11 novembro 2007

Como Fazer CALENDÁRIOS no Corel com Poucos Cliques ?

11.11.07

WinzardCalendar

Como Fazer CALENDÁRIOS no Corel com Poucos Cliques ?

Aprenda como criar calendários de forma fácil e automática no CorelDraw com poucos cliques usando a macro Calendar Winzard 3.7. 

Se você já sofreu ou sofre ao criar calendários, veja como é fácil fazer isso utilizando os recursos automatizados de macros do CorelDRAW.

Por muitas versões o CorelDRAW trouxe oculto um recurso que ajuda muito a vida de pessoas que precisam produzir calendários todos os anos.

Agora na Versão do CorelDRAW X8 este recurso não é mais nativo e é pago e nem está mais em formato (.GMS) e sim como "Extensão Corel", 

Ele precisa ser comprado direto do Novo Sistema de Instalação da Corel por R$ 65,00 Reais.
Já no CorelDRAWW X7 ainda é possível usar livremente mas os links para encontrá-lo já estão escondidos pelo site Oberon...."Fda" né? 

Este recurso só funciona na versão do CorelDRAW para plataforma Windows e exige que o recurso Visual Basic for Applications (VBA) esteja instalado no sistema. E ele também serve para criar páginas de agendas e organizadores.
Criar calendário no Corel
Para demonstrar a facilidade de utilização deste recurso, vamos criar um calendário para o próximo ano.

Para começar, vamos criar um novo documento, no formato A4 e com orientação landscape (paisagem).

1) Após criar o novo documento.

No CorelDRAW X7 ou X8 vá ao menu Ferramentas e escolha Macros / Executar Macro...

Abrir e Criar Calendário

Também é possível executar a macro através da Janela de encaixe "Macro Manager" ou pelo seu Atalho Alt+Shift+F11 e ainda pelo NOVO e PRÁTICO...

Botão de Personalização Rápida do CorelDRAW X7 e X8.

2) Na Opção Executar Macros abra a lista de Macros, escolha CalendarWizard e clique no botão Executar: A macro abrirá em sua interface flutuante.

Ods: Pela janela de encaixe "Macro Manager" é necessário expandir o Calendar Winzard até o comando Create Calendar e dar duplo clique para executar. e se tiver criado um atalho em sua barra de macros, basta dar Um Clique para executar.

Calendário CorelDRAW

Estes passos abrem o Oberon Calendar Wizard, um programa em formato VBA, desenvolvido por Alex Vakulenko, um especialista em soluções de automação no CorelDRAW.



3) Pressione o botão Expand.

4) No campo, Calendar Date, mude o ano e pressione o botão All, indicando que você deseja criar um calendário com todos os meses do ano.


5) No campo Calendar Language, mude a linguagem para Português. Note que neste mesmo campo é possível definir se a semana começa no domingo, na segunda-feira, ou em qualquer outro dia.

6) Clique no botão Holidays. Vamos definir os feriados Nacionais. No campo Holiday Info, informe o mês, o dia e o nome do feriado.

Aí é só pressionar o botão Add/Modify após cada entrada. No final, é só pressionar o botão Close, para voltar ao quadro de diálogo principal.
Dica: Você pode utilizar o site da ANDIMA para ver os feriados nacionais até o ano de 2078 (http://www.andima.com.br/feriados/feriados.asp).

Chegou a hora de mudar o layout de seu calendário.
7) Clique na lista Layout e veja quantos projetos prontos ele traz para você. Para este nosso tutorial, vamos optar pela opção “Month: Large + 2 Small”.Na aba Page Layout é possível mudar o formato da página

(desde que você peça pra criar um novo documento), mudar o espaço das margens e até a unidade de medidas.

Não vamos mudar nada nesta aba.


8) Vá à aba “Large: Header” e modifique a fonte utilizada nos títulos e nos dias da semana. Também é possível modificar as cores das fontes e as cores de fundos.

9) Na aba “Large: Body” modifique as fontes utilizadas, assim como a cor de fundo dos dias do mês.

10) Repita a mesma operação nas abas “Small: Header” e “Small: Body”.
Calendar Wizard: controle total na criação de calendários e agendas.

11) Após fazer todas as mudanças desejadas, volte à aba “Page Layout”, e salve um nome para seu novo layout, pressionando o sinal de mais (+), localizado no campo “Formatting Style”.
12) Agora é só pressionar o botão Generate para ver a mágica acontecer.Ao final do processo, aparecerá um quadro informando que a geração do calendário está concluída.
Dica: Desagrupe todos os elementos antes de iniciar a edição personalizada do seu calendário.

Na página da Oberon, site oficial, você vai encontrar a versão 4.1 do Calendar Wizard, com uma série de vantagens sobre a versão nativa do CorelDRAW mas agora é pago e não é possível usar a versão 3.7 ou inferior no CorelDRAW X8 apenas no X7 para baixo. 

Downloads do Assistente de Calendário
Faça o download de versões de teste gratuitas do Oberon Calendar Wizard 4.2 .

O aplicativo é totalmente funcional durante o período de tentativa de 7 dias
Após a expiração do teste, você deve registrar o aplicativo para continuar usando-o.

Faça o download do Calendar Wizard 4.2 seguindo o link abaixo:
período de tentativa de 7 dias

Esta versão traz uma série de layouts e presets prontos. 

Ao todo, são 30 layouts e mais de 500 ajustes automáticos, que vão tornar ainda mais fácil a criação de calendários em CorelDRAW.

É isso ai galera os programas já estão se adequando a nova política de monopólio de macros, dockers e AddOns para CorelDRAW.

Em Breve não sobrarão recursos grátis pra usarmos como e onde desejarmos...uma pena né pessoal

Post Atualizado em   21/06/2016

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

11 comments:

  1. show, eu tava fazendo na mão mesmo, que idiota...agora sim vou fazer do melhor jeito, vlw cara.

    ResponderExcluir
  2. Indignado!!! Há anos venho sofrendo, refazendo meus calendários de restolhos encontrados na net.. Só agora que pude criar o meu próprio. "Que burro... Dá zero pra mim!"
    Pessoal, agora é sério! Parabéns pelo site. Nota mil, estou a mais de 4 horas initerruptas somente adquirindo conhecimento e baixando suprimentos para os próximos trabalhos! V6 são excepcionais!!

    ResponderExcluir
  3. CHEGA DE VIVER A MERCÊ DOS RESTOLHOS DE CALENDÁRIOS NA NET.
    EXCEPCIONALMENTE, EXCEPCIONAIS! ME DETIVE POR LONGAS HORAS APENAS ADQUIRINDO CONHECIMENTOS!!!
    UM SALVE PRA V6...

    ResponderExcluir
  4. Aonde consigo o visual basic for applications ?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. No X8 ele não é mais grátis, e o do X6 e X7 não funcionam mais nele....Agora está em Obter mais e é pago. http://prntscr.com/bh6v9m RS 65,00 bem carinha não? rsrsr Pra um código que já estava pronto e grátis, foi só atualizar para o X8.

      Esse é o capitalismo selvagem! Oôo - Cada um por si e deus contra todos...rsrsrs

      Estamos trabalhando para desenvolver uma livre... Estou tentando parcerias para isso e patrocínio para os programadores.

      Se tiver alguma empresa interessada, só falar com a gente! Abração e sucesso sempre!

      Excluir
  6. pois é cara, a gente ja paga caro pelo soft e ainda tem de pagar as malditas Macros .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, este é o mundo Globalizado e capitalista. Nada é mais nosso, nada mesmo, nem sua casa, seu carro, sua grana, é tudo alugado, e com um agravante, com tempo de vida útil...fazer oque né? rsrsr

      Excluir
  7. Hi Elieser, I Thanks for visit my Blog :) I invite you to collaborate for fix the bug of this macro calender, http://www.grafisin.com/2014/11/artikel-ke-100-macro-kalender-otomatis-coreldraw.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Actually it's not a mistake, but rather that your week starts on a different day, in the video I recorded presenting her to my audience I talk about it. I'm not a programmer, but I have collaborators who could help! As for the security of the code, it remains maintained, since we only work with serious and committed people.

      The code continues to be yours, or if you prefer to only make the (.bat) available, we would like to make a Portuguese and English version. And the links would be from your site and not straight from our ok.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim