15 dezembro 2014

Mascote Olimpiadas e Paraolimpiadas 2016 Vetorizados em CorelDraw - REMOVIDO

15.12.14

Mascote Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 Vetorizados em CorelDraw (REMOVIDO)

Vinícius e Tom Foram os nomes escolhidos com 44% dos 323.327 votos. Os nomes foram apresentados ontem Domingo 15 de Dezembro, pelo Tadeu Schmidt, durante o Fantástico. 

Já os "nomes" Oba e Eba ficaram na segunda posição com 38% dos votos. Tiba Tuque e Esquindim ficaram com 18% da preferência do público.18% foi até muito bom, porque cá entre nós, que ninguém nos ouça (leia), que nomes mais "mequetrefe". 


Ainda bem que desta vez tinha uma opção descente e que homenageia dois nomes bem conhecidos e queridos pelos brasileiros. Ufa...Olha que coisa mais linda, a bossa venceu. Já é meia olimpíada ganha! rsrsr


O mascote olímpico Vinicius, de cor amarela, representa a diversidade dos animais do país, enquanto Tom, o paralímpico, de cor azul, reproduz a mistura da flora brasileira.

Os mascotes representam nossa fauna e flora, o que sobra dela até então, pois até 2016 isso ainda pode mudar. O Brasil é um dos países recordistas mundiais em biodiversidade, isso significa que temos uma abundância em vida. Só na Mata Atlântica, região que abrange Nova Friburgo, onde moro, são mais de 20 mil espécies de plantas, 8 mil delas são endêmicas, só vivem neste  ecossistema

Apesar deste record brasileiro, só possuirmos hoje 7.3% de nossa Mata Atlântica, os outros 92.7% já não existem mais. Devem estar nas riquezas e bens de uns e outros gabinetes afora, vai saber. 

Sabe o que é isso, 92.7%? É muita coisa, muita vida, muita água, animais, biossistemas inteiros foram eliminados em apenas 500 anos de exploração descabida.

"Eu, acho louvável qualquer atitude ou tentativa de representar estes valores do nosso Brasil, mas, mais do que representar, deve-se fazer algo concreto de fato para mudar este cenário".

Os mascotes das olimpíadas 2016 representam uma fauna e uma flora, que não é valorizada em sua totalidade. Eles representam o pouco que que os homens públicos e privados deixaram restar de nosso bem maior!

E como você acha que isso acontece? 
Bem simples, leis brandas, desrespeito, ganância, despreparo, desqualificação, falta de planejamento, de projetos e de visão. Além da falta de amor próprio e ao próximo.

As leis favorecem o desmatamento e respeito é algo que não nasce com a gente, se adquire através de uma boa educação, convívio social e muito conhecimento.

A ganancia também é um dos maiores vilões, seja na exploração de recursos naturais, na exploração agrícola ou imobiliária.
Cadeia de Montanhas de Nova Friburgo - Parte ainda preservada de nossa vívida Mata Atlântica. Foto:@corelnaveia
O ganancioso, não pensa no futuro, não pensa na biodiversidade, não pensa nas vidas que dependem deste ecossistema. Ele só vê números, cifras, valores cifrados e ganhos, muitos ganhos. 

Despreparo, este é notório em diferentes partes do Brasil. Pessoas despreparadas são nomeadas para cargos que não conhecem ou sequer respeitam. Na grande maioria das vezes acabam por 
se corromperem e ajudar, ainda mais, a destruir os ecossistemas restantes.

Planejamento, esta é uma palavra que, parece não fazer parte do vocabulário dos responsáveis por determinados cargos fiscalizatórios. 

As cidades vão crescendo de forma desordenada, de qualquer forma, em meio a mata ou onde era mata, que foi jogada ao chão para fazer mais um bairros, mais outro e só mais outro.

Aqui mesmo, em Nova Friburgo, depois da tragédia de 2011, que abalou as estruturas da cidade e que quase destruiu tudo, deu bem para perceber os anos de descaso, de despreparo, de ganância, de especulação imobiliária, de falta de projetos e de muita falta de respeito à vida humana e a biodiversidade do local.
Eu, no alto da montanha. Observe o que já comemos de Mata, só no Centro da Cidade. Foto: Osmar de Castro.
No estado do Rio, só Nova Friburgo já perdeu, somente de 2008 a 2010, cerca de 12 campos de futebol e em sua totalidade, desde sua criação por decreto, a cidade já perdeu 67% de sua cobertura original de Mata Atlântica. 

Não pesquisei sobre Teresópolis e Petrópolis que também possuíam uma grande área de Mata Atlântica. Isso é, sem sombra de dúvida, desqualificação profissional de muitos dos órgão que são pagos, bem pagos, para gerenciar, fiscalizar e cuidar de nosso bem maior, a Mata Atlântica e as vidas que aqui habitavam e as que ainda habitam.

Veja últimos dados: SOSMA http://migre.me/nwpEY


A cada ano que passa é mais um bairro, loteamento, condomínios e moradas sendo construídas em locais que, ao meu ver, só deveria ter mata, bicho, água e vida! Todos os projetos com o mínimo possível de cuidado com a preservação do meio ambiente. 

Se dermos uma olhadela em imagens de satélite nesta região, já podemos notar uma ampla massa de mata que já foi subsistida por moradias, bairros ou condomínios.

Até 2016, quando começarem os jogos olímpicos e paralímpicos, devem surgir mais alguns bairros, sem grandes planejamentos e visando o bem maior para eles, os lucros, ganhos ou retorno dos investimentos. Pouco importando quem habitava naquele espaço escolhido para os novos investimentos.

"Não basta apenas multar, prender ou tomar as terras dos infratores. É preciso fazer com que o elemento infrator que desmate, replante absolutamente tudo novamente em um prazo de no máximo 5 anos. Além é claro, de não poder ter mais nenhuma pedacinho de terra, em seu nome, neste planeta". 

Os nomes dos mascotes escolhidos pelos brasileiros representam a cultura de um povo, através das figuras da bossa nova, Antônio Carlos Jobim e Vinícios de Moraes, brasileiros dedicados e apaixonados por seu povo, trabalho e sua pátria.


Tom e Vinícios, os mascotes, representam, como já dito, a fauna e a flora brasileira. Já os políticos do Brasil, em sua maioria, representam os interesses financeiros, individuais, corporativos ou coletivos de seus próprios pensamentos e ideias.

Muitos deles representam, desmatamento, poluição, degradação dos ambientes, descaso, despreparo, corrupção, desconhecimento e total desenternece pelo público, pela vida como um todo.

Eu sei que, eu e a grande maioria de vocês que estão lendo este texto, fazem as suas partes. Pagam seus impostos, tributos, taxas, juros e o salário pomposo de seus "representantes".

Se mutos de nós, ainda não separa o lixo orgânico do inorgânico, não é apenas por falta de hábito ou de conhecimento, é porque não faz muita diferença em muitas das cidades do Brasil. 

Afinal de contas, quantos de nós temos coleta seletiva de lixo no Brasil. Eu não tenho, é apenas um caminhão com funcionários muito apreçados para cumprirem as metas, que ainda deixam cair grande parte do lixo no chão. E você pensa que eles voltam para pegar? Coisa nenhuma. Fica ali até passar um Gari e limpar os detritos fétidos do asfalto.

Lá no lixão, como é conhecido o depósito, eles possuem um setor de seleção deste lixo, lá o lixo é selecionado antes de ser enterrado no nosso solo fértil em água, mas não é o suficiente.

Tenho um amigo que já trabalhou lá, e sabe o que ele me dizia? Que nem 50% do lixo é reciclado, espere, do lixo não orgânico.

Isso não é contraditório em uma país que quer ser grande e rico?

O orgânico que era para virar gás, é enterrado a décadas em nosso, REPITO: Solo fértil em hidrominerais riquíssimos (água pura em abundância). Isso significa que para uma cidade em meio a Mata Atlântica, não existe a mínima preocupação com o meio ambiente e com a biodiversidade que ainda temos por aqui.

Eu sei que você não deve ter chegado até aqui para saber disso, mas eu não poderia deixar esta oportunidade de lado, pelo menos para dar a minha contribuição, alertando para o problema.

Os alertas já foram dados centenas de vezes, nós precisamos fazer algo realmente eficaz. Não adianta ter leis, penas previstas, sansões ou prisão para os culpados pela degradação das cidades e matas.

É preciso eleger seres humanos capazes de gerir, capazes de administrar, de fiscalizar, de assumir a responsabilidade, e acima de tudo, de amar ao próximo. Enquanto elegermos gananciosos mercenários, de modo geral, mercenários não amam, não respeitam, não estão nem aí.

Estas pessoas não me representam de forma alguma, nem a minha nação e irmãos de pátria! São verdadeiramente a escória da humanidade. 

Prova maior disso são os números do INPE www.inpe.br, que as queimadas e desmatamentos até estão reduzindo gradativamente, mas que nunca acabando de vez.

Erradicar de uma vez por todas a palavra desmatamento de nosso vocabulário, seria o ideal, seria moral.

Este é apenas um ponto de vista, de quem a 20 anos vê os acontecimentos locais. Existem centenas de outras opiniões, se você tem algo a acrescentar neste conteúdo, fique a vontade para comentar.

Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!

Agora vamos ao tema VETORES, pois provavelmente você está aqui para isso.  (NÃO ESTÃO MAIS DISPONÍVEIS)

O título:  Mascote Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 Vetorizados em CorelDraw, não é apenas um chamariz, é na verdade um pacote de arquivos vetorizados dos mascotes dos jogos das olimpíadas e paraolimpíadas 2016. O texto é apenas um complemento e um alerta para o verdadeiro simbolismo dos mascotes olímpicos e paraolímpicos.


Trabalhei nestes arquivos visando ajudar a galera que "Rala" muito no período das olimpíadas e não tem tempo pra ficas vetorizando desenho aqui, desenho acolá.

Veja no catálogo os arquivos que irá baixar aqui:

Onde Baixar os Vetores dos Mascotes das Olimpíadas e da Paraolimpíadas 2016?


ATENÇÃO: Estes arquivos não estão mais disponíveis devido ao pedido extra judicial de Remoção pelo "COB" Comitê Olímpico Brasileiro, através de sua assessoria jurídica no Brasil. Sendo assim os vetores serão deletados e os posts relacionados re-editados para ficarem em conformidade com a lei.
(NÃO ESTÃO MAIS DISPONÍVEIS )

Meu muito obrigado a todos e até a próxima novidade do @corelnaveia  

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

©Corel na Veia 15/10/2007/>2016 . All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top