24 julho 2014

Como Criar E-mail Marketing ou Newsletter no CorelDRAW® Graphics Suite X7 e Corel® PHOTO PAINT™ X7

24.7.14

Você sabe criar E-mail Marketing ou NewsLetter no CorelDraw X7? E fatiar as imagens em Corel® PHOTO PAINT™ X7? 

Se você já sabe, meus parabéns, pois a Corel parece não ter dado a mínima para este recurso. Não imagino o motivo, ou imagino e e prefiro não expor aqui. O fato é que esta ferramenta deveria estar exposta na apresentação das novidades da CorelDRAW® Graphics Suite X7 e do Corel® PHOTO PAINT™ X7.


O Fatiamento de imagens é um recurso que já se faz presente no PhotoShop® a tempos e apenas agora a Corel disponibilizou este recurso em sua versão mais recente, mas parece não ter feito muita questão de explicar como ela funciona. Pelo menos nos vídeo das apresentações do lançamento conforme post aqui. O recurso sequer foi anunciado de forma alguma.


No Manuel do Programa, eu até encontrei as informações sobre a ferramenta, mas no meu humilde ponto de vista, esta ferramenta deveria estar em destaque, assim como a tão aclamada e idolatrada "tela de Boas Vindas ou de abertura" NOVA.

E isso é pouco, além de não dar o devido destaque na "Sessão de NOVOS RECURSOS", também deveria estar em vídeo e de forma a elevar o recurso diante a concorrente Adobe.

A ferramenta nem parece ser uma novidade, haja visto que também não recebeu o destaque em cores, como as demais ferramentas e recursos novos. Mesmo com o recurso de destaque das versões anteriores ativo. Mesmo após a atualização mais ressente, também postada aqui.

Onde será que a equipe da Corel anda com a cabeça?
Ou estavam esperando por mim para mostrar onde e como usar tal recurso NOVO?

Bom, já vou avisando, vou começar a cobrar rsrs. Brincadinha, mas que eles estão precisando de um especialista em analise de lançamento e apresentação, ah, isso estão.

- Vou ser bem franco, pra não dizer chato!  Parece que não estão ouvindo os especialistas, os mestres, os gurus? Eu que vou ter que ficar puxando a orelinha deles pra lembrar o que faltou a ser apresentado ao publico, clientes e usuários?

A concorrência agradece o esquecimento!

Uma ferramenta como esta, que compete com seu maior rival PhotoShop, e não tem o seu devido destaque, não poderia ser inserida no pacote de forma alguma, sem um vídeo explicativo, mesmo que fosse com aquela "mocinha" sem voz da Corel! 

Tal apresentação é praticamente uma obrigação do Setor de Divulgação e Marketing. além de ser uma demostração para a concorrência de que o produto também está evoluindo a altura e peso.

- Imagine uma empresa fabricante de carros que passa a colocar os freios ABS, assim como os demais fabricantes, e simplesmente não propaga este novo item, apenas o coloca no manual do usuário, sem mostrar nas propagandas de horário "pobre", ops nobre, sua Novíssima estratégia e inovação. 

Isso passa a sensação ou impressão de que a empresa não quer que a concorrência saiba que agora eles também tem um ABS de fábrica, no caso em questão aqui, o (Fatiamento de Imagens).

Você sabia que agora o Corel® PHOTO PAINT™ X7 tem um (Ferramenta de fatiamento)?
E sabia que é Praticamente igual ao do PhotoShop® ? Carecendo apenas de pequenos ajustes e aprimoramentos, mas de ótima qualidade! 

Agora acessível a todos os usuários do CorelDRAW® Graphics Suite X7. 
Sabia Não? Agora ficará sabendo em detalhes! 

De minha parte, e para variar, fiz um vídeo mostrando como usar a ferramenta NOVA, nele vou passar para vocês o que aprendi com ela e com a interpretação do Manual. 

Neste vídeo estarei usando como aplicativo de e-mail o Thunterbird, mas da para fazer com outro aplicativo de e-mail, até com o Gmail mesmo ou Outlook.

Não estarei mostrando o processo de criação da arte, pois seria um tema a parte, meu intuito é mostrar como se faz o fatiamento e como podemos passar isso para nossos e-mails! 

Nada de "firulinha", apenas o básico mesmo ok. Espero que gostem!

Segundo Manual Oficial Corel® PHOTO PAINT™ X7 (e com algumas adaptações que tive que fazer). O uso desta ferramenta é de fácil aprendizado, com pequenos cuidados que abordo no vídeo a seguir. Vamos conferir!

Não deixe de se Inscrever no Canal e compartilhar o vídeo e post com suas redes...vlw rssr

Oque é possível fazer com a NOVA Ferramenta de "Fatiamento de Imagens" Corel® PHOTO PAINT™ X7?
O fatiamento de imagens permite carregar uma imagem grande em uma página da web, um pedaço de cada vez, dividindo-a em vários arquivos menores. Os arquivos resultantes; ou fatias, podem ser somente para exibição ou podem ser clicáveis.

As fatias só podem ser retangulares. Para criar áreas clicáveis com outras formas, use um mapa de imagem. Para obter mais informações sobre mapas de imagens, consulte Criar mapas de imagem.

Criar grades de fatias:
Para fatiar uma imagem, primeiro é necessário criar uma grade de fatia colocando linhas de fatia horizontais e verticais na imagem. Você pode criar automaticamente a grade de fatia com base na colocação dos objetos em uma imagem ou criar fatias iguais com base no número de colunas e fileiras especificado. Também é possível importar ou exportar grades de fatia.

A grade de fatia cria uma sobreposição na janela de imagem. Enquanto você trabalha em uma imagem fatiada, pode acessar outros recursos. Também é possível ocultar a grade de fatia e a sobreposição.

Dar nome e exportar fatias:
Após fatiar uma imagem, é possível especificar um nome de arquivo. As fatias individuais também podem ser exportadas para diferentes formatos de arquivo e otimizadas separadamente. As configurações padrão são aplicadas a qualquer fatia que não tenha recebido propriedade específica. 

As fatias não nomeadas recebem automaticamente nomes baseados na sua localização por fileira e coluna da grade de fatia. Por exemplo, em uma imagem fatiada com o nome de "e-mail-marketing", a fatia localizada na primeira fileira e primeira coluna recebe o nome de "e-mail-marketing_r1c1".

Uma fatia de imagem também pode ser um efeito de ativação. Para obter mais informações sobre a criação e edição de efeitos de ativação, consulte Criar e editar efeitos de ativação.

Apagar fatias:
Depois de adicionadas, as linhas de fatia podem ser movidas ou apagadas. Para remover parte de uma linha de fatia, selecione e mescle fatias adjacentes. 
Também é possível remover de uma vez toda a grade de fatia. Ao apagar uma linha de fatia, você cria uma fatia a partir de várias fatias. 
Como resultado, você perde as configurações aplicadas às fatias separadas, e a nova fatia maior assume as configurações padrão.

Exportar imagens fatiadas:
Depois de terminar de fatiar a imagem, é necessário exportá-la. Durante a exportação, o Corel® PHOTO PAINT™ X7 cria uma pasta que contém as fatias da imagem.

Obs: Se você já exportou a imagem fatiada e abriu-a novamente para modificá-la, pode exportar somente as fatias de imagem.

Otimizar imagens fatiadas:
Você pode otimizar uma imagem fatiada na "Janela de Encaixe Fatiamento de Imagem" ou ao exportar a imagem. Nesse estágio, não é possível especificar as configurações para fatias individuais. Você pode também otimizar a imagem inteira deixando de lado todas as fatias e suas configurações. 

Para obter mais informações sobre otimização de imagens para a web, consulte Exportar imagens para a Web.

Vamos aos passos Para fatiar uma imagem:
1.- Clique na ferramenta Fatiamento de imagem

2.- Na barra de propriedades, clique em um dos seguintes botões para criar uma grade de fatia:

• O botão Fatia vertical — permite adicionar uma única linha de fatia vertical clicando na imagem




• O botão Fatia horizontal — permite adicionar uma única linha de fatia vertical clicando na imagem.




• Botão Fatia automática — permite fatiar a imagem inteira com base no posicionamento dos objetos.




• O botão Fatia idêntica  — permite recortar a imagem em fatias do mesmo tamanho especificando o número de fileiras e de colunas.




3.- Clique no botão Selecionar fatia na barra de propriedades.
Para mover uma linha de fatia, arraste-a para uma nova posição na imagem.
4.- Clique em uma fatia de imagem.



5.- Na janela de encaixe Fatiamento de imagem, digite as seguintes informações para a fatia ou fatias selecionadas:
• Nome — especifica um nome de arquivo para a fatia. Se o nome de arquivo não for digitado, um nome padrão será inserido com base no nome de arquivo da imagem original e no posicionamento da fatia em coluna e fileira.

Obs: No vídeo eu não coloquei nomes diferentes para cada fatia, deixei o nome do arquivo mesmo. Você pode colocar ou não, não faz muita diferença, sendo que em se tratando de organização é melhor colocar os nomes individualmente!

6.- Na área Formato, escolha um formato de arquivo para a fatia na caixa de listagem.

Se você não escolher um formato de arquivo, a fatia de imagem será automaticamente salva no formato padrão.

Dica de Atalhos: Para selecionar várias fatias, mantenha pressionada a tecla Shift e clique nas fatias. Para alternar entre os botões Fatia horizontal e Fatia vertical, pressione a tecla Shift. Para selecionar o link na caixa de links da "Janela de encaixe Fatiamento de Imagem" Precione Ctrl+A

IMPORTANTE: O Corel® PHOTO PAINT™ X7 permite exportar os seguintes formatos de arquivos compatíveis com a web: GIF, PNG e JPEG.

- Se estiver exportando a imagem em PNG a partir do CorelDraw X7 ou outro Editor Gráfico, não exporte-a com a opção "transparência" ativa, pois NÃO será possível ATIVAR a ferramenta de fatiamento de imagem no Corel® PHOTO PAINT™ X7. Apenas imagens "sem transparência" poderão ser fatiadas.

OBS IMPORTANTE: Não Exporte a imagem em RGB 32 Bits, pois a ferramenta de fatiamento não ficará ativa, para que ela sempre esteja ativa Exporte sempre em BGR 24 bits ok. (Observação repassada pelo leitor Arnaldo Junior)

Otimizar uma fatia:
Selecione uma fatia e na janela de encaixe Fatiamento de imagem, clique em Avançadas e ajuste as configurações de formato de arquivo desejado.
Importar uma grade de fatia:

Caso Já possua alguma grade de fatia salva, clique na seta do menu desdobrável da Janela de Encaixe Fatiamento de Imagem e clique em Importar grade da fatia. 

O Formato do arquivo de exportação e importação é ( .isg ) Exemplo de nome de Aquivo: Newsletter-Videos-Corel-na-Veia.isg

Exportar uma grade de fatia para utilização em outra imagem:
Clique na seta do menu desdobrável da "Janela de Encaixe Fatiamento de Imagem" e clique em Exportar grade da fatia.

Salvar as configurações de formato de arquivo que especificar como uma predefinição:
Clique na seta do menu desdobrável da Janela de Encaixe Fatiamento de Imagem e clique em Salvar predefinição.

Para exibir ou ocultar a sobreposição e a grade de fatia:
Clique no menu Exibir e em Grade de fatia. Ou no Novo Atalho, conforme imagem abaixo:


ps: Se a ferramenta Fatiamento de imagem  estiver selecionada, não é possível optar por exibir ou ocultar a grade de fatia. Quando a ferramenta de fatia está selecionada, a grade de fatia é sempre exibida.
Crie um atalho para exportar para Web em Um Local de Fácil Visualização! (img Atalhos)

Para apagar uma linha das fatias da imagem:

1.Clique na ferramenta Fatiamento de imagem.


2.Clique no botão Apagar linha na barra de propriedades.

3.Clique em uma linha para apagá-la.

Para apagar todas as fatias, clique no botão Apagar Todos as linha na barra de propriedades.


Obs: Quando uma linha de fatia é apagada, a nova fatia combinada retorna às configurações padrão. Qualquer configuração aplicada às fatias individuais é perdida com esta ação.



Para exportar uma imagem fatiada no Corel® PHOTO PAINT™ X7:


1. Na caixa de diálogo Exportar para a web, escolha configurações predefinidas na caixa de listagem Predefinir no canto superior direito da caixa de diálogo.
2. Na área HTML e fatias, escolha a opção Imagem e HTML na caixa de listagem Exportar.
3. Ative a caixa de seleção Incluir fatias.
4. Clique em Salvar como.
5. Escolha a unidade e a pasta em que deseja armazenar os arquivos.
6. Digite um nome de arquivo na caixa Nome do arquivo.
7. Clique em Salvar.

Você também pode:

1 - Substituir as fatias de imagem existentes Na área HTML e fatias, ative a opção Substituir arquivos existentes.
2 - Visualizar a imagem fatiada em um navegador

Ative a caixa de seleção Exibir no navegador para iniciar o navegador padrão e visualizar o arquivo com as configurações atuais.

- Lembre-se que isso cria um arquivo temp ok.

Obs: Se a opção Fatias não estiver ativada, as fatias e todas as configurações atribuídas na janela de encaixe Fatiamento de imagem não serão aplicadas à imagem exportada. 

1 - Se você optar por não aplicar as fatias e as configurações, escolha um formato de arquivo para aplicar à imagem inteira na caixa de listagem Salvar como tipo.

2 - Se você não utilizou um nome de arquivo compatível com a web, ele será corrigido automaticamente durante a exportação. Se tiver duplicado um nome de arquivo sem querer, isso também será corrigido automaticamente.
Fatia sem links ( apenas as imagem)
Obs: Para exportar apenas as fatias da imagem, ative a opção Somente imagem.

Na medida do possível estarei apresentando mais novidades e também fazendo outras analises para ver se mais nada ficou esquecido pela equipe, e que eu possa estar mostrando por aqui.

Não que eles não tenham feito isso, mas pelo fato de não ter aprensentado ao público de manaira igual as demais novidades, já que se trata de uma.

- Gostaria de deixar claro, que não é uma crítica infundada nem pejorativa e sim um toque de parceiro e incentivador nato, apesar de não ter nenhuma parceria com a empresa Corel

Também não estou sendo pago para tapar os furos deixados pela equipe de marketing ou de testes, mas acredito que a mesma irá olhar melhor para as próximas apresentações, apresentadores e acima de tudo espectadores e usuários do aplicativo.

Detalhes para uma visibilidade Aprimorada da Ferramenta de Fatiamento de Imagem (proposta de Ajuda e Destaques)
- Não tem porque, não apresentar o recurso NOVO e desta natureza, muito menos em vídeo, pois, além de ser NOVO é algo que muitos não estão acostumados a usar em Corel® PHOTO-PAINT™, não concordam? 

Agora que é possível, o mesmo ficou apenas "explicado" no manual. Imagino até a cena: 
O cliente ligando para perguntar a respeito e o suporte dizendo: (#) Suporte, (*-) Cliente)

# Não tenho esta informação!
# Consulte o manual senhor, nós esquecemos de gravar um vídeo a respeito deste NOVO recurso!
#Pedimos desculpas pelo incômodo! rrsr
E... 10 minutos depois o mesmo cliente liga perguntando:
*- Onde encontram-se estas Informações no Manuel? Não deveriam estar em "O que há de NOVO"?
# Sim, mas senhor, elas estão lá, só terá que procurar, pois também esquecemos de colocar no item "O que há de NOVO" do Manual Corel® PHOTO PAINT™ X7, Pedimos desculpas pelo transtorno! rrsr
*-Sim mas deveria estar lá!
#Sr. O Senhor ainda está na Linha?
*- Sim, porque?...
#O Sr. já deu uma olhadinha no Corel na Veia, quem sabe lá já tenha um vídeo a Respeito da Nova Ferramenta! Como é mesmo o Nome Senhor?
*- É Fatiamento de Imagem no Corel® PHOTO PAINT™ X7
# A sim, mas como dizia, o Sr Conhece o Corel na Veia?
*- Não...Quem é esse Corel na Veia?
#É um site brasileiro de um usuário, meio sarcástico, pra lá de curioso e apaixonado pelo CorelDRAW® Graphics Suite, desde sua criação!
*- Vou procurar aqui no Google! Como é mesmo o nome?
# Corel na Veia senhor!
*- Obrigado!
# De nada Senhor!
#Obrigado ao senhor por adquirir os produtos da Corel, tenha um bom dia! rsrsrs

Dá vontade até de ligar, não dá?...srrr 

Mas, brincadeiras a parte, caindo na realidade e voltando ao que importa. 

A NOVA ferramenta "Fatiamento de Imagens" é de suma importância na aplicação web. Sendo que deve ser demonstrada e sua usabilidade estudada mais a fundo. Até porque, ela não existia até a versão Corel® PHOTO-PAINT™ X6,  fazendo com que todos acabem por usar o recurso do concorrente para executar tal função.

- Aqui no Corel na Veia, como todos podem perceber. Faço questão de evidenciar que dá para trabalhar e criar boas peças sem a utilização do PhotoShop,  e esta ferramenta não poderia ser menos importante para a Suite da Corel.

- É sempre bom quando encontramos ou ficamos sabendo de recursos NOVOS, fazendo com que isso, se torne ainda mais evidente para os usuários do Corel® PHOTO PAINT™ X7.

- Muitos de nós esperávamos a tempos por um recurso como este. Existem muitos usuários que não gostam de ir para outra aplicação, como o PhotoShop, por exemplo, para fazer algo que poderia ser feito em seu programa preferido ou que tenha mais conhecimento. 

Você deixaria passar desapercebido algo assim em um de seus produtos? 
E se este fosse o seu maior produto, o "Carro Chefe". Você não daria um destaque ainda maior a ele? - Eu daria!

- Fica aí a dica para as próximas novidades da Corel e também de outras empresas. Não deixem passar nada, pois quem está na vanguarda e na outra ponta do processo de Criação, sempre estará ligado no que havia anteriormente e no que há na nova versão do Produto no qual ele já está acostumado a usar.

Não adicione nenhum ingrediente NOVO em uma receita velha, sem antes refazer a embalagem, deixando-a o mais explicativa possível para o consumidor final. Caso contrário pode ser fatal para afastar o possível e NOVO consumidor. 

- O manuel do utilizador não é algo que todos leem, deveriam, mas a grande maioria das pessoas aguardam as apresentações para saber o que há de NOVO a cada versão.

Raros são aqueles que devoram o manual de seus produtos, geralmente estes manuais ficam na gaveta do esquecimento. O Próprio contrato, os termos, quem já leu isso? E olha que nessa de não ler,  muitos já caíram em verdadeiras roubadas por concordar sem saber o que está acordado de fato.

Dica: Display Block nas imagens do seu e-mail marketing.
Se você for o designer que cria as peças de e-mail marketing, leia esse post! Se não for, envie para o responsável pela criação pois é muito importante para a visualização correta das mensagens.
Quando um HTML de e-mail marketing é composto por imagens “fatiadas”
que dependem da justaposição para formar a mensagem na tela, é imprescindível que não haja espaços em branco entre as “fatias”.
www.akna.com >> post: http://migre.me/rGuQ4


É isso aí pessoal, espero que tenham gostado da dica e que compartilhem a vontade este conteúdo!  Caso queira agregar outra informação a respeito, fiquem a vontade! 
Aqui o espaço é meu, é seu , é nosso!

Obrigado e até a próxima dica Corel na Veia. 

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

14 comments:

  1. e depois de tudo pronto? tudo salvo certinho
    como enviamos por e-mail, usa algum gerenciador específico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim vc pode usar o Gmail ou Outlook ou o que estou usando o Thunderbird assim como na aula. em todos vc precisa inserir as imagens na ordem desejada!

      Obrigado por participar Diego!

      Excluir
  2. Boa noite Elieser

    muito bom o seu video e muito bem explicado, tenho apenas duas dúvidas:

    1º quando exporto do photo paint para web, as cores ficam trocadas,

    2º como faço para colocar no lugar de um link um e-mail??

    abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. boa noite Elieser

    muito bom o vídeo e muito bem explicado, para mim funcionou 70%, gostaria da sua ajuda:

    1º quando exportei para web, ele alterou algumas cores.

    2º como faço para colocar no lugar do link, colocar um e-mail??

    3º enviei o e-mail para mim mesmo para testar, quando chegou ele veio com linhas brancas (aonde foram feitas as fatias) e um link (e-mail ) veio aparecendo.

    se puder me ajudar nessa fico grato.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º quando exportei para web, ele alterou algumas cores.
      Precisa trabalhar com RGB na criação e exportação das imagens do CorelCraw para o Photo Paint. Verifique a resolução, se estiver baixa, coloque um pouco mais e se estiver muito alta, menos.

      2º como faço para colocar no lugar do link, colocar um e-mail?
      https://support.google.com/chrome/answer/1382847?hl=pt-BR
      Na prática é mailto:[email protected]
      Me envie um e-mail na página de contato do blog que lhe enviarei uns testes que fiz aqui.

      3º enviei o e-mail para mim mesmo para testar, quando chegou ele veio com linhas brancas (aonde foram feitas as fatias) e um link (e-mail ) veio aparecendo.
      Neste caso veja se é melhor exportar com o fundo transparentes ou não.

      Aqui deu ok vou lhe retornar com o modelo pra vc verificar ok.

      Aguardo seu contato.

      Excluir
  4. sensacional ! vou tentar aplicar se tiver problemas posto aqui ...

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, fiz tudo certinho como no video, dai enviei um teste para meu e-mail, só que quando recebo, chega somente o código HTML, saberia informar o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente copiar tudo de uma só vez como imagens mesmo do HTML que abre depois de fazer a exportação. E Cole no editor de uma só vez também.

      Espero que ajude!

      Acabei de subir um vídeo para mostrar sanar uma outra dúvida sobre espaçamentos entre as imagens e quem sabe não lhe ajuda também: https://www.youtube.com/watch?v=EOeKZ-FPFhk

      Excluir
  6. Boa tarde Elieser, tive problemas com a resolução da imagem na hora de exportar. O que devo fazer? Testei em JPG e PNG. Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhore a resolução da exportação: http://prntscr.com/7o0p1m neste setor, escolha alta resolução e veja oque acontece!

      Qualquer coisa entro no contato do Blog para mais detalhes sobre os procedimentos que está fazendo. Mas outras pessoas já passaram por isso e este foi o conselho que funcional.

      Desde já grato por participar.

      Excluir
  7. bom dia
    Comecei agora a trabalhar no core e não tenho muita pratica ainda
    As vezes pego uma imagem no google e vem umas coisas escritas por cima da imagem e um x cortando ela como faço para remover isso?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como fazer isso com qualquer imagem, algumas e na sua grande maioria não tem como fazer de forma a não perder partes da imagem. Outra coisa, se as imagens tem ste recurso é porque elas não são livres, portanto não podem ser copiadas livremente...de graça... Isso é o sistema, imagine se não fosse assim...como eles ganhariam dinheiro. Desde já grato.

      Excluir
  8. Muito obrigada pelo vídeo. Foi ótimo conhecer essa função do corel.
    Tive alguns problemas para fazer minha newsletter. Como resolvo?
    1. Quando crio o html, ele aparece perfeito na web, mas quando coloco no e-mail as fatias ficam com borda branca.
    2. No outlook tive que selecionar mostrar conteúdo para visualizar a imagem, mas no gmail não tive nenhuma opção para conseguir visualiza-la
    Agradeço se puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subi um vídeo para mostrar como sanar uma outra dúvida sobre espaçamentos entre as imagens e quem sabe não lhe ajuda também: https://www.youtube.com/watch?v=EOeKZ-FPFhk Espero que ajude e grato pr participar. Como disse eu trabalho com Thunderbird e a aula também é nele, sendo assim não sei como funciona direito em outros programas, mas este link pode ajudar também nestes casos...abração e sucesso.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim