15 março 2011

Como Converter em Curvas no Corel Draw de Modo Fácil e Prático

15.3.11

Você já deve ter ouvido esta expressão (Converter em Curva?), mas afinal de que se trata? Como Lidar de forma prática e eficiente na conversão e analise.

Na confecção das peças gráficas os Designers, Arte Finalista e até mesmo os iniciantes na área de criação Gráfica e publicitaria, devem saber do que se trata a “famosa” conversão para curvas.

Em miúdos, converter em curva é transformar (converter) para vetor o objeto selecionado, mesmo sendo texto, podendo ser editadas suas novas características. Como por exemplo, números de pontos (nós) curvas e formas.

No caso de Objetos como Elipses, Retângulos, Formas Feitas, Polígonos e fontes entre outros tantos objetos predefinidos que o CorelDraw, em particular possui, aplica-se a mesma regra, ao converter para Curva. 
textocurva2
Estes também serão Editáveis apenas como Curvas, neste caso se o Texto da peça estiver com erros de Digitação, o mesmo só poderá ser editado (corrigido) em sua cópia Original (aquele arquivo que você não converteu) e salvou juntamente com a versão curva.

Ex: CardTeste_curv_X5_4-1.cdr e CardTeste_4-1.cdr, você escolhe a versão que a gráfica ou destino aceita, isso no caso de curva, já no outro em formato de Texto, fica a seu critério. X3, X4 ou X5 ou anteriores. Salve como melhor lhe convém.

O importante sempre é atender a sua necessidade.

O 4-1 do exemplo representa aqui as cores que serão impressas, 4 (quatro) cores na frente e apenas 1 (uma) no verso. Isso não é a regra, no entanto em se tratando de organização e bugs em arquivos, é muito útil e eficaz. Também este método é por sua conta.
Gerenciador de Objeto
O aplicativo de modo geral (o programa), encarrega-se de interpretar que os mesmo possuem predefinições individuais e quais são, até que as convertamos para CURVA. 

Sendo assim sempre teremos como encontrar estas predefinições no Gerenciamento de Objetos.

A partir da conversão os objetos serão tratados de outra forma, exatamente como é chamado; OBJETO EM CURVA, seja em Camada 1 ou em mais de uma camada, não importa, ainda podem ser adicionadas outras.

Predefinições como: Sombras, lentes, preenchimentos degrades e mais alguns que também devem ser convertidos em Bitmap para casos específicos como Fotolitos, impressão Off Set, depende do caso e finalidade.

Após terminamos a elaboração da peça gráfica e a escolha das fontes para o Design, seja qual for essa arte, cartaz, panfleto, folder, filipeta, outdoor, revistas e qualquer outra peça que venha a passar por outro computador, sendo este para impressão em grande ou pequena escala é preciso sempre converter estas fontes em Curva.

A conversão é indispensável para que o arquivo seja visualizado e impresso de forma correta, exatamente como foi feito pelo criador (desenvolvedor).

O CorelDraw sempre esteve à frente destes quesitos, muitos profissionais da área é que não sabem como fazer isso de forma segura e rápida, em casos mais extremos não sabem como manipular o Gerenciamento de Objetos e tão pouco os próprios Objetos.

Isso é normal, nem todos buscam esmiuçar um aplicativo a fundo para só depois produzirem peças “profissionais”. Mas isso é outro post.

O processo de Conversão para Curvas pode ser feito utilizando as seguintes técnicas: Corel X5 como base. Converter em Curva
Vejamos as formas:
1. Com todos os elementos da peça desagrupados, você pode utilizar o gerenciador de objetos e procurar um a um os objetos, selecioná-los um a um ou pressionando CTRL, ir clicando onde você encontrar as fontes, representadas pela figura da Letra (A) e suas definições que são ou texto artístico ou texto parágrafo. (IMG acima do gerenciador de Objetos)

Est Text
2. Com os elementos agrupados, você pode com o CTRL pressionado clicar diretamente nos textos da peça gráfica e logo após em CTRL+Q e ir fazendo isso texto a texto até não restar mais nenhuma fonte na peça. Para conferir vá até o Menu Texto e em Estatísticas de Texto, se estiver aparecendo o número 0 para as opções é porque estão todas convertidas.

3. Agora a forma mais segura e prática. Pressione Ctrl + A (para selecionar tudo) e clique em desagrupar tudo na barra de propriedade ou Pressione Ctrl+U, depois no menu editar e em Selecionar tudo, no menu desdobrável vá em texto.

Isso selecionará todo o texto de forma segura e instantânea, agora que estão selecionadas automaticamente pressione CTRL+Q é só conferir no Menu Texto e em Estatísticas de Texto. Pronto.

No Corel Draw as fontes também são interpretadas como uma predefinição, assim como Linhas Guias, Nós e Objetos cuja conversão não fora feita.EstTesto

Obs: Power clip; você deverá editar o Power Clip (atalho: Ctrl pressionando+clique sobre objeto contendo o Power Clipe).

Siga o Procedimentos 3. e logo em Finalizar edição. (atalho: Ctrl+Clique Fora do Power Clip. Lembre-se que na grande maioria das gráficas não são aceitos Power Clip. Consulte gráfica ou bureau de Impressão e destino do arquivo.

Dica: Manter sempre uma cópia do arquivo em formato.cdr com o texto sem a conversão é fundamental para uma futura correção ou até mesmo um aproveitamento de textos da peça. Para uma nova criação.

Em casos em que o cliente irá corrigir a arte, o ideal é enviar as peças apenas para visualização em Formatos não editáveis como JPG, PNG ou PDF, média resolução e marcas d’água se desejar, mas mesmo na confecção do PDF é recomendável criar o mesmo com os textos em Curva, nas opões da conversão do Corel, vá em Arquivo – Publicar em PDF e na opção Configuração ao lado esquerdo de Salvar. Na próxima tela vá em Objeto e marque a opção exportar todo o texto como Curva e OK. Depois em Salvar.

CorelDRAW.com for iPhone
CorelDRAW.com for iPhone
(Photo credit: CorelDRAW)
Sempre é bom Salvar arquivos e em particular o arquivo (.CDR) com Nomes sem caracteres especiais Ex: (+^ç~)(&¨%$#@!”’|\?=). O Bom é evitar a todo custo, em qualquer arquivo, mesmo um (.Docx) do Word.

Exemplo: cartao_dr_marcos_curva_vs-X5_4-1_CMYK.cdr . Se a gráfica exigir nomes pequenos, salve assim: cardrmarc_curv-X5_4-1.cdr. Organizar-se é sempre bom.

Eu no Fundo gostaria de ter feito uma vídeo aula sobre o assunto, mas é sempre bom o velho texto, se depois ele vai virar curva ou não, isso não importa. O importante é passar a mensagem e ajudar nossos leitores a entenderem cada vez mais este mundo de Curvas, CMYKs e RGBs.

Neste Vídeo aqui tem exatamente Como Fazer este procedimento.
Direitos sobre o Vídeo TMX Gráfica

“Obrigado a todos pelo carinho e visitas e não se esqueçam de complementar o tema com seus comentários essencialmente úteis para mim e para os leitores do Blog”. Comente fique a vontade.

 Texto: Leo Silveira: corelnaveia@gmail.com – todos os direitos reservados: Corel na Veia, cópia, reprodução parcial ou total não autorizada.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

7 comentários:

  1. Estou com um problemão, salvei um arquivo esp no AutoCad para abrir no Corel, até ai tudo bem, ma quando salvo em PDF o arquivo fica incompleto, não sei oq pode ser.
    Please

    ResponderExcluir
  2. Tente converter elementos que sejam vetor com efeitos para bitmap. pode ser que ajude.

    Outra coisa é ver se seu corel está com o SP1 e Sp2. Mas geralmente quando isso ocorre é pelo fato do arquivos estar muito pesado e com muitos efeitos, desta forma nem sempre o Corel consegue converter com detalhes.

    Tende minimizar os efeitos convertendo-os antes de fazer o PDF e vá testando as predefinições nas propriedades do PDF, isso no Corel mesmo ok.

    Espero que ajude.
    Obrigado pela visita e interação.

    ResponderExcluir
  3. nao sei o que houve no corel, nunca deu problema, e agora o atalho crtl+A só serve pra selecionar todos os objetos, não mais para selecionar todo o texto. O que faço pra voltar ao normal, selecionar o texto com o mouse nao é nada pratico.

    ResponderExcluir
  4. Restaure como de fábrica pressione o F8 e mantenha pressionado - Clique no Atalho para abrir o Corel com o f8 pressionado até que apareça a mensagem que lhe perguntará se vc quer restaurar as configurações originais. Clique em Sim e seja feliz novamente.

    Abração e Obrigado pela interação e visita.

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que deu em meu corel, mais as vezes ele trasnforma sozinho os textos em curva.
    Me ajuda ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente reparar seu Corel, Configurações de Fábrica e Depois veja se vai acontecer novamente. Obrigado pela participação.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© 2014 Corel na Veia. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top