20 julho 2016

PHOTOSHOP seu editor de bitmaps integrado ao CorelDRAW X8

20.7.16

PHOTOSHOP como seu editor de bitmap integrado ao CorelDRAW X8

USING PHOTOSHOP AS A BITMAP EDITOR FOR CORELDRAW

Este é o título de um post na comunidade CoreDRAW que fala do mesmo tema, mas com uma macro que você mesma configura.

Há uma receita para isso, mas por algum motivo os arquivos já não estão mais disponíveis, e as imagens do tutorial não são mais visíveis. Deve ser por motivos técnicos acarreados pela mudança na plataforma da comunidade.

Confira o post: 
http://community.coreldraw.com/collaborate/w/howto/using-photoshop-as-a-bitmap-editor-for-corel-draw

Pois bem, isso não vem ao caso, o caso é que muitas pessoas ainda preferem usar o PHOTOSHOP  para fazer suas edições de imagem.

O CorelPHOTO-PAINT é muito bom, não deixa de ter seus encantos e suas vantagens, mas, ainda não é pário para uma competição entre editores de imagens de peso.

Você conhece todos os efeitos de Bitmaps do CorelDRAW Graphics Suite X7?

Leia e Baixe o Guia de Efeitos de Bitmaps CorelDRAW Graphics Suite X7 (GRÁTIS) http://www.corelnaveia.com/2015/06/guia-de-efeitos-de-bitmaps-coreldrawX7.html Uma coletânea do Corel na Veia para você que é leitor e seguidos de nosso projetos.

Mesmo com todas as melhorias nas últimas versões do CorelPHOTO-PAINT, ele ainda parece muito amador frente ao concorrente mais forte. Claro que isso depende muito de quem está operando e está opinião não é uma regra, sempre! Tem muita gente que prefere o CPP ou PS.

A questão é que não há como negar a potencia e a superioridade do PHOTOSHOP e sua evolução notável a cada atualização.

o CPP é bom, é sim, mas...nomeio do caminho tinha um PS, tinha um PS no meio do Caminho!

Pensando nisso, mais uma vez temos uma boa notícia pra você amigo leitor.
Contamos com a ajuda de nossos leitores e seguidores, além dos inscritos em nosso canal, para apresentar uma solução muito prática para você que gosta de editar seus vetores direto do CorelDRAW, mas não abre mão de editar seus mapas de bits no PHOTOSHOP.



O Leitor, seguidor  e também inscrito no Canal, Alan Douglas encontrou problemas para usar este recurso e entrou em contato para que pudéssemos ajudar na compreensão do vídeo que ele havia assistido sobre a PSDtoCorelDraw.gms.

Por coincidência, o recurso parece ser de um conhecido de todos nos aqui do Corel na Veia, Não sei se é de sua autoria, mas irei investigar, trata-se do JRM, o Jaime Rodrigues do Perú. Leia os post (link) com as macros do Jaime Rodrigues!

Jaime gravou o vídeo e colocou no canal dele o  jrmwebsites Canal. mas o Leitor e seguidor Alan Douglas não estava conseguindo fazer com que o recurso da PSDtoCorelDraw.gms funcionasse adequadamente.

Instalei os arquivos aqui e testei em meu CorelDRAW X8, na esperança de que iria funcionar muito bem!

E não é que funcionou, para nossa alegria....show de bola. Imediatamente preparei um Gif para enviar ao Alan, para ele fazer o mesmo.

E de quebra preparei um vídeo (Assista mais Abaixo) pra reforçar a temática e ajudar na divulgação deste material, afinal de contas não é sempre que encontramos coisas como estas e livre de taxas.


Este material consistem em uma Macro (.gms) que praticamente, integra o PHOTOSHOP ao CorelDRAW, (não exatamente isso), facilitando em muito suas interação entre as aplicações.

Permitindo de forma fácil a edição dos mapas de bits diretamente, sem a necessidade de exportar em “EPS - Encapsulated PostScript” “somente o selecionado”. e depois ter que configurar resolução, perfis de cores, formatos e bits da imagem.

Na verdade ela faz mais ou menos o que a Dizzy RasterControl faz nas versões anteriores, usar um arranque para editar os bitmaps direto no PS.

Assista ao vídeo para conhecer Também Photoshop Layer Styles with CorelDRAW com a macro Dizzy RasterControl Compatível com X3 / X4 / X5

Ambas Possibilitam o uso dos Estilos do PS em seus objetos do CorelDRAW. tendo apenas que seguir umas regrinhas básicas nas camadas.

Você fará isso de forma instantânea direto do Seu CorelDRAW, transferindo assim, seu bitmap para seu editor de imagens preferido "o PHOTOSHOP", ah...e isso com apenas um clique.

Nos testes realizados aqui com a PSDtoCorelDraw.gms, ela se comportou muito bem com o CorelDRAW X7.5 (17.5.0.907) 64 bits e CorelDRAW X8 Hotfix 1 do CorelDRAW Graphics Suite X8 (18.0.0.450). 64 Bits.

Não testei em Outras versões!

A versão do PHOTOSHOP que usei é o CS6, 13.0, 64 bits com poucos plugins e estilos, mas com o básico para a finalidade. (não testei em PS CC) mas segundo Jaime ele roda bem na versão CC.

Caso não funcione com sua versão do CorelDRAW ou do PHOTOSHOP. Não poderemos fazer muito por você, ao monos no momento. Apenas lhe dar o link do provável desenvolvedor, pois como se trata de algo nada recente, não acredito que ele libere os arquivos fonte para uma inspeção e atualização.

Bom...não custa tentar né, então fica a dica para esta Macro PSDtoCorelDraw.gms: Não exija de mim, algo que não me compete ok, O projeto é de terceiros e como dito o código fonte não é open source, sendo assim não poderei atualizar ou mesmo alterar o projeto.

Aqui funcionou perfeitamente, mas com as seguintes configurações: W7 Update em dia (to fora de W10), CDR-X8 em dia e PS-CS6 em dia.Todos licenciados.

POSSÍVEIS PROBLEMAS


Neste Caso ou você instalou a versão errada desta macro ou precisará atualizar seu sistema para os últimos UpDATES. no meu caso aqui (W7) Atualize seu CorelDRAW X8 ou X7 64 bits para as últimas correções do pacote.

VISITE: ATUALIZAÇÕES DA COREL Aqui mesmo no nosso site!

Mantenha sempre um BacUp de sua pasta de GMS atualizadas, com seus devidos ícones em bom estado e nos formatos adequados (X8 Apenas .ICO e X7 .BMP, .ICO, .CUR ou .ANI) Recomendo o BMP 16 e 32px para X7 e X8 .ICO de 256 Px.

Salve também sua área de trabalho veja Como Exportar e importar a área de trabalho do CorelDraw para deixar seu CorelDRAW sempre com a sua "cara" com o seu jeito de trabalhar.

A instalação é na mesma pasta das demais (.gms) macros.

  •     CorelDRAW X8 64 bitis - C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Draw\GMS
  •     CorelDRAW X7 - 64 bits C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X7\Draw\GMS

ou se preferir em: 

  • C:\Users\SeuUser\AppData\Roaming\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Draw\GMS
  • C:\Users\SeuUser\AppData\Roaming\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X7\Draw\GMS

Este caminho é mais usado na edição de macros, neste caso, apenas macros sem chaves de segurança e que sejam com o código fonte de uso livre ou de sua autoria e ainda os que possuem autorização do desenvolvedor.

Assista Como Criar ícones para suas macros do CorelDRAW X8 https://www.youtube.com/watch?v=aa-pcseOxL4

Agora que já estamos mais ou menos conversados sobre o tema, vamos assistir ao vídeo e ver como esta macro pode lhe ajudar em sua produtividade com poderoso CorelDRAW X8 e o tão amado e idolatrado PHOTOSHOP.


Se gostou do vídeo, deu pra entender direitinho como funciona a macro PSDtoCorelDraw.gms e lhe bateu aquela vontade de compartilhar, não deixe para depois.

Faça isso agora mesmo!

Compartilhe, curta e não esqueça de deixar aquele "Like" no vídeo e aquele comentário aqui no site ou em nossas redes sociais.

Agradecimentos ao Leitor e Seguidor, Alan Douglas ao desenvolvedor, que ainda vou checar ao certo se é o JRM mesmo e a todos que ajudam a mantar este espaço vivo.

Referência da Macro e vídeo. USING PHOTOSHOP AS A BITMAP EDITOR FOR COREL DRAW https://www.youtube.com/watch?v=4jojXi5k0VA

Postado por jrmwebsites
3 anos atrás 2.890 visualizações
UPDATED VERSION 2015 : work with CoreldrawX7, X7.4 x86-x64 & Photoshop CC x86-x64
jrmwebsites Canal. https://www.youtube.com/channel/UCereIA0CzobQr-o5_Q_UEsg

Baixar:
PSDtoCorelDraw.gms + Icons X6-X7 e X8.
UPDATED VERSION 2015:
SENHA: corelnaveia
ou em http://ge.tt/25MeWIH2?c
MACRO PSDtoCorelDraw 2015.7z
CoreldrawX7, X7.4 x86-x64 & Photoshop CC x86-x64

Espero que tenha gostado das dicas e do vídeo e que compartilhem com seus amigos sempre que possível...
Sucesso a todos e bom proveito.

