08 fevereiro 2012

Como Calibrar as Réguas no Corel Draw para as Medidas Reais

8.2.12

Calibragem da Régua no CorelDraw é uma coisa pouco conhecida de muitos usuários, mas, útil em muitas de nossas criações. Saiba como calibrar a régua no seu Corel Draw em 7 passos!!!

Muitos de vocês já devem ter passado por esta situação em que o cliente quer saber se oque ele vê na tela está no tamanho REAL

Nem sempre se pode garantir isso ao cliente, nem a si mesmo, a menos que você já tenha calibrado a sua RÉGUA DE MEDIDAS do Corel Draw.

Quando colocamos a visualização de tela em 100% (NÍVEL DE ZOOM), nem sempre estas medidas batem com as medidas reais. 

Para que estas medidas sejam REAIS mesmo, você terá que calibras as réguas do Corel mas, isso nem todos sabem como fazer, nem tem a obrigação de nascer sabendo.

Como Calibrar a régua para atingir o tamanho REAL e configuras de forma rápida e fácil?
Vamos por parte:
Você precisará de uma régua comum, transparente ou não para comparar as Distâncias Reais com as distâncias da sua tela (Monitor/tv)

Com o CorelDRAW aberto (Estou usando a versão X5) mas, a configuração é a mesma para versões anteriores como a X4, X3, 12, 11, 10, etc) e agora o CorelDraw X6.
Tamanho Real
Escala REAL - Veja Como posicionar a régua e obter a medida exata!
  1. Clique em Ferramentas; em Opções (CTRL+J), em Área de trabalho, selecione Caixa de ferramentas e clique no Sinal de + ferramenta Zoom/Equadramento. A última Opção deste menu. Agora Marque a opção Zoom Relativo a 1:1.

      
  1. Clique em Calibrar réguas. Coloque uma régua (FÍSICA) sob a régua horizontal da tela no Ponto 0 "ZERO" 
(Veja Figura 2)
Escara Real
(Figura 1) Régua Horizontal
  1. Observe o ponto central da tela e Veja se os números estão batendo, provavelmente não estarão.
Calibrar Régua (Figura 2) Ponto ZERO da Régua Horizontal do Corel
  1. Clique na seta para cima ou para baixo da caixa Horizontal até que a unidade de medida da régua da tela seja a mesma da régua física. 
  2. Repita o procedimento para a régua vertical.
  3. Clique em OK para finalizar a calibragem. 
Salve como Padrão do Corel em "menu Ferramentas" Salvar como Padrão. Pronto!!!
Calibrando Réguas Corel

A imagem Acima refere-se as medidas da minha Tela 22.5 Polegada.

Não quer dizer que a sua tela ficara com estas medidas, o que vale é a sequencia da régua REAL em relação a régua do Corel
Conferindo as Medidas!!!
Agora que Calibrou suas réguas, abra um documento em Branco Tamanho A4 (ou oque bem lhe convier), coloque o zoom para 100% e meça para ver se está de acordo com o tamanho REAL.
Calibrar Réguas Corel
(Figura 3) Ponto ZERO da Régua Vertical do Corel

É possível definir uma polegada da tela de forma que corresponda a uma polegada de distância "Real". O procedimento é o mesmo, mas sua área de trabalho deve estar configurada para tal.
Resolução de Tela(Figura 4) Conferindo Medidas em 100% de zoom

Acredito que seja de bom uso a todos, pois geralmente estes macetes assim, não se encontram em qualquer esquina e muito menos em cursinhos rápidos de Designer Gráfico. 

Se ainda tiverem dúvidas sobre a calibragem da Régua no Corel, deixe seu comentário, sugestão ou dica para enriquecer mais ainda o  tema.




Abraços a todos, voltem sempre e não deixem de compartilhar.

Postado por

Elieser da Silveira ou Léo, para os íntimos é o idealizador, redator, editor e um dos pioneiros no Brasil no uso e divulgação do Aplicativo de Design Gráfico CorelDraw. Usuário apaixonado desde a versão 2.1, dedica grande parte de seu tempo em compartilhar seu conhecimento e arquivos gráficos, através deste espaço. Design Gráfico, arte finalista, marido, pai e compartilhador do saber!

15 comentários:

  1. Show, eu nem sabia que dava para fazer isso com essa facilidade, será que tem algo parecido com calibrar monitor para impressão para ser tambem quase real nas cores?
    Sucesso e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostaram.

    Realmente Marcos é sim uma boa dica, não poderia faltar este detalhe extremamente relevante aqui no Blog.

    E Edson, a correspondência de cores é sim algo complexo de ser abordado, por isso nem sempre as dicas servirão para todos.

    Estou estudando uma fórmula que seja mais genérica para todos, para só assim publicar algo coerente.

    Mas já está na minha lista desde o lançamento do Corel x5.

    Obrigado a vocês pela interação e coments.

    ResponderExcluir
  3. Dica excelente! Há anos que uso Corel (desde o 2) e sempre desconversava quando o cliente me perguntava se o tamanho era aquele mesmo. Agora aprendi. Valeu mesmo, parceiro!

    ResponderExcluir
  4. Que bom Braga, pois agora vc não precisará mais sair pela tangente. Esta é a maior gratificação a disponibilizar informações relevantes e úteis.

    Grato pela visita e Comentário.

    ResponderExcluir
  5. Não consegui encontrar estes caminhos no meu X5, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Michel, o caminho é este mesmo, não há outro. Vou tentar preparar aqui uma animação para ilustrar melhor o Caminho para vc, mas é este mesmo ok.


    Clique em Ferramentas; em Opções (CTRL+J), em Áreas de trabalho (sinal de +), selecione Caixa de ferramentas (Sinal de +) e clique na ferramenta Zoom/Mão. Marque a opção Zoom Relativo a 1:1.
    e depois Clique em Calibrar réguas.

    Tente Novamente, se mesmo assim não conseguir, me fale. que Farei oque falei uma animação ok.

    Grato pela interação e visita.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela dica.

    Lembrete: No Corel X6 a opção é zoom/enquadramento.

    ResponderExcluir
  8. Cara, parabéns pela postagem, excelente dica.
    Consegui calibrar normalmente a régua horizontal, porém quando vou calibrar a vertical fica tudo errado conforme a régua que estou usando. Os primeiros 2 centimentros ficam OK o restante fica desalinhado. Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a dica, porém quando vou calibrar a régua vertical, fica em desacordo com a régua. Somente os 2 primeiros centimetros ficam OK, o restante fica desalinhado, engraçado que usei a mesma régua na calibragem horizontal e funcionou! Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela dica.

    É possível visualizar tela cheia com medidas reais?

    A maneira que encontrei mais próxima disto é ficar testando as porcentagens de zoom e o mais perto do real foi de 80% mas mesmo assim a imagem fica distorcida, com a largura certa mais a altura ficando maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui nesta webnar em uma dica que funciona para tela cheia sim. Usando a Calculadora precisa saber qual o tamanho em polegadas do monitor e colocar em pontos quando fizer a calibração, Veja se consegue entender este vídeo http://migre.me/gMpdr Espero que ajude. Eu testei aqui e deu ok.

      Excluir
  11. Boa Tarde Léo Silveira, estou tendo problemas para ajustar a régua do meu corel para tamanho real, como se pode ver nas imagens acima a resolução de régua do corel está em pixel por metro e não está batendo com uma régua em centímetros, poderia me ajudar como resolver isso? desde já grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo a dica deixada lá no face? Acredito que sim! Obrigado por participar!

      Excluir

Fique a vontade para Comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

Leia as regras na Página Contato:
Aqui o espaço é meu, é seu, é nosso!!! Corel na Veia, sempre fazendo o melhor por você.

 

© 2014 Corel na Veia. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top