28 agosto 2014

Criar Desenho Realistas no CorelDraw - Tutorial #dicadoLeitor

28.8.14

"Quem nunca buscou no “pai” Google, algo como: vetor realista, desenho realista, e se surpreendeu com o resultado? Em qualquer site de busca é fácil encontrar um arsenal do tipo.

Seja desenho a lápis ou vetorial, acaba nos causando curiosidade, questionamentos, do tipo: como conseguiu? 
Que técnica, materiais ou software utilizou? Motivado por essas questões, eu venho lendo e pesquisei sobre o tema, a fim de dar mais vida aos meus desenhos a lápis.

Não que o desenho realista em si me atraia, na verdade o que mais me atrai no realismo e o processo de criação". Wellysson Hallys

O texto acima faz parte do Tutorial que você estará recebendo de nosso leitor e agora um colaborador do @corelnaveia.

Wellysson Hallys é mais um destes nossos amigos leitores, seguidores e admiradores do nosso trabalho que não se contenta apena em nos visitar, ler nosso conteúdo, baixar nossos arquivos, assistir nossas vídeo aulas.

Ele também quis deixar sua contribuição, interagir de uma forma mais pessoal, através de nossa fanPage, depois de algumas mensagens, lá estávamos nós a ver a possibilidade dele contribuir, já que tinha um tema bem interessante para todos nós.

Bom, resumindo ele teve a ideia de nos agraciar com umas dicas, não sabia ainda como, então eu achei por bem propor um arquivo em PDF, afinal quem não gosta de ganhar um Tutorial em PDF para  ler em qualquer lugar.

Wellysson vem estudando o desenho realista, a algum tempo, já possui alguns vídeos em seu Canal no YouTube usando o CorelDraw para a árdua tarefa de atingir sua meta, o realismo vetorial. Você também pode conhecer o portfólio dele na plataforma do Behance.

- A cereja e o tema é de sua escolha e a ferramenta principal utilizada é a (Ferramenta Malha).

A complementação do post com outro PDF, alguns vetores para vocês treinarem e as dicas que acho pertinentes, é graças a motivação vinda de sua atitude e é para complementar ainda mais seus estudos. Espero que gostem e aproveitem ao máximo todo o conteúdo.
Eu já estava querendo mesmo falar sobre o tema e mostrar para vocês algumas coisas bem legais sobre o desenho realista.

Como é o caso do preenchimento de malha que, ao meu ver é uma das ferramenta mais poderosas para criar desenhos realistas de objetos naturais e artificiais em CorelDraw.

Assim que damos início na utilização desta ferramenta, pode até parecer difícil utilizá-la, mas se você compreender os conceitos básicos, poderá criar efeitos bem interessantes com ela.

Combinado técnicas é possível criar objetos que vão do simples ao complexo, do semelhante ao realismo extremo. Usando a ferramenta certa e na peça certa é possível criar um efeito mais realista e dar mais vida ao seu desenho vetorial.

Trabalhos realistas com o preenchimento de malha no CorelDraw não é uma técnica que se domina com poucos  testes. Há se desenhar muitos vetores realistas, fazer inúmeros testes com a ferramenta, assistir a alguns bons vídeos sobre o tema e, acima de tudo, ter muita paciência e dedicação.

Isso, devido ao grau de "dificuldade", número de pontos adicionados, tipo de realismo desejado, tempo de trabalho, além dos objetivos desejados com a peça a ser construída.


ATENÇÃO no Gerenciador de Objetos, este é um segredinho que já passo para todos a anos, não deixe de organizar as partes chave de seu desenho.

Depois não diga que não foi a avisado! Sem o Gerenciamento de Objetos, além do trabalho se tornar mais demorado, fica mais difícil saber quem é quem, e dependendo do desenho e números de objetos e camadas, você está numa enrascada daquelas para controlar seus objetos.
Caso isso aconteça, você pode se preparar para boas horas de trabalho árduo, pois a coisa é séria quando se trata de composição com a da imagem acima.

Nomear ou re-nomear as camadas e grupos que você julgue cruciais para a finalização ou alteração pós produção, é peça fundamental neste trabalho. Se não quiser problemas com seu arquivo. 

Todos estes fatores irão depender muito de você, fator humano, não é fácil lembrar de tudo, tente seguir uma rotina e organização, combinar técnicas pode ajudar e muito na composição final, mas também é bom ter coisado para não corromper ou bagunçar o arquivo.

Salve, salve, salve e salve sempre seu arquivo, dê um CTRL+S a cada conjunto de ações que julgue necessário. Ou programe para salvamento automático a cada 5, 4 ou até 2 minutos.

Dois minutos em desenho realista pode ser exagero, mas são é muitas ações e comandos que podem ser perdidos. O ideal é que encontre o seu melhor tempo. Isso você se acostuma fácil. e lembre, mais uma vez "Dê um CTRL+S que salva".

Quais são as ferramentas básicas mais usadas no desenho realista em CorelDraw?

"Depois de criadas as formas que definem o desenho, são as seguintes ferramentas mais usadas"
  1. Ferramenta Forma (Principal na manipulação nesta técnica)
  2. Ferramenta Malha (Profundidade, luz, sombras, Perspectiva e Transparências)   
  3. Ferramenta Mistura (Técnica muito usada, acrecida de transparência) 
  4. Ferramenta Transparência (Usada em Diferentes peças da composição)
  5. Ferramenta Mídia Artística (Muito utilizada na criação de fios capilares, e pelos de modo em geral)    
  6. Ferramenta Sombreamento (Bom para dar a Profundidade e as sombras de ambiente)  
Tudo depende muito do artista e de sua adaptação com o a multi ferramentas CorelDraw, já vi muitos trabalhos de realismo feito com diferentes técnicas ou com a junção de diferentes ferramentas para chegar a uma aparência em especial.

Outras combinações muito utilizadas são as texturas, elas podem dar um bom acabamento a peça que estamos desenhando Confira isso na prática com os vetores que irei disponibilizar para vocês através do seu gerenciamento de objetos.

leodesign_2008's Desenho realistas no CorelDraw album on Photobucket

Se não estiver vendo a galeria com as imagens clique aqui para acessar!

Quanto mais você usa o CorelDraw, estuda as sombras, luzes, cores, profundidade, mais fácil se torna chegar ao seu objetivo final. As inúmeras alternativas de ferramentas que o software irão lhe proporcionar lhe darão uma infinidade de alternativas para a composição de seu desenho realista.

Apenas faça com amor, carinho e muita dedicação, não dê pouca atenção para trabalhos não tão bons que você tenha feito, aprenda com eles. Cada desenho feito, será melhor que o outro e chegará um dia que você também vai mostrar ao mundo como você chegou lá.

Neste tutorial de Wellysson Hallys. você vera alguns conceitos usados por ele e repassado para vocês inteiramente grátis.

Lembrando que qualquer pessoa de bem e bem intencionada pode participar do "Dicas do Leitor", ajudando outras pessoas que querem aprender como outros artistas trabalham e atingem seus objetivos com CorelDraw

Aqui no blog temos este espaço que já é conhecido de todos e que já conta com a colaboração de diferentes leitores, todos com o mesmo propósito, de abrir as gavetas do conhecimento a todos. Nada de deixar conhecimento esquecido em um canto de seu HD.

De minha parte, vou deixar aqui o meus agradecimento a ele por nos disponibilizar este tutorial e dizer para todos que também vou liberar outro PDF de Ariel Garaza Díaz, que trata do tema de uma forma diferente e mais detalhada, para que você dê seguimento aos seus estudos.

Ariel Garaza Díaz utiliza neste tutorial a versão X4 do CorelDraw, mas a técnica empregada lhe ajudará ainda mais a entender alguns macetes deste estilo de desenho. São 24 páginas de muito conhecimento.

Se você trabalha com outra versão. é bom saber quais são as principais diferenças entre elas. Veja Aqui neste outro PDF da Corel, quais são estas diferenças.

Acharam que eu iria deixar vocês sem um bônus de aprendizagem?

Ainda tem mais 4 vetores em CDR realistas salvos na versão X6 em altíssima qualidade, produzidas com diferentes técnicas.

São vetores para você abrir desagrupar e estudar as peças da composição como um todo. Além de imagens que lhe auxiliarão nas descobertas!

Obs: Não são arquivos comerciais, são para estudos, e podem ser usados apenas para esta finalidade!

Com eles você poderá ver quais as ferramentas usadas na construção destes arquivos, isso irá lhe ajudar muito na compreensão de diferentes formas de se atingir os aspectos realistas de um bom desenho realista e vetorial .

Acredito que irão gostar, a menos que não estejam em busca de mais aprimoramentos para a sua técnica de desenho realista. 

Baixe o pacote de arquivos, compartilhem com suas redes, e não deixem de comentar aqui no Blog! É sempre bom saber a sua opinião!


Onde Baixar os arquivos e o bônus para nossos estudos?


TUTORIAL GRÁTIS
O único pagamento é uma ação social, compartilhar com suas redes p/ receber o link!
Fácil não? Então não perca esta oportunidade e Baixe agora mesmo!

Criar Desenho realistas no CorelDraw - Tutorial #dicadoLeitor
+ Bônus imperdíveis @corelnaveia
Tamanho: 15,7 MB
Local: Mega
Formatos: PDF
Formatos Bônus: PDF, CDR, PNG e JPG

Senha para Descompactar
=> corelnaveia <=

Lembrando que você também pode participar do espaço Dicas do Leitor, deixando aqui sua contribuição, tutorial, vídeo aula, vetores, oque você achar que irá ajudar outras pessoas.


Participe...aqui a casa é sua!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

10 comments:

  1. Olá Amigo, tem como você me enviar o link de como fazer para que o o scroll do mouse faça com que o zoom fique centralizado. Meu corel deu zica agora tive que instalar novamente e perdi as configurações :( vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRTL+J e Exibição e a direita abaixo vá em Ação padrão do Botão de Rolagem do Mouse. Aplicar e OK...vlw

      Excluir
  2. Respostas
    1. OLá Natália, a senha está no post, logo abaixo do botão de downloads ok. Obrigado pela participação.

      Excluir
  3. não conseguir baixar link inválido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está tudo ok, mas se desejar me envie um e-mail para [email protected] que eu lhe envio um link alternativo ok. Desde já grato.

      Excluir
  4. Bom dia Elieser! Vou te mandar meu para que se for possivel vc enviar os arquivos por e-mail. [email protected]
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Elieser!
    Segue meu email para que se possível vc enviar os arquivos para eu poder acompanhar o video já praticando. [email protected]
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim