23 fevereiro 2018

Fit To Page in CorelDRAW X7 X8 e 2017 Página no tamanho do Objeto Selecionado

23.2.18

Fit To Page in CorelDRAW X7 X8 e 2017 Página no tamanho do Objeto Selecionado

Redimensiona a página para o tamanho do objetos Selecionado é uma tarefa até que bem simples de fazer no CorelDRAW.

Para Isso basta copiar os valores do objeto e transferir para as medidas da página.

O problema é quando queremos fazer isso, mas de maneira rápida, não há uma função especial para isso, sendo assim é necessário um comando em VBA para tal.

Esta função, como dito no vídeo, é uma função já conhecida dos aficionados por macros e usuários mais experientes do CorelDRAW.

Eu usava muito esta função na gráfica onde trabalhei aqui em N.Friburgo, para montar algumas estruturas de impressão ou de cortes com facas.

Assista ao vídeo e veja você meso se ela pode ou não ser útil para você ou  para alguém que você conheça.
Se for, baixe ou compartilhe com suas redes, isso nos ajudará em muito!

Encontrei a Macro Cdrtools do Autor: Sancho 

O CdrTools é uma grande coleção de macros simples para o trabalho diário no CorelDRAW. O pacote inclui cerca de 40 funções para trabalhar com a área de transferência, cores, documentos e objetos.

Versão: 2.11 (2013)
Compatibilidade: X3 - X6

Hoje você pode encontrá-la no Github.com : https://github.com/cdrpro-macros/cdr-tools

Copyright © 2018 Sancho

Este programa é um software livre: você pode redistribuí-lo e / ou modificá-lo de acordo com os termos da Licença Pública Geral GNU, conforme publicado pela Free Software Foundation, seja na versão 3 da Licença, ou (na sua opção), qualquer versão posterior.

Este programa é distribuído na esperança de que seja útil, mas SEM QUALQUER GARANTIA; sem a garantia implícita de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Consulte a Licença Pública Geral GNU para obter mais detalhes.

Sendo assim, se você quer atualizar o mesmo, é só baixar o código fonte!

Ela conta com muitas funções interessantes e uma delas é justamente esta que estou liberando para vocês. Ela se chamava nesta macro de: sToolsDocument.FitPageToSelect - escalas de uma página sobre a destinação do Objeto.

O problema é que agora ela não está mais rodando nas versões mais ressentes do CorelDRAW, sendo assim é uma função sem atualização e que poderia se perder no tempo, até mesmo nem chegar a ser conhecida.

E "Para a noooossa alegriaaaaaa" Recebemos um pedido de uma função similar, um novo desafio, advindo de nosso leitor e seguidor Edson Jair, que pelo Facebook nos encomendou uma macro com esta função em especial.

Como disse no vídeo e também para ele, não sou programador, mas sou teimoso e muito mais que isso, curioso! Tratei logo de buscar em minha memória os elementos que precisava para compor esta função, ou melhor a função que ele desejava.

Ainda estamos em busca de um programador parceiro, não é fácil, mas estou tentando aqui, caso consiga iremos trabalhar neste novo desafio para o Edson Jair.

Enquanto isso, vou liberar aqui para ele e para vocês uma prévia da macro, uma versão aberta da FitToPage que eu ainda estou preparando!

Espero que gostem e que façam bom uso em sua rotina de trabalho com CorelDRAW! Sei que não são todos que precisarão desta função, mas também sei que muitos que trabalham com personalização de festas, recostes em vinil, impressão de grandes formatos e plantas humanizadas podem sim, vir a precisar.

Independente de que ira usar, nós aqui no Corel na Veia sempre tentamos resgatar funções que já foram úteis para alguns usuários e funções e macros desconhecidas de tantos outros.

Baixe logo a sua versão de teste Livre e aproveite as vantagem da automação, assista ao vídeo, caso não o tenha feito e veja como você pode ganhar tempo no CorelDRAW com um função simples, mas que pode lhe poupar muito, e lhe render ainda mais!

ONDE BAIXAR?
Bem Aqui
Tamanho: 10,3 KB
Local: Mega
Tipo: gms em .rar
Senha: Não possui
VALOR: FREE 0800
Vcê pode fazer-nos uma doação para ajudar em nossas despesas e novos projetos como estes. sua ajuda é bem vinda, porém não obrigatória ok. 

Se gostou não esqueça de compartilhar com suas redes de relacionamentos e dar aquele LIKE para ajudar o Canal a crescer cada vez mais!

Obrigado ao Edson Jair pelo pedido e por ter me relembrado deste projeto, que já estava a tempos sem usar!

Um forte abraço a todos e até o próximo desafio do Corel na Veia!

Artigo original do Corel na Veia.
Doar R$ 10,00
Não tem uma conta no Mercado Pago e Mercado Livre?
Crie uma, é fácil, rápido e seguro!
Usando este Link você ainda nos ajuda mais um pouco e sem gastos!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

2 comments:

  1. Essa Macro deveria ser ferramenta nativa dentro do programa, mas como sempre o nosso querido mito e amigo, Elieser nos presenteando com algo tão sensacional!!! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas não é, vai saber porque! Obrigado amigo, estamos aqui para isso, fazer oque eles esquecem! rsrs Sucesso ai!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim