11 setembro 2017

Como Instalar Macros, Dockers e PlugIns no CorelDRAW?

11.9.17

Como Instalar Macros, Dockers e PlugIns no CorelDRAW?

Dicas de diferentes formas de instalação de macros, plug-ins e AddOns no CorelDRAW e Corel PHOTO-PAINT. 

Entenda As diferenças entre VGCore (17,0) e CorelDraw (16,4) - Sistemas 64 e 32 e macros 64 e 32. 

Assista ao vídeo com dicas exclusivas de Como Instalar Macros, Dockers e PlugIns no CorelDRAW?  Baixe grátis um instalador de macros para ajudar você com a instalação.

Poque a minha macro não funciona?

Nota!  Na versão CorelDraw: Home & Student e Home & Educação todas as macros não irão funcionar!

A macro não funciona! O que estou fazendo errado?
A macro não aparece na lista ! Como encontrá-la?
Não sei onde a macros foi parar! Me ajude!

E mais uma centena de dúvidas pairam na cabeça dos usuários, quando eles se deparam com estes problemas, principalmente os iniciantes com macros, AddOns e Dockers.

ASSISTA: Como Instalar Macros, Dockers e PlugIns no CorelDRAW? 

Assista e não esqueça de dar aquele joinha se gostar e de compartilhar com suas redes ok?


Na grande maioria, e digo isso de carteirinha é uma "pecinha" que fica entre o teclado e a cadeira: Quando não é isso, confira tudo o que pode ser! rsrs

Uma das formas mais fáceis de instalar macros no CorelDRAW  (versões anteriores ao X8) é com este instalador, o InstalGms.exe, no qual demonstrei no vídeo. 
Ele pode ser baixado no site do Desenvolvedor e não é necessário a instalação do mesmo. 
Ele encontra a(s) versão(ões) do(s) Seu (s) CorelDRAW, ( Funciona apenas para arquivos de Macros .GMS) E melhor é FREE. 

Disponível no Site Corelvba.com Aproveite!

Onde encontrar as macros depois da instalação?

Note na imagem acima, que cada um tem seus destino e cada versão do CorelDRAW, 32 ou 64 bits é o mesmo procedimento, mas num endereço diferente.

Com exceção das versões mais ressentes, CorelDRAW X8 e X92017.


Nestes casos há um novo sistema de instalação "proprietário" para expandir a coleção de Ferramentas Criativas (Aplicativos, Plug-ins, Extensões e Fontes), 

O que mudou no CorelDRAW X8/X9 (2017)?


Nestes casos o novo sistema instala as macros em: 

C:\Users\user\Documents\Corel\Corel Content\Extensions
Tanto pela Janela de encaixe (Obter mais) quanto na área de trabalho (Tela de Boas Vindas

Novo sistema de aquisição e instalação de de aplicativos externos no CorelDRAW X8/2017.

Já os Plug Ins agora ficam em: C:\Program Files\Corel\Plugins
Não ficam mais em: C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X7\Plugins64
Mas se você quiser, ainda pode criar a parta (GMS) para suas macros neste formato (.gms). Compatíveis com versões mais recentes.
Obs: Crie a pasta com formatação MAIÚSCULA ( \GMS ) para depois colocar os arquivos .gms nela.
Local 64 Bits: 
X8: C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Draw\GMS

X9: C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite 2017\Draw\GMS


Local 32 Bits: 
X8: C:\Program Files(x86)\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Draw\GMS
X9: C:\Program Files (x86)\Corel\CorelDRAW Graphics Suite 2017\Draw\GMS

EDIÇÃO de MACROS!

Endereço de edição de Macros:
Já para edição de macros, o endereço é o mesmo para as versões 32 e 64 bits, conforme descrito na imagem acima: Editar Macros "em vermelho".


Não Está vendo a pasta \APPData em seu sistema? Para visualizar esta pasta, você precisa habilitar a visualização de extensões e se desejar, desmarque a opção "arquivos ocultos e pastas do sistema". 

DIca: No Windows Explorer, Teclas de Atalho (Windows+E) vá no "menu" ferramentas/ Opções de Pastas. ABA "modo de exibição / Configurações avançadas, na lista, localize por "Mostrar arquivos e pastas ocultas". E também desmarque: "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos".

Pronto, agora além de ver as extensões, você encontrará o caminho para colocar as macros que pretende editar.


Agora elas estão visíveis e suas extensões também. Você pode até editar extensões .gms para .txt entre outros, tudo depende de seus conhecimentos e objetivos.

Ps: Para Edição de Macros, elas precisam ser de código livre ou de sua autoria para acessar o código fonte das mesmas. Necessário conhecimento em programação VB ou VBA e atualmente Visual Studio.  

Que versão é o seu sistema e seu CorelDRAW?



Porque algumas não funcionam? 

Em se tratando de macros, plugIns e Docker, os problemas sempre existiram, sem falar que, às vezes, eles começam porque algumas pessoas não sabem, baixar do 4Sared, ou de outros sites de hospedagem de arquivos e acabam por culpar o blogueiro ou desenvolvedor.


Algo absolutamente normal, mas que qualquer busca sobre esta informação resolveria, com vídeo e tudo mais.

Não falta é informação na rede, ou "como você acha que eu aprendi a baixar de dezenas de sites sem cair nas pegadinha dos mesmos"? - Assistindo a vídeos, lendo posts sobre o tema, colocando o mouse sobre os links e lendo no rodapé do navegador para onde aponta e que extensão final tem o endereço, antes de clicar. Em caso de dúvida, tome mais Google na veia, até achar o cainho!

Com o tempo, você vai pegando o jeito, quando entrar  em outros sites do gênero, já vai estar mais atento, mais cascudo e a agulha terá a direção correta para sua injeção de conhecimentos.

Assista ao vídeo para retirar qualquer dúvida sobre a personalização de sua área de trabalho com Macros!

Outro fator de muito problema, é a confusão das versões. 

Muitos usuários não sabem muito sobre 32 e 64 bits, atualizações, tipo X8.450. bla bla bla...e quando sabem, em alguns casos, não prestam bem a atenção na versão de compatibilidade da macro que está pretendendo instalar.

Porque as macros não funcionam no meu CorelDRAW? 

Essa é a pergunta que não quer calar, mas para responder, sempre lembro aos leitores que Corel é a empresa que produz o softwares de edição gráfica.

O que precisamos saber é o programa que está se referindo, se é o CorelDRAW ou o Corel PHOTO-PAINT, sistema, versão de atualização do pacote de aplicativos e se é ou não um genérico (piratão mesmo).

Desde forma conseguimos eliminar muitas das possibilidades do erro para uma ajuda mais eficiente.

Ajude o @corelnaveia a lhe ajudar e seguir seu e-mails Facilmente! Em virtude de inúmeros contatos com ausência de assunto, ou aquelas que apenas dizem me ajude... Leia Posted by Corel na Veia on Sexta, 4 de setembro de 2015

Existem centenas de macros que ainda não funcionam para o CorelDRAW 64 bits no mercado mundial, não só aqui no Corel na Veia, nestes casos apenas macros na versão 64 bitis funcionarão bem em seu Sistema e Programa, ou não.

Como, mas porque "ou não"?

Sim, ou não, porque estamos lidando com sistemas absolutamente diferentes, não o sistema em si, mas, instalações diferentes, formas de ativação, desde sistemas até mesmo dos programas, instalações, feitas por pessoas diferentes ou por técnicos diferentes ou aquelas feitas pelo famoso e amado "sobrinho"

Cada máquina, cada instalação, pode sim conter algo que não ajuda a funcionar determinadas macros, addons ou dockers. 

Além de mais um punhado de coisas que podem não funcionar corretamente, ainda mais quando essa atualização é nova, como é o caso do novíssimo, já amado e odiado de muitos, o Windows 10.

Além disso, pra ajudar, a Corel adotou um novo sistema de instalação de Macros, plugIns e Addons. Agora é que a "porca torce o rabo", pois muitas macros podem ou não ter problemas.


No meu caso aqui, a nossa Docker QR Code, tem apresentado algumas variações inesperadas, como se existisse no sistema de arquivos da Corel bloqueios para programas de terceiros, ou isso é só com a nossa QR Code, amada e idolatrada de mutos de nossos leitores. 

Vai saber né....ainda estamos investigando para melhor atendê-lo!

Macros no CorelDRAW e Windows 10?
Bem, este eu nem gostaria de falar, é bonito, moderno, ponto.;(

Para mim, sistemas bons são os que me deixam trabalham de forma igual ou melhor ao dia anterior. 

Sistema bom é aquele que não interfere, sem minha autorização nas funções, atualizações e controles do sistema, bem como hardware, software, drivers, periféricos, rotinas e qualquer outra parte fundamental ao funcionamento.

Tal qual seu dia anterior ou melhor, com minha devida autorização previamente habilitada nas configurações (isso seria o correto).

Quando desligo minhas máquinas, a única coisa que me vem a cabeça é que "Amanhã Será um Lindo Dia".

Amanhã mais nenhum mistério, acima do ilusório
O astro rei vai brilhar, amanhã a luminosidade
Alheia a qualquer vontade, há de imperar, há de
imperar. Guilherme Arantes.

E todos os programas e macros, sistemas e arquivos irão funcionar na mais perfeita harmonia pra que eu e vocês possamos brilhar. rsrs

Vai me dizer que não é o que todos queremos? Pelo menos eu quero apenas isso, dar sequencia ao trabalho, projeto apertar o play e começar o dia, sem ter que perder horas com problemas de terceiros, por atualizações não autorizadas e erros inesperados nos sistema!

No Windows 10 as coisa podem ser bem diferentes para cada um de nós. Uma macro que funcionou com você, nem sempre irá funcionar comigo e vice-verso 

Eu mesmo estou tendo problemas com algumas delas, terei que refazer algumas instalações e tentar eliminar o problema.

Só que para isso, é preciso tempo, e tempo é algo escaço nos dias de hoje. 
Bom mesmo seria se apenas apertássemos um botão e tudo voltasse ao normal.

Tipo Android, ou até mesmo como Linux. 
Quem sabe um dia?  A Microsoft ainda tem muito a evoluir rsrsr

Mas porque isso?

Bom, depois que instalei o Windows 10, fiz testes e mais testes! Após tantos testes, com poucas conclusões contundentes. 

Conversando com o amigo Reginaldo do Bônus 630, ele me relatou que algumas partes de algumas macros, feitas em VBA, se comportam de forma diferente no Windows 10, alguns botões ou funções não são respeitadas em sua totalidade.

Algum tipo de incompatibilidade, ou coisa do gênero podem ter contribuído para estes problemas. Muitos estudos ainda estão sendo realizados e testes sendo feitos e nós estamos na correria para que logo isso se resolva ou desvendado. 

Muitos usuários já estão usando, sem problemas, tanto o CorelDRAW X7/X8/2017 64bits quanto algumas macros 64 bits, no Windows 10, ambos estão se comportando bem. 

Lembrando, algumas pessoas, nem todas.

E de quem é a culpa?

Pois é, nem minha nem dos programadores de macros!, por isso, reforço mais minha a teoria de que: Cada máquina, sistema, usuários, instalação, ativação, manuseio e etc, são únicos.

Não há como ter a certeza dos possíveis culpados sobre tudo e ainda encontrar a solução imediata de todos os erros e problemas.

Assista também este vídeos: 
  • Abstratct Cusves 1,1 64 bits: https://goo.gl/Xvs7NC
  • Xero PlugIn: https://goo.gl/iKq7B0
  • PhotoZoom: https://youtu.be/CwistsOsiWQ
O que está acontecendo com os códigos?

Sabemos que o VBA e VB não conversão exatamente a mesma língua e que as atualizações nos códigos, trouxeram novos desafias aos programadores.

Preparando a migração para o VB.NET - uma visão Geral 

Trabalhando em conjunto com o Visual Basic 6.0 e o Visual Basic.NET .Recomendações: http://www.macoratti.net/vbnet.htm

As diferenças entre VGCore (17,0) e CorelDraw (16,4)

Baixe o texto completo de todas as mudanças no modelo de objeto. na conclusão do post. Divirta-se http://forum.oberonplace.com/blog.php?b=39017
Font: Forun do CorelDRAWComunity: http://migre.me/s652c

Vamos supor que, de 100 máquina instaladas com o W10, 9 delas se comportem muito bem com todas as macros, add ons e Dockes com seu CorelDRAW, 64Bits, tudo ok, mas e esse 1, porque ele se comportou de forma diferente?

Simples! Por que ele tem algum ( "0" Zero ) ou algum (1 um ) no lugar que não corresponde ao ideal. 

Em se tratando de programação, tudo pode acontecer e no windows então...aiaia. Ou ainda, seu código pode conter um erro ou incompatibilidade com o sistema atual ou com o CorelDRAW que você está usando. 

Como sempre digo aqui no site e em meus vídeos: Times que estão ganhando, não se pode mexer muito, olha aí o campeonato brasileiro! rsrs. Por falar em time, se você ainda não baixou, baixe agora os Escudos dos Times do Brasil FREE aqui no Site

Se você é um adepto à macros, addons, PlugIns, Dockers e personalizações acesse este post para Turbinar seu CorelDraw e se as macros que precisa ou gosta não estão disponíveis ainda para a versão 64 bits, tenha uma versão 32 bits do seiu CorelDRAW também. Nada impede!

Você use duas versões do CorelDRAW ou de outros programas, mesmo que seus sistema seja 64 bits, você pode ter uma versão de seus programas preferidos nas versões 32 bits.


CONCLUSÃO!

É sempre bom conhecer mais sobre as tecnologias que pretendemos usar, antes mesmo de passar a usá-las. 

Ler a respeito, assistir a vídeo aulas sobre o tema e a cada novidade tentar se atualizar ao máximo, isso corta um grande caminho para os possíveis problemas que venha a enfrentar.

Isso ajuda muito na migração ou entrada para um sistema de trabalho novo ou diferente dos que costumava usar.

Espero que tenha ajuda a todo e que daqui pra frente muitas das questões abordadas aqui, se tornem coisa do passado. 

Sucesso  a todos sempre!

Artigo original do Corel na Veia.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

©Corel na Veia 15/10/2007/>2017 . All rights resevered. Designed by Templatesim

Back To Top