Artigo original do Corel na Veia.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

19 comentários:

  1. Olá Elieser, olá pessoal, a macro funciona perfeitamente no CorelDraw X6 32bit também, caso alguém esteja curioso. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo Cláudio, perfeito, fico grato por dividir conosco esta informação, é sempre bom poder contar com a ajuda de nosso leitores....sucesso ai...sempre!

      Excluir
  2. Olá! Achei a solução muito interessante, no entanto não estou conseguindo acessar o arquivo, pois pede uma senha. Poderia me facultar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está abaixo do botão para baixar ( corelnaveia ) é a senha! desde já grato!

      Excluir
  3. Parceiro, eu instalei aqui o macro... o Shapping pegou de boa no X8.
    Mas infelizmente o PSDtoCorel não pegou aqui =(
    Aparece um erro chamado "Nothing Selected"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa selecionar o objeto, antes e depois também ok. Veja o vídeo com atenção. Desde já grato. Sucesso aí.

      Excluir
  4. Muito bom, funciona perfeitamente no Corel X8 64bits e Photoshop CC 64bits... E isso gera um ganho de performance na produção, pois além de aplica "efeitos", podemos também fazer ajustes em fotos, etc etc com integração de poucos e rápidos cliques, muito bom mesmo, melhor dica do ano, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo, fico feliz que tenha gostado, eu também estou gostando muito desta função, não que o CorelPHOTO-PAINT não seja bom também, mas o PSD é O PSD né mesmo? Sucesso ai e fique a vontade para nos visitar sempre que puder...abração!

      Excluir
  5. Olá, o meu estava funcionando a dias tudo de boa, mas hj simplesmente não funciona mais, gero o bitmap, seleciono e quando clico pra enviar pro Photoshop, ele dá a "piscadinha" normal do elemento como se tivesse ido, mas não vai nada pro photoshop... alguma ideia???

    ResponderExcluir
  6. Mais um detalhe, refiz o processo e instalação, e tentei enviar uma imagem para o photoshop, com o photoshop ainda fechado (que no normal ele deveria abrir o photoshop, e depois abrir o bitmap la dentro) porem isso nao ocorre pois ele até abre o phostohop, mas o bitmap nao abre... muito estranho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem estranho, tente remover o GMS, depois feche o CorelDRAW abra-o sem o GMS e depois feche novamente. Agora abra o PSD e Feche novamente, depois coloque lá o GMS e refaça a estrutura de seus links (atalhos) novamente. E veja se retorna ao normal.

      Excluir
  7. muita burocracia para baixar arquivo outra vez tbem desisti agora ate do site eh.eh.eh......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um direito seu, mas saiba que estamos aqui para ajudar, basta entrar em contato. Desde já grato!

      Excluir
    2. O Link está direto do Mega, sem burocracia...verifique melhor!

      Excluir
  8. Olá, tenho o Corel X8 e o Photoshop CC 2015.5. Até então funcionava normal, só que depois de uma atualização (Atualização de Aniversário do Windows 10) no meu PC, quando dou o comando pra editar o BMP no PS, o PS só abre a tela de trabalho mas não carrega a imagem. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu removeria a atualização, porque não teremos garantias de que haja uma atualização desta macro. Esta versão não é Livre e não temos como alterar ou corrigir o erro, http://prntscr.com/cqcm3g Confira o opção editar é desabilitada.

      No entanto, tentaremos conseguir uma solução com o Desenvolvedor.
      Não é uma garantia de solução, mas tentarei. ok.

      Só nos ajude com os detalhes de sues sistema e atualizações do CorelDRAW do sistemas e dadas. ok.

      Desde já grato.

      Excluir
  9. NO CASO SE NÃO FOR LICENCIADA NÃO PEGA DA INCOMPATIBILIDADE? SE FOR ISSO NO MEU CASO NÃO LICENCIADA

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!

    Criei a pasta, coloquei o arquivo dentro da pasta gms e não me apareceu a opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinicie a máquina e se mesmo assim não der certo, coloque na pasta APP DATA. C:\Users\SeuUser\AppData\Roaming\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Draw\GMS e veja se ele aparece no CorelDRAW...http://prntscr.com/d8wqv8 Sorte ai, não é sempre que irá funcionar, já avisado no vídeo.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

©Corel na Veia 15/10/2007/>2016 . All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top