04 janeiro 2013

#01 - Terminei o Curso de CorelDraw e Agora Como Ganhar Dinheiro?

4.1.13



#01 - Terminei o Curso de CorelDraw e Agora Como Ganhar Dinheiro?

Ganhar dinheiro, esta é a principal preocupação de 99% dos jovens ao concluir um curso, seja ela de formação ou de aperfeiçoamento.


A maior dúvida é como ganhar dinheiro com o que aprendi no curso?

clip_image002
Todo mundo que entra em um curso quer ter o retorno de seu investimento.

Quem não quer ganhar um bom dinheiro após investir em um curso?

O problema para ganhar dinheiro logo assim que conclui o curso, é a vergonha e a falta de orientação,

Sim a vergonha e a desorientação total, de muitos dos alunos que enfrentam a realidade do mercado.


A vergonha
A vergonha, porque muitos que terminam um curso de CorelDraw ou outros do gênero, sabem que ainda não estão preparados para enfrentar os desafios da profissão. Até porque dependendo do curso, não dá para sair dele, digamos, tão profissional assim.

Outro fator que abrange a vergonha é o fator porta a porta.

clip_image004Nem todos que terminam um curso têm a coragem de bater de porta em porta à procura de uma oportunidade, de uma chance.

Muitos esperam por uma indicação de parentes, amigos ou em balcões de empregos.

Quando não fazem mais e mais cursos na esperança de que com mais um curso as chances serão maiores.

Sim, serão maiores, mas, não quer dizer que com o curso que havia feito anteriormente já não seria um bom começo.

Ao conseguir uma colocação, uma chance, por pior que pareça, agarre-a e só então pense em outros cursos.

Fique atendo para as áreas que estão a faltar profissionais na empresa que lhe deu a oportunidade, ou naquela que está em vista de se apresentar para uma vaga.

A Desorientação
clip_image006No que diz respeito à desorientação, eu costumo dizer que é este o fator mais agravante dos cursos em geral. Muitos saem com a total sensação de desorientação, pois não fazem a menos idéia de qual área seguir dentre as centenas ou milhares de possibilidades existentes no mercado. Isso como exemplo só em relação a um curso de CorelDraw.

Muitos cursos possuem técnicas avançadas de ensino, métodos infalíveis de aprendizagem, turmas reduzidas, salas com ar condicionado, preços baixos, atendimento personalizado ou ensino a distância EAD, com plataformas de ultima geração e material didático nas Nunes, além de vídeo conferencias e professores para tirar suas dúvidas.
Um prato cheio de ofertas para uma pessoa que quer aprender com conforto, praticidade, segurança e com a garantia de seu dinheiro de volta. Na maioria dos casos, isso caso você não goste do curso.
Ou seja, Ganhar dinheiro após o curso não é importante, o importante é não perder. E isso, muitos dos cursos que se apresentam por aí, sabem muito bem fazer.

O que mais preciso para ganhar dinheiro? Fazer outro curso e mais outro depois?

O caminho das pedras, quem não quer conhecer ou pelo menos saber, para que lado fica o caminho do sucesso, o caminho da ascensão, o caminho do dinheiro.

Recentemente recebi um e-mail de um aluno de um destes cursos mais Fodex, com sede em quase todo o Brasil e com fama de formador de profissionais. O que me levou ou inspirou-me a postar este material e abordar este tema tão pertinente de muitos outros alunos Brasil afora.

O Rapaz que prefere não ser identificado (vou chamá-lo aqui de Tom), pois ainda não terminou o curso completamente e não quer mesmo se expor.

Ele escreveu para mim de início, com a seguinte pergunta:
clip_image008– “ Olá, meu nome é TOM e acompanho seu blog há muito tempo, estou com umas questões aqui e não sei se poderia me ajudar?
- Terminei meu curso de CorelDraw no (Curso Fodex) só falta pegar o certificado, mas não sei por onde começar a ganhar dinheiro com isso?
- Sai do curso com uma sensação estranha, parece que aprendi a usar o corelDraw, mas não aprendi como, e por onde começar a produzir dinheiro. Já sei até fazer algumas artes, mas como vou vender, ou para quem posso oferecer?
- Será que estou pronto para fazer dinheiro com o que aprendi?
- Minha mãe pagou o curso com muito suor e agora está me cobrando o retorno, quer saber como irei ganhar dinheiro com este curso.
- Me ajude, não quero decepcionar minha mãe, ela é lavadeira e lava pilhas e pilhas de roupas para fora, pra que eu possa ter uma vida melhor do que a dela.
- Cheguei a perguntar para o professor de meu Curso Fodex se já poderia fazer algo para ganhar um dinheiro por fora com o que aprendi no curso, mas ele disse que eu ainda tinha muito que aprender, para só depois pensar em ganhar dinheiro com CorelDraw.

- Aí eu fiquei mais intrigado e perdido, pois se só faltara eu pegar o diploma ou certificado, seja lá o que é que eles irão me apresentar, para que vai servir então? Terminou-se o curso, tenho um certificado, cumpri as horas aulas exigidas pelo curso e passei nas provas práticas.
- O que mais preciso então para ganhar dinheiro? Fazer outro curso e mais outro?
- Fico no aguardo de um retorno e espero que me ajude a responder à minha mãe como vou ajudar nas despesas do lar usando o que aprendi no curso de CorelDraw. Se não eu to frito. rsrsrrsr”
“Um grande abraço Tom e que Deus lhe abençoe.”
O poder da publicidade e suas armadilhas ludibriantes.
clip_image010
Clique na imagem para ver o vídeo
Tom é mais um garoto dentre muitos que acreditam piamente em anúncios de TV, em depoimentos forjados e principalmente nas pessoas. Também pudera, ele é apenas um garoto de 18 anos. Acreditar é parte do aprendizado e do crescimento de um jovem.

Ao inscrever-se no curso, Tom acreditou que sairia dele pronto para atuar no mercado de trabalho, ledo engano, e que logo estaria recebendo seu dinheiro de volta, obtendo seu retorno e colhendo seus frutos. Segundo ele diz no email, sua mãe apostou alto nisso, mais até do que poderia. Ela acreditou também nas palavras muito bem editadas e escolhidas a dedo no panfleto impresso em papel couchét, e que o próprio Tom havia lhe mostrado.

Esta é uma situação muito comum nos dias de hoje, em que tudo gira em torno do computador, da informática, da computação gráfica, dos softwares e da edição digital. Onde o poder está nas mãos de poucos e o “saber” tem um preço alto e uma ineficiência notável.

Alguns Governos, como o nosso mesmo, adotam métodos de ensino que só nos dão vergonha, com tabelas, métodos e horários que não ajudam em nada. Há muito tempo o ensino e a escola em si, estão ultrapassados, a qualidade caiu consideravelmente nos últimos 30 anos.

O reflexo disto está no dia-a-dia, crianças fora das escolas, sem nenhum conhecimento cultural, mal sabem escrever um português decifrável, greves e mais greves, falta de professores, carteiras e diretores. E o governo simplesmente ignorando sua obrigação.

E para completar o desastre, gastando nosso suado dinheiro com publicidade de massa, dizendo sempre que tudo está caminhando rumo ao desenvolvimento, que está tudo bem, e que está tudo sobre controle. Novos planos mirabolantes de emergência, bolsa miséria e agora o esmola cultural de 50 Reais. Tudo isso com os nossos recursos.

Muitas das empresas particulares, não estão muito atrás desta realidade.
Muitas usam de má fé, prendem seus alunos em cursos, ás vezes, quase que infindáveis e incompletos. Não os instruem de forma adequada ou compatível com os valores pagos. Brigam entre si com promoções esdrúxulas, quando não desnecessárias e ludibriantes. Parecem até operadoras de telefonia celular.
Como diz o ditado - Nem tudo que se fala é verdade, nem tudo que se escreve deve ser lido ao pé da letra, nem tudo o que se vê é a realidade dos fatos.

Em se tratando de publicidade, principalmente dos Governos Pastores, tudo é possível, tudo parece ser permissível e convincente. Tão convincente que muitos de seus cordeiros acreditam piamente e até defendem.

A lei do consumo em massa atinge setores, que não poderiam de forma alguma serem atingidos. Prejudicando com isso pessoas que buscam melhorias e direitos a igualdade do conhecimento e igualdade de oportunidades. Até porque os deveres são geralmente mais bem pagos pelas massas menos favorecidas.

Como eu poderia ajudar o Tom a Ganhar dinheiro com o CorelDraw?
clip_image012E mais do que isso, fazer com que ele superasse as expectativas de sua mãe, que não vê à hora de seu filho começar a ganhar dinheiro ao invés de apenas gastar em cursos.

Confesso que a princípio não sabia também por onde começar a resposta.

Não sabia ao certo se apenas respondendo ao e-mail, seria o suficiente para que Tom entendesse a mensagem.

Além disso, eu estaria respondendo apenas a ele. Sem dar a chance de outras pessoas, assim como ele, de tirarem suas próprias conclusões a respeito.

Com este dilema em minhas mãos, me veio a idéia de criar uma nova sessão aqui no Blog e ela se chamará (Ganhar Dinheiro) Claro que será uma sessão dedicada aos iniciantes e para quem ainda não encontrou direito a sua devida área de atuação utilizando o CorelDraw ou o Pacote Completo.

Em cada post desta Nova Sessão estarei dando dicas de atividades envolvendo o CorelDraw, dicas de produção caseira, gráfica rápida, artes vetoriais vendáveis, dicas de produção em pequena e grande escala (quantidade), DICAS DE LOCAIS DE IMPRESSÃO e Dicas das mais variadas para que você, Tom e os demais leitores iniciantes do CorelDraw, possam ter um luz, uma nova visão, um novo mapa da direção do caminho das pedras.

O CorelDraw como a maioria já sabe é um programa de criação gráfica muito poderoso, versátil e com isso, facilita em muito a produção de inúmeros peças, sejam, elas impressas, plotagens, colagens, envelopamento, desenhos ilustrativos, plantas residenciais, bandeiras, flâmulas, troféus e muito mais.

Além das áreas citadas acima, existem diferentes campos de atuação especificamente ligados ao aplicativo, uma delas é a atividade de Arte Finalista, diagramador, diretor de artes, revisor, Web Designer, designer de ambientes e designer gráfico. 

Também se encaixam os professores particulares de CorelDraw, técnicos em impressão off-set, técnicos em instalação e configuração de CorelDraw e impressores de fotolitos, que em muitos casos, usam o CorelDraw.

Também é possível atuar na criação de estampas para impressão em Silk Screen, impressos em sublimação, fóio, Transfer, resinas entre outros. A gama de possibilidades é muito abrangente e estarei colocando uma a uma nesta nova sessão.

Leque 1840 1850
Leque 1840 1850 (Photo credit: Wikipedia)
A intenção é tentar abrir um leque de possibilidades nas quais muitos destes alunos sequer sabem que existem, muitos não fazem a menor idéia de como é feito um simples carimbo, como ele é produzido em CorelDraw e só depois passa para os meterias desejados.

Abrirei também espaço para outros leitores darem dicas de atuações envolvendo o Aplicativo CorelDraw, dando a oportunidade aos leitores interessados em colaborar com mais este empreendimento.

Compartilhar o conhecimento é sem dúvida a melhor forma de ajudar ao próximo. Espero poder contar com todos.

Assim como o Tom, muitos estão em busca de ganhar seu dinheiro honestamente. E nada melhor que ter um lugar onde podemos contar com estas dicas, de forma clara e colaborativa, e acima de tudo, sem custos adicionais ao leitor.

Aguarde a segunda matéria de Como ganhar dinheiro com CoreDraw depois de sair de um curso. Surpreenda-se com as possibilidades que serão exibidas aqui, e ocultadas por muitos Fodex, Brasil afora.

Leia o Segundo post da série: #02 - Terminei o Curso de CorelDraw e Agora Como Ganhar Dinheiro? Criando APOSTILAS e E-Books

Até a próxima.

Fique ligado e deixe aqui seu comentário, contando-nos em que área você atua para Ganhar Dinheiro com CorelDraw. Ajude você também o nosso amigo Tom e muitos outros a encontrarem o caminho das pedras.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

25 comments:

  1. Olá, eu trabalho como arte finalista em uma gráfica de uma cidade do interior. É uma boa área de fácil acesso e com falta de profissionais nas cidades pequenas. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente é uma boa área sim e também pouco conhecida de muitos, talvez por isso ainda não preenchida na sua totalidade e necessidade.

      Obrigado pela interação e volte mais vezes.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário guardiom, a intenção foi boa, pena que vou ter que apagar deviso ao link sem pedido prévio. Mesmo assim grato pela participação.

      Excluir
  3. Realmente para uma pessoa que nunca teve contato com esse tipo de progama e saí logo após finalizar o curso atrás de emprego é muito complicado, sei disso pois no meu caso tive sorte de uma gráica dar essa oportunidade há 6 anos atrás. Os 99% do que aprendi realmente foi no meu trabalho, o que aprendi no curso eram coisas tão básicas que poderia aprender sozinho.
    Mas minha dica é tentar conseguir a principio clientes pequenos,bater em porta em porta e fazer cartões de visita, flyers e enviar para impressão. Tem algumas gráficas(Não sei se posso citar os nomes aqui) que você manda a arte e eles enviam o material impresso por correio para você. Cobro R$180,00 por 1000 cartões do cliente, e gasto em média R$ 50,00. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, vc está coberto de razão, e o caminho é por aí mesmo, a não ser que tenhamos uma estrutura por traz do profissional.

      Ps+ Quanto a citar as gráficas vc fez bem em não citar. Grato pelo bom senso.

      Obrigado mesmo pela interação e nos visite mais vezes. Aqui a casa é sua.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil mesmo quado a gente termina um curso, eu terminei o curso de coreldraw e também não me senti tão seguro. Não sabia por onde começar a ganhar dinheiro.. mais depois que consegui um emprego em uma gráfica e comecei a pegar experiencia tudo fica melhor, a nossa capacidade de desenvolver aumenta e a experiencia fala mais alto e conseguimos mais espaço no mercado de trabalho. pra isso é preciso força de vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem verdade mesmo. Fico grato pela colaboração. Complementar o conteúdo com comentários será muito útil para outros leitores. Fico grato e volte sempre. Não esqueça de compartilhar com suas redes.

      Excluir
    2. Eu preciso de uma informação sua, eu quero comprar o Corel Gallery Magic 1,300,000 ou 1,000,000 queria saber onde posso comprar online ou de alguém que quer vender se vc tiver alguma informação por favor entre em contato com migo obrigado.

      Excluir
  6. É, eu finalizei um curso de coreldraw, e eu não me senti muito seguro sabe, mais depois que se consegui um emprego em uma gráfica a gente ganha experiencia e fica mais fácil de se aperfeiçoar na area e o mercado de trabalho abre mais as portas.. é só ter força de vontade e lutar bem muito.

    ResponderExcluir
  7. Não Consegui achar nada confiável não. Não me arrisco em indicar não, sabe como é. Mesmo assim é um produto bacana.

    Grato pela participação e se mais alguém quiser ajudar aí ficaremos grato, quem souber pode indicar o link sem problemas, desde que seja confiável.

    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Trabalho com arte final a muitos anos, atendendo serigrafia e confecção, a melhor dica pra quem ta começando e criar coragem e bater de porta em porta pedindo emprego, na minha cidade sempre tem alguém querendo um entendido em Corel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Hildon, dar a cara ao tapa. Realmente é uma área competitiva, mas sempre há uma vaga em algum cantinho deste País para quem tem o domínio da ferramenta.

      Poderia dizer qual sua cidade para que outros de sua cidade fiquem ligados em sua dica.

      Abração e obrigado por participar.

      Excluir
    2. Minha cidade Anápolis-Go. Iniciei como escola de informática e passei para arte finalista por falta de funcionário, na época parei com a escola.

      Meu primeiro corel foi o 5, tenho o corel 3 original guardado como lembrança... to mais pra titio do corel... e tenho backup.CDR datado de 1996, e um dia ainda ganho dinheiro com isso, kkk

      Excluir
  9. Muito boa, essa iniciativa, esse blog é um dos melhores que já vi, no caso do Tom, tive uma dificuldade parecida, ainda curso Webdesigner em uma escola que deixa muito a desejar, eu não conhecia o Corel (conheci ano passado, pois não era minha área), mas assim que conheci e vi o que ele era capaz, vi que ali era uma boa área para encontrar minha independência, claro que no inicio não foi um mar de rosas e ainda não é, pois tenho um emprego que me consome muito e não me sobre muito tempo, mas não desisti, claro q não sou fera no Corel, mas estou sempre aprendendo com ele. Hoje faço vários serviços como cartões de visita, calendário, lembrancinhas, convites de casamento, flyers etc.. Não desista "TOM". Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Olá Eliezer, com certeza este tema "Terminei o Curso de CorelDraw e Agora Como Ganhar Dinheiro?" é muito importante para todos, tanto para quem pretende iniciar ou já terminou, como também para inspirar novos horizontes quem já está lucrando no mercado.

    Gostaria de ver este tema bem mais destacado aqui no site, por considerar muito, muito importante! Talvez na área verde superior deste site (não lembro o nome desse espaço no site rsrs) entre "parceiros" e "contato". É apenas uma dica construtiva que certamente atrairá bastante interesse.

    Quanto a forma de ganhar dinheiro com o Corel, é muito vasto mesmo. Acho que como a grande maioria, iniciei meus ganhos fazendo cartão de visitas e depois acrescentei cardápios abrindo um leque com os clientes de restaurantes.

    Hoje tenho bastante interesse em fazer um portfólio de imagens vetorizadas para expor a venda em sites de banco de imagem/ilustrações. Mas já notei que é bastante complexo, aja que é necessário algo mais que apenas saber utilizar o Corel e ser bem criativo. Tenho encontrado dificuldade em manter a qualidade dos vetores ao exportar em EPS, pois não sei ainda qual processo utilizado pelo mercado para o envio dessas imagens vetorizadas.

    Me identifico muito com este site, pois também tenho o Corel na Veia!!! O Corel está no meu dia-a-dia assim como a camisa que visto. Desejo sucesso a todos que amam esta arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, você tem razão este tema deveria sim ter mais destaque, é uma boa dica esta sua, estarei analisando a possibilidade para tal mudança! Também tenho que fazer outro para dar complemento a este e abrangendo outras área que cobrem trabalhos com CorelDraw.

      Eu já estou com seus arquivos aqui para uma analise, espero que eu consiga lhe ajudar em sua questão de conversão, mas para tal, preciso saber as versões de seus programas, CorelDraw e Ilustrator ok.

      Fico feliz que em saber que também tem o Corel na Veia, e que este espaço se encaixa bem em seu gosto.

      Espero que possa colocar ainda mais postagens aqui que supram as necessidades de vocês e conto sempre com as vossas opiniões, pois são de extrema importância para o crescimento de todos e do Site!

      Agradeço sua participação e espero que possa lhe ajudar com seus arquivos!

      Grande abraço e volte sempre!

      Excluir
    2. A gente que agradece a você Elieser. Hoje utilizo apenas o Corel Draw X7 e os arquivos que lhe enviei correspondem ao X7 mesmo. Tentei exportar convertendo em EPS como o banco de imagens/ilustrações pediu, mas como eu disse perdeu muito a qualidade. Assisti seu vídeo de como converter EPS para CDR e notei que os detalhes são parecidos ao meu erro também.

      Excluir
    3. Pedro, fiz todos os testes aqui e descobri o seguinte em seus arquivos e também no CorelDraw X7. Quando usamos transparência com a opção distorção ligada, os arquivos ao serem exportados ou salvos em versão anterior, são convertidos para Bitmaps.

      Desliguei estas opções de seus arquivos e continuei a testar, mas ao salvar para EPS e depois importar para o CorelDraw, seja X6 ou X7 eles continum dando algum problema com as transparências e são importadas com fatiamento das partes com efeitos. Um caos total no arquivo.

      Testei também no InkScape mas eles não abrem de forma alguma.

      Fiz os ajustes nos arquivos, removendo as distorções dos efeitos e também eliminando o Efeito Bevel que também é problemático na conversão e isso deu uma melhorada no EPS, mas as transparências ainda estão sendo fatiadas e neste quesito ainda estou fazendo testes.

      Assim que tiver um diagnostico preciso, estarei lhe retornando o e-mail ok

      Mas de antemão vou aqui deixar uma consideração: O CorelDraw ainda não está preparado completamente para lidar com estas conversões de CDR para EPS, a empresa pode até negar, mas que é um problema é.

      Sendo assim estarei aqui tentando uma técnica que possa dar certo...espero que consiga, pois já vi que é mais um tema polêmico para o CorelDraw.

      Desde já grato por participar!

      Excluir
  11. Elieser, vou ficar tentando solucionar aqui também, qualquer novidade um de nos faz a postagem aqui. Desde já agradeço sua ajuda!!!

    ResponderExcluir
  12. Nunca fiz curso de coreldraw aprendi assistindo videos aula na internet sou autodidata e vivo trabalhando em torno do coreldraw. Que fiz! aprendi silk screen também vendo videos aulas
    pela internet e montei minha serigráfia e ofereci meus serviços a confecções, hoje presto serviços para confecções de uniformes profissionais e costureiras autônomo e o serviço vem em casa. Ganho razoavelmente bem, por isso acho que o melhor caminho é montar seu próprio negócio, serigrafia não custa caro é só aprender a trabalhar com silk screen, da para trabalhar também
    com decalques, transfers, borbados trabalhando com o programa wilcom da corel e impressora para sublimação para camisetas.Essa foi minha dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gilson, sua contribuição para com o site e as pessoa que por aqui passam é de extrema importância. Fico feliz que tenha chegado onde está e desejo que vá ainda mais além.

      Sempre que precisar de nosso apoio, pode nos procurar, estaremos ao seu dispor. Grande abraço e sucesso sempre!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim