21 outubro 2012

Como Criar Fontes True Type no Corel Draw X6 - Manual Básico de Tipografia Digital

21.10.12


Aprenda como criar Fontes True Type a partir de seus vetores, usando o CorelDraw X6. 

É isso mesmo, com o seu CorelDraw, você pode ter suas própria fonte personalizada, com o seu estilo.

Imagine ter sua fonte personalizada para seu Logotipo, produtos e serviços. Você já deve ter visto uma Fonte diferente, que gostou muito e logo deu vontade de criar uma exclusiva pra você! 

Ou lhe deu vontade de saber de que forma as fontes True Type podem ser feitas?

Eu já me fiz esta pergunta em 2006/2008 já tem aí um bom tempo, na época não sabia ao certo como seriam os procedimentos de criação e edição dos tipos, achava que deveriam existir programas que fariam isso de forma semi automática ou automática.

O tempo passou, deixei este tema de um pouco de lado para me dedicar em outros projetos, até porque comprava-se cds com fontes em bancas de jornais e eram cada vez mais versáteis e atraentes, bastando instalar e usar a vontade.

Fontes com identidade!

Hoje elas estão por toda parte, muitas já são bem conhecidas de todos, possuem identidade própria, ditam tendências e até moda. Seja em convites de casamento, formatura Logotipos livros entre outros, eles tomaram conta da palavra escrita.

Uma fonte bem construída pode atingir valores bem interessantes, caindo no gosto dos designers então, ela se espalha e passa a ser quase uma lenda. Veja o caso da FUTUTA sem-serifa que é considerada um símbolo do modernismo em nossa área ( Designer Gráfico ).

Lembrando que a FUTURA é de 1927, e teve sua época de glória ao completar seus 23 anos, na década de 50, por ser considerada limpa e impactante. Hoje é claro que as portas se abriram para outras tantas fontes belas e muito bem elaboras mundo a fora.

Leia aqui no blog também sobre fontes dingbatsDingbats o que na verdade são ? e para que ?

Levando em consideração os valores cobrados por aí, em sites de venda de fontes, é sempre bom saber que também podemos criar nossas próprias fontes além de registrá-las, se for o caso, podemos dar-lhe um nome e uma família, como um filho mesmo.

O importante não é só criar, mas saber que há esta possibilidade e usando um programa no qual você já está familiarizado, com técnicas de vetorização que você já conhece e com a praticidade do Corel Draw X6. Cabe a você tentar fazer a sua ou não.  

Todos nós sabemos que o CorelDraw sempre foi muito versátil em relação as conversões de fontes para curvas e a posterior manipulação dos nós, linhas e curvas de maneira inigualável. O que acabou por me levar a uma busca incessante por mais informação que me ajudasse a fazer uma fonte utilizando o aplicativo.

Veja o Manual de Instruções para a Criação das Fontes

Baixe agora mesmo!!!
Crie suas Fontes Baixe Grátis
( Grátis  0800 em PDF )
Local 4 Shared 
Não Possui Senha

Local Alternativo MEGA
Link Direto
Não possui senha!


Leia também ERRO X8:
Acompanhe a técnica de criação de fontes TrueType nos vídeos abaixo.
Licença Creative Commons
O trabalho Tutorial - Criando Tipografia Digital no CorelDRAW X6 de Léo Silveira
foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Podem estar disponíveis autorizações adicionais
ao âmbito desta licença em http://corelnaveia.com/p/contato.html.


Funções ocultas ou pouco vistas mesmo em manuais do Aplicativo.

Com alguns anos de pesquisa, uma boa dose de curiosidade, dedicação e o surgimento do Blog, a vontade por aprender mais sobre o CorelDraw foi aumentando a cada dia, bem como a curiosidade sobre suas inúmeras funções ocultas.

Sempre gostei das partes mais camufladas do CorelDraw, aquelas que não estão nem nos próprios manuais do aplicativo, as que por algum motivo incomum não recebe sua devida explicação.

Como diz o Ditado:

"A curiosidade matou o gato"..."Dúvida". Na Europa na Idade média as "pessoas" não gostavam de gatos e aprendiam desde sedo que os gatos, em especial os pretos traziam má sorte. Santa ignorância medieval. Eles preparavam centenas de armadilhas para capturar os felinos. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. Que "animais", pobre animal.

Felizmente em se tratando de "Aplicativos", programas de computador, o máximo que pode acontecer é seu programa parar de funcionar, bastando aí, re instalá-lo e pronto. Nada de sangue e pelos espalhados pela casa.  

Se você também tinha essa curiosidade de "gato" em saber como as fontes são feitas, pelo menos em CorelDraw, agora você irá matar a sua também e ainda irá aprender de forma fácil e intuitiva, para que você mesmo possa desenhar, vetorizar e construir suas próprias fontes.

Você poderá salvar a sua fonte com o nome que lhe convier e personalizar à seu modo a aparência de sua Fonte. Utilizando o CorelDraw é possível criar fontes com estilos exclusivos e personalizados  a partir de outra fonte, através de um desenho (capturado) Escaneado ou devidamente vetorizado no próprio CorelDraw.

Outras formas de Criar Suas Fontes.

Você também pode utilizar diversos sites como o Fontstruct, FontForge, ou Bitfontmaker2 que já oferecem estes recursos de criação de forma bem intuitiva, além de programas especializados como o Font Creator e ScanFont 5 que trabalha com Bitmaps e é concorrente do FontLabStudio.

Cuja a versão completa pode ser adquirida pela bagatela de US$649,00 + Impostos de taxas de aduana.

Existe também um serviço online  yourfonts.com com a mesma finalidade, ele conta até com um programa de afiliados, que oferece uma boa comissão a seus associados.

Todos tem lá suas devidas limitações, e preços, digamos um pouquinho salgados. 

O CorelDraw não é lá tão baratinho assim, mas limitações é uma coisa que você não encontrará nele, pelo menos nos quesitos personalização, versatilidade e ferramentas para vetorização potentes, isso sem falar que o CorelDraw X6 não faz apenas fontes, como é o caso dos demais serviços citados acima.

Assim como para diversas finalidades no qual você já deve estar careca de saber, o CorelDraw também possibilita a criação de fontes True Type e com as vantagens das ferramentas de edição vetorial mais poderosas do mundo.

Com um pouco de criatividade, dedicação e disciplina você estará apto a construir exclusivas e belas fontes para seus trabalhos gráficos, logotipos e artes em geral.

Vejamos então como tudo isso é possível no CorelDraw X6?
  
Espero que gostem. O Barulho chato do Clique do Mouse agora foi removido. Eu também achava ele um porre. Vamos ao vídeo. 

PARTE 01 VÍDEO COMO FAZER FONTES TREU TYPE NO COREL DRAW X6.
 
Quer saber mais sobre fontes leia este artigo muito bom do Canha

O que é tipografia? (com infográfico)

Vamos partir para a prática agora, assista a segunda parte.

PARTE 02 - VÍDEO COMO FAZER FONTES TREU TYPE NO COREL DRAW X6.

Quer Baixar algumas fontes grátis Criadas em Corel Draw? dafont.com
Aproveite a dica. 

Mais Fontes para Baixar Grátis: unleash.com


Não esqueça de compartilhar para que mais e mais pessoas tenham acesso a este material. 

Curta o Blog no Facebook e Siga-nos no Twitter. 

Aqui a intenção é sempre a de compartilhar com o maior número de pessoas possíveis, mas para isso conto com sua participação.  Caso queira colaborar com o Blog envie vetores Diferentes e Dicas, fique a vontade para tal, aqui o espaço também é seu, é de todos.

Obrigado e até a próximo post, 

peço desculpas pela demora em atualizar o Blog, mas não gosto de colocar somente um vetor qualquer, apenas para dizer que está atualizado.
Enhanced by Zemanta

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

11 comments:

  1. Ótimo post compartilhei no Face. Parabéns .

    ResponderExcluir
  2. Olá Edurardo, grato por compartilhar, Volte sempre. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Como faço para editar uma fonte já existente. Tento abrir mas nao abre!!! Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta técnica que mostro aqui é exatamente com uma fonte já existente, o que vc deve fazer é criar a letras no Corel com a Fonte e converter para curva o ABCdário Completo. Conforme a aula explica. Depois exporte com o nome que desejar e instale em seu sistema.


      Grato pela participação.

      Excluir
  4. Estou procurando a fonte usada pela marca PRADA em seu logo, tentei localizar na net mas não acho, tentei fazer através de um gabarito que pode ser achado na web mas todo o processo é muito complicado pra mim... sabe onde posso encontrar? o post é bom só não entendi direito como vetorizar as letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você precisa escrever outras palavras com este tipo de fonte, você terá que conseguir com quem desenvolveu o logo ou terá que criar as fontes em algum programa como o CorelDraw, caso não se adapte ao CorelDraw para a função desejada. Se o logo for apenas para recorte, não havendo a necessidade de escrever frases com a fonte, aí é só vetorizar o logo e deixar tudo em curvas mesmo. Se preferir Baixe esta que tenho aqui https://mega.co.nz/#!45tACS4K!CEYwHZ2qsE9qtaUfZo6Uj9cg7Dk4nLJ-GT-UlYXevlw Em EPS editável. Ok.

      Excluir
  5. Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O http://Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos do seu site?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Corel draw x8 atualizado!, tudo muito lindo. ate eu não conseguir exportar as ttf. ele ate exporta. porem sempre substituindo o arquivo anterior de forma que eu só consigo exportar uma letra. por exemplo. exporto a letra A logo apos vamos exportar a letra B . dai a letra A ja não esta marcada em negrito na caixa onde seleciona os caracteres. faço o mesmo processo que costumava fazer no corel x7. mas no x8 não rola. alguem mais esta com o mesmo problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei testes aqui em uma versão não atualizada pra ver se o erro está no X8, caso sim iremos relatar isso ao fabricante, mesmo assim é relevante seu comentário aqui para analisarmos isso. Desde já grato.

      Excluir
    2. Também estou com a mesma dificuldade, alguém poderia me ajudar?

      Excluir
  7. è assim mesmo, depois de marcar uma, a outra ou próxima não estará em negrito mesmo e dependendo da versão que está fazendo, mais erros serão encontrados, parece que a Corel abandonou este recurso e não fez nenhuma melhoria no setor! Qualquer coisas entre em contato com o suporte da Corel e mostre a eles a necessidade de uma melhoria neste recurso! Desde já grato!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim