15 outubro 2012

Corel na Veia | 5 Anos de Puro Corel Draw, Vetores Grátis e Muito Mais por Trás dos Códigos

15.10.12

Em 15 de outubro de 2007, após sair de uma empresa de informática, na qual trabalhava com criações de artes gráficas, peças para impressões de pequena tiragem e desenvolvimento de identidade visual,  senti que ali poderia estar uma oportunidade única. Trabalhar em Home Office sempre foi uma alternativa curiosa, instigante e em pleno crescimento.
Como já tinha um bom conhecimento de Corel Draw, desde sua versão 3.0, esmiudando seus comandos ao máximo, também já possuía um domínio sobre a vetorização e arte gráfica e suas vantagens. Além disso, já não pagava mais técnicos para fazer manutenção em meu PC.

Foi então resolvi fazer algo que me desse, acima de tudo satisfação pessoal e que fosse relacionado ao que já estava fazendo anteriormente.

Com algumas pesquisas na internet, encontrei na época pouca informação sobre Corel Draw e Vetorização, haviam apenas uns 4 ou 5 Blogs com material relacionado ao Corel, porém não eram especializados apenas em Corel Draw, tratavam também de diversos aplicativos gráficos.

Os Desafios Para Ser Único:

Com a dificuldade em encontrar arquivos vetorizados e de qualidade na rede, além de informações relevantes sobre a utilização do Corel Draw, eu tinha pela frente um grade desafio. Agregar o maior número possível de informação relevante e relacionada ao aplicativo gráfico mais utilizado no mundo.
Hoje esta figura é bem diferente, a blogosfera mudou consideravelmente.

Com a visibilidade que o Corel na Veia atingiu em pouquíssimo tempo, o crescente notável na utilização do aplicativo Corel Draw, e em alguns casos a própria falta de criatividade, fez com que muitos Blogs surgissem e também passaram a dedicarem-se ao aplicativo CorelDraw, inclusive com matérias bem similares as que tinha publicando aqui no Blog, outros clonando literalmente minhas postagens, e outros fazendo adaptações nos textos.
"Normal em se tratando de Internet, não sou o único a sofrer deste hábito nada profissional e nem o último. Existem milhares de Posts clones espalhados pela internet. Muitos em Blogs que nem são mais atualizados, mas estão ali  com Adsense e outros programas de Afiliados".
Algumas destas publicações "clones ou plágios" foram motivo de desavenças jurídicas, outras um tanto mais simples de resolver e apenas uma resolvida de forma extremamente amigável.

Num universo de milhares de temas, muitos preferem embarcar de carona no sucesso de outros e para isso, acham que tudo é válido, mas sabemos que não é bem assim.

Fazer a Diferença e Não Ser Genérico:

Quando dei início ao projeto Corel na Veia, sabia que o ponto chave para ter sucesso com o Blog era exatamente ser diferente, único e acima de tudo, ser fiel ao leitor. Mantê-lo informado, abastecê-lo com informações exclusivas e de qualidade, além de outras formas de ajuda off line.

Na época era e ainda é a principal meta do Blog. Acredito que para fazer a diferença não se pode ser igual ou genérico, deve-se ser original.

Quem tem acompanhando o Corel na Veia durante estes 5 anos, sabe da dedicação que aplico em cada Post ou ação implementada. Nunca deixei de atender a nenhum pedido de ajuda ou de arquivos, com exceção as relacionadas a pirataria, os demais são em sua totalidade atendidos em até 24 horas. Tirando os domingos e feriados. Ninguém é de Fero, pelo menos nenhum humano.

Por traz dos códigos do Corel na Veia existe um ser humano com sonhos, metas a serem cumpridas, obrigações, direitos e deveres. Por traz destes códigos existe também um usuário de internet, um leitor de Blogs, um consumidor de informação, um pai e um profissional de TI.

A Equipe: 

Para os que acham que este Blog é administrado por mais de uma pessoas, e deixam comentários do Tipo: Vcs são demais, obrigado galera do Corel na Veia, e por aí vai. Saibam que ele o (Corel na veia) é administrado apenas por uma pessoa, eu mesmo.

Ainda não Abri as portas do Blog para novos editores, mas este é um projeto que já está na encubadora do Blog, assim como outros que em breve estarão surgindo.

A Satisfação do Projeto:

Durante estes cinco anos tive a satisfação de conhecer pessoas maravilhosas, realmente boas, com as mesmas intenções, ideias e objetivos. Pessoas que sonham com um mundo melhor, menos mesquinho, menos mercenário, menos hostil, mais colaborativo e humano.

Foram muitas as amizades e parcerias que fiz nestes 5 anos de existência.

Para quem não conhece o Blog a fundo pode pensar que ele é apenas mais um entre tantos, mas, quem o conhece, quem já foi atendido e até socorrido pelo Blog, sabe muito bem que ele não se resume apenas ao que se vê na tela de seu navegador, nos links e em posts.

É muito mais que isso, venho ajudando aos leitores e visitantes do Blog, através de pedidos que nem sempre são postados nos comentários, nem deixados no chat, tenho atendido a um número cada vez maior de pessoas, que por motivos pessoas preferem pedir tal ajuda através de nosso e-mail, [email protected].

Neste período de 5 anos fiz inúmeras mudanças no Blog, ajustes de template, reposicionamento de elementos, cabeçalho, tags, propostas e uma infinidade de mudanças para que a navegação e interação  se tornasse a cada upgrade melhor. Ainda há muito a ser feito, mas até o momento ainda não encontrei um parceiro que tivesse a coragem para tal desafio.

Sei que muitos visitantes detestam a cor preta de meu Blog, afirmam que a leitura é ruim, mas isso é uma coisa pessoal minha e indiscutivelmente acologicamente correta. O Consumo de energia em uma plataforma (template) Branco é sem dívida imensamente dispendioso e este é um dos motivos que me fazer permanecer no Preto. Claro que até fazer as mudanças definitivas do Template.
Nada Como Um Dia Após o Outros:

Apesar de todos os acontecimentos que afetaram minha cidade, região em 11/01/2011, não pensei em momento algum em abandonar o projeto, muito pelo contrário. Estava a todo momento pensando nos leitores e visitantes, imaginando no que eles estavam pensando sobre o acontecido, nos e-mails que estavam sem respostas por falta de condições e infra estrutura, isso entre tantas outras preocupações de quem se habilita a dar continuidade a um projeto.

Confesso que foram os dias mais difíceis da minha vida desde que me mudei para Nova Friburgo o mundo literalmente parecia estar desabando ou melhor dizendo, desaguando. Ver a cidade que tanto ano e que me acolheu com tanto esmero, sem água, luz, internet, alimentos e serviços básicos.

Isso tudo sem falar das perdas pessoas, conhecidos, vizinhos e amigos, foi com certeza uma grande dor para mim. Era impossível comunicar-se com os familiares,  quanto mais com nosso leitores.

A Volta ao Trabalho:

Com a volta dos serviços básicos na cidade pude retomar minha rotina de Blogueiro, após uma semana sem saber o que estava acontecendo em meus servidores e mesmo que ainda com condições deficitárias em muitos aspectos, porém com a mesma vontade e dedicação dante empregada.

Novas parcerias foram feitas, doações generosas foram envias e novas esperanças foram surgindo. O desafio agora era colocar a casa em ordem, ancorar o barco em solo seco, enviar arquivos em atraso, liberar senhas a espera e atualizar o Blog com novos posts.

Agradecimentos:

Tenho muito a agradecer aos amigos parceiros, clientes, leitores, seguidores e visitantes. Pessoas que estiveram juntas e contribuindo constantemente com o conteúdo do Blog, seja através de comentários ou envio de arquivos exclusivos, pacotes de vetores e macros exclusivas para usuários CorelDraw.

Quero deixar bem claro que nada disso seria possível sem a ajuda de todos que enviam arquivos para nosso banco de vetores, aos que enviam dicas para postarmos aqui, aos parceiros que confiaram em nosso trabalho e aos patrocinadores que apoiam o projeto e ajudam a rentabilizar o nosso Trabalho "Blog".

As Prioridades tornaram-se outras neste momento, prioridades estas que atrapalharam em muto outros projetos que tinha em vista para o Blog, mas que pretendo implementar ainda.

Rumo aos 10 anos:

Quero dar os parabéns a você leitor, visitante, seguidor e parceiro, pois os méritos deste trabalho é fruto de muito apoio e colaboração de todos vocês. Nada disso seria possível sem a visita, interação e confiança de todos. Sem este apoio seria impossível ou no mínimo árdua a caminhada.

