11 novembro 2017

CorelDRAW 2017 Ferramenta Misturar Segredos

11.11.17

Os Segredos da Ferramenta Misturar ou Blend no CorelDRAW 2017

Conheça os Segredos da Ferramenta "Misturar" ou "Blend" no CorelDRAW 2017 - O único limite é a nossa imaginação.

Nome: Misturar Versões X5/X6/X7/X8/X9-2017:
Grupo Ferramenta: Sombreamento.

O CorelDRAW permite criar misturas, como misturas em linha reta, misturas ao longo de um caminho e misturas compostas.

Anteriormente conhecida como (Mistura Interativa) e à partir da versão X4, se não me engano passou a ser chamada apenas de (Misturar). Sua estabilidade melhorou muito ao longo destes muitos anos e a velocidade também superou as expectativas.


A ferramenta Misturar é uma das ferramentas mais antigas e mais úteis do CorelDRAW desde as Versões 2.0 e 3.0 de (91/92).

Quer ter uma ideia de como era a Misturar no Pasado? 

Veja na Versão 2.0: Como eram lentas as ações neste período. Uma ação como esta poderia travar sua máquina facilmente rsrsr

Veja estes Gifs que preparei para os novatos curiosos de plantão e os nostálgicos como eu! 

O CorelDRAW 2.0 foi um grande aprendizado em minha caminhada rumo ao mundo gráfico e editorial, foram muitas horas de estudos numa velocidade que hoje, muitos de vocês não teriam a mínima paciência.

Se você reclama de um vídeo de 30 minutos, o quanto não reclamaria por levar 15 minutos para entrar no sistema, 3 a 5 para salvar um arquivo pequeno, e de 10 a 20 para fazer uma única impressão PB? 

Você ainda acha que as coisas são lentas ou demoradas hoje em dia? 

Na versão 3.0 a ferramenta já ganhou mais velocidade óhhh que legal...e um caixa flutuante com os recursos novos e aprimoramentos. Ri não pô... 
Era isso ou nada! Ou Ficar no .DOS pra sempre. rsrsr

Veja como era a mistura neste tempo! Acha que ela ainda é fraca hoje em dia? 
Tinha que ver como era! Uma "Lezera" sem tamanho!
Aqui eu acelerei o Gif pra vc não ficar esperando o tempo real da ação...srsrsr

Obs: Neste período a "Mistura Interativa" ainda não era considerada uma ferramenta e sim uma janela flutuante de efeito. Foi nesta versão que comecei a vender e produzir minhas primeiras artes em CorelDRAW.

Note que na Caixa de Ferramentas, só existiam 9 Grupos de ferramentas e a Barra de Status ficava na parte superior da interface e ainda não existia a Barra de Propriedades da Ferramentas, nem as janelas de Encaixes tão úteis hoje em dia.

Veja a como era o potência da época!

Corel Draw! 3.0 - Windows 3.1, OS / 2, UNIX
Pacote de Ilustração Completa - 14 mil ClipArts e 250 Fontes Grátis inclusos em CD-ROM.

Programas inclusos no Setup da Corel em 1900 e Balãozinho:
CorelDRAW, Corel PHOTO-PAINT, CorelSHOW, CorelCHART, Mosaic, CorelTRACE e Corel Capture. + Tutoriais.
Veja a "pacotera" de programas. Era um luxo para a época. rsrsrs 

Leia a História da Corel para saber mais. 

Bom, Retornando para os dias de hoje! Que tal assistir ao vídeo bem atual da Ferramenta Misturar no CorelDRAW 2017 - Ano 2017. By; @corelvaveia


Oque achou é ou não uma ferramenta poderosa e versátil que o CorelDRAW possui? Deixe sua opinião e se gostou do vídeo dê aquele LIKE para ajudar nosso canal e projetos!

Continue o tema lendo mais...

Em quais casos são usadas as misturas em CorelDRAW?


As misturas são usadas freqüentemente e a anos para criar sombreamento realísticos e destaques em objetos entre outros efeitos que só sua criatividade pode ter limites.

Oque significa misturar objetos?


Misturar objetos significa transformar um objeto em outro, seguindo uma progressão de formas e cores. Os resultados dependem das formas e das cores, das posições, ângulos de rotações e flipes dos elementos envolvidos na mistura.

É possível trabalhar com a Ferramenta Misturar, agregando outras ferramentas como a Ferramenta Preenchimento Interativo com Preenchimento de Fonte Gradiente Linear. Antigo (Preenchimento Gradiente Linear).
Outra técnica muito usada é a inserção de Transparência juntamente com a Misturar.
Misturas de linha reta podem ser usadas para criar gráficos com uma aparência de vidro. 

Como no Exemplo do botão com efeito de Mistura direta 40 etapas (objetos), Sombra e Transparência (Img. acima esquerda) contém uma mistura de objetos sobrepostos misturados e um com transparência linear para imitar um brilho.


Você pode aplicar transparência nos objetos antes ou depois da aplicação da Mistura. Aconselho fazer sempre testes antes de aplicá-los em sua arte diretamente. srrssr

Quanto mais etapas menos ranhuras e mais realismo, lembrando que linhas (outline) interferem nos resultados e tampem serão misturadas. Sendo assim testes são sempre bem vindos!

Depende muito de seu processamento e memória e da quantidade de etapas que você irá predefinir, além do tamanho dos objetos e resolução de seu projeto. 

Com poucos elementos é possível dar um aspecto tridimensional e realista aos elementos, mas, podem surgir ranhuras das etapas em objetos com preenchimentos e sem linhas.

O que mais pode ser feito com a Ferramenta Misturar?

pode-se:
Misturar objetos de diferentes formatos e Cores,  
Copiar ou clonar uma mistura de um a outro objeto,
Definir o número de objetos intermediários em uma mistura,
Definir a distância entre objetos em uma mistura ajustada a um caminho,  
Definir a progressão de cores em uma mistura,  
Mapear os nós de uma mistura, conforme mostrado no vídeo.  

Trabalhar com os objetos iniciais ou finais de uma mistura (como em nossa aplicação de gradiente nos objetos, além de Alterar o caminho da mistura, dividir uma mistura e remover por completo qualquer mistura.   

As cores de preenchimento e de contorno dos objetos intermediários progridem em um caminho em linha reta através do espectro de cores. 

Os contornos de objetos intermediários exibem uma progressão gradual em espessura e forma conforme a elipse em azul na img abaixo.


A Inserção do Atalho (Alt) (Img acima) para criação de caminhos livres de um objeto a outro também contribuiu para a melhoria na ferramenta nos últimos anos. 

Leia também o Guia de Atalhos CorelDRAW X7/X8/2017. Promoção até dia 15 de Novembro de 2017. Ou seja apenas este mês, corre lá e adquira já o seu!

O novos recursos e aprimoramentos das versão X6/X7/X8 e X9 (2017), fizeram da Ferramenta Misturar uma ótima opção para os Vetores Realistas e afins.


Outra Grande Campeã é a Ferramenta Malha, considerada por muitos uma das melhores para vetores realistas, há controvertias entre os utilizadores, principalmente da Rússia, onde a Misturar é bem mais usada entre os usuários do CorelDRAW

Eu acho ambas robustas, uma mais flexível, porém mais pesada, outra menos flexível e mais leve. Depende do projeto e do executor (piloto).   

Janela de Encaixe da Ferramenta é mais um aliado para facilitar sua usabilidade, mas vc pode ter a sua barra personalizada.
Dependendo do projeto, vale apena criar as suas Barras personalizadas, se não for mais usar, basta removê-la nas configurações do CorelDRAW em Opção (Ctrl+J) ou desativá-las.

Os resultados são muito interessantes e podem lhe ajudar muito em suas composições artísticas no futuro. Aprimore seus conhecimentos usando a ajuda, sempre que tiver dúvidas.


Espero que tenha gostado e que seja útil pra vocês estas
informações:
======================================
Links Recomendados: 
Jogando com Blends (Mistura) 
Ariel Garaza Diaz - http://migre.me/qLVdg

Criar objetos com volume e aparência 3D
Anna Maria Lopez Lopez - https://goo.gl/EDCsFk 
=======================================
Dê Aquele Like "Misturado" a um compartilhe e deixe
seu comentário. p/ ajudar novos projetos.

Que Tal? Combinados, ops, misturados? 

...e siga-nos no Twitter: https://twitter.com/corelnaveia
---------------------------------------------------------------------------------------
Mais informações: 
http://www.corelnaveia.com/p/contato.html

Artigo original do Corel na Veia.
Doar R$ 10,00

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

0 comments:

Postar um comentário

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim