18 junho 2012

Serigrafia: Uma arte manual agora é digital

18.6.12

clip_image002 Serigrafia: Uma arte manual agora é digital

Também conhecida como silk-screen, a serigrafia.


É um processo de gravura planográfica que tem milênios de existência, tendo sido provavelmente inventado pelos povos do Oriente.

Segundo relatos históricos, a serigrafia era comum na China e no Japão, sendo essa técnica utilizada para a decoração de paredes, móveis e tecidos.

No Japão, no entanto, a serigrafia chegou a ser usada para adornar as armaduras de samurais.

Tendo ganhado grande relevância mundial com os quadros do famoso artista pop norte-americano Andy Warhol, que retratavam artigos do seu dia a dia, como latas de sopa ou garrafas de Coca-Cola, e celebridades mundialmente conhecidas, como Marilyn Monroe, a serigrafia passou a estar associada à cultura pop e a ser adorada por milhões de pessoas que se identificam com essa maneira de ver a vida.

Não deixe de ler também: Separação Cromática SERIGRAFIA Direto do CorelDRAW® X7 com MultiMacro® 4.0 Atualizada para 4.6 CorelDRAW® X4, X5, X6 Ou X7 32 e 64 bits 

No entanto, apesar de uma difusão a nível mundial e de uma crescente demanda por objetos decorativos e de vestuário onde essa técnica fosse utilizada, o fato de o processo para a elaboração de um trabalho serigráfico ser manual, impediu que o seu crescimento acompanhasse a demanda do mercado.
Serigrafia no CorelCom o grande desenvolvimento das tecnologias de informação e mais especificamente dos programas de computador que auxiliam à produção de design gráfico, essa lacuna que existia entre a oferta e a procura tem vindo a diminuir.

Isto, porque existem hoje programas de computador, como o CorelDraw, que permitem que uma pessoa, que efetivamente saiba como usar o programa, possa criar serigrafias digitalmente, sem ter qualquer conhecimento de como essa técnica é realizada de forma manual.

Essas características abre novas possibilidades tanto para os designers como para os consumidores, fazendo com que seja mais fácil produzir e comprar peças serigráficas.
Leia também:Spot Process Separation StudioCurso de Serigrafia Silk-Screen
Contudo, o que tem impedido que muitas pessoas consigam produzir serigrafias digitalmente é, essencialmente, a falta de conhecimento acerca do que o CorelDraw é capaz de fazer. Infelizmente, as pessoas se prendem ao fato de o software parecer caro em comparação às suas capacidades, fazem uma análise errada do binômio qualidade - preço e acabam por perder a chance de fazer algo extraordinário.

Se você é uma dessas pessoas que adoraria fazer serigrafias, mas não o faz porque acha que o Corel é caro demais, porque não tenta fazer uma comparação de preços?

Nem todos os lugares vendem o software pelo mesmo valor.
Além disso, se informe adequadamente sobre tudo o que pode fazer com o programa e vai ver que o PREÇOS não é nada mais do que justo.

Por: Pedro Sampaio, da SEO Master, responsáveis por parte da comunicação da empresa Já Cotei, conhecida por ser um dos maiores sites de comparação de preço do país.

Se você tem algo a acrescentar, deixe seu comentário, participe e compartilhe com sua rede social. Até a próxima.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

18 comments:

  1. Gostei muito do post.
    Sou serigrafo de primeira viagem e gostaria de saber como faço as cruzetas de registro de cor no corel X5?
    Parabens pelo blog, esta fantastico.

    Abraço.

    Vinicius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vc pode fazer de duas formas, em visualizar impressão, mas para isso vc deve colocar a página no Corel no mesmo tamanho em que quer o corte ou as marcações. Depois vá em Visualizar e na terceira opção a esquerda vc escolhe, depois na barra superior o tipo de marcação.

      Outra forma é também a seguinte: Vc pode creiar um objeto no formato de Quina como um "L) e inverter para fazer os depois e logo em seguida posicionar nos cantos em que quer a marca.

      Obrigado por participar e espero ter lhe ajudado. http://youtu.be/ouyjV-0-aes Veja este vídeo também pode lhe ajudar.

      Excluir
  2. Boa Noite Léo !
    Precisava que me enviasse por e-mail os modelos, pois não consigo baixar.
    Desde já agradeço.
    Att.: fabiana Paradela.

    ResponderExcluir
  3. Que modelos? de quais arquivos, links por favor. Grato por participar.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, baixei a versão 3.1 de multimacro para corel x6 e instalei na sequencia assim como o vídeo de demonstração. No entanto ocorre um erro na hora da conversão: "não existe arquivo na página."
    Saberia corrigir esse erro?
    Obrigado, Givaldo Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois aqui nada acontece de errado. Você está selecionando os elementos para a separação? Tente limpar os registros de seu sistema e instale novamente! Qualquer coisa no post tem o contato no desenvolvedor, vc pode tirar mais dúvidas com ele! Agradeço a participação.

      Excluir
  5. Boa noite, gostaria de saber como corrigir um erro na hora de fazer a separação cromática.
    quando vou converter a imagem para resolução 600 ou 1200 aparece um erro: não existe arquivo na página. Dai nada funciona.
    Agradeço!!!
    Givaldo Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Me desculpe Elieser da Silveira e até o Felipe o desenvolvedor....Só funciona com vcs o programa....pois basicamente todo mundo tem esse mesmo problema...sempre o mesmo erro..."Não Existe Arquivo na Página"...Já testei no corel X5 e no corel X6..seguindo todos os passos do vídeo e do tutorial em PDF....e vcs sempre respondem a mesma coisa " Estranho, aqui funciona normalmente...Tente refazer a instalação do Corel" só que nos dois casos o corel funcionam perfeitamente...e instalei e momentos diferentes, e com instalação novas desde o Win7 até o uso do multimacro....Será que vc poderiam dar um pouco mais de atenção aos RELATOS...Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro meu nobre, atenção é oque mais dou por aqui. Mas não tenho como saber oque pode estar acontecendo no seu caso em especial, a menos que esteja usando uma versão do Corel que não aceita esta macro, mas não acredito nisso. Já relatei o fato com o Felipe, mas ele me disse o mesmo.

      Você está usando o CorelDraw atualizado, Sp1 2 3 e tal?

      Você tem alguma impressora instalada nos sistema? Não sei mais como lhe ajudar, porque aqui eu apenas coloco o arquivo na pasta, abro o Corel 32 bits e funciona normal, mas isso já lhe falei antes.

      Não tenho visto que todos tenham o mesmo problemas, apenas algumas, pois o arquivo já está funcionando em mais ou menos 5 mil máquinas.

      Eu fico até triste em saber que não está conseguindo, mas já tentou em vários computadores, ou em pelo menos mais de 2.

      Eliminar as possibilidades é a única forma de descobrirmos oque está havendo.

      Mesmo assim vou falar sobre o seu caso com felipe, mas para isso vc deve deixar claro suas configurações, como a versão do Corel, atualizações e driver de impressão. Ok

      estamos aqui para tentar ajudar, mas trata-se de um sistema de informática e este é o grande problema, pois não é igual a todos, não me pergunte porque, mas é assim, apenas 0 e 1 controlam tudo.

      Abração e vamos ver oque conseguimos.

      Excluir
  7. Olá!
    Instalei o programa há 20 dias atrás mais ou menos e usei normalmente conforme tutoriais que vi. Funcionava perfeitamente, porém hoje fui usar novamente e está dando o erro: "Não existe arquivo na página", assim como com o Givaldo Carvalho.
    Já detectaram o que pode ser esse erro.
    Obrigado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, eu não sou o desenvolvedor e este programa a que se refere é uma macro, não acredito que o problema seja com ela, visto que inda está funcionando por aqui e com tantos outros. Eu vou relatar ao desenvolvedor sobre o seu caso, mas se ele ainda não tem uma nova versão para o X6, acredito que o código é o mesmo.

      E vou testar o meu aqui mais uma vez! É uma pena que esteja acontecendo isso com você, tente remover e limpar os registros do sistema e depois recolocar na pasta.

      Desde já grato por participar.

      Excluir
  8. Olá Amigo!!! Apesar da atenção que o rapaz dá respondendo...Acho muito difícil que encontre o erro, pois já tentei usar este programa, acredito eu, já tem um ano, e nunca consegui. Você até que foi feliz, conseguiu fazer algo, ou seja, ficou 20 dias com ele funcionando direito...eu nunca ví ele funcionar sempre emite esta mensagem "Não existe Arquivo na Pasta". Falei isso pro desenvolvedor, e ele me respondeu que acha estranho o fato, pois mais de 5mil pessoas usam ele, e ele nunca tinha visto tal relato....acho que foi mais ou menos assim que ele me respondeu...Até agradeci, mas este problema, eu vejo em todos os locais onde baixaram ele....Vamos ver no que dá...Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não quero deixar a impressão que estou defendo A ou B, mas em sistemas computacionais, muita coisa pode acontecer de forma diferente em sistemas diferentes, sendo original ou não! Na grande maioria dos acasos não são, nem de perto máquinas com as mesmas configurações, atualizações, codec, plug-ins, acessórios e por vai.

      Eu já fiz testes em diferentes máquina e imagine o que aconteceu, em todas a macro se comportou muito bem.

      Eu tenho notado que a média de pessoas que não está conseguindo usar essa macro é muito pequena em relação aos que estão conseguindo, sendo assim oque achar?

      Eu vou relatar mais uma vez com o desenvolvedor, mas ele irá me responder mais ou menos isso. Estranho mesmo! rsrs

      Eu só fico triste por não ser programador, sendo que mesmo sendo, não é uma tarefa fácil, pois não é uma regra e sim exerções.

      Obrigado pela participação, eu continuo aqui a tentar uma saída...vlw

      Excluir
  9. Necessito de Ajuda .

    Quando executo a macro 3.1 no CorelX4 a (x86) na configuração de chapa .
    surge sempre a mensagem ( erro de compilação no modulo oculto tela config ) .
    Como posso solucionar o problema ! Tou fazendo algo errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou confirmar com o Felipe, mas acho que ele não é para X4 e sim para X5 e X6, mesmo assim vou me informar melhor ok. Mas a princípio acredito que seja isso, incompatibilidade de apps.

      Obrigado por participar.

      Excluir
  10. Respostas
    1. De nada meu nobre! E seja sempre bem vindo aqui no nosso projeto!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim