12 maio 2014

CorelDraw X7 | Como Criar Recipiente de Power Clip Vazio em Múltiplos Objetos

12.5.14

Quando tentamos transformar vários objetos vetoriais em recipientes de power clip, caso tente fazer isso ao mesmo tempo, com objetos agrupados ou não, isso não será possível, pois a opção fica desabilitada.

Para contornar isso temos que fazer alguns ajustes em nossos objetos, nada que muitos já não saibam, mas que outros tantos podem não ter se ligado ainda. (Figura 00)
(Figura 00) Veja nesta imagens acima que a opção está desabilitada para múltiplos objetos! 
Vamos acompanhar os passos!
Para que o comando retorne a seu estado ativo para a aplicação do recipiente, é preciso usar de uma técnica muito simples. (Figura 01)

Selecione os Objetos.
Combine os Objetos (vetor) - Clique com o Botão Contrário do Mouse e em seguida em "Combinar" ou as teclas de atalho "Ctrl+L" (Figura 01)
(Figura 01) Combinando objetos através do menu contextual (clique Contrário ao configurado como padrão) Esquerdo.

Clique com o Botão contrário do mouse sobre os Objetos combinados  (Figura 02)
Vá até: "Tipo de Quadro" no Me nune no Submenu vá em Criar Recipiente de Power Clip Vazio.
(Figura 02) Criando Recipiente Vazio de Power Clip

Seus objetos combinados ficarão desta forma (Figura 03) e caso arraste qualquer elemento aqui para cima estará colocando-o em todos os recipientes combinado e não é esta a intenção aqui.
(Figura 03) Imagem dos Objetos Combinados sem a Separação de Curvas 
A intenção é criar vários recipientes vazios para só depois você escolher o que irá colocar em Recipiente de power Clip. (Figura 06)

Passos Finais Separando Objetos

Agora basta Pressionar no Teclado Ctrl+K ou Clique com o Mouse contrário e no menu vá em: "separar Fazer Power Clip de Curvas".
(Figura 04) Separar objetos mantendo os recipientes de Power Clip

Seus objetos combinados ficarão desta forma (Figura 05) e caso arraste qualquer elemento aqui para cima estará colocando-o em todos os recipientes combinado e não é esta a intenção.
(Figura 05) Objetos Com Recipiente Vazio de Power Clip Separados

Caso não tenha configurado seu CorelDraw X7 para não centralizar ou não substituir, pode fazer isso em Ctrl+J ou em Ferramentas / Opção e no Menu Área de Trabalho vá em Recipiente de Power Clip(Figura 06)

Neste setor é possível configurar o power Clip para agir de diferentes formas:

Alguns Exemplos:
Aqui Você pode configurar seu power clipe a seu gosto.

Ignorar Power Clip Frame, o que quer dizer que ao passar um objeto por sobre um Power Clip já ocupado por outro objeto, este não seja substituído ou inserido no recipiente. (Figura 06)
(Figura 06) Aqui encontram-se as configurações necessária para um total controle do Power Clip.

Acionar Conteúdo ao Power Clip Frame: Quer dizer que ao passar um objeto por sobre um recipiente vazio o mesmo será inserido no local demarcado.

Substituir Conteúdo existente: Já diz tudo.

Auto Centralização de conteúdo novo:
Fará exatamente isso, nos seguintes casos:
Sempre ou nunca, sendo que se clicar nas teclas (K) ainda será possível Substituir e com a tecla (W) é possível Adicionar já com a (F) você Ignora a ação. (Figura acima)

Isso pode variar, depende de como você configurou seu CorelDraw neste setor!

Obs: Também é possível configurar para Exibir linhas em Freme Vazio de Power Clip: Sempre e incluindo a impressão ou "nunca" o que é mais aconselhável.

Agora é só inserir seus elementos nos recipientes de forma livre e fácil. Lembre-se de configurar sempre que não for a forma padrão que você trabalha habitualmente.
(Figura 07) Elementos inseridos com as configurações de minha preferência conforme a (Figura 06)

Depois, salve como Padrão com um documento em branco aberto, vá em Ferramentas e Salvar Configurações Como Padrão. (figura 07) Show de bola, seu CorelDraw X7 está a seu modo e gosto.
(figura 07) Salvar Configurações como Padrão - Faça isso sempre que alterar algo impostante nas configurações!

Caso tenha problemas pode usar a dica neste post para Retornar às configurações de fábrica do Programa confira a dica!

Espero que tenha ajudado aos leitores que me indagaram sobre o tema pelo formulário de contato do Site, além dos demais leitores que já estão tendo suas dúvidas em relação ao CorelDraw X7.

Estamos trabalhando duro para trazer mais informações relevantes para vocês, mas há muito ainda por fazer, tenho dedicado muito tempo em outros projetos fora do Site e isso tem me ocupado em demasia. Manter-se atualizado também está ficando a cada dia mais caro e dispendioso. Contar com terceiros é uma solução, mas no tempo e hora necessário ou disponível, ainda mais quando voluntariamente. 

Como mutos já sabem, estamos trabalhando na atualização da Macro Shaping.4.0 PtBr para a verão CorelDraw X7 e para CorelDraw X6 64bts também, assim como eu, Jaime nosso colaborador e amigo do Peru é quem está me ajudando neste projeto, e como todos nós também anda muito ocupado com seu trabalho, entendo perfeitamente, mas ele já nos deu uma notícia boa para breve. 

Será mais uma surpresa, na qual eu tenho certeza que todos irão adorar. Já tenho uma prévia da atualização em Gif, mas, não tenho autorização para mostrar. Já já eu matarei a curiosidade de todos. AGUARDEMMMM...

As versões estarão disponíveis aqui no Site de forma gratuita, sem custo algum para você, digo as versões porque serão mais de uma, na verdade 4, para X6 32/64 e X7 32/64 bits e com interface renovada mais uma vez.

Obrigado a todos e não deixem de: Já sabem né, nem preciso repetir! rsrsr 

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

10 comentários:

  1. Elieser, não consegui ver os vetores de carros que vc menciona estarem livres para download. Me ajude aí, please.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digite na busca carros que eles irão aparecer nos resultados aqui no Blog. Abração.

      Excluir
  2. Olá, estou aprendendo a mexer no Corel X7 e tenho algumas dificuldades. Não sei colocar uma textura da biblioteca do computador nos objetos. Como faço isso? Não quero baixar outra versão do Corel só por causa disso, quero continuar com o X7 mas não encontro nele o ícone de preenchimento com textura. Podem me ajudar, rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selecione o Objeto e depois a tecla de atalho (g) e depois na barra de propriedades da ferramenta escolha o item na image http://prntscr.com/6alh6e Ou precione F11 com o objeto selecionado. Assista aos vídeos do Canal que aos poucos vc aprende. E também o manual do usuário do CorelDraw tecla de atalho F1 ok

      Excluir
  3. Muuuito obrigada Elieser, respondeu claramente minha dúvida. Só tem um problema, que tipo de arquivo deve ser a imagem que quero usar? porque tenho imagens pegas na internet nas pastas do computador e ele diz "nenhum item corresponde a sua pesquisa"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ocorre porque texturas ão arquivos .fill para o CorelDraw e devem estar neste formato. Já outros formatos para serem usados como texturas, precisam ser em power Clip mesmo, importando as imagens e se assim desejar criar as texturas de fill.

      Vc pode fazer isso http://prntscr.com/6anxnq

      arrastar a imagem diretamente para o quado ou peça que ele será virará automaticamente um fill, mas se isso não acontecer é porque seu CorelDraw não está atualizado.

      Neste caso crie o recipiente de power clip mesmo! e coloque as texturas (img)

      Excluir
    2. http://prntscr.com/6ao3jt Criando Fill de Imagens, este exemplo eu importo e depois crio da seleção.

      Excluir
  4. Querido! tenho um papel digital com flor pequeninas e quero coloca-lo em uma área de quadrado mas para coloca-las, preciso aumentar o tamanho do papel digital pq o quadrado é grande e isso fará minhas florzinhas ficarem maior (o que eu não quero!!!). Tem alguma forma de colocar este papel digital la dentro do quadrado sem ter que puxar o papel digital. Grata!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia, gostaria de uma ajuda no novo powerclip do corel x7 e x8 agora, queria tirar a vizualização dos itens fora do powerclip quando esta editando ele, ex: estou montando um carro e faço o contorno todo para colocar itens dentro do power clip, ai quando abro o powerclip fica mostrando o carro pelo lado de fora do powerclip em uma cor bem clara, isso foi lançado no x7 e x8 e nao estou achando a opção de tirar, isso pesa demais quando se tem muito desenho fora do powerclip.

    aguardo contato

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é possível ainda...não há esta opção. Desde já grato.

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

©Corel na Veia 15/10/2007/>2016 . All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top