12 dezembro 2014

Como Salvar Arquivo em Versão Anterior Automaticamente no CorelDraw?

12.12.14

Como Salvar Arquivo em Versão Anterior Automaticamente no CorelDraw?

Você sabe como salvar arquivos do CorelDraw em Versões anteriores de forma rápida e automática? Sem ter que ficar escolhendo na caixa de diálogo "salvar como", a versão que deseja salvar seus arquivos todas as vezes em que precisar.

Muitos de nossos leitores, e usuários do CorelDraw gostariam de saber como salvar seus arquivos de forma automática ou de ter esta função em seus CoreDraw de forma nativa.


O CorelDraw já poderia ter a opção de Salvar Sempre na Versão Escolhida, bastando apenas pra isso algumas linhas de código na caixa de diálogo "Salvar" "Salvar Como" do programa.
Vai saber porque não o fizeram isso ainda!

Botão Salvar" "Salvar Como
Uma Função que poderia estar presente a anos. É uma sugestão para o CorelDraw X8 galera, não seria bom?

Desde que o CorelDraw é CorelDraw esta função nunca foi agregada ao software, o que é uma lástima e uma decepção para muitos.

Eu, particularmente não me incomodo com isso, até porque uso a macro Resave para re-salvar os arquivos nas versões que desejo, ou que o cliente ou gráfica desejam!

Geralmente também em arquivos que sei que não serão danificados pela tranposição (conversão) entre versões.

Claro que isso implica em cuidados especiais com os arquivos, haja visto que no X3 não haviam as mesmas configurações de camadas que o CorelDraw X6 tem, em relação ao X6 e X5 há uma questão em especial que são as fontes, o gerenciamento de texto mudou nestas duas versões.

Aconselho sempre ter uma versão em Curva e Outra Editável, nestes casos é a melhor opção a ser escolhida, além de imagens em PNG ou JPG e PDFs. Quanto mais se precaver, melhor!

Alguns podem usar várias versões do CorelDraw, ou interagir com outras pessoas que o fazem, Para quem não sabe, você pode economizar tempo no CorelDRAW mesmo em versões mais antigas, evitando as caixas de diálogo salvar/salvar como, exportar, ect.

Para isso, existem muitas macros que podem lhe ajudar a não ter mais a necessidade de usar determinadas caixas de diálogos.

Esta Macro, WX_CDRSaveOldVersion oferece uma economia de de tempo, salvando de forma automática para a versão pré-existente de um arquivo.

Num cenário possível: um outro artista lhe envia um arquivo feito em uma versão mais antiga. Você trabalha em seu arquivo e envia o mesmo de volta.

Mas, você se esqueceu de fazer o "down-save" para a versão anterior CorelDRAW! A outra pessoa não poderá abrir o seu arquivo! O que você faz? Você tem que re salvar-lo e re-enviar ao destino.

NOTA: O formato de arquivo em X4 é totalmente diferente do que para as versões mais antigas do CorelDRAW. Você vai perder os recursos da camada especiais e material de mesa, linhas guias também podem desaparecer ao salvar em versões mais antigas.

Se estive usando o CorelDraw X7, temos os agravantes dos preenchimentos e transparências e suas novas funções de distorção e inclinação.


Leia  CorelDraw X7.1 Inclinação ou Distorção? Posição XX ou XY? 100% ou...  

É possível automaticamente salvar o arquivo do CorelDRAW para um nível de versão pré-existente por trás dos bastidores. Como?


Assista ao vídeo e tire suas conclusões:

E também Atribuir ao Ctrl + S a função de lançar a macro, ou Shift+S (na caixa de diálogo Opções).

Mas como? Basta executar o Setup e escolher o nível de versão para salvar. Exemplo o X3 é a versão 13. Para manter um novo arquivo como X3 de X4 ou X6 siga abaixo as dicas:

1. Faça o seu arquivo novo, salvar como X3 ou X4 escolhendo manualmente X3/X4 no CorelDRAW na "Save Dialog" (Caixa de diálogo Salvar).
2. Feche o arquivo.
3. Re-abra o arquivo. É um arquivo X3/X4 v
4. Pressione CTRL + S (se você tinha mudado o comportamento CTRL + S nas opções) ou execute a macro conforme a explicação no vídeo, através de seus atalho para salvar com a versão desejada. Caso contrário basta reabrir o arquivo e refazer as configuração.

E pronto, temos uma solução que gostaríamos de ter já embutida no CorelDraw, poupando tempo e, consecutivamente, dinheiro! trabalho e cliques!

Agora que já tirou suas dúvidas, é só ir ao link e Baixar a sua! 

Ahh, já ia esquecendo de dizer que é GRÁTIS! FREE! ZERO de impostos, ou tributos também! 

Em bom (Carioquês), Na FAIXA, No Mole, SuSú! rsrsr

Está esperando oque para baixar e começar seus testes! Tenho certeza que irá ser útil no seu dia a dia.

Local: Site Oficial Link Atualizado
Esta macro oferece a gravação automática para a versão 
pré-existente de um arquivo.

Tamanho: 16 K
Desenvolvedor: Macromonster.com


Se gostou da Dica não deixe de compartilhar com suas redes e dar um joínha ai no vídeo pessoal, isso ajuda muito nosso trabalho e contribui para o crescimento de nosso Projeto.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

16 comentários:

  1. No meu corel X7 não deu certo. Eu clico em setup e ele não abre aquela janela para colocar qual versão deverá ser salva. Como devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu X7 não for 32 bits, não irá rodar ok. grato por participar.

      Excluir
  2. Caro Léo, boa tarde!
    Poderia responder por que um arquivo original na versão X6, quando salvo, dobra o tamanho?
    Originalmente no X6 era 17.850Kb e no X7 foi pra 36.850Kb.
    Grat0.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CorelDraw X7 salva as fontes com o arquivo, o X6 não, mesmo assim só analisando muito bem o arquivo. Experimente salvar e desmarcar a opção de estilo e font e veja a diferença. Desde já grato por participar.

      Excluir
  3. Léo,
    Outra coisa:
    Agora, quando abro o arquivo salvo no X7 que que ficou grande (36.950Kb) e salvo no X6, fica com 20,795Kb.
    Qual a razão? já aconteceu isto contigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles trabalham diferentes mesmo, os sistemas de arquivos foram modificados além dos estilo e das fontes ok. Já aconteceu comigo sim....rsrsr

      Excluir
  4. No X7 eu salvei um arquivo como X6, pra rodar no computador do trabalho (X6), mesmo assim não abre, diz que o arquivo é de uma versão superior, como resolvo? desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há muito o que fazer, é salvar para X6 e na caixa de compatibilidade marcar para continuar editável. Isso está acontecendo com mais de um arquivo ou apenas este em especial?

      Desde já grato pela participação.

      Excluir
  5. ola amiga, tentei salvar do x6 para o 3, mas só mostra até a versão 7.0
    tem alguma oura forma? grato pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Conheça alguma forma para que funcione no 64 Bits?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão 1.4 está sim, estou usando ela aqui no X8, tem um errinho e outro mas está indo bem. Estamos procurando uma atualização.

      Excluir
  7. tem a macro para salvar nas versoes anteriores a partir do x8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar esta mesma, se for a versão 1.4 dá para o CorelDRAW X8 64 bits também. Experimente. Sucesso aí e grato por participar.

      Excluir
    2. http://www.corelnaveia.com/2010/06/corel-draw-salvar-em-lote-para-versoes.html A versão 1.4 está neste link.

      Excluir
  8. Respostas
    1. http://www.corelnaveia.com/2010/06/corel-draw-salvar-em-lote-para-versoes.html A versão 1.4

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

©Corel na Veia 15/10/2007/>2016 . All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top