05 agosto 2014

CorelDraw X7.1 Atualiza Paleta de Cores Nova série PANTONE PLUS

5.8.14

É isso mesmo galera, a versão do CorelDraw X7.1 está com sua paleta de cores atualizada para a versão PANTONE Plus V2. A Solid Coated V2 e Uncoated V2 contam com novas cores, contra as 1138 da PANTONE+ Solid Coated e Solid uncoated anteriores.


CorelDraw X7.1 está com sua paleta de cores atualizada para a versão PANTONE Plus V2. A Solid Coated V2 e Uncoated V2 contam com mais de 1770 cores, contra as 1138 da PANTONE+ Solid Coated e Solid uncoated anteriores.

Esta paleta de cores, no CorelDraw X6 ainda não estava atualizada para as novas cores da PANTONE 2014 e mesmo depois de algumas atualizações do CorelDraw X6, ela ainda não havia sido atualizada.

A SÉRIE PLUS PANTONE, a mais nova versão do PANTONE MATCHING SYSTEM® , oferece uma gama de cores expansivas que permitem que você traga suas idéias criativas para a vida.

No Site da PANTONE eu já havia percebido esta mudança, também em algumas propagandas que recebi sobre a nova série de cores e amostragens.

Muitos profissionais da área trabalham com estas paletas, bons profissionais ou não, isso não importa, pois o importante é saber que é possível converter e aproveitar a gama de possibilidades que ela proporciona.
Incluindo novo rosa, azuis, verdes e violetas para impressão de alto brilho!
Segundo a empresa os Designers gráficos, profissionais de pré-impressão e impressoras têm agora um total de 1.755 opções de cores para liberar a sua paixão e deixe sua criatividade voar!
O que há de novo para o PLUS em 2014

Já no CorelDraw X7.1 a novidade está no mesmo local de sempre, mas já coma nova versão:
Para acessar de forma rápida no CorelDraw X7, temos a Nova Opção de acesso rápido, conforme imagem abaixo:
Botão acesso rápido as Janelas de Encaixe do Programa
Janela de encaixe Gerenciador de paleta de Cores no CorelDraw X7.1 Paleta superior Solid Coated e inferior Solid Uncoated, ambas PANTONE plus.
Confira a paleta no CorelDraw X6 e compare com a NOVA versão atualizada no X7:
Paleta de Cores PANTONE Plus CoerlDraw X6.
Paleta de Cores PANTONE Plus CoerlDraw X7.1 
Lembre-se que sempre é possível converter estas cores em Exatas para as compostas em CMYK e até mesmo para RGB no CorelDraw, mas eles não terão as mesmas tonalidades, sendo assim, consulte sempre sua gráfica preferida para saber maiores detalhes.

Cada caso é um caso, mas em se tratando de impressão, você deve converter seu espaço de trabalho para CMYK e se for para mídias não impressas para RGB.

Existem vária formas de fazer esta operação:

01 - Você pode converter um objeto por vez, selecionando as pesas e convertendo as cores para a paleta desejada. ou...
02 -  Usar o Localizar e Substituir (Ctrl+f) do CorelDraw e substituir o espaço de trabalho para o desejado.

E de uma forma muito, muito mais rápida de conversão de Cores!

03 - Usando uma macro de conversão de cores, bastando pressionar CTRL+A para selecionar tudo na página e depois um clique na função da Macro.
Observe que as cores não deixam nada a desejar, apenas as porcentagens que são alteradas, dependendo do paleta que estava anteriormente.
Pronto seus objetos que estavam em PANTONE serão convertidos para CMYK, RGB e Gray, Tons de Cinza opção de conversão mais do que suficientes para agilizar. 

Eu uso esta versão da SanM-Tools (NÃO DISPONÍVEL AQUINO SITE) para CorelDraw X6, mas acredito que já esteja saindo a versão para CorelDraw X7 em breve.

Ainda não encontrei, talvez por uma mudança no nome ou coisa do tipo. Continuo na busca, se alguém souber onde encontrarmos, estarei linkando aqui para todos.

OPA, já temos NOVIDADES!

Antes mesmo de terminar o post descobri esta outra Macro que funciona em CorelDraw X4 a X7, pelo menos é oque diz o Site do Desenvolvedor. Vou testar ainda, mas já vou deixar o link aqui pata vocês, qualquer coisa depois eu edito...rrsrs Se você testar e gostar deixe aqui sua experiência com ela!

É free e o nome dela é AP ConvertColor

.Gms em Zip: 13,7 Kbps
fonte: 
http://corelvba.com

Espero que gostem da Dica e que aproveitem as novas paletas PANTONE plus em seus projetos futuros e que gostem da macro, ela ainda converte paletas de cores também, parece uma boa, o que acham?

Dica Bônus

Sites para Criar paletas de Cores:
www.colourlovers.com

COLOURlovers é uma comunidade criativa, onde pessoas de todo o mundo criam
e compartilham cores , paletas e padrões , discutir as últimas tendências e explorar coloridos artigos.

Sites para Criar paletas de Cores a partir de sua imagens:
www.pictaculous.com
Cria paletas a partir de imagens upadas para o site nos formatos (PNG, GIF, JPG .
O Arquivo não pode ser maior do que (500 k)
Além da paleta há também sugestões e as cores em hexadecimal, depois só fazer o download da paleta.

Querem mais dicas? Comente participe, quem sabe a sua dica não é publicada aqui no Site! Lembre-se que aqui o espaço é meu, é seu, é de todos! Colabore de qualquer forma, SUA AJUDA será muito bem vinda!

Até a próxima dica Corel na Veia. 

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

13 comments:

  1. boa noite, estou com um problema na paleta de cores, onde eu instalo uma paleta criada ela funciona na hora depois que fecha o corel e tentan reabrir esta paleta buga e fica um retangulo cinza no local e não é mais reconhecida e nem sendo possivel sua remoção.
    apenas consegui removela restaurando padrao de fabrica.
    vcs tem alguma solução para isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já fez a atualização do CorelDraw X7 ou se estiver usando o X6 o mesmo procedimento já fora adotado? Isso é um bug e provavelmente da versão de testes ainda, eu não tive o mesmo aqui, mas antes da atualização ele estava um verdadeiro horror, instável, desorganizado e com problemas parecidos com este na sua interface.

      Tende depois de Criar salvar configurações como Padrão. Feche a veja se funcionou, caso não será preciso atualizar mesmo.

      Desde já grato por participar.

      Excluir
  2. Legal! Funcionou certinho a AP ConvertColor para mim. Uso o Corel X6. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, isso que é importante, ter dado certo e aproveitado as dicas. Abração e volte sempre!

      Excluir
  3. Boa tarde Eliezer, tudo bem?

    Ótimo o seu site.
    Além de bonito.

    Como posso achar uma cor pantone correspondente?
    Por exemplo: tenho a cor em CMYK.
    Como localizar a pantone correspondente ou vice versa?


    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, use esta tabela aqui, pode lhe ajudar muito, pois a conversão via programa não é uma boa alternativa, sempre dá muita diferença, mas com uma tabela é mais fácil.

      Macros para isso apenas de CMYK para RGB e o Contrário e mesmo assim para X6 apenas e 32 bits. espero quero que esta tabela lhe ajude

      http://aletp.com/2012/09/tabela-conversao-pantone-cmyk-rgb/

      Abração e Obrigado pelo comentário carinhoso...volte sempre!

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=VLZdyfawNng Veja se com a técnica de trocar as cores pelo CorelDraw ajuda....esté vídeo mostra a técnica.

      Excluir
  4. Possível criar macro para paletta no corel draw?

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!!!
    Elieser
    Quando transformo de RGB Branco para CMYK Branco , o mesmo aparece com: C3, M0, Y0 e KO (fica uma cor amarelada), porque não aparece tudo zero ou 100% branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nei, que versão do CorelDraw está usando X7.1 ou 2 ou 3 e assim por diante, as atualizações? E se ele é genérico ou não, me ajudariam a saber mais sobre seu problema. Ok Mas de antemão posso dizer que é um bug de atualização, atualize para a versão mais ressente.

      Excluir
  6. Bom Dia

    Muito bom seu site! Você sabe que tipo de empresa que produz um Pantone para uma empresa de tintas imobiliárias? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Elieser pela iniciativa de criar conteúdo relevante que serve tanto para profissionais experientes como pra quem está iniciando (como eu...rsrs). saiba que esse conteúdo de 2014 ainda será visto e revisto por muitos, então continua caprichando nas suas postagens. Muito sucesso e prosperidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Saulo, sempre bom saber disso, pois tento fazer postagens para todos e de uma forma que dê para um período de poucas atualizações do programa, pois sei como é este sistema CorelDRAW, srsr Agora de ano em ano teremos atualização. Sucesso ai sempre e grato por seu comentário e participação!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim