27 junho 2012

Conheça Macro Skeeper Open Source - Crie grupos de objetos sem agrupá-los no CorelDraw X6. By: Wojtek - Polônia

27.6.12


Conheça Macro Skeeper Open Source - Crie grupos de objetos sem agrupá-los no CorelDraw X6. By: Wojtek - Polônia

Isso mesmo, crie grupos de objetos, sem precisar, de fato, agrupá-los, 

O famoso Ctrl+G, (Group) que agente tanto usa para AGRUPAR objetos no CorelDraw. Além do nem tão famoso, Ctrl+U (Ungroup) Desagrupar.

Olá pessoal, recebi este presente de um colaborador da Polônia, Wojtek , ele criou esta macro e publicou em Seu blog, mas, como ele diz estar sem tempo para divulgar e até mesmo atualizar seu blog.

Autorizou-me a publicação aqui no Corel na Veia para todos vocês que nos acompanham diariamente. E Melhor ainda, de Forma Gratuita - FREE.

Prometi a ele que iria publicar a macro com o intuito de compartilhar com os leitores e visitantes do blog sem custo algum, conforme ele me passou.

Afinal de contas, trabalhos assim como este, não podem nem merecem ficar as escondidas na rede ou em HDs. 

Como hoje em dia as barreiras das línguas são cada vez menores, aqui estamos nós, interagindo com o mundo todo em busca de informações relevantes para vocês, leitores, seguidores e visitantes do Blog.

É sempre bom poder contar com pessoas que acreditam em nosso trabalho e intenção e nos enviam cada coisa.

Wojtek também é criador de outra macro, por sinal muito útil, e que escreverei a respeito aqui no Corel na Veia em outro post.

VEJA A PROMESSA CUMPRIDA AQUI:CorelDraw - Como Criar Numeração Sequencial com a Macro Power Duplicate By: Wojtek - Polônia - Assista ao VÍDEO de Apresentação Exclusivo da Macro Power Duplicate

Ainda estou traduzindo para o português e fazendo alguns ajustes de posicionamento no layout, para só então liberar o arquivo. 

Também irei preparar uma vídeo aula para facilitar o entendimento sobre a usabilidade da macro, visto que a complexidade dela em relação a SKeeper é grande, aguardem!

Já a macro apresentada neste post, a Skeeper também é Open Source e pode ser incrementada (editada) a gosto do usuário.

SKeeper Macro CorelDraw-BloggerO arquivo que o amigo Wojtek me enviou está em inglês, mas eu dei lá meus "pulinhos" e traduzi para o bom e velho português.

Não que seja melhor, mas apenas para treinar um pouquinho do VBA (visual Basic Aplication), Afinal, não é sempre que temos arquivos Open Source disponíveis por aí.

O Que posso fazer com o arquivo?

Você poderá baixar as duas versões, se quiser fazer melhorias na macro e depois compartilhar conosco, ficaremos imensamente gratos. O objetivo deste espaço é exatamente este, compartilhar, compartilhar e compartilhar.

E Como é um arquivo Open Soucer, você pode trabalhar nele a vontade ok.

O que o SKeeper faz com Seus Objetos?

SKeeper Macro Tela de aberturaO SKeeper cria grupos de formas / objetos (não agrupados de vetores e Bitmaps no CorelDraw)

Ela coloca um registro ao atributo forma do nome (você pode vê-lo no Gerenciador de Objetos do CorelDraw).

Ideal para vetores complexos onde manter grupos de elementos, curvas e camadas é fundamental. O Skeeper combina a flexibilidade do CorelDraw a engenhosidade do VB.

Com o SKeeper você trabalha com os objetos sem eles estarem agrupados, as camadas permanecem em suas posições ou níveis de origem.

Vetores realistas com elementos tais como cabelos, supercílios, sobrancelhas ou elementos que podem fazer parte de um grupo, mas, sem estar necessariamente agrupados, facilitando muito seu fluxo de trabalho no CorelDraw.

Como trabalhar com Grupos no SKeeper?

Para criar os grupos você precisa apenas selecionar os objetos que deseja acrescentar ao Grupo e clicar em New Group, lembre-se que eles não precisam estar agrupados.

Você também pode acrescentar elementos ou objetos a um grupo já existente ou remover elementos (objetos) dos grupos já criados, além de deletar grupos de uma só vez. Sua interface é bem intuitiva e simplificada, porém eficiente

Quando você clicar na lista com nomes de grupos no gerenciador de objetos, vai encontra todas as formas com o mesmo registro adicionado à seleção. Registro (s) parecido (s) com este: SK: group + o Nome do group, ele aparecerá na caixa de listagem da macro SKeeper.

Você pode colocar qualquer coisa na propriedade do objeto nome, apenas será preservado o registro SKeeper (Sk) no início no nome da camada Ex: Sk:cabelos, Sk:supercílios.

SKeeper Macro CorelDraw
Note que na imagem acima eu criei grupos de Arvores, Pessoas e Pássaros, e depois os colori de preto apenas para demonstrar.

Veja também que no Gerenciamento de objetos os Grupos Criados estão nas primeiras camadas, isso porque depois de selecionar um dos grupos na caixa de grupos do SKeeper é só posicionar a seu gosto e necessidade.
nome dos grupos: SK:SK-group-1
Exemplo na imagem acima mostram os nome dos grupos: SK:SK-group-1 - Magenta Texto etc...