Quero dizer também que estaremos juntos por mais um bom período, compartilhando o que há de melhor sobre CorelDraw e o mais relevante possível. Conto com a força e o apoio de todos para darmos continuidade neste projeto que tem ajudado milhares de pessoas a cada clique e vem se tornando referência em diferentes localidades.

Pedido de Desculpas:

Peço desculpas aqueles que não pude atender em seus pedidos de ativação e fixação do CorelDraw. Quero que saiba que se pudesse os ajudaria, mas neste caso infelizmente não tenho muito o que fazer, são regas nas quais acredito serem necessárias para garantir os direitos de quem trabalha duro na elaboração de um projeto ou aplicação.

Não foram poucos os pedidos neste sentido, mas sei que irão entender e respeitar a minha posição sobre o tema.

Meu mais profundo agradecimento a todos que por aqui passaram, ao pessoal de Angola 1,77%, os nosso compatriotas Português 1,56%, os Norte Americanos 0,24%, o pessoal de Nagoia e Tókio no Japão 0,06%, aos "Corelnautas" da Austrália 0,03% , Espanha 0,06% , México 0,06, aos nossos vizinhos Argentinos 0,05% , aos usuários de Corel Peruanos, 0,04% e é claro a todos 95,56% de Brasileiros que formam e fortalecem o tráfego do Blog diariamente.

Quem Compartilha Compartilhado é:

Não esqueça, agora vc já pode curtir a FanPage do Blog, seguir-nos pelo Twitter, circular o Blog no G+, conhecer nosso perfil no LinkdIn e muita mais.

Inscreva-seSiga-nos no TwitterCurta Nossa Fan PageInscreva-se em Nossa Canal
Veja Meu Perfil ProfissionalQuer Seguir Corel na VeiaPortifolio Corel na VeiaFaça Parte do G+

Tenham todos uma ótima semana e muito sucesso em seus projetos.
Que venham mais 5 anos pela frente, conto com vocês.

Quem Comenta Também Faz a Internet:

Você tem algo a dizer sobre o Corel na Veia? Já o conhecia? quer dar uma opinião, deixe seu comentário! Seja o Primeiro,  dando-nos os parabéns ou apenas deixando uma sugestão.

Como sempre digo: Aqui o Espaço é Meu, é Seu é Nosso!

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

9 comments:

  1. é por esses posts e outros que digo sempre aki, esse é o melhor blog do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Duarte, Obrigado pelo comentário, mas até ser o melhor do Brasil tenho muito que trabalhar, já estou por perto dos melhores, mas ao Topo seria muita pretensão minha, faço o melhor que posso, e faço sem ajuda de terceiros.

    Não é o melhor que sei fazer, mas é o melhor que consigo até então.

    Muitíssimo Obrigado, sucesso e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGOS!!!! VENHO PARABENIZAR O BLOG POR SEUS 5 ANOS E AGRADECER O IDEALIZADOR DO BLOG LÉO SILVEIRA POR ME AJUDAR NUMA VIDEO AULA EXCLUSIVA DA QUAL NÃO SÓ TIROU TODAS MINHAS DUVIDA MAS TAMBÉM ME ENSINOU NOVAS MANEIRAS DE ELABORAR O TRABALHO DE FORMA MAIS RÁPIDA.ENFIM VIDA LONGA PARA O BLOG E MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nobre Gregory, lembro-me bem da auloa sim, vc estava as voltas com uma duvida muito comum em relação a conversão de curvas para recortes.

    Muito Obrigado pelo comentários e se encaixa perfeitamente no Título, visto que por traz dos códigos somente quem é atendido sabe oque é.

    Que bom que lhe ensinei outras técnicas para a sua aplicação.

    Um brande abraço e vê se não some.
    Vida longa a todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns! a sua iniciativa merece, além do mais, o conteúdo aqui disponibilizado é de extrema utilidade, beneficiando a todos, e eu só tenho a agradecer por desfrutar desse conteúdo... parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Felipe, eu que agradeço pela participação e ajuda dada ao Blog - A tuta continua e espero contar com o apoio de todos assim como o seu.

    Um grande abraço e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício, eu que agradeço pelo comentário.

    Que bom que pode resolver seu problemas, pois esta é a maior satisfação para mim, visto que o objetivo deste espaço é única e exclusivamente este.

    Ajudar até que seja resolvido.

    Saiba que o blog estará sempre de links abertos.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Thank you thank you very much! Minh Be always welcome

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim