mais; e isso pode ser pouco, mas se você considerar que o tempo de leitura e processamento do arquivo vai aumentar em mais de 3 vezes, torna-se um absurdo.

Visto que os estilos são carregados TODOS na memória, isto é, além do tempo de leitura e gravação dos vetores e bitmaps do arquivo em disco, ainda temos o tempo de verificação dos estilos, gravação na memória, geração das listas com eles e assim uma série de procedimentos que demandam tempo e deixa o usuário quase dormir ao abrir um arquivo no nosso bom, amado, problemático e velho CorelDRAW.

Se você já está de cabelos em pé com tudo isso, ainda existem aqueles usuários, eu me incluo, que modificam alguns atalhos do CorelDRAW para facilitar algumas tarefas, lembrando que quando você termina as pré-definições deve clicar em Ferramentas, salvar definições como padrão e sua área de trabalho também.

Se naquele momento estiver com um arquivo carregado de estilos abertos, esses estilos tornam-se padrão (Default) para TODOS os arquivos que você criar, mesmo novos, mesmo que você não importe absolutamente nada e não coloque nenhum objeto dentro do arquivo, isso torna as criações de arquivos novas, lenta e demorada.

Não existe solução aparente a não ser ir até as cortinas de estilos de gráficos e texto e estilos de cores, apagar um por um dos estilos, pois o corel não deixa selecionar todos e apagá-los de uma vez só.

No caso da janela de estilos de gráficos e texto, você poderia ir num micro sem os estilos, salvar pelo menuzinho da janela (template, save as...) de gráficos e texto padrão (são no Máximo 10 estilos diferentes) num arquivo chamado CorelDraw.CDT e sempre que encontrasse um arquivo cheio de estilos ir ao mesmo menu e clicar em (tampa-te loa) abrir, e sobrescrever os estilos antigos pelos atuais.

Nas versões anteriores isso dava certo por que não era tão lenta a abertura dos estilos, no caso do corel X3 somente a abertura da cortina de estilos demora uma década.

A solução que eu acredito ser a mais rápida, parte da desinfecção do Arquivo .cdr do corel pelos estilos e a exportação dos arquivos em CMX (Corel Presentation Exchange) que é uma extensão nativa de um programa que vinha, se não me engano, com o Corel draw 7 ou 8, chamado CorelDRAW Presentation que fazia o mesmo trabalho, por exemplo, do PowerPoint.

Então vamos lá, mãos a obra: Vejamos se seu corel está “infectado” com estilos.

Abra um arquivo novo e verifique na barra de ferramentas Padrão (Standard) a definição do ZOOM, que deve estar como 100% quando o arquivo é criado. 

Clique na seta do lado com um triângulo apontando para baixo e verifique quantos estilos tem ali. 

Se tiverem não mais do que 10 ou 15 seu corel está bom, agora, se houver mais do que isso, uma lista enorme, você está realmente precisando das dicas abaixo.

1- Desinstale seu Corel Draw pelo menu de adicionar e remover programas do Windows Remova algumas pastas que estão citadas abaixo, se a instalação não removê-las:
• \arquivos de programas\arquivos comuns\corel
• \meus documentos\corel usuário files (veja se não existem arquivos que você precise nesta pasta) • Arquivos de programas\corel

A) Reinstale o pacote do CorelDRAW como faz normalmente
B) Verifique a criação de arquivos novos, se está na “velocidade” normal ou continua lento (deve ter resolvido)

2 – Exportando Arquivos
De qualquer forma, você terá que abrir os arquivos minados de estilos uma vez, para poder converter o arquivo, porém lembre-se, quando abrir, não utilize a opção Salvar configurações como padrão para não infectar seu CorelDRAW novamente. Válida apenas para versões antigas.

Abra um arquivo infectado (recomendo comprar petiscos e fazer um cafezinho nesta hora) 

Exporte o arquivo na extensão CMX.

A) Feche o arquivo (abandone os biscoitos)
B) Abra um arquivo novo e importe o arquivo CMX que você exportou!
C) Salve o arquivo normalmente como .cdr e pronto.

A extensão CMX faz aquilo que a CDR deveria fazer, limitar-se a exportar apenas o conteúdo do arquivo SEM os malditos estilos que tanto atrasam nossa vida.

Agora salvando o arquivo CDR você vai ver que ele abrirá mais rápido que uma mordida no biscoito e um gole de café.

Também aplica-se a arquivos que parem não estar salvos, mesmo sem tê-los alterados. Quando se abre mais de um arquivo e não os altera, mas quando trocamos para outro arquivo com estilos, o botão de salvar sempre aparece como se não estivesse salvo. Nas Versões atuais o (*) Asterisco é apresentado na aba do documento (2019/2020)

ATENÇÃO: Fiz um teste simples com um arquivo com lente, bitmap dentro de Powerclip e Powerclip normal e a extensão CMX não alterou as características do arquivo, porém como se trata de uma exportação e de um outro formado de arquivo, é bom ter um Print ou uma versão em JPG (Rgb) do arquivo a ser exportado como CMX, para conferência, em se tratando de Corel todo mundo sabe que tudo pode acontecer. Por tanto todo cuidado e pouco.

O ideal é as agencias ou criadores de arquivos se habituarem a tais práticas, para que no desencadear do envio dos arquivos para as gráficas, bureaus e prestadores de serviços, os estilos não caminhem juntos, porém é importante que os arquivos (elementos gráficos) utilizados nas confecções das artes por parte dos recebedores (steps de cor, registros, cruzetas, logotipos, fichas de aprovação, etc.) estejam também desinfectados e analisados com afinco.

Acredito que, pela nossa escolha ao tão problemático e conquistador CorelDRAW, precisaremos nos unir e resolver juntos um problema que atrasa nosso trabalho e que nem mesmo a própria COREL sabe como resolver.

Esperamos que na próxima versão, claro depois dos bugs já resolvidos, eles também resolvam este de uma vez. 

Coisa que pelo visto só será resolvido no X5 ou X6, (assim esperamos.) #SQN.

Espero ter ajudado mais um pouco nessa questão.
Caso tenha algo a acrescentar a esta matéria fique a vontade para comentar, ou nos enviar um e-mail com sua explanação.

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike License.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

120 comments:

  1. CAra vc conhece de corel msm!
    valew d+
    muito obrigado!
    Robson Nery - Goiânia - GO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! Me ajudou muito! Deus lhe abençõe!!!!!! Tava doido aqui já!!! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Léo... sua dica me foi muito valiosa...
    Mas eu continuo com um problema e tvz vc possa me ajudar...
    Depois de limpar os efeitos de cores, gráficos e texto, e visualização, supostamente meu arquivo deveria estar leve e salvar com facilidade, certo?!
    O que acontece é que já na hora de salvar ele trava, aí eu tenho que forçar o fechamento, mas o arquivo continua salvo. Só que para reabrí-lo, ele continua demorando, às vezes mais de 5 minutos para abrir um arquivo relativamente simples. E quando abrem não possuem nenhum estilo...
    Isto não acontece com os arquivos novos, criados já sem estilos.
    Pode me ajudar, por favor???
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Você já tentou exportar como CMX e depois importar e salvar novamente como CDR?...Veja se isso irá resolver, se não, pode ser uma curva que não está completamente fechada ou um degradê mais elaborado...Corel tem dessas coisas mesmo...Tente fazer isso que falei, depois me fale...vlw
    E obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Léo... Obrigada por responder!
    Tentei o que vc me disse mas o problema se repete. Isto apenas com arquivos velhos, com os novos, já salvos sem estilo, tá ok.
    Limpo os arquivos, e mesmo assim continuam lento e travando no salvamento. Já reinstalei 2x o Corel, e nada...

    ResponderExcluir
  7. Carol, se quizer me mandar o arquivo pra eu dar uma analizada, sem problemas, farei com o maior prazer, também gosto de desafios assim. Agora se preferir tente agora Convertê-lo para PDF depois importe pra o Corel e Exporte novamente como CMX só então importe pela última vêz e salve como Cdr, versão 11 ok...se mesmo assim não adiantar,me envie que eu te dou essa bola...vlw..abração e obrigado pela visita e coments.

    ResponderExcluir
  8. Léo, estou com um problema diferente. Assim que reinicio o micro, o corel abre tranquilo, até mesmo um arquivo em branco (novo). Porem com o passar do dia ele vai ficando lento. Mesmo fechando e abrindo ele novamente. Só quando reinicio ele volta a ficar rápido. O que pode ser isso?
    OBS. Não é apenas o meu, mas o de todos da agência. Illustrator e InDesign vão facil, não tem erros. Apenas o Corel

    ResponderExcluir
  9. Olha cara, não sei se pode ser isso que estou pensando, mas mesmo assim acho que vale apena restaurar as configurações originais de fábrica do aplicativo. quando vc estiver abrindo o Corel, precione a tecla F8 e fique apertando até que apareça a menssagem, daí dê ok. se isso não adiantar, veja se algum arquivo pode estar contaminando o corel com o perfil de cores. Se mesmo assim não adiantar, aconselho a reistalar e limpar os registros antes em iniciar/executar/ e digite regedit, depois faça uma busca por qualquer registro do core que ainda estaja na máquina, só depois instale novamente. espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. Lé, muito obrigado, cara. o pessoal aqui do trampo achava q eu tava doido até outros arquivos ficarem 'bugados'.
    mas agora fiz uma geral nuns 15 arquivos e tá td jóia.
    abração e muitíssimo obigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Que nada Cara, é um prazer poder ajudar vcs, usúários do Blog, sepre que precisar cara, é só deixar um recado que assim que puder estarei entrando em contato e tentando resolver da melhor maneira possivel. Obrigado pela visita, e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu trabalho como resposnsável pelo suporte interno em uma agência de desenvolvimento web e um dos designers que entrou recentemente (e também foi demitido recentemente hauehuae) reclamava de lentidão para abrir os arquivos dele, e eu não sabia que eram esses estilos do cão aí. Abri um dos arquivos dele (levou exatamente 2h e 1 minuto para abrir) e exportei como CMX, fechei tudo, quando abri o arquivo abriu em 2 segundos... Você ajudou a salvar a empresa, na real... Imagina a demora que os designers estavam enfrentando para abrir estes arquivos? Eu não fazia idéia do que era porque eu nunca usei Corel, e nem os designers que trabalham há vários anos com o programa sabiam disso...

    Muito obrigado MESMO pela dica, novamente te dou a certeza: você salvou a empresa de atrazar projetos por causa dos arquivos que o infeliz fazia hehe.

    ResponderExcluir
  13. Perfeita a postagem. Segui teus passos e outras dicas de outros blogs e fóruns. Depois de horas testando alternativas, Fiz 2 passos que estão ajudando bastante:

    1 - Não reinstalei o Corel, apenas reiniciei ele segurando o F8 e restaurei as configurações de fábrica. Com isso ele ficou "zerado"
    2 - Em Ferramentas > Opções > Documento, deixei marcada apenas a opção "Opções Gerais".

    Com isso, arquivos novos são criados e abertos instantaneamente e nos estilos de cores aparecem apenas as cores que estão no documento. Mesmo que eu esteja com 3 arquivos simultâneos, ao salvar um ou outro, ele não incorporou as cores dos outros documentos, apenas as que constam nos elementos do arquivo.

    AQUI NA AGÊNCIA, FIZ ISSO EM TODAS AS 6 MÁQUINAS. Por enquanto os arquivos NOVOS estão mais leves e mais rápidos de trabalhar. Arquivos antigos continuam lentos para abrir e salvar. Mas não estão contaminando o programa e nem arquivos novos.

    Abraço e obrigado.

    Rafael Zart

    ResponderExcluir
  14. Meu amigo vc me ajudou muito, sera que o corel 14 continua com esse problema?
    Você já testou essa nova verão?

    Grata
    Marlene

    ResponderExcluir
  15. Pelo que me consta sim, em algumas cópias isso continua acontecendo, em outras, segundo alguns usuários não, Na cópia que eu testei aqui sim, continua essa palhaçada, porque na boa, isso tinha que ter como desabilitar na boa, sem ter que usar de macetes como estes que esplico aqui. Marlene Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  16. Caro Amigo,
    ..Esse seu post é realmente e extremamente util, parabéns!
    ..Eu já estava enlouquecendo com essa demora sem saber o porque. E sua dica, de limpar os perfis, resolveu o problema para novos arquivos.
    ..Mas, acontece que eu tenho mais de 1000 (isso mesmo, mil)arquivos em cdr no pc, e realmente preciso deles, acesso uns 20 ou 30 deles por dia, importando ou copiando e colando... e recebo muitos arquivos de outros profissionais também, será que nao tem mesmo um jeito mais fácil, tipo, clonar as configurações de um certo arquivo(limpo) para todos de uma lista(sujos)? Porque abrir um por um, exportar, importar e salvar de novo, sendo mil arquivos... é quase impossível!
    ..Só pra saber: estou usando a versão X4, eu já tinha o problema no X3, e piorou no X4.
    ..Quando é que esse pessoal da corel vai dar um jeito nisso hein!
    ..Se puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Olhe amigo...é difícil achar coisa séria e de qualidade por aqui..
    esta sua dica de exportar em CMX e depois salvar ..matou a pau..
    parabéns...

    ResponderExcluir
  18. ia blz meu corel mesmo exportando com cmx quando importa pra uma pagina em branco ele da um erro e fechar tudo não da certo queria saber se alguém tem uma resposta pra isso

    ResponderExcluir
  19. LÉO, VALEU, AQUI DEU CERTO A DICA QUE DE EXPORTAR EM CMX, ABRIR UM NOVO, IMPORTAR E SALVAR EM CDR, ABRAÇO E PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  20. Pois é, geralmente dá certo com todos, mas para quem não consegue, fica essa dúvida, porque não deu certo. Pode ser muita coisa, por Exemplo: pode ser o arquivo pesado d+ ou complexo em seus elementos de págicas, pode ser um bug no arquivos, e pode ser o puloto, me desculpem, mas em alguns cassos é o piloto mesmo. Aqui geralmente todos conseguem, que não conseguir, deve tentar com outro arquivo para tirar a dúvida se é do arquivo mesmo ou se pode ser outra coisa. desde já grato.

    ResponderExcluir
  21. valeu pessoal, vou testar aqui e vamos ver no que vai dar.

    para selecionar todos os estilos, basta vc selecionar o primeiro segurar o shift e cliar no ultimo. ai seleciona todos.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Léo Silveira e amigos do blog!
    Claro que como usuário do Corel Draw também enfrentei (e ainda enfrento) os mesmos problemas e dúvidas. penei durante meses - e cada dia mais assustado - com arquivos que levavam intermináveis minutos para abrir.
    Quero apenas reforçar a dica do Léo Silveira de exportar como CMX. Ela resolve TODOS os problemas relacionados aos arquivos contaminados com esses estilos. E, de quebra, ainda elimina outros dois probleminhas "embutidos" nessa mesma questão: abram o Gerenciador de Exibição (Ctrl + F2) e Estilos de Gráfico e Texto e entenderão um pouco mais do problema. Histórico de exibição (Zoom para + ou para -) e,muitas vezes, dezenas ou centenas (até milhares) de estilos de texto ou gráficos armazenados no arquivo.
    Até agora só conheço o método descrito pelo Léo Silveira (Salvar Como *.CMX e depois abrir e salvar novamente como *.CDR). Porém, esse processo é mais um problema que uma solução para arquivos de páginas múltiplas ou com efeitos "poderosos" do Corel Draw. Mas, só para concluir: se deletar todos os estilos de cores e mantiver os outros registros descritos (histórico de exibição e estilos de texto e gráficos) o arquivo continuará lento para abrir, manipular e salvar. Então, mãos à obra!
    Abraços e espero ter contribuído ao menos um pouquinho!

    ResponderExcluir
  23. Cara, depois de MUITO tempo finalmente encontro aqui em seu blog uma solução eficaz e rápida para o problema dos "color styles".

    Eu já sabia como evitar o acúmulo de color styles em arquivos novos e sabia corrigir arquivos bugados (demorava pacas mas corrigia). Mas recentemente passei raiva ao tentar corrigir um arquivo (apagando a lista na paleta color styles) e em determinada cor o arquivo travava e o Corel era fechado (X4)!

    Ao aplicar sua sugestão o arquivo resultante ficou completamente limpo! Só precisei reaplicar alguns efeitos como sombra e transparência em alguns elementos, mas foi infinitamente mais rápido do que esperar mais de 2 horas e meia (isso mesmo!) e o Corel não conseguir abrir a paleta de color styles.

    Cara, valeu demais! Continue com a partilha de conhecimento! Saúde e muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  24. Isso é muito bom, fico sempre satisfeito quado os nossos vositantes e amantes do corel conseguem aqui resolver parte de seus problemas. Obrigado pelo comentário e Sucesso.

    ResponderExcluir
  25. Complementando...

    O wx_patchdraw é um conjunto de macros que facilitam a vida do usuário de Corel. Por exemplo, é possível ajustar quanto de zoom a barra de rolagem do mouse vai dar. Uma dessas macros elimina o erro de excesso de estilos de cor, que deixa um arquivo de 40kb com quase 1mb.

    No caso do CLOLread, ele ignora os estilos quando abre o arquivo. o CLOLwrite ignora os estilos quando salva.

    O wx_patchdraw era usado primeiramente no Corel X3 porque era automaticamente carregado quando o se abria o Corel, o que fez muita gente (eu incluso) pensar que não funcionava no X4. Mas é só criar o hábito de executar essas duas macros toda vez que abrir o Corel.

    Lembrando que arquivos salvos com essas macros ativas não precisam mais delas, abrindo normalmente em qualquer PC sem o wx_patchdraw instalado.

    ResponderExcluir
  26. Olá Léo, tudo bem?
    Sempre adotei as mesmas medidas que você demonstrou no post. Quando o CMX não dava eu deletava os estilos de cor um por um. Assim como os de exibição e de gráfico e texto. Porém, hoje acontece o seguinte. Toda vez que trabalho com muita mudança de cor (gradiente ou combinação de CMYK) criam-se estilos automaticamente. Existe alguma forma de programar o Corel para NUNCA criar estilo? Ou será que, sem querer talvez, eu tenha configurado para que os estilos sejam criados automaticamente na manipulação das cores?

    Aquela configuração na aba de estilos de cor "criaão automática de estilos de cor" está desmarcada.

    Excelente BLOG. Muito bom, parabéns.

    Samuel Heidemann
    Santa Cruz do Sul - RS

    ResponderExcluir
  27. Olá Léo, Ai vai mais um parabens pelo artigo, mas meu problema continua, tinha o X3, estava lento demais, limpei todos os estilos de cor,grafico e texto, nao adiantou, mesmo aruivos novos com 20K ficaram lentos, aumentei a memoria, nada.... desinstalei, apaguei os arquivos, nada....
    instalei o X4, piorou!!!!
    mandar imprimir um arquivo de 10K leva 1 minuto só para abrir a janela de impressao, nao sei mais o que fazer.
    Meu note é Core2duo com 3M de Ram, Windows Vista, e no inicio o Corel era um raio... outros programas como photoshop continuam 100%.

    valeu

    ResponderExcluir
  28. William - Acho que vale apena restaurar as configurações originais de fábrica do aplicativo. quando vc estiver abrindo o Corel, precione a tecla F8 e fique apertando até que apareça a menssagem, daí dê ok. Um dos problemas maiores que eu percebi é que vc tem o vista, isso por si só já é um atraso de velocidade, mesmo assim não poderia ser muito. Veja se restaurando o programa como original ajudará, caso não, eu não saberei oque mais pode ser. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  29. meu corelx4 esta tao lento que ate para digitar um texto, termino e tenho q esperar o computador terminar de processar, para selecionar dois objetos chega ate travar o pc, o que fazer?

    ResponderExcluir
  30. Tente fazer umas das opções que estão no post ou nos comentários. Pode ser uma infinidade de motivos para isso estar acontecendo. Eu sempre costumo remover os programas que estão fazendo isso e limpo os registros e depois sim instalo novamente. Veja se este é o caso. Ou só restaurar como de fábrica já ajudaria. Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  31. to com problema na impressao apos instala o wx_PatchDraw impressao saindo preto e branco

    ResponderExcluir
  32. Ola amantes do Core, ja estive e estou com problemas no corel a tempos,rs o que pareçe normal. Também ja fiz de tudo que li na internet, algumas coisas resolvem, outras não.Bom, meu PC em si, só esta dando problemas com Corel, no demais o sistema esta perfeito. O que aconteçe aqui é que arquivos antigos estão demorando muito pra abrir e geralmente trava o corel, ja fiz de tudo, mais esses problemas persistem quase sempre, pareçe que o corel leva ao extremo o uso do processador. Aproveitei muito as dicas postadas no Blog, espero que chegamos um dia a só falar coisas boas do corel e seus desenvolvedores,,rs. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  33. Fiz modificações citadas no Blog e na net em geral no corel,,,para arquivos novos, nossa,,,zerou mesmo, ta tudo certo. agora em relação a arquivos antigos, nem pensar em abrir alguns. Porque sera? Abro o Gerenciador e diz que ta usando 99%,,aff,,geralmente trava e fecha sozinho. Em alguns casos, levando pra outro PC, alguns desses arquivos abre normal. Se alguem tiver alguma dica. Please. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  34. Ah,,me desculpem a persistência, mais esqueçi de citar algo também que aconteçe muito aqui. O corel não reconheçe a impressora que tenho HP 1320 Post Script. Não imprime alguns arquivos, saindo somente um monte de folhas com caracteres nada haver com o arquivo.Ajudaaaaaa..

    ResponderExcluir
  35. CARA gostei dessa dica aí VALEUUUUUUUUUU mesmo... meus colegas tbm gostaram .... ja coloquei no meu blog... byaurellio.blogspot.com
    flw esteri sempre vendo o blog de vc´s

    ResponderExcluir
  36. Léo, parabens pelo Blog. Esta dica nos ajudou muito. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  37. Parabéns!!! Eu precisava esta dica e que me ajudou muito... Continua postando as dicas. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  38. Vocês fivam tentando achar uma desculpa para a lentidão do Corel Draw e ficam costurando remendo em pano velho, o Corel é ruim mesmo e muito pesado, trabalho com ele desde a versão 3 e não existe outro igual. O computador parou de evoluir e ninguém percebeu, todos os computadores são defasados e lentos, a ciência não consegue desenvolver algo melhor, o máximo que conseguem é 10 ou 15% a mais, isso não resolve, temos que aturar pagar caro num computador pesado e fraco.

    ResponderExcluir
  39. BOM DIA LEO ! ADOREI O SEU BLOG.
    ESTOU TENTANDO CONSERTAR A LENTIDÃO DO MEU COREL X4 COM ESSE PROCEDIMENTO Abri o tal arquivo demorado, fui em FERRAMENTAS/ESTILO DE COR, abri a pasta que aparece nesta janela de encaixe com duplo-click, encontrei lá dentro mais ou menos 2000 cores, sendo que este arquivo só utilizava 8 cores.
    QUANDO FIZ ISSO DEPOIS DOS CLICS NÃO APARECE AS CORES E FICA UMA JANELA TODA BRANCA E CAREGANDO E TRAVA. O QUE SERÁ ISSO. TE AGRADEÇO MUITO SE RESPONDE
    UM ABRAÇO CRISTINA PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  40. Olha Cristina, acredito que neste caso é melhor exportar o arquivo em cmx e depois importar e salvar como cdr, assim vc não terá que apagar os estilos todos. Eles serão apagados automaticamente depois da exportação em cmx. Espero que ajude. Caso o arquivo seja de mais de uma página, exporte uma a uma e depois monte novamente as páginas e importe um a um para suas respectivas páginas.
    Obrigado pela visita e pelo carinho.

    ResponderExcluir
  41. ola, alguem sabre algo sobre este arquivo?
    "wx_patchdraw"

    obrigado

    marlon

    ResponderExcluir
  42. http://woxxom-macros.blogspot.com/2007/11/drawx3-behaviour-on-fly-patcher-upd4.html veja aqui em inglês, só traduzir. "wx_patchdraw"

    ResponderExcluir
  43. nao consigo baixar o arquivo "wx_patchdraw"

    obrigado

    marlon

    ResponderExcluir
  44. olha stou com uma duvida pois o meu corel x4 não a opção excutar macro oquedevo fazer eu clico lá e não apárece nada poderia me ajuda agradeço a suatnção meu mail e [email protected] aguardo respósta.

    ResponderExcluir
  45. ae galera, acabei de descobrir um metodo maravilhoso pra me livrar dos milhoes de estilos de cores do corel.
    bem, jah que temos q deletar um por um, vamos fazer isso mega rapido neh mesmo?
    eu baixei um programa pra aumentar a taxa de repetiçao do delete, o nome do programa é KEYBOAR KING. Configurei certinho pra aumentar a taxa do delete, e o que eu levaria 8 horas pra fazer com a taxa de repetição padrao do sistema, eu fiz em 8 segundos.

    aprovadissimo galera, espalhem, finalmente o problema tem cura.
    flws

    ResponderExcluir
  46. pq corel x4 demora para copiar e colar um objeto EX: uma logo em pontos na cor preta, de uma pagna pra outra
    corel x4
    win7 32b
    cpu: core 2 quad
    4gb ram
    256 de video
    hd 1000gb para o win...parc c: 100gb

    ResponderExcluir
  47. Se não forem os perfis não saberei o que mais pode ser. Você já verificou se estão limpos? Exporte como CMX e depois importe para um Novo e salve como CDR normal. Mas confira se os estilos de cores e texto estão limpos. ok..
    Abração e volte sempre.

    ResponderExcluir
  48. pra mim aqui, a melhor dica foi, abrir o corel apertando a tecla F8 e confirmar para a restauração padrão de fabrica, acabou o problema, valeu ai pela dica

    ResponderExcluir
  49. Jacksom obrigado você pela interação, são estes exemplos simples que nós faz manter nossos blogs. Espero que possamos ajudar em outras dicas.

    ResponderExcluir
  50. Galera Pelo Amor de Deus....

    Formatei Minha Maquina e Toh Usando o XP

    Jah Tentei Instalar o Corel 12 13 14 15 e o que me acontece é o seguinte

    todos eles iniciam mais se eu clico em abrir ele fecha automaticamente se clico em salvar tbm

    todas as versoes

    alguem sabe me dizer o que eu tenho que fazer ?


    grato Thiago Luz

    ResponderExcluir
  51. Tente instalar com a data de 2004 o x4 e siga os passos do tutorial aqui no blog: http://corelnaveia.blogspot.com/search/label/Corel%20X4%20Erro%2024 depois volte aqui e diga no que deu. Obrigado pela visita e interação.

    ResponderExcluir
  52. opa, tenho um problema no corel X5,
    quando tenho um arquivo com várias páginas e mando imprimir, a janela de impressão demora muito tempo para aparecer(até 15min), qual é o problema, já que no corel X4 é instantaneo...
    vlw

    ResponderExcluir
  53. Jacson, o que pode estar acontecendo é a a falta de atualização. Entre outras possibilidades, pois em se tratando de sistema operacional Windows e Corel muita coisa. Outra Dica Boa. (RESTAURAR PADRÃO DE FÁBRICA - Defout - )

    É restaurar o padrão de fábrica, pressione F8 e clique no ícone do Corel pra abrir, fique segurando até que ele pergunte se você quer restaurar o padrão, clique em sim e veja a diferença. Depois configure o seu modo e salve seu padrão novamente. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  54. Nossa, o meu CorelDraw X4 tava lento para abrir. Estava lendo este post quando tudo se iluminou! A dica do F8 é simplesmente espetacular e muito simples. Agora o meu Corel tá abrindo rapidão! Esse blog é meu porto seguro agora! Bjos! Mi.

    ResponderExcluir
  55. Obrigado Michelle, volte sim, sempre que precisar. Aqui o espaço é de todos.

    ResponderExcluir
  56. Alguém poderia disponibilizar o arquivo wx_patchdraw.exe para download? Pq em todos os sites que se acha na internet sobre isso eles postaram o mesmo link (http://recentfiles.netfirms.com ...), e esse site todos os dias dá mensagem de limite de download excedido, está impossível. Ninguém se deu o trabalho de compartilhar o arquivo em outro serviço de compartilhamento. Se alguém tiver o arquivo, por favor, disponibilize.

    ResponderExcluir
  57. e ai cara sera que pode me ajudar ... tenho o corel x4 instalado no win 7 , e uma imprssora hp p3005 , quando eu faco alteracoes no pos script e mando imprimir o corel fica carregando mas nao imprime nada ....o que sera ?? ... sem contar que no win xp ele funcionava blz ... sera que é o win 7 ou configuração do corel ???

    ResponderExcluir
  58. JAPA, experimente instalar o Sp2 do Corel que está aqui no post: http://corelnaveia.blogspot.com/2010/11/coreldraw-graphics-suite-x5-service.html e depois me diga o que aconteceu. Outra possibilidade é se seu Corel for Genérico se é que me entende. Nesses casos depende da cópia que está utilizando na instalação. Como em Informática 1+1 nem sempre serão 2 as possibilidades podem ser muitas. Tem a Primeira opção se não resolver, instale em outro PC e faça o mesmo procedimento, com W7 é claro. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  59. kra, realmente resolvi o problema aqui exportando para cmx e depois importando e salvando em cdr, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  60. LÉO MUITO LEGAL MESMO ESTE ESPAÇO, POW VÁRIAS IDÉIAS PARA QUEM VETORIZA, ADOREI DE MONTÃO, VC PODERIA POR FAVOR ME MANDAR EM COREL OS ESCUDOS DE TIME DO MUNDO TODO E SE POSSÍVEL E TIVER DISPONIBILIDADE FONTES DO MUNDO TODO TMB, ANTECIPADAMENTE MUITO OBRIGADO.
    [email protected]

    ResponderExcluir
  61. Olá , muito bom o seu blog.

    Quando estou digitando algo no corel se eu apertar no teclado o botão para espaço ou enter aparece uma janela escrito "Runtime Error" e o programa para de funcionar e depois ele fecha.
    Se vc souber o que é, quando tiver tempo vc poderia me ajudar?

    meu email é [email protected]

    Mais uma vez, parabens

    ResponderExcluir
  62. Amigos do blog, meu corel "X5" está apresentando a seguinte mensagem de erro: Runtime Error (esta aplicação solicitou o tempo de execução desligado de que em um incomum), sempre que vou utilizar a ferramente texto.
    Alguém já teve esse problema e poderia me ajudar com isso ? O que devo fazer?
    Ficaria agradecido se alguem me desse uma força.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  63. Moreno, alguém já te mandou alguma solução ?

    Estou tendo o mesmo problema.

    abrço

    ResponderExcluir
  64. Flávio -) Bom em primeiro lugar, obrigado pela participação.
    Respondendo a sua pergunta é o seguinte, nunca aconteceu comigo, até porque não utilizo Corel genérico, coisa que também não sei se é o seu caso, mas, caso seja você deverá restaurar
    os padrões do aplicativo: clicando no ícone do aplicativo e pressionando a tecla F8 ao mesmo tempo até que apareça uma mensagem perguntando: - Você deseja restaurar os padrões de fábrica? - E veja se ajudou. Caso não adiante, reinstale o aplicativo com o s registros do windows devidamente limpos.

    Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  65. Léo, vc poderia rever um documeno pra mim? to com problemas na impressão do Corel, demora muito pra sair, e mesmo assim quando imprime, fica faltando imagens q tem no documento, e mesmo com suas dicas, eu n consegui sair do problema.. me ajude!

    ResponderExcluir
  66. Posso sim, masnde para meu e-mail, mas para facilitar a impressão, converta as páginas para JPG_RGB para manter as cores ou CMYK, mas as cores podem sofrer alterações ou salve o documento como PDF e se tiver muitos efeitos converta-os para bitmap com 300 dpi e depois salve com outro nome.Logo após experimente imprimir o PDF, se continuar muito lento para imprimir, importe os JPGs que vc converteu para um Documento novo no Corel e tente imprimir. E é claro que tudo isso vai depender do documento em questão e do processamento de sua máquina. ok. Espero ter ajudado até então.

    ResponderExcluir
  67. Olá Léo, peço sua ajuda, ó CorelMaster.

    Eu tenho um problema, é o seguinte: Em vários arquivos que crio, eles vão ficando leeeentos, já descobri a causa, são os SÍMBOLOS, abro a guia Editor de Símbolos, e tem 9 MIL símbolos lá, todos iguais, uma droga de retângulozinho que me apareceu sei lá de onde...aí eu apago TODOS, leva uns 5 minutos p fazer isso, e o arquivo fica jóia...mas toda hora ele tá colocando esses símbolos por conta própria nos meus arquivos...tem como DESABILITAR isso, ou IMPEDIR, DELETAR EXCLUIR etc. esses símbolos? DESATIVAR os símbolos? IMPEDIR a criação deles?
    Desde já muito obrigado se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  68. Caro e amigo Profeta, acredito que além de ter que exportar seus arquivos em CMX ou convertê-los através de Macros de conversão, você pode também restaurar as configurações originais do Aplicativo. Se mesmo assim não der certo, vc terá de tentar a reparação da instalação, que também pode arrumar essa bagunça. Agora se mesmo assim não der certo, vc terá de remover tudo que há de corel nos registros do sistema e depois instalar o cara novamente. Feito isso instalar as atualizações do mesmo...Corel. Tentes uma destas opções ou todas e depois me fale oque aconteceu. Grato pela participação e volte sempre.

    ResponderExcluir
  69. tem como eu apagar no estilos de cores todas de uma vez só pos tem muitas e só dar pra apagar uma de cada vez

    ResponderExcluir
  70. Olá wallacerjb no Caso do X5 dá para apagar todos os estilos de cores de uma vez só. Basta Abrir a caixa de Estilos e na pasta que aparecer com os estilos, Clique com o botão contrário do mouse e em Excluir. Assim todos serão excluídos de uma vez. Porém se tiver um número absurdo de estilos, poderá demorar um pouco ou até mesmo travar o arquivos. Nesse caso melhor tentar exportar como CMX ou até mesmo em SVG e depois importar para um arquivo novo.
    Espero que esta informações lhe ajude, obrigado pela visita e interação. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  71. no X5 nao eh diferente usei as mesmas dicas e coloquei pra salvar em corel 11 não sei se foi isso mas eu tava tentando imprimir um arquivo grande para caramba 2 megas e nao imprimia,com algumas dicas ele imprimiu rapidinho.

    ResponderExcluir
  72. Socorro Léo
    Preciso editar um arquivo fechado (esta em modo somente leitura).
    è possível?
    Como?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  73. Acredito que não seja possível não, e também dependerá do tipo de arquivo, Formato no caso.

    Você poderia me dizer qual é o formato to arquivo.

    Grato pela interação.

    ResponderExcluir
  74. Obrigado pela resposta tão rápida.
    O formato é cdr

    ResponderExcluir
  75. Seria possível de me enviar para uma analise no arquivo, não entendi, como pode estar fechar. Seria o arquivos em curva, as fontes e tal?

    Entre em contato pela e-mail do Blog ok Grato pela participação.

    ResponderExcluir
  76. Olá
    Estou tendo um problma com todos os meus arquivos no Corel... Quando vou arrumar alguma caixa de texto do arquivo (aumentar ou diminuir) o meu Corel trava, pergunta se quero deputar), até em arquivos pequenos recém iniciados... Os mesmos arquivos abertos em outros computadores apresentam o mesmo problema... O que eu faço? Todo o meu TCC está em corel...

    ResponderExcluir
  77. Se for Original, este um problema que bastará vc atualizar o SP 1/2/3 no site da Corel. Caso não seja, vai ser mais difícil de resolver, mas vc pode tentar também atualizar. Não há garantias de que não acontecerá coisa pior.

    Agora se isso está acontecendo em outros computadores, podem ser os arquivos corrompidos de alguma forma.

    Neste caso tente me enviar um arquivo que apresenta este problema, que vejo oque pode ser aqui.

    Grato pela participação.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde.
    Ao excluir os estilos de cores, uma logomarca no meu arquivo perdeu a cor. Ao excluir esses estilos corro risco de modificar meus arquivos?

    ResponderExcluir
  79. Olá Léo Silveira
    obrigada pela ajuda...
    O meu corel não é original não, ja tirei o corel do computador e reinstalei, não mudou nada... O problema é que são todos os meus arquivos que apresentam esse erro. Começo trabalhando normalmente, num detarminado momento não posso mais editar qualquer caixa de texto.
    Como posso te encaminhar um dos arquivos?
    obrigada

    ResponderExcluir
  80. Olá Isabela, no seu caso já está explicado. É piratão o Corel. Não tenho como saber o que pode ser não, pois no caso de piratas, há a necessidade de aticação e este procedimento não garante o funcionamento do Corel 100%.

    Seus arquivos estão com problemas exatamente por isso. Experimente usar um original e faça o mesmo teste com seus arquivos.

    Grato pela participação.

    ResponderExcluir
  81. boa tarde, acabei de instalar o corel X6, mais ele nao reconhece minha plotter de recorte, qnd mando recortar alguma coisa aparece um aviso dezendo: não foi encontrado nenhum coreldraw em execução, ja executei como adiministrador mais o problema persiste, pode me ajudar a corrigir esse problema?

    ResponderExcluir
  82. by Cleninha - Acredito que vc terã que instalar o Corel e depois a Plotter. Caso não dê certo, contate o fabricante da Plotter e veja se ele possui atuaização do Driver.

    Grarto pela participação.

    ResponderExcluir
  83. Ola pessoal uma dica que passo depois de apanhar tanto no X5 e fazer todo trabalho normalmente na hora que finalizar a arte selecione td e copie depois abra novo documento em branco e cole e salve novamente ..que fica levinho e abre blz....obrigado

    ResponderExcluir
  84. como resolver quando aparece código de erro na hora de salvar o arquivo corel draw? o arquivo abre, mais não salva, aprece escrito código de erro. Se for pssível me ajudar eu agradeço. [email protected]

    ResponderExcluir
  85. Caro Djalma, sua pergunta é um tanto complicada de responder sem saber maiores detalhes, como que sistema usa, qual a versão do Corel e mais algumas dicas que poderiam eliminar possibilidades.

    Sendo assim é impossível responder.

    Mas lhe aconselho que faça os mesmo testes em outro PC para ter uma ideia melhor. Ou remova o Corel e Repita a instalação com os registros devidamente limpos.

    desde já grato pela participação.

    ResponderExcluir
  86. OLÁ LÉO...ME AJUDA, MEU X5 NÃO É ORIGINAL, QDO ABRO ELE UM AVISO DIZ: SEU COREL É PRODUTO DE PIRATARIA
    A FAIL PLAY DA COREL REVERTEU SEU PROGRAMA PRA MODO
    VISUALIZADOR, DAÍ ELE ABRE MAS VC NÃO SALVA E NEM IMPORTA NADA...OQUE EU FAÇO...TEM ALGUM MODO DE REVERTER ISSO???

    SEU BLOG ESTÁ ÓTIMO...UM ABRAÇO E DESDE JÁ AGRADEÇO...OBRIGADO

    ATT// MAGÊ

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAGÉ ADESIVOS, voce conseguiu resolver seu problema sem ter que comprar uma licença original?? Eu estou com o mesmo problema... Me mande noticias: [email protected]

      Excluir
  87. Infelizmente em relação a Pirataria não posso ajudar em nada.

    Já tive aqui minhas punições no passado sobre o tema e não poderia sofre-las novamente. Lhe aconselho a comprar um Original, se usa para trabalhar nada mais justo que adquirir o Original com suporte.

    Espero que entenda minha posição ok.

    Desde já grato pela participação e interação.

    ResponderExcluir
  88. Olá Léo... gostaria de tirar uma dúvida. Utilizo o corel 12 e ele está agindo exatamente como você descreveu acima. Quando abri a janela de estilo de cores percebi que tenho muitas mas muitas cores mesmo! Mas queria saber se por acaso quando eu excluir essas cores não irá interferir na hora que eu for abrir meus arquivos já salvos, pois trabalho com layouts de clientes e cada um tem a sua cor específica, por isso a minha dúvida. Não sei se está certo isso que estou falando também. Espero que você possa me ajudar. Desde já agradeço! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane, em primeiro lugar obrigado por interagir e deixar uma dúvida que, com certeza não é só sua, na versão 12.

      Em segundo é de extrema importância sua interação para nossos leitores e visitantes .

      Agora respondendo sua dúvida:
      Não interfere. Você pode limpar os perfis sem problemas, pois este procedimento apenas deixa o arquivo limpo deles, não remove cores dos elementos (objetos) do arquivo (layout).

      Não sei se já viu as mudanças feitas no CorelDraw X6.2 que alem de facilitarem a vidada de quem trabalha com perfis de cores, ajuda muito na limpeza de arquivos antigos.

      Além disso o CorelDraw X6 possui uma paleta de cores do documento, que vc pode salvar ou não com o documento.

      Ou seja duas paletas de Cores a padrão e a do Arquivo em sí.

      Já o Corel 12 é limitado neste quesito e por isso o macete da correção é a solução para arquivos com muitos perfis agregados.

      Fique tranquila quanto a limpeza, se não pode trabalhar com o Corel X6 ainda, limpe e salve seus arquivos e não esqueça de manter uma cópia do original, até mesmo para as comparações de tamanho e velocidade.

      Não esqueça que se copiar um objeto de um arquivo sujo para um novo ele ficará sujo também.

      Espero que tenha tirado suas dúvidas.

      Excluir
    2. Eu que devo agradecer a sua ajuda. Certo, então limparei aquelas milhares de cores que ficaram salvas. Mas mesmo assim devo fazer aqueles passos de exportar em CMX e após, importar e salvar em CDR? Obrigado pela ajuda!

      Excluir
    3. No momento realmente terei que tentar melhorar o corel 12 pois ainda não podemos migrar para o corel x6 até porque nosso windows é o xp...

      Excluir
    4. Sim vc pode limpar na mão, mas quando forem muitas cores no perfil vc pode sim converter e Depois reabrir e salvar como CDR normal.

      Quanto a usar o XP é um problema para algumas atualizações.

      Abraços e volte mais vezes. Não esqueça que todos podem enviar arquivos, dicas e sugestões para o Blog, fique a vontade.

      Excluir
  89. Tentei reinstalar o Corel X3, mas os estilos ainda permanecem nos Níveis de Zoom......
    Detalhe, trabalhos com os arquivos em um servidor, nos outros computadores, os arquivos mais antigos abrem normalmente....o problema é nos arquivos que foram criados ou alterados a partir deste, demoram para abrir em todos os computadores.....tens alguma sugestão???
    Desde já agradeço!! Abrasss Feraaa

    ResponderExcluir
  90. O Problema pelo visto é nos arquivos. Eu tentaria converter todos em Lote para CMX, mas muitos podem não funcionar direito, ou não ficar perfeito como antes. Este método é utilizado em quantidades até 200 arquivos médios, caso seja mais que isso, faça aos poucos em Lotes de 100 arquivos.

    Use o script de conversão do Corel. Não saberia outra forma de lhe ajudar.

    Desde já grato pela participação.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia Pessoal. Quero, primeiramente agradecer por esse espaço que tem me ajudado muito na utiização do corel. Pessoal estou com o seguinte problema: Uso o corel x6 a algum tempo já e até agora tava tudo tranquilo mas de alguns dias pra cá o corel ta travando quano abro a preenchimento, tipo assim, ele tá executando normal no gerenciado de tarefas, mas não consigo fazer nada com ele. Ta tudo bloqueado. Alguem sabe me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Samuel, em primeiro lugar quero agradecer a participação aqui em Nosso espaço. E depois lhe dizer que não posso lhe ajudar sem saber qual a sua versão e se é um genérico ou não. Se isso está acontecendo, deve ser porque o seu Corel não é de fábrica. Poderia me dar maiores dettalhes. Caso não queira se expor aqui nos comentários, envie um e-mail para [email protected] contendo detalhes do que e quando isso passou a acontecer.

      Desde já grato

      Excluir
  92. Nesse caso, o mais fácil é salvar em CMX, comigo só perde a qualidade quando há sombreados. Já tive arquivos de 300 mm ficar com 12 mb.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia!!!! Achei interessante e de plena ajuda seu post, pois, para mim que importo várias artes em um único arquivo se torna interminável a espera, tranca e falta memória para processar se tornando impossível a conclusão do trabalho. Bom, mas vamos lá, estou enfrentando um problema, toda vez que abro um arquivo no corel, seja ele .AI , .EPS, vou tentar fazer o processo de excluir as cores, salvo o arquivo quando abro lá estão elas novamente. Vou postar o processo que faço:
    1º: Abro o arquivo;
    2º: Vou em ferramentas e abro a paleta Estilo de Cores;
    3º: Clico no arquivo para selecioná-lo e ativar a paleta;
    4º: Estilo de Cores esta subdividida em: NOVO ESTILO DE COR , NOVAS CORES SECUDÁRIAS, EDITAR ESTILO DE COR, CRIAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTILO DE COR(que são dois quadrados sobrepostos).
    5º: Como o arquivo foi selecionado a última opção(CRIAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTILO DE COR) fica em destaque, então clico e abre uma janela onde tem algumas opções marcadas, nesta janela desmarco a opção " Vincular automaticamente cores parecidas." após este processo começa a carregar e aparece as cores do arquivo. Faço toda a exclusão, salvo e qundo reabro lá esta denovo. Peço ajuda pois não estou conseguindo solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  94. Olá amigo, gostaria de uma ajuda sua.
    O meu corel estava funcionando perfeitamente, mas agora quando vou exportar algum arquivo não aparece aquela janela de definições pra alterar o tamanho da imagem, ele apenas exporta direto. O que posso fazer? Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fez nada de anormal leia este post e irá sanar seus problema http://migre.me/gWlir Obrigado pela participação. Se lhe ajudar não deixe de compartilhar com suas redes! Obrigado

      Excluir
  95. Bom dia Léo. Meu pc foi formatado e o rapaz instalou o corel novamente x6. Mas depois de um tempo não consigo mais abrir arquivos antigos e hoje não to conseguindo mais importar nada em cdr. O que faço??? O rapaz que formatou meu pc não entende de corel então nem adianta eu ligar pra ele e perguntar. [email protected]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Original? se for basta entrar em contado com o suporte Corel. Caso contrário lhe recomendo arrumar alguém que saiba instalar de forma a fixar o mesmo. Este tema não pode ser levantado aqui em meu Blog. Mas você pode recorrer a páginas no exterior como na Russia que você encontrará muito material mostrando como fazer isso de maneira correta. Ok, Obrigado por participar e espero que entenda a minha posição.

      Excluir
  96. Bom dia Galera, me ajudem please.
    Bom instalei o X7 e o COREL LICENSE VALIDATION SERVICE V2 não fica iniciado.
    Eu inicio ele mas quando abro o programa ele para automaticamente, ai aparece o Famoso Erro 38.
    e o procedimento para esse erro é inicia esse service maaaaaaas não vai, ajudem ai fico no aguardo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrial, este é um tema que não é abordado aqui no site, devido ao seu conteúdo impróprio. Só tratamos a assuntos que não tenham relação com validações e instalações genéricas. Essa é uma exigência de nosso parceiros e uma política do Site. Desde já grato..

      Excluir
  97. gostei muito destas postagens e desse comentário , parabéns Corel na Veia é o máximo em estudo do Corel Draw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez, fico grato por deixar aqui seu~comentário, é sempre bem vindo por aqui. Abração e sucesso!

      Excluir
  98. Pessoal quando finalizo um degrade no x7 ao abrir novamente o arquivo ele converte todos os degrades em imagem o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver salvando em X6 isso pode ser controlado com a caixa de diálogo que aparece ao salvar, nela vc deve manter presevar editável. Leia este post http://www.corelnaveia.com/2014/08/CorelDraw-X7-inclinacao-ou-distorcao-Posicao-XX-ou-XY.html pra saber mais sobre as diferenças neste setor.

      Grato por participar.

      Excluir
  99. Léo meu Corel x7 está aparecendo um erro de OUT OF MEMORY, o que eu faço.

    ResponderExcluir
  100. Olá Léo, eu uso o X7 em um Dell com core I7, normalemente ele abria em 3 segundos um arquivo de 100mb agr demora 10 min pra abrir um de 1,26mb. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  101. Leo Silveira tudo bem?
    estou com um problema bem chato aqui em meu corel draw X7, sempre que vou dar um Ctrl+C + Ctrl+V está demorando muito para fazer essa ação de copiar e colar nessa nova versão, isso já aconteceu com vc em todos arquivos que está editando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua versão está atualizada e seus arquivos não contiverem estilos ou complicadores como descritos neste post. não haveria motivos. Mas também a cópia deve estar rodando em perfeito estado.

      Tente salvar em CMX e depois usar o comando CTRL+C e CRTL+V e compare o comportamento.


      Nos deixe saber o resultado para chegarmos a uma conclusão.
      Desde já grato pela participação.

      Excluir
  102. olá
    preciso de uma ajuda.. meu corel x5 apresenta o seguinte problema:

    Esta aplicação solicitou o tempo de execução de forma incomum entre em contato com a equipe de suporte do aplicativo mais informação.

    não sei o que fazer já perdi todo o meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta na hora de atualizar...é isso....não há mais suporte a X5, agora é X7/X8/2017 ou no mínimo o X6. Tente atualizar para uma destas versões. Desde já grato.

      Excluir
  103. Tua não tem veia, tu tem fibra ótica.... hauhauhauhauhuaa. Parabéns pelas úteis informações e pela disposição em compartilhar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude lhe ajudar....Sucesso ai sempre e seja sempre bem vindo (a) em nossa rede de entusiastas pelo CorelDRAW e Designer gráfico!

      Excluir
  104. Elieser Corel na Veia é massa, cara preciso da sua ajuda; porque demora +- 30 segundos pra ''deletar ou copiar'' um arquivo mesmo esse arquivo sendo leve, arquivo de 50KB, no corel 19? essa semana ficou assim, o que aconteceu? um simples quadro só o fio, arquivo levíssimo demora esse tempo. help me please.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.corelnaveia.com/2013/11/Como-Voltar-as-Configuracoes-Originais-do-CorelDraw-e-PhotoPaint.html Tente isso e limpe também a pasta temp Exucutar %temp% e limpar essa pasta ajuda muito! Blza

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim