27 abril 2012

Guia de Atalhos Corel Draw X5 Novo e Atualizado

27.4.12

Guia de Atalhos Corel Draw X5 Novo e Atualizado - Finalmente terminei o Guia de Atalhos CorelDraw X5. 

Eu já estava com ele na agulha para a publicação, mas ainda faltavam alguns testes e confirmações das funcionalidades dos atalhos e faltava dar um formato amigável e de fácil compreensão dos mesmo.

Nesta Edição dos atalhos, tomei o cuidado de dispor de forma mais clara os atalhos mais usados pelos usuários do CorelDraw, facilitando assim a gravação destes comandos em sua memória.

Para quem trabalha a muito tempo com o CorelDraw, já deve conhecer muitos destes atalhos, mas nas últimas versões do Corel Draw as mudanças têm sido significativas e se não estivermos atualizados ficamos a mercê dos menus e seus caminhos longos e entroncados.


Existem centenas de links na internet, com listas homéricas de atalhos do Corel Draw, absolutamente louvável, mas para muitos dos novos usuários que estão em formação e adaptação com a linguagem e com seus milhões de atalhos, não fica lá muito fácil guardar tantos atalhos assim na cabeça.

O cérebro humano tem uma capacidade enorme de armazenamento de dados, mas algumas pesquisas mostram que apenas a leitura de uma lista não é o suficiente para um bom armazenamento destas informações. O excesso de linhas, a formatação, os caracteres e também as cores podem atrapalhar em muito esta gravação. 

Não é à toa que hoje os símbolos e ícones como os de redes sociais e de aplicativos são bem gravados, que só de olhar para alguns deles já sabemos quem é, de que empresa é e o que ele é capas de fazer, ou seja do que se trata.

É assim também para comandos e códigos, quanto mais ilustrado e categorizado melhor. Mesmo que não os gravemos por completo, nosso cérebro associa a outras imagens e informação já coletadas no passado e dá uma resposta mais rápida, que em 80% dos casos é mais confiável e plausível.

Quando comecei a trabalhar com Corel, a maior dificuldade era encontrar informações de quantidade e com a quantidade que se vê hoje. Tínhamos que esperar aparecer algo de novo nas bancas de jornais e revistas ou aguardar a caridade de algum amigo mais abastado para compartilhar (fisicamente)  conosco suas novidades.

Lembro-me bem da primeira vez que vi o CorelDraw em sua versão 2, parecia coisa de cinema, de outro mundo, pois a computação gráfica no Brasil ainda era um bebê. Um bebê cedento por informações e carente de conteúdos abrangentes.

Hoje, já em sua versão X6 (décima sexta edição), muita coisa mudou, tudo está a um clique ou a uma URL de distância, até a própria URL não é mais a mesma. 

Que coisa boa não? Aprender nunca foi tão fácil, interativo e divertido, além de intuitivo. Os tais símbolos e ícones nos ajudam muto  nessa tarefa de aprendizagem fixando melhor os caminhos em nassa memória.

Com os atalhos não é diferente, para gravá-los em nossa memória, ou usamos repetidas vezes até gravar com precisão, ou somos agraciados com métodos de ensino cada vez mais amigáveis.

O documento GUIA DE ATALHOS CORELDRAW X5, que apresento neste post faz parte de um estudo longo que venho desenvolvendo com alguns estudantes de Corel e de outros aplicativos. Tem a finalidade de facilitar a forma com que gravamos estes comandos, de forma separada por suas categorias e importância.

O Guia de Atalhos CorelDraw X5 não estará disponível para downloads, mas estará on line 24 horas por dia para que todos possam usufruir e treinar suas habilidades com os atalhos.

Dica:
A dica para uma boa gravação dos comandos é ver, rever e treinar cada comando mais de 10 vezes até que seu cérebro esteja absolutamente acostumado com eles a ponto que enviar os impulsos elétricos  para seus dedos antes mesmo de você piscar os olhos.

Sei que alguém poderá dizer que estão faltando atalhos no Guia de Atalhos CorelDraw X5, mas em nenhum momento disse que era um Guia completo de atalhos, trata-se de um Guia dos comandos mais usados, além dos mais importantes do aplicativo.

Façam proveito deste e-book virtual e se gostarem não esqueçam de compartilhar com o maior número de pessoas possível, pois informações como esta não se encontra em qualquer banca de jornal ou em tutoriais por aí.

Em Breve estarei estudando os atalhos do CorelDraw X6 e quem sabe montando mais um guia com os atalhos que foram agregados a nova versão do nosso Corel Draw.

Já está no Blog o Guia Aprenda os Atalhos Secretos do CorelDraw X6 + PDF Guia de Atalhos Grátis.


Completamente novo e personalizado! Confira e baixe já sua versão em PDF.

Assista aos VÍDEOS NO POST e aproveite cada dica para melhorar sua habilidade em CorelDraw. Acompanhe!

Até a próxima e bons estudos.
Licença Creative Commons
O trabalho Guia de Atalhos Corel X5 de Léo Silveira - Corel na Veia foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em Contato.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

10 comments:

  1. eu li tudo e naum consegui achar a senha amigo do vetor

    ResponderExcluir
  2. A Senha de que ? Qual arquivo ou post? E se encontrar o post deixe o comentário nele, por gentileza.

    Ou se preferir entre em contato direto no contato do Blog, mas não esqueça de dizer qual arquivo ou vetor ok...Grato pela visita e participação.

    ResponderExcluir
  3. amigão vc pode me disponibilizar esse pdf para mim se poder esse meu email :[email protected]

    ResponderExcluir
  4. Olá, por favor, gostaria que você me enviasse o pdf deste manual completo, pois trabalho na área, e isso me ajudaria muito.

    Abraços, aguardo respostas.

    Djeilor Mello

    ResponderExcluir
  5. O Guia de Atalhos CorelDraw X5 não estará disponível para downloads, mas estará on line 24 horas por dia para que todos possam usufruir e treinar suas habilidades com os atalhos.

    desde já grato.

    ResponderExcluir
  6. nossa parabéns pelo trabalho.
    Gostaria muito de ter ele em pdf ! seria possivel ?
    o meu imail e [email protected]

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Obrigado pela participação, msa estePDF só está disponível ON LINE mesmo, não estarei liberando ele em PDF deviso ao trabalho que deu para fazer e seu alto custo de Produção. Desde já grato.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho, esse método de restaurar os padrões de fábrica me foi muito útil, eu estava tendo trabalho com as cores e a alteração de algumas paletas de cores que eu fiz, agora esá tudo resolvido, obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Cadê o link para visualização dos atalhos!!!

    ResponderExcluir
  10. Babi, basta clicar na apresentação ou em Open publication Abaixo a apresentação. A palavra Expand abrirá em tela cheia para vc visua;izar. Para zoom basta clicar novamente.

    Grato pela participação.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© Corel na Veia 15/10/2007/2023 - Todos os Direitos Reservados. Templatesim