Limitações de Grupos de Objetos:

O limite é que os grupos não podem sobrepor-se, em outras palavras o objeto pode pertencer a apenas um grupo, portanto, se você tentar atribuir outro objeto para o grupo-2 , que já está atribuído ao grupo-1 o primeiro registro será substituído pelo segundo.

Palavras do Wojtek!

Há uma coisa que eu gostaria a dizer sobre o código. Nesta macro eu Wojtek usei CQL (Corel Query Language) para procurar formas. por exemplo:

O arquivos Gms (original) é Free. Leia este artigo para mais detalhes: Usando CQL  Usando Corel Query Language (CQL) para procurar objetos em documentos do CorelDRAW

Os 3 primeiros parâmetros são omitidos (note os espaços vazios entre vírgulas) e último parâmetro é uma variável do tipo String (aspas Aviso) e representam a sintaxe CQL (ferramenta muito poderosa).

Onde Baixar o Arquivo (Original) ???

Download SKeeper.GMS
Aqui: SKeeper.gms.
Não possui Senha!
Compatível com as versões
CorelDraw X4, X5 e X6 32 bits


Espero que gostem da dica e aproveitem a macro.

SKeeper é compatível com meu CorelDraw? Compatível com as versões X4, X5 e X6 - Sua instalação é tranquila e descomplicada assim como as demais macros em geral, bastando apenas inserir (copiar) o arquivo à sua pasta de macros do CorelDraw (/GMS) C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X6\Draw\GMS ou equivalente em seu sistema.

Agradecimentos!
Ao Wojciech Czubak só me resta agradecer pelo envio desta macro e da outra, que ainda irei abordar por aqui. Agradeço também em nome de todos os leitores, seguidores e visitantes do Blog Corel na Veia.

Lembre-se!
Sei que na correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de deixar um comentário em agradecimento, mas caso disponha deste tempo não deixe para depois.

Seu comentário é fundamental para nós. Tanto para mim que vos escrevo, quanto para o autor da macro. A internet é feita de interatividade e a sua por aqui é muito bem vinda.

Onde Baixar o Arquivo (Em Português)!
Basta deixar um pedido nos comentários deste post, com um endereço de e-mail. Você receberá o arquivo e mais um Brinde Surpresa do Blog.


Aproveite.
Se preferir mande um e-mail com o pedido para: [email protected] e não esqueça de colocar no Título do e-mail: (Pedido SKeeper PTBR).

Quer saber mais sobre Script / Macros Corel ? Clique Aqui
Macro Skkeper - Desenvolvida por: Wojciech Czubak – Polônia
YouTubeCanal - Blog

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

23 comments:

  1. Boa noite meu nobre!

    Macro interessante essa, gostei muito do trabalho que ela faz... eu gostaria de receber o binde também... e gostaria de mensionar ao amigo q disponibilizou, agradecer de ante mão, também, q desse tratamento a umas rotinas de erro, de quando não há objetos selecionados... vlw.

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu querido Felipe, que bom ter vc por aqui. A sua atualização está na agulha, estou pensando como farei, se farei um post novo ou re-edito o post já publicado. Agora sobre esta macro ela é livre, podem ser feitas mudanças no código dela, e como é Open Source então melhor ainda.

    Quanto ao Brinde, fique tranquilo que estarei lhe enviando.

    Grato mais uma vez pema participação aqui no Blog, seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. ola tudo bem, gostaria de pedir a macro em português, acompanho seu faz mo tempão, ta de parabéns mesmo

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Bacana a iniciativa de estar colocando programas Open Source. esperamos ver mais destes programas no BLOG/Site. Abraço e o trabalho ta bacana.

    ResponderExcluir
  5. Mizael, Obrigado pela força, volte sempre. Vlw

    ResponderExcluir
  6. Olá poderia mandar no meu e-mail, [email protected], obrigada!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente o blog é excelente, parabéns.
    Também gostaria de receber essa macro.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Renato, ela está diponível no post, apenas a em PTBR que envio por e-mail, caso queira. Deixe contato ou envie e-mail para o Blog no menu Contato.

    Grato pela participação e comentário.

    ResponderExcluir
  9. Olá poderia mandar no meu e-mail, [email protected]
    Obrigado!!!
    Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Pode enviar p/ meu e-mail, [email protected]
    Obrigado! Parabéns pela sua iniciativa de ajudar!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, blog é excelente e sobre o macro em português gostaria que me enviasse via e-mail.

    [email protected]

    Sds. Mailson Fernandes.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pessoal, Espero que ajude. Espero vê-los por aqui mas vezes.

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou reorganizando minhas macros, você ainda disponibiliza ela em PTBR? Se sim peço por favor [email protected]. Agradeço muito e parabéns pelo blog, estou sempre atento as novidades.

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite, sempre com boas macros. Tem como disponibilizar a versão em Português? Tem ela pro Corel X8 64 bits?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite amigo, gostei muito do seu vídeo, me envia a macro em português por gentileza, obrigado.
    [email protected]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta na mão....enviada com sucesso, espero que faça o melhor proveito dela. Sucesso ai sempre!

      Excluir
  16. ótimo postagem, descobri o site recentemente e gostei bastante; no caso dessa macro vc poderia me enviar também, E-Mail: [email protected], obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviado com sucesso, espero que seja muito útil pra vc. Sucesso ai e volte sempre!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim